sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MODULO 2








etapa 1


Atividade 1

A importância do livro

Em toda minha vida estudantil o livro com certeza esteve presente, pois foi um elemento crucial na minha formação profissional.
Segundo Soares “a leitura como um fator de ascensão social, ou seja, mecanismo para obtenção de melhores condições de vida e apresenta o termo leitura funcional, cujo significado é obter informações básicas para a vida cotidiana.”
Devido o surgimento das novas mídias, o livro ficou um pouco de lado, mas acredito que não vai ficar obsoleto, pois nós, professores ainda o utilizamos muito em sala de aula, já que é uma grande ferramenta educativa.
O livro será sempre importante para nós professores, e como professora de literatura acredito também que a literatura não irá desaparacer, já que é uma matéria que proporcionar ao aluno vivênciar os fatos históricos, conhecer os autores e um pouco mais da cultura também de cada época literária,portanto, a mesma ainda tem um papel importante na vida de nossos alunos.
Acredito ainda que o saber divulgado através do material impresso facilita o acesso de informação a todos aqueles que não tem contato com os meios tecnológicos, já que nem tudo é divulgado pela internet.




Atividade 2: A escrita e a leitura no hipertexto


Hoje a cultura digital baseia-se na liberdade de produção e troca de conhecimentos propiciada cada vez mais pelas tecnologias de informação e comunicação, é possível concluir que quanto mais um sujeito se comunica por celular e acessa a Internet, por exemplo, mais reconhecedor do poder da informação livre, da pluralidade e da conectividade ele se torna.
O hipertexto “por ser formado por uma série de parágrafos conectados eletronicamente entre si e com outros textos, através de múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita.” Podemos dizer que a escola pode utilizar o hipertexto como elo de ligação entre as diversas disciplinas, numa forma de fazer a intertextualidade entre elas.
O hipertexto é visto como um instrumento pedagógico eficaz para o indivíduo construir seus sentidos e significar o mundo através de uma relação compartilhada, coletiva e social.
Sabemos que a internet propiciar ao aluno uma nova forma de buscar conhecimento, e também de se expressar, pois percebemos que a linguaguem utilizada pela internet atinge diretamente na forma de comunicação de nossos alunos, já que muitos estão escrevendo e se comunicando atraves de siglas.E complicado falar se o computador e a internet estimulam a leitura ou a ameaça, pois vivemos dois lados no que diz respeito a internet. O lado bom é que ela tem muita informação, sobre todos os temas possivéis, e o lado ruim, o aluno não lê apenas copia e cola as informações sem precisar se esforçar para elaborar seu texto.
Com relação ao hipertexto, o mesmo por não ser linear possibilita ao leitor fazer seu próprio percurso, ou seja , o leitor escolhe e seleciona a ordem de acesso as informações que está buscando. Para Xavier “ ao atualizar o hipertexto e percorrer seus links, o hiperleitor estará realizando tentativas de compreensão, efetivando gestos de interpretação ou de uso, porque, em última análise, é ele mesmo quem define a versão cabal do que será lido e compreendido.”
No que diz respeito a leitura apoiada por suportes virtuais podemos dizer que a mesma por utilizar processos eletrônicos, que podem ser gravados em suportes magnéticos, oferece uma certa dificuldade em ser transportado, o que acarreta a realização da leitura em espaços fechados, vindo a favorecer a leitura individual. Podemos considerar ainda que o hipernavegador pode seguir seu próprio percurso diferentemente do organizado pelo autor.
“O hipertexto concede ao leitor certas funções de autoria: a possibilidade de agregar nodos, criar conexões, utilizar filtros. O papel do autor também se expande para abranger muito mais que a simples escrita: pode assumir a apresentação e o projeto do livro, criar gráficos, produzir animações, vídeos, efeitos sonoros, fotografias ou textos orais, e determinar as diversas ações do programa”.



Atividade 3: Formas de trabalhar com a mídia impressa no meio digital



Tema: As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo.



As novas tecnologias com certeza revolucionaram a educação em todos os sentidos, a internet hoje é vista por muitos como uma forte influência no meio educativo, pois a qualidade e potencialidade da Internet, como a hipermídia, podem contribuir com os processos de ensino aprendizagem na escola.
Segundo Gilberto Nicolai “O ciberespaço tem capacidade de armazenar dados de forma incomensurável, apresenta informações em hipertexto e possibilita interatividade no meio digital. Em língua portuguesa, por exemplo, pode potencializar o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que os alunos são estimulados a se comunicar em um novo meio e com um público que vai além dos muros da escola. Na área de ciências exatas, possibilita a visualização prática dos conceitos, fórmulas e equações em simulações multimídia e interativas.” Podemos perceber que no meio educativo essas informações disponibilizadas pelas internet trabalhadas de uma forma direcionada pelo professor proporcionam sim um amplo desenvolvimento do processo cognitivo do aluno. A internet sem sombra de dúvida é um forte aliado na aprendizagem.
O meio digital utizando a linguagem da hipermídia possibilita a interrelação com vários textos verbais e não-verbais, porém é de extrema importância para o educador saber mediar essa gama de informação que a internet disponibiliza para que esses novos modos de acessar e ler textos sejam direcionados de uma forma didática para a melhoria do aprendizado do aluno.
Dentro do meio digital temos ainda como forma de incentivo a pesquisa e a leitura as bibliotecas virtuais, que no meu ponto de vista é uma ferramenta de extrema importância para o aprendizado do aluno,uma vez que permitem um acesso relativamente fácil à informação. “A biblioteca eletrônica reproduz a produção impressa utilizando um meio de suporte diferente do papel, e se torna, também, espaço inovador de publicação, totalmente distinto do texto impresso, no formato hipertextual e hipermidial.”
Portanto, o que se percebe é que o papel do educador, nesse novo ambiente que esta surgindo, é o de distinguir informação e conhecimento de uma forma que o aluno perceba o objetivo a ser alcançado.
A construção do conhecimento pelos alunos não depende somente de ter acesso à informação, mas sim saber utiliza-lá de uma forma que amplie seu conhecimento para que o mesmo possa utilizá-lo também na sua vida.

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