·
ATIVIDADE 2.4 REFLEXÕES
SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM REDES
SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM REDES
.Momento 1: (presencial)
. Reflexão sobre a importância da colaboração e da reciprocidade em uma rede
virtual com base na leitura do texto contante no GC., p. 60 a 66.
Questões para reflexão:
Você participa ativamente dos processos coletivos na construção da organização de redes com objetivos específicos?
R: Como professora procuro participar das redes sociais, pois acredito que de uma
certa forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos.
Você costuma comentar/avaliar os trabalhos nas redes sociais compartilhados
por seus pares?
R: Como utilizo as redes
sociais em minhas aulas, procuro avaliar os trabalhos apresentados pelos alunos
em sala e compartilhados nas redes sociais através de you tube, facebook e blog
Você considera que a(s) comunidade(s)
poderia(m) evoluir em algum dos seguintes requisitos: domínio, comunidade e
prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
R: As comunidades poderiam evoluir utilizando programas educativos que fizessem uma interação que envolvessem todos os alunos e professores.
.Momento 2: (EaD)
. Redija um comentário a respeito do debate feito presencialmente no momento
anterior a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma
“tempestade de ideias” para uma proposta de estratégias de aprimoramento da
participação em redes. Publique no AVA eproinfo/Fórum.
. Redija um comentário a respeito do debate feito presencialmente no momento
anterior a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma
“tempestade de ideias” para uma proposta de estratégias de aprimoramento da
participação em redes. Publique no AVA eproinfo/Fórum.
Tema: As redes Sociais
As redes sociais ajudam a se divertir,
conversar com os amigos, se manter informado, tem o propósito de conectar a
pessoa com o mundo.
No que se refere ao ambiente escolar as redes
sociais estão cada
vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Muitas escolas ainda não sabem
lidar com esses meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao
alcance de crianças desde a Educação Infantil.
É fundamental hoje ,pensar as
redes sociais como locus de informação, de troca de saberes e
aprendizagem”.
Segundo a especialista
Andrea Ramal “As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em
grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outras pessoas.
Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa
de aprendizagem. As redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um
ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da
comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo
modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário