SALA DE LEITURA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO
1.JUSTIFICATIVA:
Formar
alunos leitores e escritores proficentes é um desafio a todos que se dedicam à educação em nosso país e em
nosso estado. No contexto escolar, esse desafio é ainda maior e as aulas de
redação mostram-se muito importantes
para enfrentá-lo e vencê-lo com qualidade. O fruto esperado de atividades
envolvendo o ler e o escrever gêneros textuais, que circulam no meio
sociocultural, é a formação de um individuo mais atuante nesse meio, tendo
capacidade de exercer sua cidadania com plenitude.
As
destrezas com o texto poderão cumprir o papel de ajudar no alcance de bons
desempenhos na realização do Exame Nacional de Ensino Médio(ENEM), ou noutro
certame que exija esses conhecimentos de leitura e produção textual. Sabe-se
que em todos os exames de grande escala há um peso importante para assuntos
ligados aos conhecimentos de linguagem, em especial leitura, compreensão e
interpretação textual, além da própria redação, todos com grande
repercussão na nota final dos exames.
É
justamente por isso que cada vez mais a escola
Jorge Lopes Raposo tem empreendido
uma série de estratégias para desenvolver
as proficências leitora e escritora em seus alunos. Especialmente, na primeira
série do ensino médio, a fim de que possam obter bons desempenhos nas provas
e na redação do Enem.
Nesse
sentido, faz-se necessário desenvolver oficinas de Leitura e produção textual para os alunos
dos 1º anos do ensino Médio, no
intuito de prepará-los para a prova
de redação do Enem, e também para a
escola ficar bem colocada
entre as melhores instituições
de ensino da rede pública de Belém. Como aporte teórico para as propostas da
oficina, serão utilizadas as obras “Ler e compreender: os sentidos do texto” de Ingedore
Vilaça Koch & Vanda Maria Elias (2011); “Para entender o texto: leitura e redação” de Platão & Fiorin ( 1990) e
“Curso de Redação” de Antônio Suarez Abreu (1991).s
2-PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano
3-PERÍODO: 3º e 4º bimestres/2021
(setembro a dezembro)
4-OBJETIVOS DA OFICINA
-Refletir sobre a importância
da leitura e estratégias para realizar o ato de ler
-Compreender a relação
texto-autor-leitor no processo de leitura como interação
- Reconhecer os diversos
gêneros textuais que circulam em nossa sociedade e a utilização deles nas
variadas situações de interação verbal.
- Desenvolver habilidades de leitura e redação em textos Dissertativo-argumentativos
-Aprimorar a habilidade de construção de textos compreensivos, com coerência e coesão textual
-Produzir textos dissertativo-argumentativos,
empregando as competências avaliadas no Enem
5-CONTEÚDOS ENVOLVIDOS
·
Importância
da leitura
·
As
relações entre texto-autor-leitor
·
Compreensão
e interpretação de textos
·
Textos
verbais não verbais e mistos
·
Conhecimentos
para o processamento de textos
·
Coesão e coerência
de textos
·
Operadores lógico-discursivos
·
Características
do texto argumentativo-dissertativo
·
Competências
avaliadas na redação do Enem
·
Produção
e avaliação textual
6-METODOLOGIA:
As oficinas
serão desenvolvidas na sala de leitura da escola Jorge Lopes Raposo. Nesse
espaço, os alunos participarão de um encontro por semana,
com aulas expositivas, debates, roda de conversa e tarefas orientadas sobre Leitura, interpretação e produção
de textos, tendo em vista o desenvolvimento de suas capacidades leitoras e
escritoras.
A
metodologia de ensino é participativa, com ênfase na leitura e produção de
textos. Para tal finalidade, serão realizadas dinâmicas que possibilitem a prática de leitura e escrita
individual e coletiva,
contando com outros recursos
pedagógicos importantes, tais como: audiovisual e textos de outros gêneros que venham
a enriquecer o processo de ensino/aprendizagem.
Serão
implementadas condutas pedagógicas tais como escuta dos alunos em roda de conversa e disponibilidade para que tirem
dúvidas e mantenham contato virtual. Vários
especialistas têm destacado a importância
da comunicação com os alunos de modo a e
captar suas necessidade e buscar com isso elementos
para motivá-los. Uma pesquisa informal
com os estudantes pode
ser um passo importante levantar as demandas dos alunos. Aulas expositivas e
práticas serão privilegiadas de modo ao conteúdo exposito não suplantar 20
minutos de exposição, sendo dividindo o tempo de encontros com tarefas
práticas.
7-AVALIAÇÃO
A
avaliação das aprendizagens dos alunos na oficina será processada mediante o
acompanhamento de suas participações aos encontros, utilizando o registro, coleta
e correção das tarefas realizadas durante as aulas das oficinas. Como produção
final da oficina os alunos participarão de um concurso de
redação, no qual serão premiadas as melhores redações que serão
organizadas em uma coletânea a ser digitalizada na forma de ebook e cada aluno
receberá uma cópia.
8-BIBLIOGRAFIA
ABREU, Antônio
Suarez. Curso de Redação.3ª ed.São Paulo: Ática, 1991.
CEREJA, William
Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.Texto e
interação. 4. ed. São Paulo:
Atual, 2013.
FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Para entender
o texto: leitura
e redação. São Paulo: Ática,
1990
https://educacao.imaginie.com.br/como-preparar-a-aula-de-redacao-com-a-pratica-de-texto/
KOCH, Ingedore
Vilaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e
compreender: os sentidos do texto, São Paulo:
Contexto, 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.
Porto Alegre: Artemed, 1998.
9-CRONOGRAMA: 19/08 a 09/12/2021
Mês |
Dia da semana Quinta |
Horário |
Conteúdo/atividades |
AGOSTO |
26/08 |
15h às 16h |
-Leitura (O que é leitura?) -Importância da leitura (Em que ela nos favorece?) -Proficiência leitora e Leitor crítico -Leitura de textos verbais, não verbais e mistos - Tarefa orientada |
SETEMBRO |
02/09 |
15h às 16h |
Sistemas de conhecimento na leitura do texto Conhecimentos: linguístico, de mundo e interacional Correção da tarefa anterior Orientação de tarefa para participantes |
|
09/09 |
15h
às 16h |
Compreensão
e interpretação de textos Estratégias
de leitura Tarefa
orientada |
|
16/09 |
15h
às 16h |
Coesão
e coerência de textos Operadores
lógico-discursivos nos textos Tarefa
orientada |
|
23/09 |
15h
às 16h |
Gêneros
do discurso/textuais: textos narrativos, descritivos,
dissertativos(argumentativos, expositivos) |
|
30/09 |
15h
às 16h |
Produção
de textos escritos (a redação) |
OUTUBRO |
07/10 |
15h às 16h |
Características do texto argumentativo-dissertativo Tarefa orientada |
14/10 |
15h às 16h |
Competências avaliadas na redação o Enem |
|
|
21/10 |
15h às 16h |
Competência 1:Domínio da norma padrão da língua
portuguesa |
28/10 |
15h às 16h |
Competência 2: Compreensão
da proposta de redação |
|
NOVEMBRO |
04/11 |
15h às 16h |
Competência 3:seleção e organização de informações |
|
11/11 |
15h
às 16h |
Competência
4:Conhecimentos de estruturação do texto para a argumentação |
18/11 |
15h
às 16h |
Competência
5: Elaboração de uma proposta com soluções ao
problema tratado, respeitando os direitos humanos |
|
|
25/11 |
15h
às 16h |
Avaliação
das competências das redações Seleção
de redações |
DEZEMBRO |
02/12 |
15h às 16h |
Socialização das produções Premiação das redações |
|
09/12 |
15h
às 16h |
Socialização
das produções(culminância) Premiação
das redações (culminância) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário