1- Tema: "Leitura de livros: literatura Infanto Juvenil"
1.2- Público Aluno: alunos do 9º ano de ensino fundamental
1.3- Duração: 3 meses
1.4- Período: Março a Maio
2- Ano: 2022
Turma 9º ano |
JUSTIFICATIVA:
A Literatura Infanto Juvenil é de suma importância para incentivar a formação do hábito de leitura entre os jovens que estão cursando o ensino fundamental. Neste sentido, o livro deveria ter a importância sempre no dia a dia dos jovens. A leitura é um caminho que leva a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E nesta perspectiva, cabe a escola e em particular a sala de leitura implantar ações de leitura e desenvolver nos jovens o hábito de ler por prazer, e não por obrigação. Hoje sabemos que a dimensão de literatura infanto juvenil é muito mais ampla e importante.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto iniciou em março e teve a sua culminância em maio com a apresentação da obra pelos alunos e gravação de vídeos com a indicação da leitura.
MÊS : MARÇO /ABRIL/MAIO
1º ETAPA:
- SELEÇÃO DE LIVROS NA BIBLIOTECA E INÍCIO DA LEITURA
- AULA SOBRE COMO FAZER UM RESUMO
AULA:COMO FAZER UM RESUMO
O que é Resumo:
Resumo é uma exposição
abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística.
Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.
Como fazer um resumo
O primeiro passo para fazer um resumo consiste na leitura atenta do
texto que vai ser resumido. Depois devem ser identificados nos diferentes
parágrafos os conceitos-chave,
ou seja, as ideias mais importantes. Em
~useguida, deve ser feito o resumo, onde os parágrafos são
descritos de forma concisa, nunca esquecendo de abordar os conceitos mais
importantes. Como conclusão, deve ser feita uma leitura atenta do resumo,
para comprovar
que as principais idéias do texto original estão incluídas
no resumo.
O que é um resumo
de livro?
O resumo de um livro é uma apresentação das ideias de um livro de forma
mais concisa e objetiva.
Para quê serve um
resumo de livro?
A finalidade principal do resumo do livro é apresentar as principais ideias do texto. É por isso que ele
serve muito bem como um guia de consulta sobre o livro. Afinal de contas,
depois de bastante tempo que você leu, é possível retomar e relembrar os
principais conceitos do livro através desse resumo.
Qual é a diferença
entre um resumo de livro e um fichamento?
Apesar de ambos serem sínteses de um texto, o fichamento é feito através
de fichas e sintetiza apenas as ideias centrais do texto. O resumo de livro,
por outro lado, tem um formato mais amplo e deve compreender a narrativa e as
personagens do livro.
Qual é a diferença
entre um resumo de livro e uma resenha?
Apesar de ambos serem sínteses de um texto, a resenha deve conter uma
análise crítica e apresentar a relação com outras referências complementares.
Como fazer o resumo
de um livro?
1. Considere o objetivo do resumo e faça um planejamento
2. Leia o livro e anote os principais dados
3. Organize as anotações
4. Escreva a introdução
5. Apresente os detalhes da narrativa
6. Descreva o problema central do livro
7. Conte como foi a resolução do problema
8. Escreva uma conclusão
2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA OBRA EM RODA DE CONVERSA COM A TURMA
E
ü REALIZAR A PESQUISA SOBRE A VIDA E OBRA DO AUTOR
ü ESCOLHER UM TRECHO E FAZER UM COMENTÁRIO
ü FAZER UM RESUMO SOBRE O LIVRO
ü
Considerações finais
Ao
longo da experiência de leitura observamos
que nossa ação foi realizada com êxito e sucesso, uma vez que durante a sua
fase de desenvolvimento foi observado e registrado o interesse dos estudantes pela leitura de obras da literatura infanto-juvenil e a grande participação dos que leram as obras.Com isso o objetivo da ação de incentivar e formar novos
leitores se efetivou com base nos dados comprovados durante o desenvolvimento
do projeto.
Nesse sentido, com o uso
das práticas da leitura, foi
possível a ampliação do vocabulário, melhorar a expressão oral e escrita,
ampliar a compreensão leitora, o pensamento crítico e a capacidade de
argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na
superação de desigualdades.
A ação de leitura, foi, sobretudo, uma ação de
cooperação, participação e parceria, em que professores e alunos se envolveram
do início ao fim e construíram conhecimentos que deverão permanecer por todas
suas trajetórias.
Foi notório o êxito da ação de leitura durante o processo ,percebemos o empenho e dedicação dos alunos. Certamente, esse envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas foi um grande diferencial; outro aspecto muito positivo foi o fato de os alunos terem lido a obra na íntegra.
O projeto contou com a participação de cerca de 35 alunos da turma de 9º ano do turno da tarde, que realizaram as tarefas de produção de resumos das obras, apresentados na roda de conversa com os alunos da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário