segunda-feira, 29 de junho de 2009

Férias

Julho chegou e as férias escolares estão aí. Agora é tempo de descansar, passear e se divertir muito.Para quem quer sair da cidade,temos várias opções:

Outeiro

A ilha de Caratateua ou Outeiro, como é mais conhecida, está ligada a Icoaraci através de uma ponte. Possui muitos atrativos como praias e bosques. A área das praias é totalmente urbanizada, onde se encontram barracas que servem petiscos como peixes, camarões e caranguejos. Das praias, as mais freqüentadas são a do Amor e a Praia Grande.

A Ilha de Cotijuba



A mais famosa é a Praia do Vai-quem-quer por ser a maior e pouco freqüentada.








A Vai-quem-quer fica a 9 quilômetros do porto da ilha e possui infraestrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.

As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a do Farol, da Saudade, Praia Funda, Pedra Branca, Flexeira e do Amor.




Mosqueiro

Banhada pela baía do Marajó, as praias de Mosqueiro sofrem a influência das marés e, por isso, possuem ondas, mesmo sendo praias de rio.

Dentre as praias mais conhecidas destacam-se: Areião, Grande, Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baía do Sol. Algumas são bastante urbanizadas e outras permanecem pouco freqüentadas.



salinas
Salinas, é um local muito apreciado por turistas. É onde podemos passar momentos muito agradáveis com conforto, segurança e comodidade ao lado da natureza.






Lago da Coca-Cola











Salvaterra

Prainha do Pinheiro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

MODULO BÁSICO MÍDIA RÁDIO



1- forúm : Na escola

O questionário foi aplicado na escola Jorge Lopes Raposo, foi feito com as seguintes categorias: alunos do ensino fundamental, a duas professoras, a uma funcionária da escola (merendeira).
Foram observadas as seguintes respostas a respeito do uso do rádio:
Pesquisa com alunos do ensino fundamental
a)diariamente
a)me concentro nas atividades
c)diversão (música, humor)
c)raramente ou nunca

Conclusão:
Durante a pesquisa percebeu-se que os alunos escutam rádio através de seus MP3 ou nos seus celulares (os alunos que possuem), muitos escutam no intervalo de aula, pelos corredores da escola.
Observou-se que muitos escutam música em grupos,e como estamos no Pará eles escutam Brega.Outros escutam melody ou dance, quando não tem professor em sala, e alguns relatam que escutam rádio também quando há professor em sala.( O que irrita muitos professores na hora da explicação da matéria)

Pesquisa com professores
b)de vez em quando
b)tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
b)informação (notícias)
c)raramente ou nunca
b)um pouco

Com relação a respostas dadas pelas professoras percebeu-se que de vez em quando as mesmas escutam rádio, pois alegam que devido a falta de tempo, acabam não escutando muito rádio,uma delas disse que escuta rádio em casa, nas horas vagas,ou quando está fazendo algum serviço em casa, geralmente escuta para se manter informada sobre as notícias do mundo e da sua cidade.Ambas alegam não conhecerem nenhum projeto voltado para o uso de rádio na escola,porém se a escola tivesse algum projeto com certeza os alunos iriam gostar, pois percebem que alguns alunos escutam rádio.

Pesquisa com uma funcionária da escola ( merendeira)
a)raramente
c)ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
c) diversão (música, humor)
a)raramente ou nunca

Conclusão:
Percebeu-se que devido o pouco tempo que a mesma tem em casa, ela escuta raramente o rádio, e quando escuta é para sua diversão apenas, ou seja, para escutar músicas.

Hoje percebemos a presença marcante na vida de nossas alunos da internet e a tv, mas o rádio também está presente em seu dia-a-dia,pois é uma mídia que atrai os jovens em qualquer faixa etária, porém a escola ainda não percebeu de sua importância no âmbito pedagógico, pois cabe a nós professores desenvolvermos projetos direcionados ao uso do rádio em nossa escola, dessa forma com certeza iremos atrair mais nossos alunos.




2- Fórum: projetos


Após visitar vários sites pela internet, selecionei alguns projetos importantes que deram bons resultados e que devem ser seguidos e trabalhados nas escolas, pois percebemos a importância do rádio sendo usado como uma excelente ferramenta pedagógica.

Projetos pesquisados:
1.Projeto rádio-escola

O Projeto Rádio-Escola vem se consolidando no Município de Vargem Grande Paulista. Com a implantação de estúdios radiofônicos e investimento na formação de Educomunicadores, nosso projeto vem contribuindo para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar para a transformação da escola num lugar onde conhecimento resulta de partilha , solidariedade decorre da valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima advém da oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais.

2.Nas ondas do ambiente: rádio@escola.com

Depois de duas edições bem-sucedidas como projeto-piloto, o NAS ONDAS DO AMBIENTE amadureceu e se transformou num ousado programa de política pública de Educomunicação* Socioambiental, o primeiro a ser implementado no estado do Rio de Janeiro. Nesta nova etapa de vida, o programa desenvolverá três novos projetos - além de dar continuidade ao precursor Radio@Escola.Com .
O objetivo é dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso democrático à produção e difusão de informações, utilizando de forma criativa os meios de comunicação.



3.Projeto Fala Sério

Projeto desenvolvido na Baixada Fluminense, orientados pelo radialista Jorge Moreno e a educadora Cristiane Simplício, produzem e apresentam, através de um sistema de som instalado no pátio e corredores da escola, programas sobre cultura, cidadania e educação nos intervalos de aula.
O objetivo principal do projeto é promover o conhecimentode forma lúdica
e oferecer ferramentas para que o aluno possa compreender e interagir com os veículos de comunicação e, de certa forma, utilizar esse conhecimento a seu favor como um futuro profissional de comunicação ou , simplesmente, como um receptor mais crítico.




Links importantes:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp
http://www.ambiente.ry.gov.br/pages/sup_edu_amb/edu_ambiental_projetos/eduamb_proj_ondas.html
http://www.radioescola.blogger.com.br/

3- Forúm : resumindo

Diante dos vários projetos pesquisados, podemos dizer que o rádio é um veículo de massa que tem a capacidade de atingir grandes públicos, devido sua grande facilidade em veincular a informação de forma imediata e de interação com o público.
No âmbito educacional, o uso do rádio vem sendo usado de uma certa forma para desenvolver habilidades e competências. Segundo Elizabeth Moraes “O uso do rádio no espaço escolar constitui-se numa modalidade que possibilita a toda comunidade escolar a oportunidade de analisar,com critérios objetivos e a partir de um contato real com um meio de comunicação, a grande quantidade de informações que recebe diariamente dos meios massivos”.



Como proposta de atividade do uso da mídia rádio no ambiente escolar,elaborei um projeto, que seria montar uma rádio improvisada no pátio da escola onde trabalho, utilizando recursos que temos na escola, que seriam: uma caixa amplificada,um microfone e um tocador de cd.Acredito que a implantação desse projeto iria chamar atenção dos alunos e com certeza iria envolvê-los.

Tema: projeto escutando rádio no intervalo da escola

Justificativa:
Após observar meus alunos no intervalo da escola, pude perceber que muitos ficam escutando música pelos corredores da escola e comentam também as letras que elas apresentam, e a partir daí pensei em desenvolver um projeto que atraisse esses alunos e os envolvessem.

Objetivos :
-Usar o rádio como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar.
-Proporcionar aos alunos que escutem rádio no intervalo da aula e discutam as letras das músicas em classe.
-Desenvolver o lado crítico do aluno

Público alvo: alunos do ensino fundamental

Recursos utilizados:
Um computador , uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.

Extratégia da aplicação:
-Inicialmente selecionariamos um grupo de alunos para fazer parte da equipe que faria a rádio da escola
-os alunos iriam fazer uma pesquisa para saber quais as músicas mais escutadas no intervalo.
-Após a seleção das músicas, a equipe da rádio gravariam um cd ou vários para serem escutados durante o intervalo da escola.
-No intervalo da escola, com o auxilio de uma caixa amplificada,um microfone e um toca CD, a equipe da rádio chamaria a atenção de quem estivesse pelo corredor.

Tempo de duração: seis meses

No decorrer da implantação do projeto, a equipe que coordena a rádio da escola, além de apresentar as músicas para os alunos, poderia também apresentar para todos a leitura de textos produzidos pelos alunos, a divulgação das atividades desenvolvidas na escola e informar também algumas notícias importantes.
Acredito que a implantação de uma rádio na minha escola seria um importante meio de comunicação que iria fazer a interação entre os alunos e o espaço escolar.
“Para criar uma rádio escolar, cooperação, autonomia, responsabilidade e flexibilidade frente a novos desafios são aspectos a serem enfatizados entre os alunos no processo de criação de uma rádio escolar. Cabe ao professor o papel de mediador na condução de cada uma das etapas, incentivando o trabalho interdisciplinar e proporcionando aos alunos condições de se expressarem nesta mídia.”

Fonte:portal multirio


O NTE-Belém realizará, a partir de junho, seu 2º Concurso de Blogs Educativos, com uma nova modalidade: o Blog do Professor. Assim, convidamos todas as escolas da rede publica estadual (RPE) da Grande Belém com Sala de Informática, e todos os professores blogueiros da RPE, para participarem. Veja abaixo o regulamento desse Concurso.

Neste ano teremos dois concursos. O primeiro será realizado por cada um dos NTE estaduais e premiará as escolas e professores de sua área de abrangência. Nessa etapa serão selecionados os três (3) melhores blogs em cada categoria para participarem da segunda etapa, o I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará, quando estarão concorrendo a um Laptop para cada categoria. Esse concurso estadual está previsto para acontecer na segunda quinzena de outubro.

Regulamento do Concurso

DO CONCURSO

1 - O concurso destina-se selecionar os dez (10) melhores Blogs nas duas categorias concorrentes, e selecionar os três (3) primeiros de cada uma para participarem do I Concurso Blogs Educativos do Estado do Pará.

1.1 - Poderão se inscrever blogs em duas categorias, a saber:
a) Blog de escolas da rede pública estadual situadas na região metropolitana de Belém;
b) Blog de professores da rede pública estadual.

2 - Poderão participar somente blogs com, pelo menos, 10 postagens diferentes até a data de sua inscrição. Para todos os efeitos consideraremos a quantidade de postagens apresentadas no Gadget "Arquivo" do Blog.

DA INSCRIÇÃO

1 - As inscrições estão abertas no período de 01 de junho a 31 de agosto de 2009.
2 - Para se inscrever, o responsável pelo blog (da escola ou do professor) deve enviar um e-mail para o Coordenador do Concurso, Prof. Franz Kreüther Pereira (franzkre@gmail.com), informando de seu interesse em participar e indicando o endereço do blog.
3 - Cada blog participante deverá fazer uma postagem sobre o concurso, inserir a imagem acima (logo do Concurso) e um link para o blog do concurso (VEJA AQUI).
4 - Deve copiar e colar o selo do concurso (imagem acima) em local bem visivel de seu blog.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1- Serão selecionados os 10 melhores Blogs de cada categoria, utilizando-se dos seguintes critérios: conteúdo, criatividade, apresentação, quantidade de postagens e de comentários.
1.1 - No caso de blogs de escolas, além dos itens acima, tambném será levado em conta as participações de alunos e outros membros da comunidade escolar.
2 - Uma comissão julgadora, convidada pela Coordenação do Concurso e integrada por especialistas na área, se encarregará de escolher os vencedores, sendo sua decisão soberana.
3 - Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível por essa Coordenação.

NOTA: O blog deve manter-se atualizado até a divulgação da premiação, em data a ser divulgada no blog do Concurso.

PRÊMIOS

Cada um dos 10 blogs, nas duas categorias, receberá um certificado de participação, além dos prêmios relativos a classificação. Apenas na categoria Blogs de EScolas, também serão premiados os professores de sala de informática responsáveis pelos três (3) primeiros colocados e haverá prêmios especiais para: o blog com maior número de postagens; o blog com maior número de acessos (a contar da data da inscrição) e a postagem que receber mais comentários.
Logo criada pelo Prof. Franz

segunda-feira, 1 de junho de 2009



Como coordenadora do laboratório de informática tenho um novo desafio pela frente coordenar o projeto aluno-coordenador da minha escola.


PROJETO ALUNO COORDENADOR


JUSTIFICATIVA
A ideia do projeto aluno coordenador surgiu a partir do momento em que a escola Jorge Lopes Raposo sentiu a necessidade de fazer a interação entre alunos e professores no que diz respeito ao convivio do ambiente escolar, pois sabemos da necessidade de manter a ordem e o respeito entre todos em nossa escola,e também como forma de divulgar o conhecimento a todos atráves de campanhas, palestras, oficinas.
OBJETIVOS
-Sensibilizar a todos da importância da harmonia no convivio escolar.
-Informar e divulgar a todos sobre as atividades escolares
-Participar das atividades desenvolvidas pela escola
-Desenvolver atividades culturais juntamente com a @g.com e divulgá-las a comunidade estudantil

ABORDAGEM METODOLOGICA
A aprendizagem desenvolvida pelo projeto vai possibilitar aos alunos monitores um maior envolvimento no processo dinâmico do conhecimento, possibilitando a formação de sujeitos ativos e participativos no ambiente escolar, haja vista que os alunos irão buscar os conhecimentos através de pesquisas realizadas na internet e as divulgarão a todos da comunidade estudantil.

PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Alunos do ensino fundamental e médio
PERÍODO
Durante todo o ano letivo
RECURSOS HUMANOS
* Professores coordenadores
*Coordenação pedagógica
*Os alunos representantantes de turma

PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS
*Seleção dos alunos (dois alunos por turma)
*Reunião com os monitores para divulgação das ações a serem feitas na escola
*Apresentação do projeto para os alunos
*Produção e divulgações das campanhas realizadas pela escola
*Utilizar as mídias como forma de interação.

ESTRATÉGIAS
Os alunos monitores serão selecionados 2 alunos por cada turma, os mesmos serão responsáveis para desenvolver algumas tarefas como:
-Avisar a classe sobre os direitos e deveres dos alunos;
-Manter a ordem e a limpeza das suas salas;
-Resolver problemas em sua sala de aula ( falta de carteira, lixeiras, apagadores,etc... );
-Dá informações sobre as atividades desenvolvidas na escola;
-Participar das atividades desenvolvidas pela @g.com
FORMAS DE ACOMPANHAMENTO
O projeto como um todo será feito em parceria com a direção da escola, e pela coordenação de professores do mesmo, que ficarão responsáveis pela mediação e acompanhamento da execução de tarefas que exigem a efetivação do projeto, ou seja, do processo de aprendizagem dos alunos envolvidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o processo de implantação e execução do projeto. Pois, detectadas as falhas haverá a possibilidade de construção de novas estratégias para que as próximas atividades sejam realizadas com êxito e principalmente sendo destacado os principais resultados deste processo avaliativo.

Módulo 3

Informática


Minha experiência com o uso do computador começou em 1998,estava me formando no curso de letras, tive que fazer meu TCC, não tinha computador então minha colega me emprestou o dela, mas não consegui digitar nada do meu trabalho porque tinha medo do computador.

Em 2000, já estava trabalhando em uma escola particular, quando uma amiga me falou de uma empresa que estava vendendo computadores financiados para professores, tive um certo receio, mas resolvi comprar um para mim.Não sabia nada sobre computação, mas com a ajuda de uma amigo fui mexendo no computador e aprendendo a digitar minhas provas,acessar a internet e muitas coisas mais.Perdi o medo.Nunca fiz nenhum curso, pois não tinha tempo.

Em 2008,já como professora da rede estadual,fiz o curso no NTE,Belém e a partir de então fiquei fascinada pelo uso do computador como ferramenta educativa, percebi a importância dessa tecnologia e sua contribuição para a educação.Hoje estou trabalhando no laboratório de informática da minha escola e já utilizei o computador em minha ação educativa, numa aula de literatura utilizei o blog da escola como ferramenta de interação entre meus alunos e o conteúdo ministrado em sala de aula.Acredito que muitos dos meus alunos gostaram da experiência.




Sistema Operacional e Seus Aplicativos

Sabemos que hoje o computador apresenta um papel de extrema importância na educação, principalmente no processo de ensino-aprendizagem.Segundo Tiago Lara “Pode-se encontrar na Informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos.”

O uso dos Softwares na escola com certeza traz muitos benefícios e vantagens ao aluno, mas deve ser utilizado tendo como objetivo principal proporcionar um conhecimento direcionado para o ensino-aprendizagem do aluno de uma maneira prazerosa, ou seja, fazer um elo entre o conteúdo didático que ele abrange e ao mesmo tempo possibilitar ao aluno ensino e diversão.

Para José Armando Valente “O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Ele funciona apenas como um instrumento lúdico que catalisa obtenção de conhecimento, refletindo e representando a filosofia cognitiva que o abraça e não deve ser em momento algum algo possa causar dependência pedagógica”.

É de extrema importância para o professor saber a qualidade de um software na hora de usá-lo em sua sala de aula, como por exemplo ver a faixa etária a que se destina, se visualvel ele é prazeroso, se vai motivar o aluno, pois sabemos que há uma gama de software no mercado. O professor por ser intermediador do conhecimento deve conhecê-lo e saber utilizá-lo em sua sala de aula.

Segundo José Armando Valente “Os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática ("drill-and-practice"), jogos e simulação.”



Conectando


Com o advento da internet a forma de adquirir conhecimento se tornou mais rápida e eficaz. No que diz respeito a educacão, ela se tornou uma poderosa ferramenta de aprendizagem, quando utilizada com inteligência.

É vista como um excelente instrumento de aprendizagem, pois a internet pode facilitar tanto a pesquisa indivual quanto grupal, existe uma especíe de intercâmbio entre professores e alunos. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.Mas, para que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz.

A internet nos transmite uma infinidades de informações, porém muitas delas são inadequadas para nossos jovens, no âmbito educacional fica a cargo dos professores orientarem seus alunos e alertá-los de alguns riscos que os mesmos podem correr quando acessam determinados sites.Ao baixarem arquivos podem adquirir vírus, que na maioria das vezes causam sérios danos ao computador, muitos acessam sites de relacionamento e entram em contato com pessoas estranhas, que na maioria das vezes escondem sua verdadeira identidade.

Enfim, podemos dizer que há o lado bom e ruim da internet, como profissionais da educação temos que saber dosar as informações e usá-las de maneira proveitosa.

Devemos alertar nossos alunos dos perigos que há na internet, dar também informações aos pais, ou seja, envolver todos da comunidade estudantil com palestras e vídeos educativos.

Meus slides

Amigo cão