GOVERNO DO ESTADO
DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
E.E.E.F.M. PROF. JORGE LOPES
RAPOSO
PROJETO:
CLUBE DE LEITURA
Coord: Helioneth Lisboa
( Professora especialista em Língua Portuguesa- UFPa)
I.INTRODUÇÃO
Nos dias atuais incentivar o desenvolvimento da leitura é de extrema
importância, já que é tarefa e dever da escola envolver os jovens no mundo dos livros,
ou seja, desenvolver a leitura para estudar ou para se informar ou por simples
prazer. A prática da leitura aprimora
o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, é um ato de
grande importância para
a aprendizagem do ser humano.
A leitura,
além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
II.JUSTIFICATIVA:
A escola Jorge Lopes Raposo oferece
atendimento para os alunos do ensino fundamental e Médio. levando em
consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a
necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que auxilie no estímulo
a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos
alunos e também para aumentar o IDEB .
Sabemos que a realidade atual vem
afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares,
computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado
nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência,
aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de
texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos
indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de
compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades. Diante
dessa realidade e da oportunidade que temos de trabalhar no período de
contraturno com os alunos do projeto, pensamos em implantar o projeto: CLUBE DA LEITURA para resgatar o valor
da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e
solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem,
proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor
aos livros e estimular o hábito de leitura.
Essa atividade é
fundamental, pois é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal
do texto, aprendemos a utilizar a criticidade em nossas respostas e argumentos,
aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas. Acreditamos que através desse projeto,
estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem nos livros, momentos
divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura, levando nossos
alunos, compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece
no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo.
III. PÚBLICO ALVO
·
Alunos do ensino fundamental e Médio ( alunos do AEE)
IV. OBJETIVOS
·
Incentivar
os alunos à leitura de livros pré –selecionados
·
Discutir
e debater livros no clube de leitura
·
Proporcionar que os alunos expressem suas
opiniões , criticas , etc...
·
Implantar a cultura da leitura na escola.
V. AÇÕES METODOLÓGICAS
A sala de leitura criará um clube de
leitura, onde selecionará 20 alunos (médio
ou fundamental) auxiliados pelos
estagiários de língua Portuguesa. Os alunos participarão do projeto no
contraturno , receberão aulas de redação, serão preparados para os concursos de
redações e participarão das atividades dos eventos da escola.
VI. Desenvolvimento do projeto
·
Seleção de uma equipe de 20 alunos leitores (
ensino médio ou fundamental)
·
Cada aluno recebe um livro selecionado pelo professor e deve ler
no período de um mês
·
Apresentação do autor pelo professor( pesquisa na internet sobre a
vida e a obra
·
Sessão de cinema do filme( caso o filme seja
baseado no livro)
·
Debate
do livro
·
Aulas no ambiente virtual: Google sala de
aula
·
Atividade escrita ( apresentação de textos ou dramatização de
uma parte do livro)
·
Culminância : apresentação de trabalhos na
Mostra Cultural da escola ( novembro)
VII. Livros selecionados
· Sherlock Holmes
· o Jogador nº 01
VIII. Período
de realização do projeto
·
Agosto a dezembro 2019
IX: REFERÊNCIAS:
·
BATISTA, Rafael.
"Importância da leitura"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm. Acesso em 09
de setembro de 2019.
·
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª
ed., São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à
pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
·
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula:
prática da leitura de textos na escola. 2a ed., Cascavel: Assoeste, 1984
·
INEDORE, Koch
Villaça. / ELIAS. Vanda Maria.
Ler e Escrever. Estratégias de produção textual, editora contexto.2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário