domingo, 2 de janeiro de 2005

@GCOM

O projeto @gcom (agência de comunicação) é desenvolvido na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo tendo como coordenadoradas as professoras Helioneth Lisboa e Roselene Silva.
Foi implantado na sala de infórmatica em 2009 inciou com 50 alunos, que foram selecionados através de três provas: informática, redação e entrevista.
o projeto iniciou em agosto de 2009 com o curso de inclusão de digital, e a participação no portal educarede com o projeto "Vamos manter a escola limpa"
em 2010, o projeto vai iniciar o curso de Rádio e tv na escola.

sábado, 1 de janeiro de 2005

CONHEÇA OS PROJETOS QUE DESENVOLVO NA E.E.E.FUNDAMENTAL E MÉDIO JORGE LOPES RAPOSO



 Projeto : “Conhecendo a poesia ” SÉRIE: 2º E 3º DO ENSINO MÉDIO


 JUSTIFICATIVA 


 Sabemos que a poesia está sempre presente em nossas vidas, porém com o passar do tempo a mesma vai se perdendo. Mas, sempre estará presente dentro de nós. Podemos considerar a escola como um lugar propício para aprender e produzir poesias, pois algumas matérias possibilitar esse contato do aluno com a poesia. O projeto “Conhecendo a poesia” visa incentivar a leitura, proporcionando ao aluno a interação com o esse gênero textual, desenvolvendo ainda o processo de comunicação de uma forma mais ampla, haja vista que despertará também no aluno o gosto pela pesquisa e analise de poesias dos mais variados poetas da nossa literatura. O projeto tem como objetivo desenvolver a produção textual do aluno, possibilitando ao mesmo expor suas emoções através de recursos tão expressivos da linguagem poética.

 PÚBLICO ALVO: alunos do ensino médio 

 PERÍODO: 2 Meses OBJETIVOS -Despertar no aluno o prazer em ler poemas; -Possibilitar a compreensão do que seja a linguagem poética; - Desenvolver no aluno a competência no que diz respeito a compreensão, leitura e produção de textos poéticos; -Trabalhar com poemas de autores da nossa literatura; -Identificar as diversas formas que caracterizam um poema 

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A linguagem por está voltada para a prática social possibilita a interação entre os indivíduos, a língua por sua vez vai abranger o processo de comunicação, ou seja, envolve o conhecimento que o locutor possui do interlocutor no ato do diálogo. Segundo a linguista Beth Brait, estudiosa de Bakhtin “A língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prosaicas ou formais) de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, um enunciado sempre é modulado pelo falante para o contexto social, histórico, cultural e ideológico. Para Baktin (1992) “Compreende que esses enunciados são individuais quando utilizados isoladamente, mas em outras situações a língua constrói enunciados relativamente estáveis denominados gêneros do discurso e que essa fartura de construções e formas pode variar, de um bilhete a uma poesia”. Os alunos devem entrar em contato com várias produções escritas, principalmente a poesia para que os mesmos possam entender , produzir textos a partir de suas experiências pessoais. 

 METODOLOGIA - Inicialmente iremos explicar aos alunos o que é poesia, sua estrutura e composição. -Os alunos serão divididos em equipe para iniciar a pesquisa de poesia de autores selecionados -Os alunos irão ler várias poesias em sala de aula e selecionar algumas para serem interpretadas e em seguida escolherão as que mais lhe chamaram atenção, poderão ainda produzir suas próprias poesias. -Os alunos apresentarão um recital, onde poderão expor as poesias escolhidas ou produzidas por eles. -As melhores poesias poderão ser postadas no blog da escola para que todos compartilhem do trabalho apresentado pela turma. 

 AVALIAÇÃO

 O processo de avaliação será feito de forma gradual, ou seja, o aluno será avaliado pela sua participação, pelo seu desempenho e produção feita no desenvolvimento do projeto. 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. WEB BIBLIOGRAFIA http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/filosofo-dialogo-487608.shtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia

Meus slides

Amigo cão