terça-feira, 14 de outubro de 2008

Forum do curso

Registre sua contribuição
" ...é necessário repensar a escola e a educação no sentido amplo.A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento,articuladora dos diversos espaços do conhecimento" (Dowbor,L,2001)


Acredito que sim, hoje temos uma escola mais lecionadora do que organizadora do conhecimento, como professores somos cobrados e temos que está com o nosso conteúdo em dia.Assim a escola fica sempre a desejar e isso desestimula os nossos alunos, que acabam não se interessando pelas aulas.Nós professores enfrentamos um desafio que é envolver nossos alunos e fazer com que eles se interessem mais pela matéria ministrada em sala de aula, já que os eles estão mais interessados em se conectar, viajar pela internet, e outras coisa mais, e a escola hoje não proporciona isso ao aluno.
Nosso aluno não quer mais ficar sentado em sala só observando o professor falar, isso é uma realidade que enfrentamos hoje.Mas muito professores sabem que devem mudar essa forma de ensinar, mas não depende só do professo, a escola também deve se preparar para essas mudanças, devemos sim repensar a escola e a educação no sentido amplo.




Itens importantes para o aprendizado do aluno

Abaixo estarão os itens que no meu ponto de vista são relevantes para o aprendizado do aluno que utiliza a internet como meio de aprendizagem.

Pesquisa estudantil
textos online,
bibliotecas
bancos de dados
notícias

Comunicações
-grupos de discussão
-amigos por correspondência
-perguntas a um especialista

Exploração educativa
-museus
-expedições on-line
-sites interativos

Os itens selecionados são de extrema importância, haja vista que, para o aprendizado do aluno ser mais completo necessita de um trabalho em conjunto, voltado para o ensino e aprendizado.
A pesquisa estudantil realizada na internet possibilita ao aluno ter uma noção mais ampla do tema que ele vai pesquisar e vai ficar a seu critério saber utilizar essa pesquisa.
No que se refere a comunicação, os grupos de discussão farão com o aluno discuta e ao mesmo tempo aprenda sobre o tema que vai trabalhar, ou seja, o aluno trocará idéias com outros alunos e ampliará seus conhecimentos, tirando possíveis dúvidas com um professor especialista.
Por fim o aluno fará uma exploração educativa, ou seja visitará museus,expedições on-line e alguns sites interativos que lhe proporcionará ter uma visão mais ampla sobre o tema que estará pesquisando.

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão