terça-feira, 14 de outubro de 2008

Trabalho do curso:Tecnologias na educação:ensinando e aprendendo com as Tics








QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?


Diante das mudanças tecnológicas que estão surgindo no cenário atual, é tarefa do professor se aperfeiçoar e conhecer um pouco mais dessas novas tecnologias.
E o meu papel como educadora é buscar me aperfeiçoar, adquirir novos conhecimentos para divulgá-los aos meus alunos da melhor forma possível, uma vez que a sociedade hoje cobra esse conhecimento.
Como professor busco sempre despertar nos meus alunos o gosto pela leitura, ou seja, pela busca de informações, incentivando-os na pratica de pesquisas realizadas através da internet.
Na minha pratica da sala de aula realizo tarefas em que os alunos mostram os conhecimentos adquiridos através de seminários, debates, etc..Através destes trabalhos aprendo também com eles, já que muitos utilizam os meios tecnológicos em seus trabalhos. Por fim apresento aos meus colegas as atividades produzidas pelos alunos para que o conhecimento seja divulgados para todos da escola.
Procuro mostrar aos alunos que a busca pelo conhecimento deve ser uma atividade feita constantemente, pois mais tarde eles vão precisar desses conhecimentos em suas vidas futuras.
Acredito que a tarefa de um professor é de despertar no aluno essa busca pelo conhecimento, conhecer e saber usar adequadamente as novas tecnologias que estão surgindo para poder utilizá-las em sua pratica diária.









APRENDIZAGEM


Aprendizagem é um processo continuo que o individuo constrói através da relação com o meio e o outro individuo.É tarefa do professor como propagador do conhecimento buscar sempre se aprimorar e buscar novas formas que incentivem a cativem seus alunos no processo de ensino aprendizagem.
Sabe-se que atualmente com o surgimento das novas tecnologias, o professor mais do que nunca deve se envolver e aprender mais a respeito dessas tecnologias e procurar usá-las em sua sala de aula, ou seja, o professor deve ser aprendiz e instrutor ao mesmo tempo.Isso vai possibilitar ao mesmo que se analise e se avalie como usar esse processo, possibilitando condições para tornar-se um ser consciente sobre tudo aquilo que aprendeu .
O professor deve sempre buscar o conhecimento,já que a sociedade pede isso.Para Valente “A aprendizagem está se tornando uma atividade continua, iniciando-se nos primeiros minutos de existência e estendendo-se ao longo da vida.”
A aprendizagem deve ser prazerosa e afetiva em todos os níveis de idade, desde a infância até a terceira idade.

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão