quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CONHEÇA O CLUBE DE LEITURA DA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
E.E.E.F.M. PROF. JORGE LOPES RAPOSO
                                    
                                             PROJETO:  CLUBE DE LEITURA
             Coord: Helioneth Lisboa
( Professora especialista em Língua Portuguesa- UFPa)

I.INTRODUÇÃO
          Nos dias atuais incentivar o desenvolvimento da leitura é de extrema importância, já que é tarefa e dever da escola envolver os jovens no mundo dos livros, ou seja, desenvolver a leitura para estudar ou para se informar ou por simples prazer. A prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano.
         A leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
II.JUSTIFICATIVA:
             A escola Jorge Lopes Raposo oferece atendimento para os alunos do ensino fundamental e Médio. levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos e também para aumentar o IDEB .
            Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades. Diante dessa realidade e da oportunidade que temos de trabalhar no período de contraturno com os alunos do projeto, pensamos em implantar o projeto: CLUBE DA LEITURA para resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura.
                         Essa atividade é fundamental, pois é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal do texto, aprendemos a utilizar a criticidade em nossas respostas e argumentos, aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas.          Acreditamos que através desse projeto, estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem nos livros, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura, levando nossos alunos, compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo.
III.  PÚBLICO ALVO
·        Alunos do ensino fundamental e Médio  ( alunos do AEE)

IV. OBJETIVOS

·          Incentivar os alunos  à leitura de livros pré –selecionados
·         Discutir e debater livros no clube de leitura
·        Proporcionar que os alunos expressem suas opiniões , criticas , etc...
·        Implantar a cultura da leitura na escola.

V. AÇÕES METODOLÓGICAS
                    A sala de leitura criará um clube de leitura, onde selecionará  20 alunos (médio ou fundamental)  auxiliados pelos estagiários de língua Portuguesa. Os alunos participarão do projeto no contraturno , receberão aulas de redação, serão preparados para os concursos de redações e participarão das atividades dos eventos da escola.

VI. Desenvolvimento do projeto

·        Seleção de uma equipe de 20 alunos leitores ( ensino médio ou fundamental)
·        Cada aluno recebe  um livro selecionado pelo professor e deve ler no período de um mês
·        Apresentação do autor  pelo professor( pesquisa na internet sobre a vida e a obra
·        Sessão de cinema do filme( caso o filme seja baseado no livro)
·        Debate  do livro
·        Aulas no ambiente virtual: Google sala de aula
·        Atividade escrita  ( apresentação de textos ou dramatização de uma parte  do livro)
·        Culminância : apresentação de trabalhos na Mostra Cultural da escola ( novembro)


VII. Livros selecionados
·       Sherlock Holmes 

·       o Jogador nº 01


      VIII. Período de realização do projeto
·        Agosto  a dezembro 2019

      IX: REFERÊNCIAS:
·        BATISTA, Rafael. "Importância da leitura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm. Acesso em 09 de setembro de 2019.

·        FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed., São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

·        GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2a ed., Cascavel: Assoeste, 1984

·        INEDORE, Koch  Villaça. / ELIAS.  Vanda Maria. Ler e Escrever. Estratégias de produção textual, editora contexto.2014


Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão