RELATO DE PRATICA DA TERTÚLIA NO AMBIENTE
VIRTUAL
Tertúlias Dialógicas Literárias
As Tertúlias Dialógicas Literárias têm a sua origem
nos anos oitenta na escola de adultos La Verneda-Sant Martí de Barcelona e
consistem de encontros ao redor da literatura, nas quais os participantes leem
e debatem obras clássicas da literatura universal. Os encontros
literários dialógicos originaram-se no início da década de 1980 em
um centro de educação de adultos. Esses encontros, com base na aprendizagem
dialógicas buscam quebrar as barreiras excludentes que impedem as pessoas sem
formação abordagem acadêmica da literatura clássica universal, sob o pretexto
de que não estão preparados para ler este tipo de literatura e que,
portanto, não a compreendendo, não podem gozar ou gozar e aprecio
seu senso estético .“A leitura não vem da autoridade do professor ou do
currículo, mas sim de sentimentos humanos muito intensos. Não era para ser
individualmente estudada, mas, sim, coletivamente compartilhada.” (Flecha,
1997: p.50)
As
Tertúlias Dialógicas Literária tem como base a aprendizagem
dialógica que é a concepção de aprendizagem que fundamenta as Comunidades
de Aprendizagem que está fundamentada através
de sete princípios: o diálogo igualitário, a inteligência cultural, a
transformação, a dimensão instrumental, a criação de sentido, a solidariedade e
a igualdade de diferenças.
As
aprendizagens se dão por meio das interações entre iguais: professores,
familiares, amigos, o que produz diálogo igualitário:
A Aprendizagem Dialógica acontece nos diálogos que são igualitários, em interações em que se reconhece a inteligência cultural de todas as pessoas, e está orientada para a transformação do grau inicial de conhecimento e do contexto sociocultural, como
meio de alcançar o êxito de todos.
A Aprendizagem Dialógica acontece em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecendo a criação de sentido pessoal e social, e que são guiadas pelo sentimento de solidariedade, em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e mutuamente enriquecedores. (Aubert et
al., 2008:167)
RESUMO
A prática de leitura é um dos muitos desafios na formação do aluno-leitor e precisa ser fomentada nos vários espaços do ambiente escolar. Em virtude da Pandemia, vivenciada desde 2020, houve afastamento dos alunos do convívio escolar, o que nos levou a pensar alternativas viáveis para esse novo contexto de ensino remoto. Assim, propusemos como objetivo desenvolver uma experiência de prática da leitura por meio do projeto: “Tertúlias Dialógicas Literárias Virtuais” com alunos dos 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jorge Lopes Raposo. O projeto foi realizado de abril a junho de 2021 e adaptado ao ambiente virtual da plataforma Google Meet, tornando possível aos alunos o acesso e o contato com a leitura de obras clássicas da literatura universal. Visando à formação leitora dos alunos, elegemos a obra Clássica : "Dom Quixote de La Mancha "de Miguel de Cervantes (livro adaptado). O livro selecionado foi disponibilizado em pdf, e como audiolivro; também foram utilizados vídeos do youtube, com o objetivo de estabelecer comparações entre as fontes. Como resultado, os alunos produziram vídeos, áudios com a narrativa síntese do livro, ficha de leitura e resumos da obra; também fizeram avaliações orais sobre a experiência, bem como auto-avaliação. Como aporte teórico, recorremos a alguns escritores: Solé (1998) e Cossin( 2020), que abordam o incentivo ao hábito da leitura, as estratégias de leitura, e também a importância de desenvolver a prática da leitura através de círculos de leituras possibilitando aos envolvidos um encontro com o texto literário, tornando assim o ato de ler algo atraente e envolvente. Os resultados demonstraram que os alunos foram estimulados à prática da leitura, com o contato mais intenso com a obra Clássica, comentando, refletindo e expondo pontos de vistas através dos encontros promovidos nas Tertúlias Dialógicas Literárias, foi observando a participação ativa dos alunos que mostraram através de apresentações no ambiente virtual do Google Meet ,o interesse pela leitura da obra Clássica, pelo autor e pelo assunto abordado pela obra, fazendo com que os alunos interagissem e mostrassem o total domínio no que tange leitura e interpretação de uma obra clássica da literatura.
Tertúlias Dialógicas Literárias é um projeto piloto que foi desenvolvido na escola Jorge Lopes Raposo teve o apoio do SIEBE profª Silvia Cristina Fernandes, USE 11- Gestora profª Bernadete Oliveira /CEFOR/SEDUC.
2-METODOLOGIA.
Os encontros das Tertúlias Dialógicas Literárias foram organizados no ambiente virtual do Google Meet, onde os alunos leram inicialmente em casa os capítulos dos livros em pdf no celular ou computador , e posteriormente apresentaram trechos da obra , debateram ou teceram comentários a respeito do assunto abordado no livro. Os encontros online das Tertúlias no Google Meet foram organizados em blocos, onde as equipes selecionadas apresentaram em turno de palavras seus comentários e considerações a respeito do livro. Como produção final do projeto foi solicitado que o aluno produzisse um vídeo ou áudio falando sobre o livro, e realizasse uma atividade da ficha de leitura no Google Forms, e resumo sobre a obra lida.
O
projeto foi desenvolvimento com os alunos em
quatro etapas. Na primeira etapa foi mostrado os conceitos sobre leitura
e os passos para a produção de um resumo. Na segunda etapa foi
apresentada a biografia do autor através de vídeos no you tube e a obra
clássica em pdf que seria lida pela turma. Na terceira etapa iniciaram
os encontros das Tertúlias dialógicas
Literárias com as turmas dos 9º
anos no google Meet , e na quarta etapa os alunos apresentaram seus trabalhos sobre a
leitura da obra literária produzidos através de vídeos ou áudios apresentados no google
Meet.
Ø Criação de um grupo de Whatsapp para os alunos dos 9º anos;
Ø Criação da sala Virtual Google Classroom , onde foram postados o livro em pdf, audiolivro, filmes, slides sobre a importância da leitura, resumo;
Ø Encontros no Google Meet - o projeto promoveu quatro encontros nos meses de maio / junho para apresentação das Tertúlias Dialógicas Literárias;
Ø Produção Final : Gravação no Google Meet da apresentação dos alunos nos encontros das Tertúlias , produção de vídeos pelos alunos a respeito do livro, produção de resumo da obra e analise do livro através da ficha de leitura.
CRONOGRAMA DOS ENCONTROS VIRTUIAS DAS TERTÚLIAS DESENVOLVIDAS NO GOOGLE MEET:
A ação de leitura foi
desenvolvida em quatro encontros virtuais no Google Meet
ü 1ª ENCONTRO VIRTUAL: Foi realizado no dia : 18/05, com a apresentação da equipe 01 e 02, com o seguinte cronograma de
apresentação da obra, dividida por capitulos , a serem lidos e comentados pelos
alunos.
APRESENTAÇÃO
DOS ALUNOS DA EQUIPE 01 |
APRESENTAÇÃO
DOS ALUNOS DA EQUIPE 02 |
LEITURA DAS PAGINAS 09 ATÉ 23 |
LEITURA
DAS PAGINAS 23 ATÉ 41 |
Ø
ü 2ª ENCONTRO VIRTUAL: Foi realizado no dia : 01/06, com a apresentação da equipe 03 e 04,
com o seguinte cronograma de apresentação da obra, dividida por capitulos , a
serem lidos e comentados pelos alunos.
APRESENTAÇÃO
DOS ALUNOS DA EQUIPE 03 |
APRESENTAÇÃO
DOS ALUNOS DA EQUIPE 04 |
LEITURA DAS PAGINAS DE 46 ATÉ 57 |
LEITURA DAS PAGINAS 59 ATÉ
69 |
Ø
APRESENTAÇÃO
DOS ALUNOS DA EQUIPE 05 |
LEITURA DAS PAGINAS
71 ATÉ 82 |
ü 4ªENCONTRO VIRTUAL: Foi realizado no dia : 22/06, com gravação dos depoimentos dos alunos a respeito da participação do projeto
Ø
GRAVAÇÃO NO GOOOGLE MEET |
Alunos Wilson Manoel de Magalhães e Mikaelly Cristina Magalhães |
- VÍDEO DA GRAVAÇÃO NO GOOGLE MEET DO 1º ENCONTRO DAS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS
- VÍDEO DA GRAVAÇÃO NO GOOGLE MEET DO 2º ENCONTRO DAS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS
- VÍDEO DA GRAVAÇÃO NO GOOGLE MEET DO 3º ENCONTRO DAS TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A pratica de leitura é um ato de extrema importância para a aprendizagem do ser humano, pois possibilita o aprimoramento do vocabulário, o desenvolvimento do raciocínio critico e a interpretação. Só se aprende ler lendo, e a tarefa da escola é propor aos alunos esse contato com o mundo da leitura, com o intuito de despertar em cada ser a competência leitora, principalmente de obras clássicas da literatura.
Ao longo da experiência de leitura virtual observamos que nossa ação foi
realizada com sucesso. Percebemos que
durante a sua fase de desenvolvimento o interesse pela
leitura de obras Clássicas e Universais e a grande participação dos alunos que
leram a obra clássica adaptada: “O Fidalgo Dom Quixote”na íntegra.Com isso o
objetivo da ação de incentivar e formar novos leitores se efetivou com base nos
dados comprovados durante o desenvolvimento do projeto.
Nesse sentido, com o uso das práticas da
leitura dialógica, como as Tertúlias Dialógicas Literárias, aumentam o vocabulário, melhoram a expressão
oral e escrita, ampliam a compreensão leitora, o pensamento crítico e a
capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes
transformações na superação de desigualdades.
A ação de leitura desenvolvido com o uso das Tertúlias
Dialógicas Literárias foi sobretudo, uma ação de cooperação, participação e
parceria, onde professores e alunos se envolveram do início ao fim.
Foi notório o êxito da ação de leitura
durante todo o processo e a experiência foi realizada totalmente de forma on
line, mesmo com as dificuldades que uma escola pública enfrenta no que
concerne a falta de acesso à internet percebemos o empenho e dedicação
dos alunos. O grande ganho, certamente foi o envolvimento dos alunos em todas
as atividades propostas em cada etapa; outro aspecto muito positivo foi o fato
de os alunos terem lido a obra na íntegra, pois a muitos não tinham lido um
livro em pdf através da internet, e o maior desafio foi ler a obra clássica em
pdf utilizando celulares ou notebook.
O projeto contou com a participação
de cerca de 60 alunos das turmas dos 9º anos
turnos :manhã e tarde, que realizaram as tarefas de apresentação no
google Meet, criação de vídeos , áudios falando sobre o livro,
produção de fichas de leitura e resumo da obra.
A inclusão dos alunos especiais no
projeto foi algo extraordinário e tanto eles como os demais estiveram engajados
e demonstraram grande interesse em ler uma obra clássica adaptada em pdf e participar das
Tertúlias Dialógicas Literárias no ambiente virtual.
REFERÊNCIAS
ALBERGARIA,Lino de.O fidalgo Dom
Quixote de La Mancha. Adaptação de Lino de Albergaria da obra de Miguel de Cervantes.-São
Paulo:Paulus, 2010
Confapea
(2012). Manual de Tertulia Literaria Dialógica, disponível em
http://confapea.org/tertulias/wpcontent/uploads/2012/02/manual.pdf. [Acesso em
abril de 2013.]
INSTITUTO
Natura. Comunidade de Aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 14 maio
2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2009.
______. Ministério da
Educação. Secretaria da Educação Básica. Base
nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>.
Acesso em março de 2019.
SOLÉ,Izabel. Estratégias de Leitura, 1998. Disponivel
em:<https://www.pensecomigo.com.br/livro-estrategias-de-leitura-pdf-isabel-sole-sole/<Acesso:
Setembro.2020
COSSON, Rildo.Circulos de leitura e letramento.1ª
Ed.4ª reimpressão.-São Paulo:Contexto,2020
BAMBERGER,Richard.Como
incentivar o hábito da leitura.7ª Ed.7ª impressão.Editora Àtica,2006
COSSON,Rildo.
Letramento literário: teoria e prática. 2.ed.,10ª reimpressão.-São Paulo:Contexto,2020
LINKS
- https://www.comunidadedeaprendizagem.com/aprendizagem-dialogica COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
- https://www.paulus.com.br/assistencia-social/wp-content/uploads/2015/10/o-fidalgo-dom-quixote_miolo.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário