segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

MODULO 1





Modulo Integração em Mídias

12/01/09 a 28/02/09

ATIVIDADES


Tema: Apresentação como participante do curso

Eu me chamo Helioneth Daniel Lisboa, nasci em Belém do Pará.Atualmente moro em Belém,mas trabalho em Icoaraci há seis anos, leciono nas escolas Jorge Lopes Raposo e Poranga Jucá.
Minha trajetória com o uso das mídias começou desde que comprei meu primeiro computador em 2000, pois sentia a necessidade de me envolver no mundo virtual, conheci a internet e seu grande poder de sedução que foi navegar em vários sites. Mas foi somente no início de 2008, depois de uma mudança radical em minha vida, por intermédio de uma amiga me escrevi e fiz o curso no NTE:Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as Tics .


Tema: O uso das tecnologias de informação e comunicação

Atualmente no ambiente escolar é imprescindível o uso das tecnologias de informação e comunicação , principalmente pelos professores, pois o uso dessas tecnologias tornam suas aulas mais atraentes e dinâmicas, já que proporcionam aos alunos, além de estudarem as matérias ministradas pelos professores, poderem visualizar o assunto ou tema explicado pelo professor.
Para José Manuel Moran a televisão e a internet são mídias,ou seja, são meios de comunicação que dão apoio as aulas e incentivam os alunos na busca de conhecimento, já que os mesmos podem apresentar seus trabalhos ou suas pesquisas utilizando vídeo em CD, ou usando as páginas da WEB e os professores podem analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teorica.
Porém, sabemos que em algumas escolas a realidade é bem diferente, pois muitas escolas não utilizam essas tecnologias por falta de professores qualificados e também por falta de incentivo dos órgãos competentes.
Portanto, a utilização das tecnologias é de extrema importância, já que nossos alunos vivem rodeados por essas novas tecnologias e a escola não pode deixar de usá-las e adaptá-las no seu ambiente escolar.




Tema: Analisando a Mudança


As mudanças ocorridas no decorrer do tempo, principalmente as tecnológicas sem sombra de dúvidas estão influenciando nosso dia a dia e a essa nova geração que esta se formado.
Nossos alunos vivem rodeados por essas mudanças e consequentemente estão se adaptando a elas facilmente, o que de uma certa forma não acontece com alguns professores, pois muitos ainda estão presos a velhas fórmulas e maneiras de ministrar suas aulas. Estas mudanças estão sim influenciando no nosso dia a dia e está nos afetando em todos os sentidos, até mesmo na maneira de aprendermos e ensinarmos nossos alunos
Uma das mudanças bastante presente em nossas vidas é a Internet, pois hoje sabemos que a internet é uma nova forma de buscar conhecimentos e informações e percebemos que nossos alunos estão antenados a tudo o que acontece nesse mundo virtual, já que a rapidez ao acesso à informação a torna mais atraente aos olhos de nossos alunos.
Nós professores sabemos que não basta nossos alunos terem acesso a todas essas informações, se a educação que eles receberem não for de qualidade, ou seja, que eles possam usar essas informações para solucionar problemas relacionados as suas vidas diárias.
Segundo Maria da Graça Moreira da Silva “é preciso criar condições para que os alunos das escolas públicas tenham condições de ler o mundo digital e reescrever a sua própria história; a história do mundo e da sociedade conectada, na qual ele se encontra inserido”.
Portanto, o que se percebe é que todas essas mudanças ocorridas estão mudando nossas vidas e principalmente a estrutura educacional.

Utilizando a TV e vídeo em sala de aula

A minha experiência com relação ao uso de vídeo em sala de aula, se deu na disciplina Literatura, com os alunos do 1º ano do ensino médio, geralmente no início do ano letivo começo a aula fazendo uma abordagem sobre o conceito de literatura, a periodização literária, mostro alguns autores e obras que possivelmente meus alunos irão ler no decorrer do ano letivo.
Posteriormente exibo um vídeo que mostra os períodos da literatura,ou seja, o vídeo faz um sintese sobre as escolas literárias, os fatos históricos importantes e marcantes da literatura,ou seja,o conteúdo mostrado pelo vídeo dá ao aluno iniciante no estudo da literatura uma visão geral sobre a mesma,dando ênfase a importância de alguns autores e obras da nossa literatura.
Ao final da aula os alunos comentam o conteúdo do vídeo, falam da parte que mais lhe chamou atenção e debatem em classe.




O Uso do Rádio

No contexto educacional percebe-se que velhas e novas tecnologias podem convivem juntas se forem integradas às práticas pedagógicas.
Segundo Maria Elizabeth Almeida e Maria da Graça Moreira da Silva “A linguagem do rádio é um excelente instrumento de socialização por meio de práticas que incentivem o protagonismo do estudante e ampliem as possibilidades para que os alunos possam atribuir significado às informações que manipulam por meio de situações que lhes despertem o prazer pelo aprender”
Atualmente a internet utiliza o rádio como forma de entretenimento, pois basta buscar no Google o rádio que você quer ouvir, que ela logo te dá varias opções de escolhas de músicas e cantores diversos,um exemplo é a rádio uol, que é um site bastante procurado pelos jovens.
Minha escola atualmente não dispõe de nenhum projeto que envolva o uso do rádio, mas com certeza, no futuro, implantaremos sim, em nossa escola projetos voltados para o uso do rádio,como ferramenta educacional.Já que a integração do rádio na educação vem sendo tarefa de alguns educadores.




Amarrando as idéias


A escola por ser uma institução muito tradicional que vê o professor como foco único do conhecimento,está resistindo a inovação e as mudanças, porém o que percebemos é que devido ao avanço tecnológico, o próprio modelo de ensinar está mudando.
Segundo José Manuel Moran “Não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador na transmissão do conteúdo e no professor do ensino presencial”.
O uso das mídias está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e no ambiente escolar podemos vê-las como parte integrante na forma de aprender de nossos alunos, pois muitos usam MP3, celular e outras tecnologias dentro e fora de sala de aula,a internet também está presente na vida de nossos alunos, pois muitos fazem pesquisas e trabalhos propostos por professores em sala de aula.
Diante também da revolução tecnológica surgem vários questionamentos a serem feitos, ou seja, como direcionar nossos alunos no uso adequado das mídias em relação a educação? De que forma pedagógica o professor pode usar as mídias em sua sala de aula?
Podemos dizer que vários aspectos serão necessários para a integração de mídias na prática pedagógica, um deles é o aperfeiçoamento profissional dos professores como propagadores de conhecimento nesse novo ambiente educacional que está surgindo.
O professor como disseminador do conhecimento, deverá sim buscar se aperfeiçoar, conhecer as novas tecnologias e tentar usá-las em sua sala de aula, pois tudo indica que no futuro o ensino será virtual, e o professor deverá está preparado para essa mudança na forma de ensinar.




Reflexão


Nas últimas semanas do curso aprendi conceitos até então desconhecidos, aumentei meu repertório de informações e com certeza o conhecimento adquirido repassarei para meus alunos da melhor forma possível.
No decorrer do curso encontrei dificuldades com relação a montagem de projetos, pois até então não tinha conhecimento sobre como montar ou organizar projetos que envolvessem o uso das mídias em sala de aula.
Porém,as minhas dificuldades foram superadas através de pesquisas realizadas na internet e também atráves da visualização de trabalhos de outros participantes do curso.
No meu ponto de vista, pude perceber que esta etapa do curso é apenas o início de uma grande caminhada para obtenção do sucesso na áre em que estou disposta a me aperfeiçoar e atuar.Como futura profissional da área, para mim está sendo de extrema importância adquirir esses novos conhecimentos no que diz respeito das novas tecnologias.





Atividade 04 - Trabalho final do módulo introdutório:como incorporar o uso de mídias em sua escola? (esboço)

PROJETO FINAL

• IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Lopes Raposo

• TEMA DA PROPOSTA
Uso do blog como ferramenta educativa

• OBJETIVOS
-Fazer a interação entre os alunos e o espaço escolar;
-Desenvolver atividades culturais e divulgá-las a comunidade estudantil;
-Proporcionar um elo entre os alunos e as disciplinas ministradas em sala de aula através da interação de conteúdos.
-Registrar as atividades escolares realizadas ao longo do período letivo

• PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Alunos do ensino médio

• ABORDAGEM PEDAGÓGICA
O blog é um instrumento de disseminação do conhecimento, é o registro das atividades realizadas, ou seja, o seu uso no ambiente escolar possibilita a todos o acesso imediato de informações e permite a interação entre a comunidade estudantil e o espaço escolar, uma vez que veincula a comunicação de forma simples.


• MÍDIAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Micro-computadores, câmera digital, laboratório de informática conectado a internet .

• PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS
 Apresentação do blog da escola a comunidade escolar;
 Buscar informações sobre as atividades realizadas na escola;
 Utilizar programa de apresentação de slides;
 Produzir textos informativos
 Utilizar as mídias como forma de interação.



• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.educarede.org.br
http://www.parceirosjovensvoluntarios.org.br

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão