1- Tema: "Conhecendo os pensadores"
1.2- Público Aluno: alunos do 9º ano de ensino fundamental
1.3- Duração: 3 meses
1.4- Período: Setembro a Novembro
2- Ano: 2022
· APRESENTAÇÃO:
A escola Prof. Jorge Lopes
Raposo, através da sala de leitura vem incentivando ações e projetos voltados à leitura para
a sua comunidade estudantil, buscando sempre incentivar e despertar nos
alunos o gosto pela leitura e pesquisa. Desenvolveu
o
projeto de leitura : “Conhecendo os pensadores” em parceria com a profª lotada na turma
do 9º ano do ensino fundamental, no segundo semestre de 2022, com o intuito de
proporcionar aos alunos que estão finalizando o último ano da educação básica,
conhecer e pesquisar a biografia , importância
e contribuição dos pensadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais.
· OBJETIVOS
:
- Desenvolver no aluno o hábito de leitura
- Incentivar
a pesquisa de pensadores e suas
contribuições para a sociedade;
- Realizar a iniciação a Filosofia e mostrar a importância e contribuições dos pensadores.
·
PÚBLICO : Alunos do 9º ano
do ensino fundamental
·
PERÍODO: Segundo semestre de 2022
·
CRONOGRAMA DE AÇÕES
Mês |
Período (Quinta) |
Local |
Conteúdo/atividades |
SETEMBRO |
22/09 |
Sala de
Leitura |
-Apresentação do projeto |
29/09 |
Sala de Leitura |
- Palestra: A importância da leitura dos pensadores |
|
OUTUBRO |
13/10 |
Sala de
leitura |
- Vídeo aula:Biografia/ Os pensadores - Escolha dos pensadores e divisão das
equipes |
|
20/10 |
Sala de informática |
-Pesquisa da biografia do pensador -Pesquisa de uma obra
do pensador |
NOVEMBRO |
|||
|
27/10 |
Sala
de informática |
-
Montagem do slides , podcast ou vÍdeos |
|
|||
|
10/11 |
Sala de leitura ( CULMINÂNCIA) |
- Apresentação dos trabalhos em slides ou pdcast e
avaliação dos alunos |
|
|||
|
- AVALIAÇÃO: A avaliação foi realizada através das apresentações dos trabalhos realizadas na sala de leitura pelos alunos feita através de slides, podcast e vídeos produzidos pelos alunos.
- PRODUÇÃO DOS ALUNOS
·
CONSIDERAÇÕES
O projeto de
leitura : “Conhecendo os pensadores”
foi sobretudo, um projeto de cooperação, participação e parceria com a profª da
turma do 9º ano, observou-se que os
alunos se envolveram do início ao fim do projeto.
Foi notório o êxito do projeto
durante todo o processo e o trabalho foi realizado de forma satisfatória, o
grande ganho, certamente foi o envolvimento dos alunos em todas as atividades
propostas de cada etapa; outro aspecto muito positivo foi o fato de os alunos
terem se aprofundado na pesquisa sobre a biografia do pensador, sua obra e sua
importância na área de conhecimento a qual pertence.
Observou que o interesse da turma foi
algo extraordinário pelo engajamento em desenvolver o projeto e as atividades solicitadas
para serem apresentadas usando slides,
podcast e vídeos, o que só veio a
contribuir para ampliar o conhecimento e
desenvolver o intelecto dos alunos
envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário