terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

PROJETO BORA LER

PROJETO:   BORALER

coordenação : Neth Lisboa

Ano 2024

 

 

 **AÇÃO DE LEITURA: Despertando a leitura de obras Clássicas através das  Tertúlias Dialógicas Literárias**

 

 O projeto  foi implantado e  desenvolvido no ano de 2024,  na E.E.E.Médio  profº Jorge Lopes Raposo com os alunos do novo ensino médio, tendo a participação da equipe de professores  das  seguintes áreas  de conhecimento:  Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplivadas. A ação teve como objetivo incentivar a  leitura de Clássicos da literatura através da  pratica de leitura dialógica  “Tertúlias Dialógicas Literárias”,  que consiste  no encontro ao redor da literatura no qual os participantes  leem e debatem , de forma compartilhada, obras clássicas da literatura.

 

**PROFESSORES ENVOLVIDOS:

  Língua Portuguesa, Língua Inglesa ,Sociologia, Artes, Matemática, Filosofia, História

**PÚBLICO-ALVO:

Alunos do 1º , 2º e 3º  anos e Eja

 **OBJETIVOS:**

- Despertar a  gosto pela leitura através de  obras Clássicas da literatura

- Proporcionar ao aluno participar da leitura e debate de forma compartilhada  das obras Clássicas.

- Levar ao aluno ao entendimento das obras Clássicas atráves de uma nova forma  de leitura onde há a interpretação de todos os participantes sejam estes leitores habituais ou não.

 

 

 

 **JUSTIFICATIVA:**

             A escola Jorge Lopes Raposo  através do espaço pedagógico da sala de leitura  levando em conta a necessidade e a importância de incentivar a leitura  pensou em um projeto que auxiliasse o estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos do novo ensino médio

          Diante dessa nova  realidade educacional pensou-se em implantar o projeto: #BORALER  em parceria com as áreas de conhecimento do novo ensino Médio, para incentivar a leitura,  e levar  os alunos a vivenciar experiências   novas que proporcionem e solidifiquem  os  seus conhecimentos significativos   no processo de aprendizagem, prossibilitando também momentos que despertem neles o gosto e o amor aos livros e estimulando o hábito de leitura.

                   O projeto é de  fundamental importância,  e tem o intuito de apresentar aos alunos   as obras clássicas da literatura  também em pdf, audiolivro (para os alunos do SAEE)

                 No desenvolvimento da ação do projeto foi apresentada a obra, fez-se uma pesquisa bibliografia sobre o autor, teve sessão de cinema, realizou-se ainda  leitura e comentários sobre a obra literária selecionada,  como o fim de despertar nos alunos a  criticidade em respostas e argumentos, possibilitando que  aprendam  a  se posicionar  nos encontros das Tertúlias.

         Acreditamos que por intermédio desse projeto, ouve  o estimulo aos  alunos a buscarem nos livros, momentos divertidos, prazerosos e  também muito conhecimento através da leitura,   assim possibilitando também   compreenderem melhor o que estão lendo na escola ,  a ação teve o intuito de  mostrar  um horizonte totalmente novo, que são as Tertúlias Dialógicas literárias no ambiente da sala de aula.

            Observou-se que a roda de leitura vivenciada pelos alunos  através da Tertúlias Dialógicas  Literárias  contribui para ampliar o repertório literário dos mesmos  bem como a sua formação como sujeito leitor  ativo e participativo no processo de leitura dialógica.

 

**AÇÃO  DO PROJETO  EM SALA :

1. Apresentação  do conceito de Tertúlias para os alunos ( o que é, como consiste a roda de  Tertúlias)

**2. Seleção das obras Clássicas,  pesquisa sobre o autor: vida e obra, divisão da turma para a apresentação da roda de Tertúlia

**3. Sessão de Cinema  a cerca da obra

 

**4. Inicio das rodas de  Tertúlias ( a cada 15 dias , um grupo de alunos apresentava um trecho da obra selecionada na roda de Tertúlia)

 

**5. Exposição e Reflexão:** - Organizar uma  mostra cultural na escola a cada semestre, com exposição  dos autores lidos e  trecho da obra  através do teatro  criado pelos alunos atráves da leitura da obra clássica.

     Intervenção Artística na Escola:* - Os alunos  poderão criar murais artísticos  através de trechos, poemas ou pinturas  que retratem sua  visão artistica sobre a obra lida.

 

Este projeto não apenas  teve o intuito de  incentivar à leitura de obras Clássicas, mas também  pretendeu estimular o  desenvolvimento do senso critico, melhorar o vocabulário, ampliar a criatividade do aluno e  sua habilidade na escrita.

 

 

VAMOS CONHECER AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS

 

O que são as Tertúlias  Dialógicas Líterárias ?

                      As Tertúlias Dialógicas são uma das ações educativas de sucesso que se desenvolvem nas comunidades de aprendizagem. Estas compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo com todos os alunos e participantes da tertúlia.

                     As Tertúlias Literárias Dialógicas têm a sua origem nos anos oitenta na escola de adultos La Verneda-Sant Martí de Barcelona e consistem de encontros ao redor da literatura, nas quais os participantes leem e debatem obras clássicas da literatura universal.

 

Exemplo de compromisso dos voluntários

 1. Escolhe-se um livro da literatura clássica universal. Para tal, apresentam-se diferentes propostas aos participantes para que a decisão seja entre todos.  Cada pessoa pode apresentar uma proposta explicando os motivos pelos quais gostaria de ler aquela obra.

 2.Uma vez escolhida a obra, combina-se com os participantes quantas páginas irão ler para a próxima tertúlia. Da mesma forma, no final de cada sessão realizar-se-á o mesmo processo.

 

  3. Os participantes lerão, em casa, as páginas combinadas, assinalando o parágrafo ou parágrafos que mais gostaram ou que mais se salientaram, por algum motivo.

4. Durante o tempo de duração da tertúlia, debater-se-á a leitura a partir dos parágrafos selecionados. As pessoas que escolheram pedem a vez para falar.

5. O moderador vai concedendo a vez de falar a cada participante, que lerá em voz alta o parágrafo e explicará os motivos pelos quais o escolheu.

6. O moderador dá a vez de falar ao resto dos participantes para que possam comentar cada parágrafo exposto.

7. Seguir-se-á sucessivamente com cada um dos parágrafos, seguindo a ordem dos capítulos ou partes da obra literária, até que se acabe o livro.

 

 

Exemplo de experiência sobre as Tertúlias Dialógicas

 

         Em seguida apresenta-se o testemunho de Kaoutar, El Bina (aluna do 5.º ano do 2.º ciclo), onde exemplifica o desenvolvimento de valores, tais como o da convivência, do respeito e da tolerância, a partir de tertúlias: Uma coisa muito importante que eu aprendi na tertúlia é o que pensam os meus colegas e de que forma pensam. Eu não imaginava que eles pensavam as coisas que dizem nas tertúlias. Por exemplo, quando estamos a debater, eu penso numa coisa e outro colega pensa noutra diferente, sobre a mesma coisa.

 

COMO TRABALHAR COM  TÉRTULIAS  LITERÁRIAS

1º passo:  O professor seleciona  um texto  clássico ( ou um livro)

2º passo:  O professor  inicialmente faz a leitura em voz alta

3º passo: O professor  pedi para o aluno selecionar um trecho  do  texto e fazer um pequeno comentário oral.  Cada aluno pode ler um fragmento do texto e comentar a respeito

4º Passo: No fim o professor faz o comentário geral sobre o texto

OBS:No momento da Tertúlia deve  haver o respeito a todos os alunos  que leram e fizeram seus comentários

 

 

 

 

 

 

 

 

OBRAS SELECIONADAS

 

ü  1º anos:

Livro: A revolução dos Bichos de Geoge Orwell     

Professores: Edilene , Neth, Ana Cristina, Jeferson

Turno: manhã e  tarde

 

ü  2º anos:

Livro: Chove nos Campos de  Cachoeira  de Dalcidio Jurandir 

Professor: Edfran

Turno/ tarde

Turmas: 201, 202, 203 e 204

 

Livro: A revolução dos bichos de  George Orwell

Professora:Sandra  Lopes

Turno: manhã

Turma: 205

 

 

ü  3º anos:

Livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis 

Professora:Sandra  Lopes

Turno: manhã

Turmas : 303 e 304

 

 

Livro: Vidas Secas

Professor: Antônio Carlos  (Matemática)

Turno: manhã

Turma: 305

 

Livro: Grande Sertão Veredas  

Professor: Edfran ( Língua inglesa)

Turno: tarde

Turmas:  301, 302, 303 e 304

 

Livro: A revolução  dos bichos

Professor :  Jorge  ( Língua Portuguesa)

Turno: Noite

Turmas: Eja

 

                      

 

 

 

 

 

 

 CRONOGRAMA DO PROJETO

 

1º SEMESTRE

 

  Turmas: 2º e 3º anos

 

·         JANEIRO/ FEVEREIRO  :Divulgação do projeto para os professores, seleção das obras Clássicas por série,  apresentação do autor ,ínicio da leitura da obra

 

·         MARÇO/ ABRIL:  rodas de Tertúlias a cada 15 dias

 

·         MAIO/ JUNHO : rodas de tertúlias ,culminância com as turmas

Mostra cultural

 

Obs : o projeto  fez parte da avaliação

 

 

 

2º SEMESTRE

Turmas: 1º anos

 

·         AGOSTO/SETEMBRO  :Divulgação do projeto para os professores, seleção das obras Clássicas por série,  apresentação do autor ,ínicio da leitura da obra

 

·         OUTUBRO/ NOVEMBRO:  rodas de Tertúlias a cada 15 dias

 

·         DEZEMBRO : rodas de tertúlias ,culminância com as turmas

Mostra cultural

 

Obs : o projeto  fez parte da avaliação

 

 

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão