quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aviso para os meus alunos do projeto educarede

Para os alunos da @gcom turma M2,participantes do projeto: "Vamos manter nossa escola limpa"
Convoco a todos para estarem presente no laboratório de informática da escola, no dia 28/10/09 às 13:00 para participarem da videoconferência do portal educarede.


Conto com a presença de todos.



Boletim informativo nº. 11 (especial)

Minha Terra 2009



Convite especial para os alunos do projeto educarede da @gcom



Participe da 3a. Videoconferência do Minha Terra 2009 que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, quarta-feira, das 13h às 14h30.

Teremos interações ao vivo com alunos e escolas participantes da comunidade que contarão o que já fizeram e o que planejam fazer até o final do ano letivo.

Também teremos os gestores da comunidade, Claudemir Viana e Sônia Bertocchi, e a mediadora do blog, Louiza Matakas, apresentando as atividades das fases 3 e 4 do projeto, esclarecendo dúvidas e apresentando alguns destaques da comunidade Minha Terra.

Para assistir à videoconferência não é preciso ter equipamento especial. Basta acessar a comunidade Minha Terra 2009 - Aprender a Inovar, e na página principal haverá o link ativado para acessar a videoconferência.

E durante a videoconferência você pode participar enviando mensagem pelo blog da comunidade, e sua dúvida ou seu comentário será lido pela Louiza Matakas e respondido pela equipe.

Depois da videoconferência, mais alguns dias, a videoconferência será disponibilizada no Canal Multimídia da comunidade Minha Terra 2009, como já estão as videoconferências anteriores, para ser assistida novamente ou para quem não pôde assistir ao vivo.

Contamos com sua participação!



fonte:Equipe Minha Terra - EducaRede

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do professor


Adoro minha profissão

Iniciei minha carreira em 1996,dando aula na escola Heber Moreira em Icoaraci, estava no segundo ano do curso de letras da UFPa,uma grande amiga minha a professora Conceição me pediu para substituí-la nas turmas de 5ª série, não tinha experiência nenhuma, mas aceitei o desafio, comecei a dar aula, foi paixão repentina.Logo me apaixonei pela profissão, mas vi que teria muito trabalho pela frente e também que tinha que me dedicar bastante, pois meus alunos eram muitos atentos.
Sempre gostei de trabalhar com projetos,embora não sabendo ao certo como fazer.Lá desenvolvi alguns projetos envolvendo a leitura utilizando alguns livros paradidáticos.Trabalhei nessa escola por 4 anos.

Em 1999,já com alguma experiência e formada, comecei a dar na escola Rui Barbosa, também em Icoaraci, dava aula para o ensino fundamental, médio e supletivo. Nesta escola tentei desenvolver alguns projetos envolvendo leitura e também a literatura, pois tive a minha primeira experiência como professora nesta disciplina, adorei e passei a incentivar os meus alunos a lerem algumas leituras obrigatórias. trabalhei também por 4 anos.



Mas foi em 2002 que fiz o concurso público para trabalhar no estado e passei.Mas somente em 2003 fui chamada, trabalhei em várias escolas da rede estadual: Matos Costa, 8 de maio, Leduc Peralta,Poranga Jucá e Jorge Lopes Raposo.


em 2008, fiz o curso no NTE e me apaixonei pela informática, descobri que poderia trabalhar com projetos que envolvessem mais os meus alunos, que era o que sempre desejava fazer.

Em 2009 fui convidada pela professora Rose lenne a trabalhar na sala de informática da Escola Jorge Lopes Raposo, aceitei o desafio,mesmo sabendo que seria algo novo para mim, me apaixonei pelo projeto @gcom e hoje desenvolvo junto com minha amiga Rose lenne este grande e desafiador projeto.
Sei que tenho muito ainda o que aprender, mas com força, coragem e muita dedicação com certeza farei um bom trabalho, pois amo aquilo que faço, que é ser professora.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia das crianças



Ser criança é viver a vida sem preocupação
Ser criança é sempre buscar novas experiências,
sem medo de errar.



Ser criança é sorrir sempre
na esperança de viver intensamente o momento.
Ser criança é sonhar com um mundo melhor
buscar a felicidade nas pequenas coisas



Ser criança é sempre ter muito amor no coração
e transmitir paz num simples sorriso.
Ser criança é simplesmente ser feliz.



(fotos minha filha Jennifer Lisboa)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Projeto: Vamos manter nossa escola limpa ( em desenvolvimento )


(alunos participantes do projeto)


Após receber orientações da professora Maria do Carmo no dia 25/09/09 no NTE, o projeto foi iniciado na escola obedecendo as seguintes etapas:



1ª etapa:

-Seleção dos alunos para participar do projeto;

-Reunião com os alunos participantes do projeto,na sala de informática da escola;

-Apresentação do portal educarede;

-Cadastro dos alunos no portal.




2ªetapa:

-Pesquisa de campo realizadas pelos alunos, foi feito um questionário pelos alunos direcionado às escolas mais próximas a nossa,à alunos e à agência distrital de Icoaraci,a respeito da problematização do lixo produzido.


PESQUISA DE CAMPO

QUESTIONÁRIO PARA A ESCOLA

1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido nas escolas?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – A escola apresenta algum projeto para o lixo? SIM ( ) NÃO ( )
4 - Que projeto?
5 - Como funciona?
6 – Como a escola administra a problematização do lixo produzido?


QUESTIONÁRIO PARA A ALUNO

1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido na sua casa?
2 – Você faz seleção do lixo? Que tipo?
3 – Qual o destino do lixo?
4 – É reciclado o lixo produzido na sua casa?
5 – Como você administra a problematização do lixo produzido em sua casa?


QUESTIONÁRIO PARA A AGÊNCIA DISTRITAL


1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido em ICOARACI?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – O que o governo municipal faz com o lixo recolhido:
a) Nas casas:
b) Nos hospitais:
c) Nas fábricas:

4 – A prefeitura apresenta algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado?
5 - Como funciona?
6 – Como a prefeitura administra a problematização do lixo produzido?



3ªetapa:


Orientação do projeto para os alunos com a professora Maria do Carmo no NTE.













Sob a orientação da professora Maria do Carmo os alunos fizeram suas inscrições no portal educarede e foi feito ainda a inscrição de nosso projeto: "Vamos manter nossa escola limpa" no portal,em seguida foi postada a primeira foto da equipe juntamente com a apresentação do grupo.

























4ª etapa:
Oficina Reportagem

Foi realizado no dia 08/10/09, a oficina sobre reportagem ministrada pela profª Maria do Carmo.
Na oficina os alunos aprenderam:
1.O que é uma reportagem?
2. Estrututa composicional do gênero reportagem
3.O que é necessário para se fazer uma reportagem?
4.como fazer um reportagem
5.Por que fazer uma reportagem
6.Como começar uma reportagem
7.Atividade pratica





5 etapa: Reportagem feita pelos alunos



Vamos manter nossa escola limpa


Uma ação educativa que visa mudança de mentalidade com relação ao problema do lixo escolar

Os alunos da escola Jorge Lopes Raposo, participantes do projeto educarede, com o objetivo de levantar propostas de intervenção na realidade que os cerca, desenvolvem ações numa perspectiva de contribuir para amenizar um dos problemas enfrentados pela humanidade a questão ambiental escolar. Para isso realizam pesquisas bibliográficas e de campo a partir de entrevistas com alunos, corpo técnico de escolas e agente distrital do bairro de Icoaraci, afim de tomarem conhecimento sobre a problemática e soluções.
Iniciam também uma campanha educativa na escola, afim de envolver toda a comunidade buscando conscientizar a todos e consequentemente promover a preservação do espaço escolar, haja vista que manter nossa escola limpa é uma das metas a serem atingidas.

texto: alunos do projeto


6ª etapa: Início da campanha na escola



A campanha foi iniciada na escola no dia 19/10/09, onde a equipe de alunos divulgou em todas as salas o projeto, a equipe produziu ainda os quadros de aviso, os cestos de lixos para as salas e os cestos de lixo padronizados para os corredores da escola para ser feita a coleta seletiva do lixo.



7ª etapa: Oficina de reciclagem ( em fase de desenvolvimento)

Projeto educarede








Após participar da oficina de projetos no dia 11/09/09 no NTE,realizada pelos professores Alberto e Maria do Carmo,fomos incentivados a elaborar um projeto para o portal educarede e participar da comunidade "Minha terra 2009".



















Como coordenadora da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo e já desenvolvendo o projeto @gcom, selecionei alguns alunos participantes da @gcom para fazer parte do portal Educarede e desenvolver o projeto: "Vamos manter nossa escola limpa".


alunos particpantes do projeto:



Gabriela,Aila Tuane, Benezaide, Ana Carolina e Luis Vitor





conheça o projeto de nossa escola para o portal educarede





Tema: Cidade e Qualidade de Vida
Pauta: Do lixo a reciclagem

Título: Vamos manter nossa escola limpa


Publico alvo: comunidade escolar

Descrição

Devido a necessidade de preservação do meio ambiente, cujo o efeito negativo prejudica o mundo todo, a reciclagem do lixo torna-se fundamental para a eficácia da preservação da natureza. Entendemos, com isso, que conhecer mais sobre as ações para um melhor tratamento que pode ser dado ao lixo faz-se necessário uma mobilização principalmente por parte da escola envolvendo toda a sua comunidade quanto a comunidade em torno e por extensão a de seu bairro. É neste contexto que o nosso projeto visa levar a comunidade escolar a pesquisar sobre o lixo, a produção e destinação, bem como apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola. Dessa forma nosso projeto tem como objetivo melhorar as dependências da escola a fim de que todos possam ali usufruir de um ambiente limpo, agradável e saudável.

Objetivos

 Conscientizar os alunos da importância de manter sua escola limpa, assim como sensibilizá-los dos efeitos negativos que é destrutivo a natureza, provocados pelo tratamento não adequado do lixo.
 Identificar se há iniciativas e projetos locais voltados ao tratamento consciente do lixo e de programas de sustentabilidade através da reciclagem.

 Pesquisar sobre o lixo produção e destinação.
 Apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola.

Ferramentas para pesquisa


 Vamos cuidar do Brasil
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144
Comunidade virtual de educarede sobre a Conferência Nacional pelo meio ambiente
 Com-vida: Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola
Http://www.mec.gov.br/comvida
Conselhos de meio ambiente nas escolas
 reciclagem do lixo:papel, aluminio,plástico, vidro etc
http://todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm Importância da reciclagem do lixo, reciclagem de papel, vidro,alumínio,
plástico, preservação do meio ambiente, lixo orgânico.

Aparatos técnicos

 Câmera fotográfica,celular, filmadora,computador,bloco de anotação.

Metodologia

Para a realização deste projeto será adotada três etapas:

1ª etapa: Levantamento pelas equipes a respeito do lixo no bairro, nas escolas e na casa dos integrantes das equipes.
 Apresentação das equipes no Educarede (texto, video, audio).
 Inscrição do projeto e dos participantes na Comunidade Minha Terra 2009.
 Pesquisa sobre o lixo produção e destinação:(quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos nas escolas do centro de seu bairro? quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos pelas famílias dos integrantes? qual o destino dado ao lixo das casas e da escola? O que o governo municipal faz com o lixo recolhido nas casas e o lixo de hospitais e fábricas? as escolas do bairro apresentam algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado? se apresenta como funciona? se não, como a escola administra a problematização do lixo produzido?
 Oficina de texto “gênero reportagem”.
 Reportagem de campo: sistematização através de uma reportagem em audio, vídeo e fotos com as informações obtidas nas pesquisas realizadas.
 Publicar a matéria no portal do educarede.
2 etapa: Projeto da equipe e equipe em ação

• Elaboração de um projeto com apresentação de idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola “Jorge L. Raposo”. Neste envolverá: Palestras sobre a coletiva seletiva do lixo; Oficinas de reciclagem; produção de cestas de lixos e painéis de informações padronizadas em todas as salas de aula e áreas externas.

3ª Etapa
exposição do processo de desenvolvimento do projeto.
Publicar os resultados do projeto no portal do educarede e no Blog da escola.

Meus slides

Amigo cão