sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

CONHEÇA O PROJETO: DRAMATIZANDO OS CONTOS DA LITERATURA

DISCIPLINA: LITERATURA

PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA:

Desenvolver o gosto pela leitura é tarefa também do professor de literatura , envolver os alunos na busca pelo conhecimento das obras literárias de uma certa forma facilitará e desperta no mesmo o interesse pelas leituras dos autores de nossa literatura

METODOLOGIA

1º PASSO :apresentar os autores e as obras literárias aos alunos
2º PASSO: dividir as equipes
3º PASSO: iniciar a pesquisa através da internet
4º PASSO: filmagem das apresentações
5º PASSO: apresentação dos trabalhos pelos alunos

AVALIAÇÃO

OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DO TEATRO SERÃO AVALIADOS PELO PROFESSOR DE LITERATURA, SERÁ SUA NOTA DA 3º AVALIAÇÃO.



TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 2º ANO

JUIZ DE PAZ NA ROÇA









SÍNTESE DA OBRA

O Juiz de Paz da Roça é uma peça teatral que se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José.
Aninha e José amam-se e planejam casar em segredo, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Após algumas deliberações sobre as disputas locais entre os lavradores, o juiz ordena Manuel João, pai de Aninha, a levar José a manter-lhe em casa por um dia e levá-lo quartel a seguir (ninguém sabe do amor do casal). No meio da noite o Aninha e José fogem e casam-se em segredo. Após descobrirem o fato consumado os pais perdoam a jovem e vão até o juiz esclarecer o caso. O rapaz fica assim desobrigado de servir e a peça acaba com todos comemorando.


FONTE:http://pt.shvoong.com/entertainment/plays/1658577-juiz-paz-na-ro%C3%A7a/

TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 1ºANO

OBRA: O VELHO DA HORTA DE GIL VICENTE












SÍNTESE DA OBRA

Um velho rico estava caminhando pela horta de sua casa, seu hortelão não estava lá nesse dia, e uma moça muito linda foi até lá para colher alguns temperos para a comida que prepararia em sua casa. E lá na horta se encontrou com o velho que instantaneamente se apaixonou por ela, e imediatamente começou a fazer declarações e juras de amor à moça, que tentava fugir, afinal tratava-se de um velho. E assim recolhendo os temperos que precisava, que o velho cedeu cego de amor, foi embora.

O velho ficou ali a se lamentar de amor e afirmando que de amor morreria. Veio então um empregado da casa para chamá-lo para o jantar, visto que a esposa do velho já estava com fome e desejava sentar-se a mesa. Mas ele respondeu que não iria, que não tinha fome porque a única coisa que sentia era o amor que lhe levaria à morte. Não demorou muito e a mulher do velho foi ter com ele, falando-lhe da vergonha que era para um velho daquela idade agir de tal modo, um absurdo estar apaixonado por uma moça.

Ele continuou na horta se lamentando, até que chegou ali a Branca Gil. O velho pediu ajuda a ela, dizendo que pagava bem se ela o socorresse para que enfim ficasse com a moça que mais cedo estivera na sua horta. Branca Gil logo começou a cantar a inúmeros santos pedindo que eles ajudassem ao velho dando a ele não só o amor da moça, mas também livrando o mesmo de morrer de tanto amor.

Ela contou a ele que a moça vivia na Sé e assim tratou de ir falar com ela para convencê-la de ficar com velho. Voltou e pedia sempre dinheiro ao velho justificando que era necessário para ajeitar as coisas.

Não demorou muito até que, entre as idas e vindas de Branca Gil, a polícia chegasse e a levasse presa. Depois, uma mocinha veio falar ao velho do que se deu com ela e com a moça por quem ele tinha se apaixonado. Branca Gil tinha levado cem chicotadas e andava pelas ruas meia tonta. Já a moça se casara há pouco tempo. O velho então só ficou a se lamentar porque agora, sendo pai de quatro filhas, as deixou sem nada, gastando tudo pra tentar a conquistar a moça, e agora estava apenas entregue à morte.

FONTE:http://www.vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/o-velho-horta.

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão