quinta-feira, 23 de setembro de 2021

OFICINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL / 1ºANO - Ensino Médi



 

SALA DE LEITURA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO


1.JUSTIFICATIVA:

Formar alunos leitores e escritores proficentes é um desafio a todos  que se dedicam à educação em nosso país e em nosso estado. No contexto escolar, esse desafio é ainda maior e as aulas de redação mostram-se muito importantes para enfrentá-lo e vencê-lo com qualidade. O fruto esperado de atividades envolvendo o ler e o escrever gêneros textuais, que circulam no meio sociocultural, é a formação de um individuo mais atuante nesse meio, tendo capacidade de exercer sua cidadania com plenitude.

As destrezas com o texto poderão cumprir o papel de ajudar no alcance de bons desempenhos na realização do Exame Nacional de Ensino Médio(ENEM), ou noutro certame que exija esses conhecimentos de leitura e produção textual. Sabe-se que em todos os exames de grande escala há um peso importante para assuntos ligados aos conhecimentos de linguagem, em especial leitura, compreensão e interpretação textual, além da própria redação, todos com grande repercussão na nota final dos exames.

É justamente por isso que cada vez mais a escola Jorge Lopes Raposo tem empreendido uma série de estratégias para desenvolver as proficências leitora e escritora em seus alunos. Especialmente, na primeira série do ensino médio, a fim de que possam obter bons desempenhos nas provas e na redação do Enem.

Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver oficinas de Leitura e produção textual para os alunos dos 1º anos do ensino Médio, no intuito de prepará-los para a prova de redação do Enem, e também para a escola ficar bem colocada entre as melhores instituições de ensino da rede pública de Belém. Como aporte teórico para as propostas da oficina, serão utilizadas as obras “Ler e compreender: os sentidos do texto” de Ingedore Vilaça Koch & Vanda Maria Elias (2011);  “Para entender o texto: leitura e redação” de Platão & Fiorin ( 1990) e “Curso de Redação” de Antônio Suarez Abreu (1991).s

 

2-PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano

 

3-PERÍODO: 3º e 4º bimestres/2021 (setembro a dezembro)

 

        4-OBJETIVOS DA OFICINA

 

-Refletir sobre a importância da leitura e estratégias para realizar o ato de ler

-Compreender a relação texto-autor-leitor no processo de leitura como interação

- Reconhecer os diversos gêneros textuais que circulam em nossa sociedade e a utilização deles nas variadas situações de interação verbal.

- Desenvolver habilidades de leitura e redação em textos Dissertativo-argumentativos

-Aprimorar a habilidade de construção de textos compreensivos, com coerência e coesão textual

-Produzir textos dissertativo-argumentativos, empregando as competências avaliadas no Enem

 

5-CONTEÚDOS ENVOLVIDOS

·       Importância da leitura

·       As relações entre texto-autor-leitor

·       Compreensão e interpretação de textos

·       Textos verbais não verbais e mistos

·       Conhecimentos para o processamento de textos

·         Coesão e coerência de textos

·         Operadores lógico-discursivos

·         Características do texto argumentativo-dissertativo

·         Competências avaliadas na redação do Enem

·         Produção e avaliação textual

 

 

 

6-METODOLOGIA:

As oficinas serão desenvolvidas na sala de leitura da escola Jorge Lopes Raposo. Nesse espaço, os alunos participarão de um encontro por semana, com aulas expositivas, debates, roda de conversa e tarefas orientadas sobre Leitura, interpretação e produção de textos, tendo em vista o desenvolvimento de suas capacidades leitoras e escritoras.

A metodologia de ensino é participativa, com ênfase na leitura e produção de textos. Para tal finalidade, serão realizadas dinâmicas que possibilitem a prática de leitura e escrita individual e coletiva, contando com outros recursos pedagógicos importantes, tais como: audiovisual e textos de outros gêneros que venham a enriquecer o processo de ensino/aprendizagem.

Serão implementadas condutas pedagógicas tais como escuta dos alunos em roda de conversa e disponibilidade para que tirem dúvidas e mantenham contato virtual. Vários especialistas têm destacado a importância da comunicação com os alunos de modo a e captar suas necessidade e buscar com isso elementos para motivá-los. Uma pesquisa informal com os estudantes  pode ser um passo importante levantar as demandas dos alunos. Aulas expositivas e práticas serão privilegiadas de modo ao conteúdo exposito não suplantar 20 minutos de exposição, sendo dividindo o tempo de encontros com tarefas práticas.

7-AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos alunos na oficina será processada mediante o acompanhamento de suas participações aos encontros, utilizando o registro, coleta e correção das tarefas realizadas durante as aulas das oficinas. Como produção final da oficina os alunos participarão de um concurso de redação, no qual serão premiadas as melhores redações que serão organizadas em uma coletânea a ser digitalizada na forma de ebook e cada aluno receberá uma cópia.

 

8-BIBLIOGRAFIA

 

ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação.3ª ed.São Paulo: Ática, 1991.

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.Texto e interação. 4. ed.  São Paulo: Atual, 2013.

FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990

https://educacao.imaginie.com.br/como-preparar-a-aula-de-redacao-com-a-pratica-de-texto/

KOCH, Ingedore Vilaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto, São Paulo: Contexto, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artemed, 1998.

 

9-CRONOGRAMA: 19/08 a 09/12/2021

 

 

 

Mês

Dia da semana

Quinta

Horário

Conteúdo/atividades

AGOSTO

26/08

15h às 16h

-Leitura (O que é leitura?)

-Importância da leitura (Em que ela nos favorece?)

-Proficiência leitora e Leitor crítico

-Leitura de textos verbais, não verbais  e mistos

- Tarefa orientada

SETEMBRO

02/09

15h às 16h

Sistemas de conhecimento na leitura do texto

Conhecimentos: linguístico, de mundo e interacional

Correção da tarefa anterior

Orientação de tarefa para participantes

 

09/09

15h às 16h

Compreensão e interpretação de textos

Estratégias de leitura

Tarefa orientada

 

16/09

15h às 16h

Coesão e coerência de textos

Operadores lógico-discursivos nos textos

Tarefa orientada

 

23/09

15h às 16h

Gêneros do discurso/textuais: textos narrativos, descritivos, dissertativos(argumentativos, expositivos)

 

30/09

15h às 16h

Produção de textos escritos (a redação)

OUTUBRO

07/10

15h às 16h

Características do texto argumentativo-dissertativo

Tarefa orientada

14/10

15h às 16h

Competências avaliadas na redação o Enem

 

21/10

 

15h às 16h

Competência 1:Domínio da norma padrão da língua portuguesa

28/10

15h às 16h

Competência 2: Compreensão da proposta de redação

NOVEMBRO

04/11

15h às 16h

Competência 3:seleção e organização de informações

 

11/11

15h às 16h

Competência 4:Conhecimentos de estruturação do texto para a argumentação

18/11

15h às 16h

Competência 5: Elaboração de uma proposta com soluções ao problema tratado, respeitando os direitos humanos

 

25/11

15h às 16h

Avaliação das competências das redações

Seleção de redações

DEZEMBRO

02/12

15h às 16h

Socialização das produções

Premiação das redações

 

09/12

15h às 16h

Socialização das produções(culminância)

Premiação das redações (culminância)

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão