segunda-feira, 1 de junho de 2009

Módulo 3

Informática


Minha experiência com o uso do computador começou em 1998,estava me formando no curso de letras, tive que fazer meu TCC, não tinha computador então minha colega me emprestou o dela, mas não consegui digitar nada do meu trabalho porque tinha medo do computador.

Em 2000, já estava trabalhando em uma escola particular, quando uma amiga me falou de uma empresa que estava vendendo computadores financiados para professores, tive um certo receio, mas resolvi comprar um para mim.Não sabia nada sobre computação, mas com a ajuda de uma amigo fui mexendo no computador e aprendendo a digitar minhas provas,acessar a internet e muitas coisas mais.Perdi o medo.Nunca fiz nenhum curso, pois não tinha tempo.

Em 2008,já como professora da rede estadual,fiz o curso no NTE,Belém e a partir de então fiquei fascinada pelo uso do computador como ferramenta educativa, percebi a importância dessa tecnologia e sua contribuição para a educação.Hoje estou trabalhando no laboratório de informática da minha escola e já utilizei o computador em minha ação educativa, numa aula de literatura utilizei o blog da escola como ferramenta de interação entre meus alunos e o conteúdo ministrado em sala de aula.Acredito que muitos dos meus alunos gostaram da experiência.




Sistema Operacional e Seus Aplicativos

Sabemos que hoje o computador apresenta um papel de extrema importância na educação, principalmente no processo de ensino-aprendizagem.Segundo Tiago Lara “Pode-se encontrar na Informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos.”

O uso dos Softwares na escola com certeza traz muitos benefícios e vantagens ao aluno, mas deve ser utilizado tendo como objetivo principal proporcionar um conhecimento direcionado para o ensino-aprendizagem do aluno de uma maneira prazerosa, ou seja, fazer um elo entre o conteúdo didático que ele abrange e ao mesmo tempo possibilitar ao aluno ensino e diversão.

Para José Armando Valente “O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Ele funciona apenas como um instrumento lúdico que catalisa obtenção de conhecimento, refletindo e representando a filosofia cognitiva que o abraça e não deve ser em momento algum algo possa causar dependência pedagógica”.

É de extrema importância para o professor saber a qualidade de um software na hora de usá-lo em sua sala de aula, como por exemplo ver a faixa etária a que se destina, se visualvel ele é prazeroso, se vai motivar o aluno, pois sabemos que há uma gama de software no mercado. O professor por ser intermediador do conhecimento deve conhecê-lo e saber utilizá-lo em sua sala de aula.

Segundo José Armando Valente “Os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática ("drill-and-practice"), jogos e simulação.”



Conectando


Com o advento da internet a forma de adquirir conhecimento se tornou mais rápida e eficaz. No que diz respeito a educacão, ela se tornou uma poderosa ferramenta de aprendizagem, quando utilizada com inteligência.

É vista como um excelente instrumento de aprendizagem, pois a internet pode facilitar tanto a pesquisa indivual quanto grupal, existe uma especíe de intercâmbio entre professores e alunos. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.Mas, para que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz.

A internet nos transmite uma infinidades de informações, porém muitas delas são inadequadas para nossos jovens, no âmbito educacional fica a cargo dos professores orientarem seus alunos e alertá-los de alguns riscos que os mesmos podem correr quando acessam determinados sites.Ao baixarem arquivos podem adquirir vírus, que na maioria das vezes causam sérios danos ao computador, muitos acessam sites de relacionamento e entram em contato com pessoas estranhas, que na maioria das vezes escondem sua verdadeira identidade.

Enfim, podemos dizer que há o lado bom e ruim da internet, como profissionais da educação temos que saber dosar as informações e usá-las de maneira proveitosa.

Devemos alertar nossos alunos dos perigos que há na internet, dar também informações aos pais, ou seja, envolver todos da comunidade estudantil com palestras e vídeos educativos.

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