O projeto @gcom (agência de comunicação) é desenvolvido na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo tendo como coordenadoradas as professoras Helioneth Lisboa e Roselene Silva.
Foi implantado na sala de infórmatica em 2009 inciou com 50 alunos, que foram selecionados através de três provas: informática, redação e entrevista.
o projeto iniciou em agosto de 2009 com o curso de inclusão de digital, e a participação no portal educarede com o projeto "Vamos manter a escola limpa"
em 2010, o projeto vai iniciar o curso de Rádio e tv na escola.
domingo, 2 de janeiro de 2005
sábado, 1 de janeiro de 2005
CONHEÇA OS PROJETOS QUE DESENVOLVO NA E.E.E.FUNDAMENTAL E MÉDIO JORGE LOPES RAPOSO
Projeto : “Conhecendo a poesia ”
SÉRIE: 2º E 3º DO ENSINO MÉDIO
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a poesia está sempre presente em nossas vidas, porém com o passar do tempo a mesma vai se perdendo. Mas, sempre estará presente dentro de nós.
Podemos considerar a escola como um lugar propício para aprender e produzir poesias, pois algumas matérias possibilitar esse contato do aluno com a poesia.
O projeto “Conhecendo a poesia” visa incentivar a leitura, proporcionando ao aluno a interação com o esse gênero textual, desenvolvendo ainda o processo de comunicação de uma forma mais ampla, haja vista que despertará também no aluno o gosto pela pesquisa e analise de poesias dos mais variados poetas da nossa literatura.
O projeto tem como objetivo desenvolver a produção textual do aluno, possibilitando ao mesmo expor suas emoções através de recursos tão expressivos da linguagem poética.
PÚBLICO ALVO: alunos do ensino médio
PERÍODO: 2 Meses
OBJETIVOS
-Despertar no aluno o prazer em ler poemas;
-Possibilitar a compreensão do que seja a linguagem poética;
- Desenvolver no aluno a competência no que diz respeito a compreensão, leitura e produção de textos poéticos;
-Trabalhar com poemas de autores da nossa literatura;
-Identificar as diversas formas que caracterizam um poema
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A linguagem por está voltada para a prática social possibilita a interação entre os indivíduos, a língua por sua vez vai abranger o processo de comunicação, ou seja, envolve o conhecimento que o locutor possui do interlocutor no ato do diálogo.
Segundo a linguista Beth Brait, estudiosa de Bakhtin “A língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prosaicas ou formais) de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, um enunciado sempre é modulado pelo falante para o contexto social, histórico, cultural e ideológico.
Para Baktin (1992) “Compreende que esses enunciados são individuais quando utilizados isoladamente, mas em outras situações a língua constrói enunciados relativamente estáveis denominados gêneros do discurso e que essa fartura de construções e formas pode variar, de um bilhete a uma poesia”.
Os alunos devem entrar em contato com várias produções escritas, principalmente a poesia para que os mesmos possam entender , produzir textos a partir de suas experiências pessoais.
METODOLOGIA
- Inicialmente iremos explicar aos alunos o que é poesia, sua estrutura e composição.
-Os alunos serão divididos em equipe para iniciar a pesquisa de poesia de autores selecionados
-Os alunos irão ler várias poesias em sala de aula e selecionar algumas para serem interpretadas e em seguida escolherão as que mais lhe chamaram atenção, poderão ainda produzir suas próprias poesias.
-Os alunos apresentarão um recital, onde poderão expor as poesias escolhidas ou produzidas por eles.
-As melhores poesias poderão ser postadas no blog da escola para que todos compartilhem do trabalho apresentado pela turma.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será feito de forma gradual, ou seja, o aluno será avaliado pela sua participação, pelo seu desempenho e produção feita no desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,
1992.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo:
Hucitec, 1992.
WEB BIBLIOGRAFIA
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/filosofo-dialogo-487608.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia
Assinar:
Postagens (Atom)