sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NTE premia os melhores blogs no 2º concurso de blogs educativos




Foi realizado hoje, no auditório Washigton Luís Barbosa Lopes, a premiação dos melhores blogs pelo NTE.

Na categoria blog de professor, entre os dez melhores, fiquei em 6ª lugar.







Na categoria blog da escola, entre os dez melhores, minha escola Jorge Lopes Raposo, ficou com o 8ºlugar.




Para nós foi uma vitória ficarmos entre os dez melhores blogs, pois nossa escola lutou por anos para que fosse implantando o laboratório de informática e graças a luta incansável da profª Roselenne Silva que com o seu projeto @gcom, conseguiu implantar definitivamente em nossa escola o laboratório de informática.
Agracedemos imensamente a esta professora que sempre sonhou ver a escola Jorge Lopes Raposo sendo reconhecida, esse mérito também é dela.




professora Roselenne essa vitória é nossa!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Seminário dos alunos do 2º ano

Foi apresentado, hoje, pelos alunos da turma M2TRO1,os seguintes seminários dos contos: "O Rebelde " e a "Quadrilha de Jacó Patacho"


5ªEquipe: Apresentação do conto "O Rebelde"




6ªEquipe: Apresentação do conto "a quadrilha de Jacó Patacho"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Seminário dos alunos do 1º ano

Os alunos da turma M3TRO1 apresentaram o Seminário sobre "Os Lusíadas" e a obra "o Velho da Horta"








A aluna Gabriela fez uma apresentação sobre Camões e apresentou a obra Os Lusíadas.






quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Seminário do 3º ano

Os alunos do 3 ano da sala M3TR01 realizaram hoje a apresentação da obra "Véu de Noiva" de Rubens Braga













Durante o seminário, os alunos apresentaram ainda a dramatizaram de uma parte da obra.

sábado, 7 de novembro de 2009

AVISO

Para os alunos da @gcom que desenvolvem o projeto "Vamos manter a escola limpa" , portal EDUCAREDE, iremos apresentar nosso projeto no Hangar.

Será dia 12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes

DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)

DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)


Convidem seus pais, amigos e familiares

Curso no NTE

sexta-feira (o6/11/2009) iniciou o curso“Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias. Com carga-horária total de 40 horas, tendo como ministrante a professora formadora Maria do Carmo Acácio.

O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo.

Sobre o curso:

O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho

fonte:NTE

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Seminário de Literatura ( Leituras obrigatórias)

Apresentação dos alunos da turma M2TR01, da disciplina literatura.


Foi realizado, ontem dia 24/11/09,o seminário sobre as leituras obrigatórias, como parte da 3ªavaliação, os alunos da turma do 2º ano apresentaram os contos.

1ª equipe: O Conto " O moinho" de Eça de Queirós






Resumo do conto:

Com enredo muito parecido com o de O primo Basílio, em uma linha acentuadamente naturalista, o conto No Moinho tem um problema relativo à construção da protagonista. A falta de coerência marca a trajetória que vai da “senhora modelo”, que vive para cuidar do marido inválido e dos filhos doentes, à mulher promíscua, que pensa em apressar a morte do marido e deixa os filhos sujos e sem comida até tarde. Toda esta transformação de caráter provocada pelo simples beijo de um primo.

Apesar da variedade temática, pode-se perceber no conto de Eça uma grande preocupação com as dores humanas. Seus personagens são em geral tristes, alguns céticos, outros ingênuos, mas sempre atormentados.

Neste conto como em outros, os eventos surgem no discurso narrativo seguindo a sua ordem cronológica.

Os eventos são relatados linearmente, delineando três situações diferentes para a personagem protagonista:

— a da enfermeira zelosa;
— aquela em que conhece e se apaixona por Adrião;
— aquela em que se entrega a leituras românticas desencadeadoras de imaginários falsos e perniciosos.

O final adúltero é a consequência lógica e determinística deste percurso. O elemento desencadeador da ação é Adrião, cuja chegada vem alterar o decorrer monótono, mas pacífico, da vida de D. Maria da Piedade, causando diferentes atitudes e comportamentos. A sua visita instaura o conflito necessário à narrativa.

O espaço e o tempo da história — uma vila de província e um tempo contemporâneo — são facilmente reconhecíveis pelo leitor, porque se apresentam idênticos à sua própria vivência.

No moinho é um conto que prescreve que o leitor imagine aquela história como verdadeira. Trata-se de uma forma específica de desencadear o imaginar muito utilizada pela ficção realista.



2ª equipe: Uma Senhora de Machado de Assis







Resumo do conto

No conto Uma Senhora, o autor, Machado de Assis, conta as dificuldades de uma jovem mulher, dona Camila, de aceitar a velhice, mostrando as artimanhas que faz, de maneira inconsciente, para evitar que a filha case, vendo só defeitos nos pretendentes. Até que, por fim, sem outro remédio, verga-se às imposições da vida, assumindo-se como avó enlevada.

Vale notar que D. Camila procurou atrasar ao máximo o amadurecimento da filha, tratando-a como criança e vestindo-a como menina até o momento em que não lhe foi mais possível.

No conto Uma Senhora, Machado de Assis espicaça os românticos e seus clichês quando descreve dona Camila: (...) os braços, que eu não digo que eram os da Vênus de Milo, para evitar uma vulgaridade.

Machado de Assis, neste conto põe de manifesto os tormentos de envelhecer para a alma de uma mulher vaidosa, D. Camila.

A protagonista, D. Camila, é casada e tem uma filha chamada Ernestina, esta apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer.Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe muito "zelosa" põe defeito, em muitos, com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D. Camila descobre o primeiro fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca; assim outros fios brancos surgem sendo que o terceiro coincide com mais um pretendente da filha.

Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se, e com isso vem o primeiro neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê. Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.

O conto Uma senhora foi publicado no livro Histórias sem Data em 1884, é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. O ambiente doméstico, embora tradicional é regado por paixão, inveja e temores.

O titulo é um problema lingüístico na narrativa, pois traz uma possível indagação de qual "senhora" o narrador estaria falando, já que, este substantivo sugere uma mulher de idade mais avançada e madura; e embora a mãe tivesse mais idade, a filha, todavia, é quem tinha trejeitos para tal. Machado, com muita delicadeza, deixa a dúvida no ar.

A análise dos nomes também é de suam importância, já que, de algum modo representa as personagens, vejamos em Camila temos : " ...associa a uma jovem e linda [...] indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor..." Poderíamos aqui questionar o nome da personagem, pois sabíamos que ela era linda e amava sua família, mas ao vermos o nome da filha Ernestina, que seria a antagonista, temos : " aquele que combate". Através dessa comparação pode-se perceber que os nomes poderiam estar trocados, pois a "combatente" seria D. Camila, que além de lutar contra o tempo, também existe o embate com a juventude da filha, e mesmo a jovem com toda frescor e beleza dos anos, ainda assim, a beleza da mãe a superava.

A narrativa que apresenta D. Camila aos 29 anos e a filha Ernestina aos 15, trata das questões do tempo em vários parágrafos, como no terceiro onde encontramos: "... trepando no alazão do tempo, foi alogar-se na casa dos trintas..." . Sempre parecendo mais nova dos 30 aos 40 anos, D Camila vê-se desesperada aos 42, diante do cabelo branco que torna-se um vilão na narrativa, já que afirma as mudanças físicas decorrida com o tempo; por isso, a beleza e juventude da filha faz surgir, nessa mãe, o sentimento de inveja, agora de forma assumida.

Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher. O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente.

Algumas características, muito peculiares, da obra de Machado de Assis podem ser verificadas no conto como a questão da perfeição, onde temos a busca, incansável, de D. Camila por beleza, de maneira que está passa a representá-la; tem-se ainda a transformação do homem no objeto do homem, pelo fato da mãe manipular e usar a filha visando seus interesses; e finalmente o bem x mal onde poderá comentar as teorias de Platão, onde a idéia do belo sempre foi inseparável da idéia do bem, o que confere um caráter positivo ao conceito de beleza. Daí a comparação feita a D. Camila a Vênus de Milo, pois a estátua procura traduzir esse conceito e trazer a noção de imortalidade, também à ambição de nossa protagonista. Já o mal aqui seria o implacável tempo ligado à idéia do envelhecimento, que para D. Camila era a perturbação.

fonte: Gil Matos, professor de Literatura

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Feira do livro

A XIII Feira Pan-Amazônica do Livro é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e será realizada em Belém, de 06 a 15 de novembro de 2009, no Hangar – Feiras e Convenções da Amazônia.
A Feira Pan-Amazônica do Livro tem como objetivo formar um público voltado para as letras e artes, associado aos negócios, arte, cultura e educação, oferecendo uma vasta programação, paralelamente à exposição e venda de livros. Essa pluralidade determinou o diferencial que lhe conferiu o status da 3ª maior feira de livros do Brasil, quantitativamente, em público e área e, qualitativamente, pelas múltiplas atividades programadas.


fonte: blog Ariel Costa


Nós, do projeto: "vamos manter nossa escola limpa" desenvolvido no portal Educarede iremos participar da feira divulgando o nosso projeto.

AVISO

já temos nosso dia definido lá no Hangar. Será dia
12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)

DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)

Teremos lá computadores conectados a internete, poderemos apresentar o
trabalho nos slides e depois acessar o educarede e pedir para os
visitantes postar comentarios. Digam para os meninos convidarem
amigos, pai, mae, vizinhos para irem lá prestigiar.

fonte: Profª Maria do Carmo ( NTE)

video conferência no portal Educarede




Na quarta-feira dia 28/10/09,participamos da video conferência realizada pelo portal educarede.
Na ocasião foram esclarecidas várias dúvidas sobre como utilizar o portal.Conhecemos ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos por várias escolas.
Para nós que estamos participando do portal Educarede foi muito gratificante, nossos alunos adoraram participar ao vivo da video conferência.
Sem sombra de dúvida para nós foi uma ótima experiência.

Meus slides

Amigo cão