quarta-feira, 30 de junho de 2021

A EDUCAÇÃO EM 2020 e 2021, RELATO DE VIVÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA

     Em de 2020 fomos pego de surpresa  pela Pandemia do Coronavírus,  um vírus que se multiplicou e acabou atacando o mundo todo,  tudo parou, a educação foi a quem mais sofreu, em  18 de março de 2020, o ano letivo na escolas foi paralisado  totalmente devido a Pandemia que se alastrava no mundo inteiro, foi um ano histórico, onde as escolas foram fechadas  e as redes de ensino tiveram de implementar as aulas remotas.

        As escolas se viram na tarefa de reavaliar o seu modo de ensino e muitas começaram a criar meios de se  chegar até os alunos, por intermédios de ferramentas digitais e mídias digitais. O ambiente virtual foi visto como saída para dá continuidade aos estudos e chegar até os alunos era um dos desafios, principalmente na  escola pública, da qual faço parte,  foi chegar até esse alunos. As aulas a partir de então   foram organizadas através  de  mídias sociais e aplicativos já utilizados  por grande parte das pessoas, que eram os grupos de whatsapp, posteriormente foi usado uma plataforma digital denominada  Google sala de aula para que os alunos pudessem ter acesso ao material criado e disponibilizado pelos professores, usou-se também o ambiente virtual Google meet, e as aulas passaram a ser  on line , porém  só tinha acesso aquele aluno que tivesse internet.

       Minha escola só veio a  desenvolver as aulas  no ambiente virtual em agosto de 2020, e somente   as turmas dos 9º anos e 3º anos foram envolvidas nesse novo modelo de estudo, com muito esforço e força de vontade conseguimos chegar até uma grande  parte  de nossos alunos , mas a maioria por  não ter  acesso à internet  em casa , não acessou os espaços  virtuais criados por nossa escola. Os 3º anos do ensino médio receberam chips doados pelo governo, porém como tudo era novo e os alunos ainda estavam aprendendo  a mexer  nas plataformas digitais, observou-se que muitos  alunos se perderam pelo caminho. Nós, professores tivemos muitos desafio pela frente e eu , profª lotada na Escola Jorge Lopes Raposo nunca desisti de aprender coisas novas  que envolvessem  as tecnologias e as mídias socias.

turma do 9º ano: aula de Matemática


turma 9º ano- aula de Língua Portuguesa

     A nova realidade estava presente e a única solução para os professores era aprender a lidar com essas novas formas de trabalho on line ,  e o desafio era buscar  meios de  envolver e trazer os alunos  para o meio virtual, pois a educação não era mais a mesma, tudo havia mudado, a internet se fez presente mais do que nunca  em nossas vidas e seria um auxilio para  que a Educação não estagnasse.

      Foram seis meses dificies tanto para nós, professores quanto para nossos alunos, mas mesmo  com a Pandemia ainda não extinta, conseguimos  concluir o ano letivo de 2020. 

                 No final  a nossa tarefa era avaliar o que deu certo para que em 2021 , pudéssemos envolver agora a escola toda, e foi o que aconteceu.

    

         Em  fevereiro de 2021 iniciamos o ano letivo em nossa escola, o mesmo foi iniciado totalmente no ambiente virtual e  envolveu todas as turmas da escola Jorge Lopes Raposo,  foram criados grupo de whatsapp por série e turno, totalizando  20 grupos de whatsapp, foram criadas  15 salas virtuais no ambiente virtual Google sala de aula, e as aulas foram organizadas por dias da semana, onde oss aluno tinham aulas ministradas por dois professores  no turno em que o aluno estudava , durante toda a semana eram desenvolvidas aulas através dos grupos de whatsapp ou  encontros no Google meet.

        O ensino não parou, e em 2021 pudemos atender mais alunos, porém o desafio era atingir os alunos carentes e sem internet. Minha escola buscou fazer com que os alunos sem acesso à internet pegassem os materiais impressos e posteriormente retornasse a escola com algumas atividades respondidas.

         Em junho de 2021 finalizamos o semestre no afâ de retornarmos as aulas presencias em agosto.

                 Sabemos que agora é acreditar e torcer por  tempos melhores  e  esse  vírus que assolou o mundo inteiro possa ser controlado e que todos nós possamos ter a nossa vida normal de volta.

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão