segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-CICLO INTERMEDIÁRIO





Foi realizado hoje no auditório da UEPA,o 1º encontro do MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-CICLO INTERMEDIÁRIO.
No evento estavam presentes vários alunos de outros municípios que participam do curso.
Como participante do curso,estou bastante entusiasmada com o novo ciclo que se inicia e espero adquirir mais conhecimentos para pôr em prática no meu dia-a-dia como coordenadora da sala de informática.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Curso elaboração de projetos mediados pelas tecnologias






O curso elaboração de projeto promovido pelo NTE, e ministrado pela professora Maria do Carmo visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias.
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Como participante do curso, para mim foi uma experiência nova e bastante gratificante, pois mesmo não tendo tempo de desenvolver o projeto por mim proposto “Conhecendo Icoaraci”, consegui no curso aprender a como elaborar e desenvolver um projeto educativo e quais as suas contribuições para o ensino-aprendizado do aluno. Haja vista que trabalhar com projetos se torna algo mais produtivo e envolvente tanto para os professores quanto para os alunos envolvidos no processo.
Segundo a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação (DEVELAY, 1994, p. 25)”. No curso percebi o quanto é importante a integração das novas mídias e tecnologias às atividades curriculares.




CONHEÇA O PROJETO QUE IREI DESENVOLVER NA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO



PROJETO "CONHECENDO ICOARACI"






1.Identificação

Nome da escola:Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Lopes Raposo
Local: Icoaraci/ PA
Série: 1º ano
Número de alunos: 40
Tempo de execução: 3 meses


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

O nosso dia-a-dia em sala de aula como professora observamos que muitos de nossos alunos não conhecem o lugar, o bairro onde moram. Não conhecer significa não admitir, não estar preparado para discussão do assunto.. Na proposta dos PCN em relação às habilidades que se pretende desenvolver com os alunos do ensino fundamental destaca-se que o educando se torne capaz de construir textos a partir de imagens, associando-as e relacionando-as aos processos geográficos e culturais presentes no seu lugar de vivência, considera ainda que, reconhecer onde se está, envolve o desenvolvimento de um amplo conjunto de habilidades, tais como a da observação.
Neste contexto é que este projeto tem como tema: “Conhecendo Icoaraci” e visa fazer uma pesquisa sobre essa cidade, sua origem, cultura, localização, com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecer o distrito de Icoaraci e suas curiosidades para com isso torná-se apto a discutir, opinar, sugerir mudanças ou melhorias no contexto onde mora.


3 Justificativa


O projeto “Conhecendo Icoaraci” por fazer um estudo sobre este distrito de Belém incentiva os alunos a pesquisar o lugar em que moram e conhecer mais sobre a cultura local que é bastante rica.
Assim, nós professores envolvidos neste projeto buscamos motivar os alunos a pesquisarem sobre determinados pontos importantes de Icoaraci, o público que frequenta as manifestações que ali acontecem e sua importância como espaço cultural para a população local, para que depois venha ser divulgado os resultados na mostra cultural da escola.



4- Objetivos

-Realizar uma pesquisa sobre Icoaraci, sobre o aspecto cultural , a origem do nome, a quantidade de Habitantes, curiosidades sobre o distrito de Icoaraci.


- Estimular o aluno a conhecer o bairro em que mora ,o distrito de Icoaraci, fazendo um levantamento histórico sobre o mesmo

- Postar no blog da escola o projeto, para que todos tenham acesso às informações coletadas no projeto


5- Disciplinas envolvidas

Língua portuguesa,Matemática, História , Geografia,Artes

6- Metodologia / Procedimentos /

O trabalho será realizado a partir das seguintes etapas:

- 1ª etapa: sensibilização e seleção da turma que irá fazer parte do projeto

- 2ª etapa : divisão dos grupos e definição do roteiro das ações.

- 3ª etapa: Pesquisa sob a orientação do projeto de cada disciplina

Português: pesquisa sobre origem do nome

História: pesquisa sobre como surgiu a vila de Icoaraci

Matemática: fazer uma levantamento sobre a população

Artes: abordar os aspectos culturais (Danças folclóricas,artesanato,Cultura popular,Datas sazonais:o aniversário de Icoaraci, o Círio, festa junina)


Geografia: pesquisar sobre a localização (Mapa geral e de bairro)

- 4ª etapa: exposição dos dados coletados na pesquisa pelos alunos e realização de um debate acerca do tema;

- 5ª etapa: registro da pesquisa

- 6ª etapa: produção de textos e edição de fotos e vídeos para que sejam postados no blog da escola, disponibilizando um espaço para comentários;

- 7ª etapa: produção de slides que será apresentado na escola a fim de promover debates que conscientizem a comunidade escolar da importância do exercício pleno da cidadania.

- 8ª etapa: exposição do trabalho na mostra cultural da escola.


7.Recursos

Tecnológicos: computador, impressora, datashow, filmadora, máquina fotográfica;
Materiais: jornais, revistas, encartes, livros, papel, caneta, folha de isopor, papel carmuça etc;
Humanos: professores e alunos.


8-Registro do processo


Fotos,Vídeos, pesquisas


9- Avaliação

A avaliação será feita durante a execução e o desenvolvimento do projeto, os professores envolvidos irão observar a participação dos alunos, suas interações no processo de efetivação do projeto, ou seja, se dará através do alcance dos objetivos propostos pelo projeto.
O projeto será avaliado de forma gradativa e cada etapa deverá ser discutida pelos alunos, que poderão opinar sobre o que aprenderam, o que gostaram e suas sugestões.


10- Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Mural de fotos,painéis,Blog da escola.

11- Referências Bibliográficas:


http://www.icoaraci.com.br/historia_hoje.htm





Meus slides

Amigo cão