quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Curso de especialização Mídias na Educação







Modulo 1- Integração em Mídias
12/01/09 a 28/02/09

ATIVIDADES


Tema: Apresentação como participante do curso

Eu me chamo Helioneth Daniel Lisboa, nasci em Belém do Pará.Atualmente moro em Belém,mas trabalho em Icoaraci há seis anos, leciono nas escolas Jorge Lopes Raposo e Poranga Jucá.
Minha trajetória com o uso das mídias começou desde que comprei meu primeiro computador em 2000, pois sentia a necessidade de me envolver no mundo virtual, conheci a internet e seu grande poder de sedução que foi navegar em vários sites. Mas foi somente no início de 2008, depois de uma mudança radical em minha vida, por intermédio de uma amiga me escrevi e fiz o curso no NTE:Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as Tics .


Tema: O uso das tecnologias de informação e comunicação

Atualmente no ambiente escolar é imprescindível o uso das tecnologias de informação e comunicação , principalmente pelos professores, pois o uso dessas tecnologias tornam suas aulas mais atraentes e dinâmicas, já que proporcionam aos alunos, além de estudarem as matérias ministradas pelos professores, poderem visualizar o assunto ou tema explicado pelo professor.
Para José Manuel Moran a televisão e a internet são mídias,ou seja, são meios de comunicação que dão apoio as aulas e incentivam os alunos na busca de conhecimento, já que os mesmos podem apresentar seus trabalhos ou suas pesquisas utilizando vídeo em CD, ou usando as páginas da WEB e os professores podem analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teorica.
Porém, sabemos que em algumas escolas a realidade é bem diferente, pois muitas escolas não utilizam essas tecnologias por falta de professores qualificados e também por falta de incentivo dos órgãos competentes.
Portanto, a utilização das tecnologias é de extrema importância, já que nossos alunos vivem rodeados por essas novas tecnologias e a escola não pode deixar de usá-las e adaptá-las no seu ambiente escolar.




Tema: Analisando a Mudança


As mudanças ocorridas no decorrer do tempo, principalmente as tecnológicas sem sombra de dúvidas estão influenciando nosso dia a dia e a essa nova geração que esta se formado.
Nossos alunos vivem rodeados por essas mudanças e consequentemente estão se adaptando a elas facilmente, o que de uma certa forma não acontece com alguns professores, pois muitos ainda estão presos a velhas fórmulas e maneiras de ministrar suas aulas. Estas mudanças estão sim influenciando no nosso dia a dia e está nos afetando em todos os sentidos, até mesmo na maneira de aprendermos e ensinarmos nossos alunos
Uma das mudanças bastante presente em nossas vidas é a Internet, pois hoje sabemos que a internet é uma nova forma de buscar conhecimentos e informações e percebemos que nossos alunos estão antenados a tudo o que acontece nesse mundo virtual, já que a rapidez ao acesso à informação a torna mais atraente aos olhos de nossos alunos.
Nós professores sabemos que não basta nossos alunos terem acesso a todas essas informações, se a educação que eles receberem não for de qualidade, ou seja, que eles possam usar essas informações para solucionar problemas relacionados as suas vidas diárias.
Segundo Maria da Graça Moreira da Silva “é preciso criar condições para que os alunos das escolas públicas tenham condições de ler o mundo digital e reescrever a sua própria história; a história do mundo e da sociedade conectada, na qual ele se encontra inserido”.
Portanto, o que se percebe é que todas essas mudanças ocorridas estão mudando nossas vidas e principalmente a estrutura educacional.

2 comentários:

iedasilva disse...

Devemos procurar acompanhar as mudanças e procurar cada vez mais melhorar nossas práticas em sala de aula e o uso de tecnologias certamente tendem a contribuir para o melhoramento de nossas atividades, principalmente, no que se refere ao uso do computador.Boa sorte e pensemos sempre que dias melhores virão. Um abraço, sou Ieda, professora do Ensino Fundamental e Médio na Escola Oliveira Brito em Capanema e Augusto Olímpio, Nova Timboteua.

jsantos disse...

Diante de tantos recursos tecnológico que norteiam nossa sociedade, a escola não pode ficar de fora desse processo,devemos refletir em nossas metodologias de ensino visando a melhoria do ensino aprendizagem.
Sou professor de escolas públicas, e trabalho em Altamira-PA

Meus slides

Amigo cão