PROJETO: BORALER
coordenação : Neth Lisboa
Ano 2024
**AÇÃO DE LEITURA: Despertando a leitura de
obras Clássicas através das Tertúlias
Dialógicas Literárias**
O projeto foi implantado e desenvolvido no ano de 2024, na E.E.E.Médio
profº Jorge Lopes Raposo com os alunos do novo ensino médio, tendo a
participação da equipe de professores
das seguintes áreas de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e
suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplivadas. A ação teve como
objetivo incentivar a leitura de
Clássicos da literatura através da
pratica de leitura dialógica
“Tertúlias Dialógicas Literárias”,
que consiste no encontro ao redor
da literatura no qual os participantes
leem e debatem , de forma compartilhada, obras clássicas da literatura.
**PROFESSORES
ENVOLVIDOS:
Língua Portuguesa, Língua Inglesa
,Sociologia, Artes, Matemática, Filosofia, História
**PÚBLICO-ALVO:
Alunos
do 1º , 2º e 3º anos e Eja
**OBJETIVOS:**
-
Despertar a gosto pela leitura através
de obras Clássicas da literatura
-
Proporcionar ao aluno participar da leitura e debate de forma
compartilhada das obras Clássicas.
- Levar
ao aluno ao entendimento das obras Clássicas atráves de uma nova forma de leitura onde há a interpretação de todos
os participantes sejam estes leitores habituais ou não.
**JUSTIFICATIVA:**
A escola Jorge Lopes Raposo através do espaço pedagógico da sala de
leitura levando em conta a necessidade e
a importância de incentivar a leitura
pensou em um projeto que auxiliasse o estímulo a leitura,
proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos do novo
ensino médio
Diante dessa nova realidade educacional pensou-se em implantar
o projeto: #BORALER em
parceria com as áreas de conhecimento do novo ensino Médio, para incentivar a leitura, e levar
os alunos a vivenciar experiências
novas que proporcionem e solidifiquem
os seus conhecimentos
significativos no processo de
aprendizagem, prossibilitando também momentos que despertem neles o gosto e o
amor aos livros e estimulando o hábito de leitura.
O projeto é de fundamental importância, e tem o intuito de apresentar aos alunos as
obras clássicas da literatura também em pdf,
audiolivro (para os alunos do SAEE)
No desenvolvimento da ação do projeto foi apresentada a obra, fez-se uma
pesquisa bibliografia sobre o autor, teve sessão de cinema, realizou-se ainda leitura e comentários sobre a obra literária
selecionada, como o fim de despertar nos
alunos a criticidade em respostas e
argumentos, possibilitando que aprendam a se
posicionar nos encontros das Tertúlias.
Acreditamos que por intermédio desse
projeto, ouve o estimulo aos alunos a buscarem nos livros, momentos
divertidos, prazerosos e também muito
conhecimento através da leitura, assim possibilitando também compreenderem melhor o que estão lendo na
escola , a ação teve o intuito de mostrar um horizonte totalmente novo, que são as Tertúlias
Dialógicas literárias no ambiente da sala de aula.
Observou-se que a roda de leitura vivenciada
pelos alunos através da Tertúlias
Dialógicas Literárias contribui para ampliar o repertório literário
dos mesmos bem como a sua formação como
sujeito leitor ativo e participativo no
processo de leitura dialógica.
**AÇÃO
DO PROJETO EM SALA :
1. Apresentação do conceito de Tertúlias para os alunos ( o
que é, como consiste a roda de
Tertúlias)
**2. Seleção
das obras Clássicas, pesquisa sobre o
autor: vida e obra, divisão da turma para a apresentação da roda de Tertúlia
**3. Sessão
de Cinema a cerca da obra
**4. Inicio
das rodas de Tertúlias ( a cada 15 dias
, um grupo de alunos apresentava um trecho da obra selecionada na roda de Tertúlia)
**5.
Exposição e Reflexão:** - Organizar uma mostra cultural na escola a cada semestre, com
exposição dos autores lidos e trecho da obra através do teatro criado pelos alunos atráves da leitura da obra
clássica.
Intervenção Artística na Escola:* - Os
alunos poderão criar murais artísticos através de trechos, poemas ou pinturas que retratem sua visão artistica sobre a obra lida.
Este
projeto não apenas teve o intuito de incentivar à leitura de obras Clássicas, mas
também pretendeu estimular o desenvolvimento do senso critico, melhorar o
vocabulário, ampliar a criatividade do aluno e sua habilidade na escrita.
VAMOS
CONHECER AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS
O que são as Tertúlias Dialógicas Líterárias ?
As Tertúlias Dialógicas são uma das
ações educativas de sucesso que se desenvolvem nas comunidades de aprendizagem.
Estas compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no
diálogo com todos os alunos e participantes da tertúlia.
As Tertúlias Literárias
Dialógicas têm a sua origem nos anos oitenta na escola de adultos La
Verneda-Sant Martí de Barcelona e consistem de encontros ao redor da
literatura, nas quais os participantes leem e debatem obras clássicas da
literatura universal.
Exemplo de compromisso dos voluntários
1. Escolhe-se um livro da literatura clássica
universal. Para tal, apresentam-se diferentes propostas aos participantes para
que a decisão seja entre todos. Cada
pessoa pode apresentar uma proposta explicando os motivos pelos quais gostaria
de ler aquela obra.
2.Uma vez escolhida
a obra, combina-se com os participantes quantas páginas irão ler para a próxima
tertúlia. Da mesma forma, no final de cada sessão realizar-se-á o mesmo
processo.
3. Os participantes
lerão, em casa, as páginas combinadas, assinalando o parágrafo ou parágrafos
que mais gostaram ou que mais se salientaram, por algum motivo.
4. Durante o tempo de duração da tertúlia, debater-se-á a
leitura a partir dos parágrafos selecionados. As pessoas que escolheram pedem a
vez para falar.
5. O moderador vai concedendo a vez de falar a cada
participante, que lerá em voz alta o parágrafo e explicará os motivos pelos
quais o escolheu.
6. O moderador dá a vez de falar ao resto dos participantes
para que possam comentar cada parágrafo exposto.
7. Seguir-se-á sucessivamente com cada um dos parágrafos,
seguindo a ordem dos capítulos ou partes da obra literária, até que se acabe o
livro.
Exemplo de experiência sobre as Tertúlias
Dialógicas
Em seguida
apresenta-se o testemunho de Kaoutar, El Bina (aluna do 5.º ano do 2.º ciclo),
onde exemplifica o desenvolvimento de valores, tais como o da convivência, do
respeito e da tolerância, a partir de tertúlias: Uma coisa muito importante que
eu aprendi na tertúlia é o que pensam os meus colegas e de que forma pensam. Eu
não imaginava que eles pensavam as coisas que dizem nas tertúlias. Por exemplo,
quando estamos a debater, eu penso numa coisa e outro colega pensa noutra
diferente, sobre a mesma coisa.
COMO TRABALHAR COM TÉRTULIAS
LITERÁRIAS
1º passo: O professor seleciona um texto
clássico ( ou um livro)
2º passo: O professor
inicialmente faz a leitura em voz alta
3º passo: O
professor pedi para o aluno selecionar
um trecho do texto e fazer um pequeno comentário
oral. Cada aluno pode ler um fragmento
do texto e comentar a respeito
4º Passo: No fim
o professor faz o comentário geral sobre o texto
OBS:No momento da Tertúlia
deve haver o respeito a todos os
alunos que leram e fizeram seus
comentários
OBRAS SELECIONADAS
ü 1º anos:
Livro: A revolução dos Bichos de Geoge Orwell
Professores: Edilene , Neth, Ana Cristina, Jeferson
Turno: manhã e tarde
ü 2º
anos:
Livro: Chove nos Campos de
Cachoeira de Dalcidio Jurandir
Professor: Edfran
Turno/ tarde
Turmas: 201, 202, 203 e 204
Livro: A revolução dos bichos de George Orwell
Professora:Sandra
Lopes
Turno: manhã
Turma: 205
ü 3º
anos:
Livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis
Professora:Sandra
Lopes
Turno: manhã
Turmas : 303 e 304
Livro: Vidas Secas
Professor: Antônio Carlos
(Matemática)
Turno: manhã
Turma: 305
Livro: Grande Sertão Veredas
Professor: Edfran ( Língua inglesa)
Turno: tarde
Turmas: 301, 302,
303 e 304
Livro: A revolução
dos bichos
Professor :
Jorge ( Língua Portuguesa)
Turno: Noite
Turmas: Eja
CRONOGRAMA DO PROJETO
1º SEMESTRE
Turmas: 2º e 3º anos
·
JANEIRO/ FEVEREIRO :Divulgação do projeto para os professores,
seleção das obras Clássicas por série,
apresentação do autor ,ínicio da leitura da obra
·
MARÇO/ ABRIL: rodas de Tertúlias a cada 15 dias
·
MAIO/ JUNHO : rodas de tertúlias ,culminância
com as turmas
Mostra cultural
Obs : o projeto fez parte da avaliação
2º SEMESTRE
Turmas: 1º anos
·
AGOSTO/SETEMBRO
:Divulgação do projeto para os professores, seleção das obras Clássicas
por série, apresentação do autor ,ínicio
da leitura da obra
·
OUTUBRO/ NOVEMBRO: rodas de Tertúlias a cada 15 dias
·
DEZEMBRO : rodas de tertúlias ,culminância com
as turmas
Mostra cultural
Obs : o projeto fez parte da avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário