quarta-feira, 13 de maio de 2015

Curso: Redes de Aprendizagem




·         ATIVIDADE 2.4 REFLEXÕES
SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM REDES




.
Momento 1: (presencial)
. Reflexão sobre a importância da colaboração e da reciprocidade em uma rede
virtual com base na leitura do texto contante no GC., p. 60 a 66.
Questões para reflexão:

Você participa ativamente dos processos coletivos na construção da organização de redes com objetivos específicos?
R: Como professora  procuro participar  das redes sociais, pois acredito que de uma certa forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos.

Você costuma comentar/avaliar os trabalhos nas redes sociais compartilhados
por seus pares?
R: Como utilizo as redes sociais em minhas aulas, procuro avaliar os trabalhos apresentados pelos alunos em sala e compartilhados nas redes sociais através de you tube, facebook e blog
Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos seguintes requisitos: domínio, comunidade e prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
R: As comunidades poderiam evoluir  utilizando programas educativos que fizessem uma  interação que  envolvessem todos os alunos e professores.
.Momento 2: (EaD)
. Redija um comentário a respeito do debate feito presencialmente no momento
anterior a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma
“tempestade de ideias” para uma proposta de estratégias de aprimoramento da
participação em redes. Publique no AVA eproinfo/Fórum.
 
Tema: As redes Sociais
 
As redes sociais ajudam a se divertir, conversar com os amigos, se manter informado, tem o propósito de conectar a pessoa com o mundo.
No que se refere ao ambiente escolar as redes sociais estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Muitas escolas ainda não sabem lidar com esses meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao alcance de crianças desde a Educação Infantil.
É fundamental  hoje ,pensar as redes sociais como locus de informação, de troca de saberes e aprendizagem”.
Segundo  a especialista Andrea Ramal “As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outras pessoas. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. As redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz”.

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão