Em de 2020 fomos pego de surpresa pela Pandemia do Coronavírus, um vírus que se multiplicou e acabou atacando o mundo todo, tudo parou, a educação foi a quem mais sofreu, em 18 de março de 2020, o ano letivo na escolas foi paralisado totalmente devido a Pandemia que se alastrava no mundo inteiro, foi um ano histórico, onde as escolas foram fechadas e as redes de ensino tiveram de implementar as aulas remotas.
As escolas se viram na tarefa de reavaliar
o seu modo de ensino e muitas começaram a criar meios de se chegar até os
alunos, por intermédios de ferramentas digitais e mídias digitais. O ambiente
virtual foi visto como saída para dá continuidade aos estudos e chegar até os
alunos era um dos desafios, principalmente na escola pública, da qual faço parte, foi chegar até esse alunos. As aulas a partir
de então foram
organizadas através de mídias sociais e aplicativos já utilizados por grande parte das pessoas, que eram os grupos
de whatsapp, posteriormente foi usado uma plataforma digital denominada Google sala de aula para que os alunos
pudessem ter acesso ao material criado e disponibilizado pelos professores, usou-se
também o ambiente virtual Google meet, e as aulas passaram a ser on line , porém só tinha acesso aquele aluno que tivesse
internet.
Minha escola só veio a desenvolver as aulas no ambiente virtual em agosto de 2020, e
somente as turmas dos 9º anos e 3º anos foram envolvidas
nesse novo modelo de estudo, com muito esforço e força de vontade conseguimos
chegar até uma grande parte de nossos alunos , mas a maioria por não
ter acesso à internet em casa , não acessou os espaços virtuais criados por nossa escola. Os 3º anos
do ensino médio receberam chips doados pelo governo, porém como tudo era novo e
os alunos ainda estavam aprendendo a mexer nas plataformas digitais, observou-se que
muitos alunos se perderam pelo caminho.
Nós, professores tivemos muitos desafio pela frente e eu , profª lotada na Escola
Jorge Lopes Raposo nunca desisti de aprender coisas novas que envolvessem as tecnologias e as mídias socias.
turma do 9º ano: aula de Matemática |
turma 9º ano- aula de Língua Portuguesa |
A
nova realidade estava presente e a única solução para os professores era aprender
a lidar com essas novas formas de trabalho on line , e o desafio era buscar meios de envolver e trazer os alunos para o meio virtual, pois a educação não era
mais a mesma, tudo havia mudado, a internet se fez presente mais do que nunca em nossas vidas e seria um auxilio para que a Educação não estagnasse.
Foram seis meses dificies tanto para nós, professores quanto para nossos alunos, mas mesmo com a Pandemia ainda não extinta, conseguimos concluir o ano letivo de 2020.
No final a nossa tarefa era avaliar o que deu certo para que em 2021 , pudéssemos envolver agora a escola toda, e foi o que aconteceu.
Em fevereiro de 2021 iniciamos o ano letivo em nossa escola, o mesmo foi iniciado totalmente no ambiente virtual e envolveu todas as turmas da escola Jorge Lopes Raposo, foram criados grupo de whatsapp por série e turno, totalizando 20 grupos de whatsapp, foram criadas 15 salas virtuais no ambiente virtual Google sala de aula, e as aulas foram organizadas por dias da semana, onde oss aluno tinham aulas ministradas por dois professores no turno em que o aluno estudava , durante toda a semana eram desenvolvidas aulas através dos grupos de whatsapp ou encontros no Google meet.
O ensino não parou, e em 2021 pudemos atender
mais alunos, porém o desafio era atingir os alunos carentes e sem internet.
Minha escola buscou fazer com que os alunos sem acesso à internet pegassem os
materiais impressos e posteriormente retornasse a escola com algumas atividades
respondidas.
Em junho de 2021 finalizamos o semestre no afâ de retornarmos as aulas presencias
em agosto.
Sabemos que agora é acreditar e torcer por
tempos melhores e esse vírus
que assolou o mundo inteiro possa ser controlado e que todos nós possamos ter a
nossa vida normal de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário