sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MODULO 2








etapa 1


Atividade 1

A importância do livro

Em toda minha vida estudantil o livro com certeza esteve presente, pois foi um elemento crucial na minha formação profissional.
Segundo Soares “a leitura como um fator de ascensão social, ou seja, mecanismo para obtenção de melhores condições de vida e apresenta o termo leitura funcional, cujo significado é obter informações básicas para a vida cotidiana.”
Devido o surgimento das novas mídias, o livro ficou um pouco de lado, mas acredito que não vai ficar obsoleto, pois nós, professores ainda o utilizamos muito em sala de aula, já que é uma grande ferramenta educativa.
O livro será sempre importante para nós professores, e como professora de literatura acredito também que a literatura não irá desaparacer, já que é uma matéria que proporcionar ao aluno vivênciar os fatos históricos, conhecer os autores e um pouco mais da cultura também de cada época literária,portanto, a mesma ainda tem um papel importante na vida de nossos alunos.
Acredito ainda que o saber divulgado através do material impresso facilita o acesso de informação a todos aqueles que não tem contato com os meios tecnológicos, já que nem tudo é divulgado pela internet.




Atividade 2: A escrita e a leitura no hipertexto


Hoje a cultura digital baseia-se na liberdade de produção e troca de conhecimentos propiciada cada vez mais pelas tecnologias de informação e comunicação, é possível concluir que quanto mais um sujeito se comunica por celular e acessa a Internet, por exemplo, mais reconhecedor do poder da informação livre, da pluralidade e da conectividade ele se torna.
O hipertexto “por ser formado por uma série de parágrafos conectados eletronicamente entre si e com outros textos, através de múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita.” Podemos dizer que a escola pode utilizar o hipertexto como elo de ligação entre as diversas disciplinas, numa forma de fazer a intertextualidade entre elas.
O hipertexto é visto como um instrumento pedagógico eficaz para o indivíduo construir seus sentidos e significar o mundo através de uma relação compartilhada, coletiva e social.
Sabemos que a internet propiciar ao aluno uma nova forma de buscar conhecimento, e também de se expressar, pois percebemos que a linguaguem utilizada pela internet atinge diretamente na forma de comunicação de nossos alunos, já que muitos estão escrevendo e se comunicando atraves de siglas.E complicado falar se o computador e a internet estimulam a leitura ou a ameaça, pois vivemos dois lados no que diz respeito a internet. O lado bom é que ela tem muita informação, sobre todos os temas possivéis, e o lado ruim, o aluno não lê apenas copia e cola as informações sem precisar se esforçar para elaborar seu texto.
Com relação ao hipertexto, o mesmo por não ser linear possibilita ao leitor fazer seu próprio percurso, ou seja , o leitor escolhe e seleciona a ordem de acesso as informações que está buscando. Para Xavier “ ao atualizar o hipertexto e percorrer seus links, o hiperleitor estará realizando tentativas de compreensão, efetivando gestos de interpretação ou de uso, porque, em última análise, é ele mesmo quem define a versão cabal do que será lido e compreendido.”
No que diz respeito a leitura apoiada por suportes virtuais podemos dizer que a mesma por utilizar processos eletrônicos, que podem ser gravados em suportes magnéticos, oferece uma certa dificuldade em ser transportado, o que acarreta a realização da leitura em espaços fechados, vindo a favorecer a leitura individual. Podemos considerar ainda que o hipernavegador pode seguir seu próprio percurso diferentemente do organizado pelo autor.
“O hipertexto concede ao leitor certas funções de autoria: a possibilidade de agregar nodos, criar conexões, utilizar filtros. O papel do autor também se expande para abranger muito mais que a simples escrita: pode assumir a apresentação e o projeto do livro, criar gráficos, produzir animações, vídeos, efeitos sonoros, fotografias ou textos orais, e determinar as diversas ações do programa”.



Atividade 3: Formas de trabalhar com a mídia impressa no meio digital



Tema: As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo.



As novas tecnologias com certeza revolucionaram a educação em todos os sentidos, a internet hoje é vista por muitos como uma forte influência no meio educativo, pois a qualidade e potencialidade da Internet, como a hipermídia, podem contribuir com os processos de ensino aprendizagem na escola.
Segundo Gilberto Nicolai “O ciberespaço tem capacidade de armazenar dados de forma incomensurável, apresenta informações em hipertexto e possibilita interatividade no meio digital. Em língua portuguesa, por exemplo, pode potencializar o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que os alunos são estimulados a se comunicar em um novo meio e com um público que vai além dos muros da escola. Na área de ciências exatas, possibilita a visualização prática dos conceitos, fórmulas e equações em simulações multimídia e interativas.” Podemos perceber que no meio educativo essas informações disponibilizadas pelas internet trabalhadas de uma forma direcionada pelo professor proporcionam sim um amplo desenvolvimento do processo cognitivo do aluno. A internet sem sombra de dúvida é um forte aliado na aprendizagem.
O meio digital utizando a linguagem da hipermídia possibilita a interrelação com vários textos verbais e não-verbais, porém é de extrema importância para o educador saber mediar essa gama de informação que a internet disponibiliza para que esses novos modos de acessar e ler textos sejam direcionados de uma forma didática para a melhoria do aprendizado do aluno.
Dentro do meio digital temos ainda como forma de incentivo a pesquisa e a leitura as bibliotecas virtuais, que no meu ponto de vista é uma ferramenta de extrema importância para o aprendizado do aluno,uma vez que permitem um acesso relativamente fácil à informação. “A biblioteca eletrônica reproduz a produção impressa utilizando um meio de suporte diferente do papel, e se torna, também, espaço inovador de publicação, totalmente distinto do texto impresso, no formato hipertextual e hipermidial.”
Portanto, o que se percebe é que o papel do educador, nesse novo ambiente que esta surgindo, é o de distinguir informação e conhecimento de uma forma que o aluno perceba o objetivo a ser alcançado.
A construção do conhecimento pelos alunos não depende somente de ter acesso à informação, mas sim saber utiliza-lá de uma forma que amplie seu conhecimento para que o mesmo possa utilizá-lo também na sua vida.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

MODULO 1





Modulo Integração em Mídias

12/01/09 a 28/02/09

ATIVIDADES


Tema: Apresentação como participante do curso

Eu me chamo Helioneth Daniel Lisboa, nasci em Belém do Pará.Atualmente moro em Belém,mas trabalho em Icoaraci há seis anos, leciono nas escolas Jorge Lopes Raposo e Poranga Jucá.
Minha trajetória com o uso das mídias começou desde que comprei meu primeiro computador em 2000, pois sentia a necessidade de me envolver no mundo virtual, conheci a internet e seu grande poder de sedução que foi navegar em vários sites. Mas foi somente no início de 2008, depois de uma mudança radical em minha vida, por intermédio de uma amiga me escrevi e fiz o curso no NTE:Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as Tics .


Tema: O uso das tecnologias de informação e comunicação

Atualmente no ambiente escolar é imprescindível o uso das tecnologias de informação e comunicação , principalmente pelos professores, pois o uso dessas tecnologias tornam suas aulas mais atraentes e dinâmicas, já que proporcionam aos alunos, além de estudarem as matérias ministradas pelos professores, poderem visualizar o assunto ou tema explicado pelo professor.
Para José Manuel Moran a televisão e a internet são mídias,ou seja, são meios de comunicação que dão apoio as aulas e incentivam os alunos na busca de conhecimento, já que os mesmos podem apresentar seus trabalhos ou suas pesquisas utilizando vídeo em CD, ou usando as páginas da WEB e os professores podem analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teorica.
Porém, sabemos que em algumas escolas a realidade é bem diferente, pois muitas escolas não utilizam essas tecnologias por falta de professores qualificados e também por falta de incentivo dos órgãos competentes.
Portanto, a utilização das tecnologias é de extrema importância, já que nossos alunos vivem rodeados por essas novas tecnologias e a escola não pode deixar de usá-las e adaptá-las no seu ambiente escolar.




Tema: Analisando a Mudança


As mudanças ocorridas no decorrer do tempo, principalmente as tecnológicas sem sombra de dúvidas estão influenciando nosso dia a dia e a essa nova geração que esta se formado.
Nossos alunos vivem rodeados por essas mudanças e consequentemente estão se adaptando a elas facilmente, o que de uma certa forma não acontece com alguns professores, pois muitos ainda estão presos a velhas fórmulas e maneiras de ministrar suas aulas. Estas mudanças estão sim influenciando no nosso dia a dia e está nos afetando em todos os sentidos, até mesmo na maneira de aprendermos e ensinarmos nossos alunos
Uma das mudanças bastante presente em nossas vidas é a Internet, pois hoje sabemos que a internet é uma nova forma de buscar conhecimentos e informações e percebemos que nossos alunos estão antenados a tudo o que acontece nesse mundo virtual, já que a rapidez ao acesso à informação a torna mais atraente aos olhos de nossos alunos.
Nós professores sabemos que não basta nossos alunos terem acesso a todas essas informações, se a educação que eles receberem não for de qualidade, ou seja, que eles possam usar essas informações para solucionar problemas relacionados as suas vidas diárias.
Segundo Maria da Graça Moreira da Silva “é preciso criar condições para que os alunos das escolas públicas tenham condições de ler o mundo digital e reescrever a sua própria história; a história do mundo e da sociedade conectada, na qual ele se encontra inserido”.
Portanto, o que se percebe é que todas essas mudanças ocorridas estão mudando nossas vidas e principalmente a estrutura educacional.

Utilizando a TV e vídeo em sala de aula

A minha experiência com relação ao uso de vídeo em sala de aula, se deu na disciplina Literatura, com os alunos do 1º ano do ensino médio, geralmente no início do ano letivo começo a aula fazendo uma abordagem sobre o conceito de literatura, a periodização literária, mostro alguns autores e obras que possivelmente meus alunos irão ler no decorrer do ano letivo.
Posteriormente exibo um vídeo que mostra os períodos da literatura,ou seja, o vídeo faz um sintese sobre as escolas literárias, os fatos históricos importantes e marcantes da literatura,ou seja,o conteúdo mostrado pelo vídeo dá ao aluno iniciante no estudo da literatura uma visão geral sobre a mesma,dando ênfase a importância de alguns autores e obras da nossa literatura.
Ao final da aula os alunos comentam o conteúdo do vídeo, falam da parte que mais lhe chamou atenção e debatem em classe.




O Uso do Rádio

No contexto educacional percebe-se que velhas e novas tecnologias podem convivem juntas se forem integradas às práticas pedagógicas.
Segundo Maria Elizabeth Almeida e Maria da Graça Moreira da Silva “A linguagem do rádio é um excelente instrumento de socialização por meio de práticas que incentivem o protagonismo do estudante e ampliem as possibilidades para que os alunos possam atribuir significado às informações que manipulam por meio de situações que lhes despertem o prazer pelo aprender”
Atualmente a internet utiliza o rádio como forma de entretenimento, pois basta buscar no Google o rádio que você quer ouvir, que ela logo te dá varias opções de escolhas de músicas e cantores diversos,um exemplo é a rádio uol, que é um site bastante procurado pelos jovens.
Minha escola atualmente não dispõe de nenhum projeto que envolva o uso do rádio, mas com certeza, no futuro, implantaremos sim, em nossa escola projetos voltados para o uso do rádio,como ferramenta educacional.Já que a integração do rádio na educação vem sendo tarefa de alguns educadores.




Amarrando as idéias


A escola por ser uma institução muito tradicional que vê o professor como foco único do conhecimento,está resistindo a inovação e as mudanças, porém o que percebemos é que devido ao avanço tecnológico, o próprio modelo de ensinar está mudando.
Segundo José Manuel Moran “Não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador na transmissão do conteúdo e no professor do ensino presencial”.
O uso das mídias está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e no ambiente escolar podemos vê-las como parte integrante na forma de aprender de nossos alunos, pois muitos usam MP3, celular e outras tecnologias dentro e fora de sala de aula,a internet também está presente na vida de nossos alunos, pois muitos fazem pesquisas e trabalhos propostos por professores em sala de aula.
Diante também da revolução tecnológica surgem vários questionamentos a serem feitos, ou seja, como direcionar nossos alunos no uso adequado das mídias em relação a educação? De que forma pedagógica o professor pode usar as mídias em sua sala de aula?
Podemos dizer que vários aspectos serão necessários para a integração de mídias na prática pedagógica, um deles é o aperfeiçoamento profissional dos professores como propagadores de conhecimento nesse novo ambiente educacional que está surgindo.
O professor como disseminador do conhecimento, deverá sim buscar se aperfeiçoar, conhecer as novas tecnologias e tentar usá-las em sua sala de aula, pois tudo indica que no futuro o ensino será virtual, e o professor deverá está preparado para essa mudança na forma de ensinar.




Reflexão


Nas últimas semanas do curso aprendi conceitos até então desconhecidos, aumentei meu repertório de informações e com certeza o conhecimento adquirido repassarei para meus alunos da melhor forma possível.
No decorrer do curso encontrei dificuldades com relação a montagem de projetos, pois até então não tinha conhecimento sobre como montar ou organizar projetos que envolvessem o uso das mídias em sala de aula.
Porém,as minhas dificuldades foram superadas através de pesquisas realizadas na internet e também atráves da visualização de trabalhos de outros participantes do curso.
No meu ponto de vista, pude perceber que esta etapa do curso é apenas o início de uma grande caminhada para obtenção do sucesso na áre em que estou disposta a me aperfeiçoar e atuar.Como futura profissional da área, para mim está sendo de extrema importância adquirir esses novos conhecimentos no que diz respeito das novas tecnologias.





Atividade 04 - Trabalho final do módulo introdutório:como incorporar o uso de mídias em sua escola? (esboço)

PROJETO FINAL

• IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Lopes Raposo

• TEMA DA PROPOSTA
Uso do blog como ferramenta educativa

• OBJETIVOS
-Fazer a interação entre os alunos e o espaço escolar;
-Desenvolver atividades culturais e divulgá-las a comunidade estudantil;
-Proporcionar um elo entre os alunos e as disciplinas ministradas em sala de aula através da interação de conteúdos.
-Registrar as atividades escolares realizadas ao longo do período letivo

• PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Alunos do ensino médio

• ABORDAGEM PEDAGÓGICA
O blog é um instrumento de disseminação do conhecimento, é o registro das atividades realizadas, ou seja, o seu uso no ambiente escolar possibilita a todos o acesso imediato de informações e permite a interação entre a comunidade estudantil e o espaço escolar, uma vez que veincula a comunicação de forma simples.


• MÍDIAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Micro-computadores, câmera digital, laboratório de informática conectado a internet .

• PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS
 Apresentação do blog da escola a comunidade escolar;
 Buscar informações sobre as atividades realizadas na escola;
 Utilizar programa de apresentação de slides;
 Produzir textos informativos
 Utilizar as mídias como forma de interação.



• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.educarede.org.br
http://www.parceirosjovensvoluntarios.org.br

Meus slides

Amigo cão