sexta-feira, 19 de junho de 2009

MODULO BÁSICO MÍDIA RÁDIO



1- forúm : Na escola

O questionário foi aplicado na escola Jorge Lopes Raposo, foi feito com as seguintes categorias: alunos do ensino fundamental, a duas professoras, a uma funcionária da escola (merendeira).
Foram observadas as seguintes respostas a respeito do uso do rádio:
Pesquisa com alunos do ensino fundamental
a)diariamente
a)me concentro nas atividades
c)diversão (música, humor)
c)raramente ou nunca

Conclusão:
Durante a pesquisa percebeu-se que os alunos escutam rádio através de seus MP3 ou nos seus celulares (os alunos que possuem), muitos escutam no intervalo de aula, pelos corredores da escola.
Observou-se que muitos escutam música em grupos,e como estamos no Pará eles escutam Brega.Outros escutam melody ou dance, quando não tem professor em sala, e alguns relatam que escutam rádio também quando há professor em sala.( O que irrita muitos professores na hora da explicação da matéria)

Pesquisa com professores
b)de vez em quando
b)tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
b)informação (notícias)
c)raramente ou nunca
b)um pouco

Com relação a respostas dadas pelas professoras percebeu-se que de vez em quando as mesmas escutam rádio, pois alegam que devido a falta de tempo, acabam não escutando muito rádio,uma delas disse que escuta rádio em casa, nas horas vagas,ou quando está fazendo algum serviço em casa, geralmente escuta para se manter informada sobre as notícias do mundo e da sua cidade.Ambas alegam não conhecerem nenhum projeto voltado para o uso de rádio na escola,porém se a escola tivesse algum projeto com certeza os alunos iriam gostar, pois percebem que alguns alunos escutam rádio.

Pesquisa com uma funcionária da escola ( merendeira)
a)raramente
c)ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
c) diversão (música, humor)
a)raramente ou nunca

Conclusão:
Percebeu-se que devido o pouco tempo que a mesma tem em casa, ela escuta raramente o rádio, e quando escuta é para sua diversão apenas, ou seja, para escutar músicas.

Hoje percebemos a presença marcante na vida de nossas alunos da internet e a tv, mas o rádio também está presente em seu dia-a-dia,pois é uma mídia que atrai os jovens em qualquer faixa etária, porém a escola ainda não percebeu de sua importância no âmbito pedagógico, pois cabe a nós professores desenvolvermos projetos direcionados ao uso do rádio em nossa escola, dessa forma com certeza iremos atrair mais nossos alunos.




2- Fórum: projetos


Após visitar vários sites pela internet, selecionei alguns projetos importantes que deram bons resultados e que devem ser seguidos e trabalhados nas escolas, pois percebemos a importância do rádio sendo usado como uma excelente ferramenta pedagógica.

Projetos pesquisados:
1.Projeto rádio-escola

O Projeto Rádio-Escola vem se consolidando no Município de Vargem Grande Paulista. Com a implantação de estúdios radiofônicos e investimento na formação de Educomunicadores, nosso projeto vem contribuindo para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar para a transformação da escola num lugar onde conhecimento resulta de partilha , solidariedade decorre da valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima advém da oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais.

2.Nas ondas do ambiente: rádio@escola.com

Depois de duas edições bem-sucedidas como projeto-piloto, o NAS ONDAS DO AMBIENTE amadureceu e se transformou num ousado programa de política pública de Educomunicação* Socioambiental, o primeiro a ser implementado no estado do Rio de Janeiro. Nesta nova etapa de vida, o programa desenvolverá três novos projetos - além de dar continuidade ao precursor Radio@Escola.Com .
O objetivo é dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso democrático à produção e difusão de informações, utilizando de forma criativa os meios de comunicação.



3.Projeto Fala Sério

Projeto desenvolvido na Baixada Fluminense, orientados pelo radialista Jorge Moreno e a educadora Cristiane Simplício, produzem e apresentam, através de um sistema de som instalado no pátio e corredores da escola, programas sobre cultura, cidadania e educação nos intervalos de aula.
O objetivo principal do projeto é promover o conhecimentode forma lúdica
e oferecer ferramentas para que o aluno possa compreender e interagir com os veículos de comunicação e, de certa forma, utilizar esse conhecimento a seu favor como um futuro profissional de comunicação ou , simplesmente, como um receptor mais crítico.




Links importantes:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp
http://www.ambiente.ry.gov.br/pages/sup_edu_amb/edu_ambiental_projetos/eduamb_proj_ondas.html
http://www.radioescola.blogger.com.br/

3- Forúm : resumindo

Diante dos vários projetos pesquisados, podemos dizer que o rádio é um veículo de massa que tem a capacidade de atingir grandes públicos, devido sua grande facilidade em veincular a informação de forma imediata e de interação com o público.
No âmbito educacional, o uso do rádio vem sendo usado de uma certa forma para desenvolver habilidades e competências. Segundo Elizabeth Moraes “O uso do rádio no espaço escolar constitui-se numa modalidade que possibilita a toda comunidade escolar a oportunidade de analisar,com critérios objetivos e a partir de um contato real com um meio de comunicação, a grande quantidade de informações que recebe diariamente dos meios massivos”.



Como proposta de atividade do uso da mídia rádio no ambiente escolar,elaborei um projeto, que seria montar uma rádio improvisada no pátio da escola onde trabalho, utilizando recursos que temos na escola, que seriam: uma caixa amplificada,um microfone e um tocador de cd.Acredito que a implantação desse projeto iria chamar atenção dos alunos e com certeza iria envolvê-los.

Tema: projeto escutando rádio no intervalo da escola

Justificativa:
Após observar meus alunos no intervalo da escola, pude perceber que muitos ficam escutando música pelos corredores da escola e comentam também as letras que elas apresentam, e a partir daí pensei em desenvolver um projeto que atraisse esses alunos e os envolvessem.

Objetivos :
-Usar o rádio como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar.
-Proporcionar aos alunos que escutem rádio no intervalo da aula e discutam as letras das músicas em classe.
-Desenvolver o lado crítico do aluno

Público alvo: alunos do ensino fundamental

Recursos utilizados:
Um computador , uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.

Extratégia da aplicação:
-Inicialmente selecionariamos um grupo de alunos para fazer parte da equipe que faria a rádio da escola
-os alunos iriam fazer uma pesquisa para saber quais as músicas mais escutadas no intervalo.
-Após a seleção das músicas, a equipe da rádio gravariam um cd ou vários para serem escutados durante o intervalo da escola.
-No intervalo da escola, com o auxilio de uma caixa amplificada,um microfone e um toca CD, a equipe da rádio chamaria a atenção de quem estivesse pelo corredor.

Tempo de duração: seis meses

No decorrer da implantação do projeto, a equipe que coordena a rádio da escola, além de apresentar as músicas para os alunos, poderia também apresentar para todos a leitura de textos produzidos pelos alunos, a divulgação das atividades desenvolvidas na escola e informar também algumas notícias importantes.
Acredito que a implantação de uma rádio na minha escola seria um importante meio de comunicação que iria fazer a interação entre os alunos e o espaço escolar.
“Para criar uma rádio escolar, cooperação, autonomia, responsabilidade e flexibilidade frente a novos desafios são aspectos a serem enfatizados entre os alunos no processo de criação de uma rádio escolar. Cabe ao professor o papel de mediador na condução de cada uma das etapas, incentivando o trabalho interdisciplinar e proporcionando aos alunos condições de se expressarem nesta mídia.”

Fonte:portal multirio

Um comentário:

O Juiz de Paz na roça disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Meus slides

Amigo cão