domingo, 11 de setembro de 2011

SEMINÁRIO LEITURAS OBRIGATORIAS- UFPA (2011)



Estou desenvolvendo o projeto de leitura com os meus alunos do ensino médio da escola Jorge Lopes Raposo, cujo tema é "Conhecendo as leituras obrigatórias",

VEJA A LISTA DE LEITURAS RECOMENDADAS 2012

1. O lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas
2. Gil Vicente – ‘O pranto de Maria Parda’ (monólogo)
3. Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões
4. Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos
5. Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage
6. Romantismo
6.1. Leitura dos poemas ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves e ‘I-Juca Pirama’, de Gonçalves Dias
6.2. Leitura do romance ‘A pata da gazela’, de José de Alencar
6.3. Leitura do romance ‘A queda dum anjo’, de Camilo Castelo Branco
7 Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
7.1. Leitura do romance de ‘Esaú e Jacó’, de Machado de Assis
7.2. Leitura do romance ‘O primo Basílio’, de Eça de Queiroz
7.3. Leitura dos contos ‘Desilusão’ e ‘Que bom marido’, do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho
7.4. Leitura das crônicas ‘Trabalho feminino’, ‘Antônio Conselheiro’, ‘Prostituição infantil’ e ‘Recenseamento’, de Olavo Bilac
8. Simbolismo
8.1. Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza
9. Modernismo
9.1. Leitura dos poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro)
9.2. Leitura de ‘Libertinagem’, de Manuel Bandeira
9.3. Leitura do conto ‘O carro dos milagres’, de Benedicto Monteiro
9.4. Leitura de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade
9.5. Leitura de ‘Primeira manhã’, de Dalcídio Jurandir
9.6. Leitura do romance ‘A viagem do elefante’, de José Saramago
9.7. Leitura da peça ‘O rei da vela’, de Oswald de Andrade

fonte:site www.ceps.ufpa.br.



Os alunos apresentaram o conto: O carro dos Milagres de Benedicto Monteiro


Equipe 1:Mardson, Rafaele,Aida, Bruno e David (3º ano- tarde)

O livro "O Carro dos Milagres", de Benedicto Wilfred Monteiro (1924-2008) é uma coletânea de narrativas publicada em 1975, durante os Anos de chumbo (Ditadura Militar), de censura à cultura escrita. Premiada pela Academia Paraense de Letras, a presente coletânea contêm relatos de um caboclo que vem da brenha das matas amazônica contar suas histórias, memórias, culturas e saberes. Das sete narrativas, é importante enfocar aquela que contém o mesmo título do livro: O Carro dos Milagres.

Ainda que inserida num livro de contos, a primeira narrativa – O Carro dos Milagres – enquadra-se na categoria de novela, porque o enredo dela não trata de um único assunto, mas sim de vários e com muitos personagens; além disso, cabe-lhe o patamar de novel pelo fato de ter menor extensão do que o romance. Todavia, não é interesse trabalhar o aspecto do subgênero narrativo, mas sim tratar do conteúdo e da estrutura narrativa da referida obra.

A novela O Carro dos Milagres apresenta a experiência do caboclo Miguel dos Santos Prazeres (embora esse nome não apareça nesse texto, pode-se dizer que ele é subentendido de acordo com o conjunto da coletânea) no Círio de Nazaré em Belém/PA. Primeiramente, nota-se o diálogo entre dois caboclos (Personagem-narrador e o Compadre) que vieram acompanhar o Círio, sendo que Miguel tem o interesse de pagar uma promessa que a sua mãe fez a Nossa Senhora de Nazaré do Retiro (ou do Desterro) quando o rapaz encontrava-se em situação de perigo com sua canoa nas águas do Marajó.

A mãe velha prometera a Santa que se seu filho fosse resguardo do temporal ele haveria de levar um barco a vela de miriti durante a procissão.

O personagem-narrador (Miguel) descreve, de forma maravilhosa, os detalhes da procissão que está assistindo pela primeira vez, volta-se ao passado de suas lembranças para contar suas sagas de canoeiro no Igarapé da Mata do Catauari com o Compadre, um amigo que o acompanha no Círio e numa beberagem com cachaça de Abaeté, enquanto aguardam no nascer do dia a saída do Círio no Largo da Sé (atual Praça Dom Frei Caetano Brandão).

Depois de muitos goles de bebida, os dois caboclos resolvem segui a procissão, sendo que Miguel tinha o objetivo de achar o Carro dos Milagres e depositar a sua promessa (o barco a vela). Miguel avista o Carro, descreve a lenda portuguesa contida na iconografia do Carro (o milagre de Nossa Senhora de Nazaré a Dom Fuas Roupinho no século XII). Mas o caboclo encontra inúmeras dificuldades para pagar sua promessa: primeiro perde o companheiro de cachaça, o compadre; depois esbarra com o barquinho num balão de gás que dispersa a promessa no meio dos romeiros.

Miguel, bêbedo e perdido na multidão, acaba chegando a Basílica-Santuário de Nazaré. Ali o caboclo fica maravilhado com as impressões artísticas da Igreja e nela se deixa estar até as altas da madrugada. Ao chegar na garagem, Miguel, com uma vela na mão, encontrar o Carro do Milagres e se detém olhando as promessas contidas na barca. E é exatamente aí a história se complica: O rapaz é surpreendido por beatas que, maliciosamente, o acusam de incendiário e de ladrão. Já raia um novo dia e elas chamam o padre e a polícia para deter o suposto meliante.

O caboclo é levado preso para a delegacia e ali descreve a presença dos detentos de vários lugares do país e do exterior e as minúcias horríveis daquele cárcere. Depois, avista outro Compadre, viciado em soltar balões de gás, que faz procuração por seu filho perdido e possivelmente morto na procissão. Miguel observa e relata o equivoco sobre a morte do filho desse Companheiro, achavam que o filho era um rapaz que morreu na explosão de um compressor de balão que estourou na procissão. Mas, logo é resolvida essa história quando encontra o filho do Companheiro que ficou bebendo quando seu pai lhe ordenara comprar tais balões coloridos, os mesmos que foram descuidados e soltos pelo filho, os mesmo que levaram a promessa do Miguel, o qual desfecha a história prestando depoimento à polícia.

* Por Marcel Franco, escritor, professor, jornalista, licenciado pleno em Letras/Português (UEPA) e mestrando em Ciências da Religião (UEPA). marcelpa@hotmail.com

Estrutura da Narrativa

Personagens:

· Principais:
Narrador (com o nome subentendido “Miguel dos Santos Prazeres”) – redondo/complexo/antagônico;
Compadre “de cachaça” – redondo/complexo;
Compadre “que perdeu o filho” – linear/plano.

· Secundários:
Mãe velha (genitora do narrador) – linear/ plana;
Beatas – redondas/complexas;
Comissário (policial) – linear/plano;
Comadre (que perdeu o filho) – linear/plana;
Filho (dos Compadres) – redondo/complexo

Tempo
· Tempo cronológico – dois dias seguidos, desde a madrugada do Círio até à tarde do dia seguinte: “três horas da tarde”;
· Tempo histórico – o milagre de Nossa Senhora de Nazaré a Dom Fuas Roupinho no século XII;
· Tempo psicológico – feed back: lembrança do naufrágio do barco, das sagas pelos igarapés como o compadre “de cachaça”.

Espaço
· Espaço físico: Largo da Sé (atual praça Dom Frei Caetano Brandão), catedral da Sé bairro da Cidade Velha, ruas do cortejo do círio, Largo de Nazaré (atual Praça Santuário), Basílica-Santuário de Nazaré, sacristia e garagem da Basílica, cadeia.
· Espaço psicológico: Baía do Marajó, Igarapé das Matas do Catauari.

Ambientação
Contexto social, histórico, religioso, familiar.

Enredo
Linear e a-linear (intercalado com memórias, feed backs)

Foco-narrativo
Narrador em primeira pessoa

Discurso
Direto e indireto livre

Clímax
Reencontro do filho (dos compadres) embriagado, o qual diziam que estava morto e o mesmo que soltou os balões coloridos que se engataram na promessa do Miguel.

Fonte: benedictomonteiro.blogspot.com



Libertinagem de Manuel Bandeira

Equipe 2:

Libertinagem é o quarto livro de poemas de Manuel Bandeira, mas é o seu primeiro livro verdadeiramente moderno e importante.

É uma sucessão de poemas espantosos, cheios de novidade, humor, erotismo, refinamento musical, força de imagens – tudo isso produzindo uma intensidade emocional que, às vezes, aproxima-se do piegas, mas nunca cai nele.

(Esse é um dos aspectos fortes da poesia de Bandeira: levar a simplicidade até a beira da sentimentalidade, mantendo-se sempre, com mestria e finura, longe de qualquer vulgaridade.)

Alguns dos poemas mais famosos de Bandeira fazem parte deste livro: “Pneumotórax”, cena de humor negro envolvendo um tuberculoso e um médico infame; “Pensão familiar”, cena do cotidiano de uma “pensãozinha burguesa”, com o inesquecível gatinho que “faz pipi” e “encobre cuidadosamente a mijadinha”

– “a única criatura fina da pensãozinha burguesa”; “Profundamente”, um dos grandes poemas da morte deste grande poeta da morte, e, talvez o mais célebre de seus poemas, “Vou-me embora pra Pasárgada”, deliciosa utopia que apresenta a fantasia de um país em que todos os desejos se satisfazem, especialmente os desejos sexuais:

“Vou-me embora prá Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora prá Pasárgada” (...)



Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão