TURMA : 6 ANO
PROJETO DE LEITURA: FÁBULAS
JUSTIFICATIVA:
-As fábulas despertam no
aluno o hábito e o gosto pela de
leitura, da escrita, da interpretação
,da produção textual, da ilustração, da
descobertas das mensagens implícitas e explicitas nos textos.
OBJETIVO GERAL:
-Proporcionar ao aluno o
contato mais frequente com esse gênero textual;
-Melhorar a aprendizagem com
relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler,
produzir, ilustrar ... o referido gênero
METODOLOGIA
-Para o desenvolvimento desse projeto será oferecido um trabalho de pesquisa para que os alunos possam conhecer
alguns autores de fábulas, principalmente aqueles em que suas obras são mais
comentadas como: Leonardo da Vince, Esopo, La Fontaine;
-Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e
comentários;
-Escolha e leitura (sala de leitura);
-Produzir um livro de fábulas feitos pelos próprios alunos.
-Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura;
-Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
ATIVIDADES:
- Inicialmente será apresentado a definição de fábula, e posteriormente
os alunos farão a leitura e interpretação de fábulas em sala de aula
- Será montado em sala de aula um varal de Fábulas e os alunos
escolherão uma Fábula para ler e
reescrevê-la.
- Os alunos terão contato com as dobraduras de animais e aprenderão a produzir as mesmas para que façam parte da capa do seus livros de
fábulas,
-As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e/ou nos
espaços da escola.
-Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas
pelos alunos(as).
- Cada aluno apresentará sua
Fabula em sala de aula.
PROJETO EM AÇÃO
1º PASSO: APRESENTAR O CONCEITO DE FÁBULA
Fábula
As fábulas são composições literárias que objetivam passar uma mensagem de caráter educativo por meio de personagens animais com atributos humanos.
Do latim fabula, que significa “história” ou ainda “jogo” e “narrativa”, as fábulas são composições literárias curtas que podem ser escritas na forma de prosa, ou ainda em versos. Os personagens são animais com características antropomórficas, ou seja, descritos sob uma forma humana, ou ainda com atributos humanos, podendo falar, por exemplo. De caráter educativo, as fábulas procuram fazer analogias do cotidiano humano e as situações que são vividas pelos personagens, apresentando, portanto, uma “lição de moral”, geralmente ao fim da narrativa.
CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DA FÁBULA
- Brevidade
-Narração em 3 pessoa
-Personagens típicas
-Texto literário muito comum na literatura infantil
- Utiliza , como personagens , animais com características , personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.
Trata-se de um gênero textual bastante versátil, permitindo, por meio de diversas situações, abordar um determinado assunto. É preciso haver diálogo e apresentar um ensinamento ou um princípio, carregando, portanto, a lição de moral, como mencionado anteriormente. Esse gênero é bastante usado para contar estórias para crianças, já que acabam instruindo-as dentro dos preceitos morais sem que haja, para elas, consciência disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário