Tertúlias
Dialógicas Literárias: Uma Experiência De Leitura Virtual Com Estudantes Do
Ensino Fundamental
Helioneth Daniel Lisboa [1]
Elizabeth
Cardoso Gerhardt Manfredo[2]
Resumo
Este
artigo dedica-se a relatar uma experiência de leitura virtual desenvolvida na
E.E.E.F.M. Prof. Jorge Lopes Raposo em Belém-PA, realizada no primeiro semestre
de 2021, com o objetivo de incentivar a leitura de obras da literatura
brasileira e universal, tendo como suporte a ação educativa Tertúlias
Dialógicas Literárias. A metodologia usada inicialmente foi a apresentação em
ambientes virtuais da versão “O fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, de Lino de Albergaria,
adaptação da obra Clássica de Miguel de Cervantes, e por conseguinte foram
marcados encontros para leitura e
comentários da obra, com o intuito de estimular os estudantes a adentrarem
o universo literário, possibilitando ainda o envolvimento e o gosto pela
leitura. As Tertúlias Dialógicas Literárias desenvolvem a compreensão de uma construção
coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo igualitário entre todos
os participantes envolvidos nas Tertúlias, promovendo assim o
desenvolvimento da leitura e escrita. Ao término da ação verificou-se os bons
resultados dos encontros virtuais das Tertúlias Dialógicas Literárias,
evidenciado expressiva participação e envolvimento dos alunos do Ensino
Fundamental.
Palavras-chave: Leitura. Tertúlias Dialógicas Literárias.
Literatura
Introdução
As
Tertúlias Dialógicas Literárias foram realizadas em ação de leitura virtual com
leitura direcionada de obras clássicas e universais, num ensaio de desenvolvimento
em comunidade de aprendizagem. Envolvem encontros de
pessoas para dialogar sobre o objeto literário promovendo assim a construção
coletiva de significado e o conhecimento científico acumulado pela humanidade
ao longo do tempo. Favorece a troca direta entre todos os participantes sem
distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. Essas relações igualitárias
envolvem a solidariedade, o respeito, a confiança, o apoio, em vez de imposições
de ideias e práticas.
As Tertúlias
Dialógicas Literárias têm a sua origem nos anos oitenta na escola de adultos La
Verneda-Sant Martí de Barcelona e consistem de encontros ao redor da
literatura, nas quais os participantes leem e debatem obras clássicas da
literatura universal.
Os encontros literários dialógicos originaram-se no início
da década de 1980 em um centro de educação de adultos. Esses encontros, com
base na aprendizagem dialógicas (FLECHA,
1997), buscam quebrar as barreiras excludentes que impedem as pessoas sem
formação de abordagem acadêmica da literatura clássica universal, sob o
pretexto de que não estão preparados para ler
este tipo de literatura e que, portanto, não a compreendendo, não podem
gozar ou gozar e apreciar seu senso estético. Contrariando tal perspectiva
entende-se que a leitura literária, na escola, precisa ser democratizada,
significando que “A leitura não vem da autoridade do professor ou do
currículo, mas sim de sentimentos humanos muito intensos. Não era para ser
individualmente estudada, mas, sim, coletivamente compartilhada” (FLECHA, 1997,
p. 50).
A presente ação de
leitura foi idealizada a partir de estudos de textos e análises de ações
desenvolvidas com os alunos utilizando as Tertúlias Dialógicas Literárias no ambiente escolar e com o intuito de
implantar a cultura da leitura na escola Jorge Lopes Raposo, buscando aliado
a isso incentivar a leitura de
obras da literatura brasileira e universal com
os estudantes do ensino fundamental , já
que são leitores iniciantes nesta fase da leitura.
As Tertúlias Dialógicas Literárias
têm como base a aprendizagem
dialógica, que é a concepção de aprendizagem que fundamenta as Comunidades de
Aprendizagem, e que está fundamentada por meio de sete princípios: o
diálogo igualitário, a inteligência cultural, a transformação, a dimensão
instrumental, a criação de sentido, a solidariedade e a igualdade de
diferenças.
Considerando tais pressupostos, as aprendizagens
se dão por meio das interações entre iguais: professores, familiares, amigos, o
que produz diálogo igualitário:
É justamente essa
aprendizagem que se busca fomentar nas práticas promovidas nas Tertúlias de
modo que os envolvidos tenham suas capacidades leitoras estimuladas e
potencializadas na interação, tendo em vista o engajamento individual e
coletivo em seu meio sociocultural e na sociedade como um todo. Sendo assim,
tal iniciativa de formação do leitor, com a articulação entre a abordagem da
leitura crítica e a da literatura, mostra-se importante e promissora para o
letramento literário dos estudantes.
Leitura e Letramento literário na
formação do leitor
Para Solé (1998), a leitura não é só um meio de adquirir
informação: ela também nos torna mais críticos e capazes de considerar
diferentes perspectivas. Isso necessita de uma intervenção específica. É lugar
comum o discurso de que a leitura é de extrema importância na vida do ser
humano, pois estimula a criatividade, a imaginação, exercita a memória, possibilita
o desenvolvimento do vocabulário e melhora consequentemente a escrita, ou seja,
a leitura só traz benefícios a quem a pratica.
É tarefa da escola desenvolver e incentivar a prática da
leitura do texto literário para a formação do leitor, possibilitando assim
aquisição do hábito de ler por parte do aluno e o auxiliando a alcançar o gosto
pela leitura literária.
Segundo Cosson (2020) a leitura é um processo de
compartilhamento, uma competência social, do que decorre que uma das principais
funções da escola seja justamente constituir-se como um espaço onde aprendemos a
partilhar, a compartilhar, pelo processar da leitura. A leitura do ponto de vista desse autor é
entendida como uma competência individual e social que envolve quatro
elementos: o leitor, o autor, o texto e o contexto. O trabalho com as Tertúlias
Dialógicas promove o envolvimento desses quatro elementos propostos por Cosson
(2020) por meio da interação de vozes e contextos.
Para Cosson( 2009, p. 23), o processo do letramento literário deve envolver
aspectos que conciliem os diversos textos literários circundantes nas esferas
sociais, e ainda que: “[...] devemos
compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal,
responsabilidade da escola”, uma vez que demanda de um
processo educativo específico que a mera prática de leitura de textos
literários não consegue sozinha efetivar.
O letramento literário por ter a função de difundir a
literatura para a comunidade escolar, acaba sendo visto como fonte de muita
importância para a formação do cidadão, sendo necessário na sua prática escolar
desenvolver estratégias de leitura para atrair os alunos ao mundo literário.
A leitura e a abordagem da leitura literária na BNCC
O eixo Leitura, segundo a Base Nacional Comum Curricular -
BNCC (BRASIL, 2018), tem seu foco voltado para o desenvolvimento de habilidades
de compreensão e interpretação da leitura, interpretação de textos verbais e
ainda identificação de gêneros textuais que são compreendidas como competências
específicas da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Nesse sentido, toma-se
como foco a BNCC, documento que define as aprendizagens comuns que devem ser
essencialmente desenvolvidas por todos os alunos no decorrer da Educação Básica
(BRASIL, 2018, p. 7), de modo a analisar suas recomendações no que se
refere ao ensino da compreensão leitora e refletir sobre as perspectivas que
este documento apresenta aos educadores na atualidade.
Segundo
Victor Thadeu (2019) a
BNCC ressalta na etapa
Ensino Fundamental a progressão das
atividades de leitura. O professor, ao propor estudos de textos literários,
deve buscar a ampliação do repertório dos alunos, além da interação com o
diferente.
Os
leitores-fruidores, no projeto previsto pela BNCC, no que diz respeito às
competências socioemocionais são
aqueles que exercem a empatia e o diálogo no exercício do uso da leitura. Nessa
formação de cidadãos emocionalmente educados, a Literatura permite o contato
com diversificads valores,
comportamentos, crenças , desejos e
conflitos, o que contribui para reconhecer e compreender modos distintos de ser
e estar no mundo. Assim, o reconhecimento do que é diverso e a compreensão de
si geram ações respeitosas que valorizam as diferenças. (THADEU, 2019)
No
que concerne à leitura, cabe destacar o que orienta o texto dos Parâmetros Curriculares
Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Considerando os diferentes
níveis de conhecimento prévio, cabe à escola promover sua ampliação de forma
que, progressivamente, durante os anos do ensino fundamental, cada aluno se
torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de
assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais
variadas situações.
Para
isso, a escola deverá organizar um conjunto de atividades que,
progressivamente, possibilite ao aluno:
⮚
Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na
leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas
sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e
considerar as diferentes condições de produção do discurso;
⮚
Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a
realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do
conhecimento;
⮚
Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o
próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos:
●
contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
●
inferindo as possíveis intenções do autor marcadas no texto;
●
identificando referências intertextuais presentes no texto;
●
percebendo os processos de convencimento utilizados para atuar
sobre o interlocutor/leitor.
⮚
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise linguística
para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da
linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.
Justificativa
Em de 2020, todos foram
surpreendidos pela
pandemia do novo Coronavírus, um vírus letal que se multiplicou e acabou
atingindo o mundo todo. A educação sofreu intenso impacto, o ano letivo nas
escolas de todo o país foi paralisado totalmente devido à pandemia que se
alastrava, as escolas foram fechadas e as redes de ensino tiveram de
implementar as aulas remotas, uma nova e urgente forma de ensino.
As escolas se viram na
tarefa de reavaliar o seu modo de ensino e muitas começaram a criar meios de
chegar até os alunos, por intermédios de ferramentas e mídias digitais. O
ambiente virtual foi visto como saída para dar continuidade aos estudos e
chegar até os alunos, mas viabilizá-lo foi um grande desafio, principalmente,
na escola pública. As aulas a partir de então foram organizadas através de mídias
sociais e aplicativos já utilizados por grande parte das pessoas, os grupos de WhatsApp foram utilizados
para ter o contato com os alunos, foram utilizadas as plataforma
digitais como o Google sala de aula para que os alunos pudessem ter acesso ao
material criado e disponibilizado pelos professores, utilizaram também o ambiente virtual Google meet, e as aulas passaram a ser on-line. Desse modo, foi possível aliar os
interesses dos estudantes por jogos on-line- assistir a vídeos nas diversas
plataformas digitais como YouTube, Instagram, Facebook, TikTok etc.) a
práticas de leitura de obras literárias por meio do livro no formato digital.
Diante desse cenário e
com o intuito de incentivar a prática da leitura e a formação de leitores de obras clássicas e universais, a escola Jorge Lopes Raposo lança a ação de leitura Tertúlias
Dialógicas Literárias. O grande desafio que se colocava ao processo de ensino e
aprendizagem da leitura e da literatura era criar situações que permitissem ao
aluno desenvolver o hábito e o gosto pela leitura das obras clássicas da
literatura. O desafio foi enfrentado e se buscou, em meio a todo contexto
adverso da pandemia, formar leitores
proficientes e aproximá-los da literatura, assim como os estimulando à escrita
autoral.
Metodologia
⮚ Criação de um grupo de
WhatsApp para os alunos das turmas de 9º ano;
⮚ Criação da sala
Virtual Google Classroom, onde foram
postados o livro em pdf, audiolivro, filmes, slides sobre a importância da
leitura, resumos;
⮚ Encontros no Google Meet - o projeto promoveu três
encontros nos meses de maio / junho para apresentação das Tertúlias Dialógicas
Literárias;
⮚ Produção Final:
Gravação no Google Meet da
apresentação dos alunos nos encontros das Tertúlias, produção de vídeos pelos
alunos a respeito do livro, produção de resumo da obra e análise do livro
através da ficha de leitura.
Desenvolvimento
O projeto teve início em
abril de 2021, tendo como suporte teórico os princípios básicos da aprendizagem
dialógica com o intuito de estimular os alunos no processo de interação e
desenvolvimento dos objetivos. O público alvo foram as turmas do 9º
ano do Ensino Fundamental, participaram cerca
de 60 alunos. A leitura selecionada foi a obra clássica “Don Quixote”, de Miguel
de Cervantes, especificamente a versão: “O Fidalgo Dom Quixote” adaptada por
Lino de Albergaria e disponibilizada em pdf aos alunos. A ação iniciou com a
divisão dos estudantes em equipes para fazerem a leitura e a apresentação no
ambiente Virtual Google Meet. Para
cada encontro virtual, eram selecionados os capítulos do livro, pelos quais os
alunos das equipes ficavam responsáveis em realizar a leitura conforme as
orientações.
Na execução dos encontros das Tertúlias Dialógicas Literárias foram
utilizados os seguintes passos: os alunos realizaram a leitura dos capítulos do
livro: em pdf no celular ou computador; posteriormente, selecionaram trechos
dos capítulos que mais lhes chamaram a atenção na leitura. Eles apresentaram
trechos destacados e os respectivos comentários críticos.
As atividades das Tertúlias Dialógicas Literárias
desenvolveram-se em três encontros on-line, que foram organizados em blocos, nos
quais os alunos das equipes selecionadas apresentaram em turno de palavras: a
leitura de trechos, seus comentários e considerações a respeito do livro,
possibilitando assim a ação dialógica que era proposta em nossa experiência de
leitura.
[1] Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal
do Pará (UFPa) e coordenadora do espaço Sala de leitura/Biblioteca da escola
Prof. Jorge Lopes Raposo
[2]Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPa) e estagiária
de Letras - Língua Portuguesa da Faculdade Estácio.
Etapas da experiência de leitura
1ª etapa: Para dar início a ação de leitura, os alunos do 9º ano tiveram
uma aula ministrada pelas coordenadoras no ambiente virtual do Google Meet sobre as temáticas: Leitura
e Resumo (Figura 1).
Figura
1-Professoras
coordenadoras (Helioneth Lisboa/Elizabeth Cardoso)
Fonte: Arquivo
pessoal.
2ª Etapa: Foi apresentado o livro
à turma (Figura 2 e 3) em uma aula ministrada pelo Google Meet, na qual os alunos tiveram acesso ao livro em pdf,
audiolivro, vídeos a respeito da obra clássica adaptada selecionada.
Figura
2 - Apresentação do livro: O Fidalgo Dom Quixote
Fonte: arquivo pessoal.
Figura
3 - Apresentação do livro no Google Meet
Fonte: Arquivo pessoal.
Os alunos tiveram três meses para fazer a leitura da obra na
íntegra e fazer a apresentação oral dos capítulos selecionados pelos alunos no Google Meet (Figura 4) e também
responder a um questionário sobre o livro e produzir um resumo. Essa leitura
foi realizada em casa pelos alunos que baixaram os livros em pdf no celular,
computador.
Figura
4 - Alunos do
9º ano
Fonte: Arquivo pessoal.
3ª Etapa: Os encontros das
Tertúlias Dialógicas Literárias ocorreram no ambiente virtual do Google Meet, em que os alunos apresentaram
os capítulos
do livro selecionado e teceram seus comentários (Figuras 5 e 6).
Figura
5 - Apresentação da Aluna Manoely Costa - 9º ano
Fonte: Arquivo pessoal.
Figura
6 - Apresentação da Aluna Nielly Waleska Cristo
- 9º ano
Fonte: Arquivo pessoal.
4ª Etapa: Como produção final os
alunos produziram vídeos e áudios a respeito dos livros lidos; foi realizada
também uma gravação dos depoimentos dos alunos sobre como foi participar da
ação de leitura no ambiente virtual (Figura 7).
Figura
7 - turma 9º ano
Fonte: Arquivo
pessoal.
No decorrer dos encontros foi
notória a motivação dos alunos em participar da ação de leitura no ambiente
virtual do Google Meet, durante a
qual puderam vislumbrar essa nova forma de ensino-aprendizagem de leitura
desenvolvida pela escola Jorge Lopes Raposo. Convém destacar como foi de extrema
relevância para a ação das Tertúlias, tendo em vista seus objetivos de
incentivo à leitura, desenvolver a motivação dos alunos através da leitura de
uma obra clássica.
A
motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, e para ela ser
ativada precisa envolver o sistema de valores pessoais, que é fortemente influenciado
pelo ambiente físico e social.
A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras:
as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à
motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem
padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo (CHIAVENATO,
2000, p. 302).
Reflexões sobre a experiência do projeto
A prática de leitura é um ato de extrema importância para a
aprendizagem do ser humano, pois possibilita o
aprimoramento do vocabulário, o desenvolvimento do raciocínio crítico,
da imaginação e da interpretação. Só se aprende
a ler lendo, e a tarefa da escola é proporcionar aos alunos esse contato com o mundo da leitura, com o
intuito de despertar em cada ser a competência leitora, principalmente de obras
clássicas da literatura.
Na implantação da ação
de leitura envolvendo as Tertúlias Dialógicas Literárias observamos um envolvimento imediato por parte dos discentes, desde a apresentação das obras clássicas
percebemos que muitos se interessaram pela obra e se dedicaram a
leitura do livro em pdf , utilizando
como meio de acesso o uso de celular ou
computador , embora não tendo o livro físico em mãos os alunos buscaram ler o livro na íntegra, o que fez com que alcançassem o sucesso na realização da ação de leitura.
A participação dos
discentes no projeto mostrou que a prática da leitura por meio
dos meios virtuais é possível, tendo contribuído para
tanto o interesse e dedicação dos alunos envolvidos, assim como, o incentivo
docente e dos demais agentes da escola comprometidos com esse projeto de
incentivo à leitura e promoção do letramento literário.
Considerações finais
Ao
longo da experiência de leitura virtual observamos
que nossa ação foi realizada com êxito e sucesso, uma vez que durante a sua
fase de desenvolvimento foi observado e registrado o interesse dos estudantes pela leitura de obras Clássicas e
Universais e a grande participação dos que leram a obra adaptada “O Fidalgo Dom
Quixote”, na íntegra.Com isso o objetivo da ação de incentivar e formar novos
leitores se efetivou com base nos dados comprovados durante o desenvolvimento
do projeto.
Nesse sentido, com o uso
das práticas da leitura dialógica, como as Tertúlias Dialógicas Literárias, foi
possível a ampliação do vocabulário, melhorar a expressão oral e escrita,
ampliar a compreensão leitora, o pensamento crítico e a capacidade de
argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na
superação de desigualdades.
A ação de leitura, por
meio das Tertúlias Dialógicas Literárias foi, sobretudo, uma ação de
cooperação, participação e parceria, em que professores e alunos se envolveram
do início ao fim e construíram conhecimentos que deverão permanecer por todas
suas trajetórias.
Foi
notório o êxito da ação de leitura durante o processo. Mesmo com a experiência
realizada de forma totalmente on-line, com todas as dificuldades que uma escola
pública enfrenta no que concerne a falta de acesso à internet, percebemos o
empenho e dedicação dos alunos. Certamente, esse envolvimento dos alunos em
todas as atividades propostas foi um grande diferencial; outro aspecto muito
positivo foi o fato de os alunos terem lido a obra na íntegra, pois muitos não
tinham lido um livro em pdf antes, através da internet, por meio digital. O
maior desafio foi ler a obra clássica em pdf, utilizando celulares, cuja tela não
permite uma boa visualização, ou mesmo em notebook ou tablet, equipamentos
pouco acessíveis à maioria dos alunos e que também não superam as vantagens do
livro físico.
O
projeto contou com a participação de cerca de 60 alunos das turmas de 9º ano, turnos
:manhã e tarde, que realizaram as tarefas de apresentação no Google Meet, criação de vídeos, áudios com
comentários sobre o livro, produção de fichas de leitura e resumo da obra.
A
inclusão dos alunos especiais no projeto foi algo extraordinário, e tanto eles
como os demais estiveram engajados e demonstraram grande interesse em ler uma obra
clássica adaptada em pdf e participar das Tertúlias Dialógicas Literárias no
ambiente virtual. Notou-se uma prática inclusiva nesse aspecto que é,
indiscutivelmente, um ponto também a destacar como positivo da experiência.
Referências
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Miguel de Cervantes.-São Paulo:Paulus, 2010.
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nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>.
Acesso em março de 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e
prática. São Paulo: Makron Books. 3. ed. 2000.
CONFAPEA. Manual de Tertúlia Literária Dialógica, 2012. Disponível em http://confapea.org/tertulias/wpcontent/uploads/2012/02/manual.pdf.
Acesso em abril de 2013.
COSSON, Rildo. Círculos
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2020.
COSSON, Rildo. Letramento
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Paulo: Editora Contexto, 2009
FLECHA,R
.Compartiendo palabras.El aprendizaje de las per-sonas adultas através
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INSTITUTO NATURA. Comunidade de Aprendizagem. Disponível
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SOLÉ, Izabel.
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Disponível em:
<https://www.pensecomigo.com.br/livro-estrategias-de-leitura-pdf-isabel-sole-sole/<.
Acesso em setembro de 2020.
THADEU,
Victor .Como a literatura aparece na BNCC, 2019. Disponível em : <https://www.edocente.com.br/blog/bncc/literatura-bncc/<
Acesso em setembro de 2020
LINKS
●
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/aprendizagem-dialogica
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
●
https://www.edocente.com.br/blog/bncc/literatura-bncc/
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