RELATO
DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTEGRADOR
BULLYING
: EU NÃO CURTO
Helioneth Daniel Lisboa [1]
Jammea
Bastos[2]
Resumo
O
presente artigo tem o intuito de fazer o relato de experiência realizado como os
alunos dos 1º anos do novo ensino médio, através do projeto Integrador :Bullying,
eu não curto! Que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022 na E.E.E.F.M.
Prof. Jorge Lopes Raposo em Belém-PA, pela equipe das áreas de conhecimento:
Linguagens,códigos e suas tecnologias, Matemática e sua tecnologias e Ciências
humanas
Palavras-chave: Bullying,Novo Ensino Médio, Projeto Integrador
I - Introdução:
A escola, vista
como uma instituição de ensino deve zelar e estar comprometida com a
aprendizagem e o bem estar de toda comunidade escolar. Todavia, esse ambiente
que deveria ser agradável e sadio tem sido palco de atitudes frequentes, que
envolvem atos de violência entre os mesmos, ficando evidente, dessa forma, a
conduta Bullying.
II - Justificativa:
É
decretada a LEI
Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015, onde fica
instituído o Programa de Combate à Violência Sistemática (bullying) em todo
território nacional, onde afirma em seu Art 5º É dever do estabelecimento de
ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de
conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação
sistemática ( Bullying ). A palavra “Bullying” é utilizada para
qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar. No entanto, quando os
mesmos se transformam em verdadeiros atos de perversidade e covardia, ou ainda,
quando alguns se divertem à custa dos outros que sofrem, tudo isso deixa de ser
brincadeira, para receber o nome de Bullying escolar. Ainda temos o
Cyberbullying, que é a utilização de instrumentos da Internet e de outros
avanços tecnológicos na área da informática e da comunicação com o covarde
intuito de constranger, humilhar e maltratar. Vítimas de Bullying, na maioria
das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seres ofensores. As
consequências podem ser desastrosas, desde repetência e evasão escolar até
isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio. Para amenizar
essa prática dentro da escola, é necessário um trabalho de informação e
conscientização de todos os envolvidos.
III - Público Alvo:
Alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio.
IV - Objetivos:
- Detectar e combater o Bullying;
- Promover ações preventivas;
- Instaurar a prática do diálogo;
- Implantar a cultura da paz;
- Resgatar a arte do bom convívio;
- Estimular a denúncia compartilhada, civilizada e protetora.
V - Ações Metodológicas:
- Criação de uma sala virtual (Google Sala de Aula), onde todo material
de pesquisa será compartilhado entre os alunos, para que os mesmos tenham
acesso.
- Dentre os materiais compartilhados, haverá Cartilhas informativas,
Vídeos e Filmes que retratam ação do Bullying.
- De posse do material, os alunos deverão fazer a leitura individual das
cartilhas para que possam adquirir conhecimento sobre o assunto e em seguida
reunir a equipe para discutir os tópicos relacionados ao subtema das equipes.
- Após o sorteio dos subtemas, as equipes deverão organizar um modo de
apresentação que será de livre escolha (exposição de painéis ou cartazes,
exposição oral utilizando slides no datashow, podcast, teatro, dança, produção
de um vídeo, paródia, poesias, etc...)
OBS: Todo material de divulgação do projeto
ficará à disposição dos alunos no GOOGLE SALA DE AULA, podendo utilizar a Sala
de Informática da escola para que tenham livre acesso à pesquisa ou no
aplicativo direto em seus celulares.
VI - Desenvolvimento do Projeto:
O trabalho será desenvolvido da seguinte maneira:
- As turmas do 1º ano do Ensino
Médio participarão do referido projeto;
- Cada turma será formada por 04 equipes e cores. (AMOR,
RESPONSABILIDADE, RESPEITO E SOLIDARIEDADE).
- As equipes ficarão responsáveis pelos Subtemas abaixo:
1- Conceito e formas de Bullying. (EQUIPE: AMOR)
2- Personagens na ação do Bullying.(EQUIPE: RESPONSABILIDADE)
3- Consequências e Legislação. (EQUIPE: RESPEITO)
4- Conscientização. (EQUIPE: SOLIDARIEDADE)
AMOR: Deverão apresentar o
conceito/definição da palavra/termo “Bullying” e quais são as formas e suas
características. A equipe será representada pelo símbolo da área de
conhecimento do professor responsável pela turma.
RESPONSABILIDADE: Deverão apresentar os tipos de
personagens presentes na ação do “Bullying”, e as características de cada um. A
equipe será representada pelo símbolo da área de conhecimento do professor
responsável pela turma.
RESPEITO: Deverão apresentar quais as
consequências de quem sofre “Bullying” e as leis existentes no Brasil para
combater e respeitar a vítima contra esse crime. A equipe será representada
pelo símbolo da área de conhecimento do professor responsável pela turma.
SOLIDARIEDADE: Deverão realizar uma pesquisa relacionada ao
“Bullying” em sala de aula, mostrando o resultado através de um gráfico e
apresentar ações que possam ajudar a vítima dentro do ambiente escolar. A
equipe será representada pelo símbolo da área de conhecimento do professor
responsável pela turma.
OBS:
·
A montagem das equipes será realizada
no 2º BIMESTRE, após todos os alunos da turma realizarem a leitura e
rodas de conversas do material disponibilizado pelos professores envolvidos no
projeto.
·
Todas as equipes deverão pesquisar e
escolher um símbolo para representar a equipe e também relacionar o símbolo com
o nome da equipe, com a área de conhecimento do professor responsável pela
turma e o subtema.
- A finalização do projeto se dará com a apresentação das equipes
através de exposição em sala de aula / quadra da escola.
VII - Período da realização do projeto:
- Abril, Maio e Junho de 2022.
VIII - Cronograma
MÊS |
PERÍODO |
AÇÕES |
ÁREA DE CONHECIMENTO |
MARÇO |
17,18, 23,24 |
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO |
TODAS |
ABRIL
|
06/04/22
25/04
|
LANÇAMENTO DO PROJETO COM A PALESTRA: BULLYING. ( PSICÓLOGA - DIONE REIS) LOCAL : ÁREA DA ESCOLA OBS: APÓS A PALESTRA O MATERIAL PARA LEITURA EM PDF SERÁ
DISPONIBILIZADO NO GOOGLE SALA DE AULA. REUNIÃO COM OS PROFESSORES DO PROJETO NA SALA DE LEITURA (10:00). |
EQUIPE: PROFESSORES DAS TURMAS.
|
MAIO |
02 /05 a 20/05
23/05 a 30/05
31/05 |
·
1ª RODA DE CONVERSA DEBATE SOBRE A LEITURA DA BIBLIOGRAFIA. - 2ª RODA DE CONVERSA DEBATE SOBRE A LEITURA DA BIBLIOGRAFIA. ·
ATIVIDADE NO GOOGLE FORMS SOBRE OS
CONTEÚDOS DO MATERIAL LIDO PELOS ALUNOS. - FORMAÇÃO DAS EQUIPES E SORTEIO DOS SUBTEMAS. REUNIÃO COM OS PROFESSORES DO PROJETO NA SALA DE LEITURA (10:00) E
(16:00) |
PROFESSORES COM SUAS TURMAS. |
JUNHO |
01/06 a 10/06
13/06 a 24/06
27/06 a 30/06 |
· REALIZAÇÃO DA PESQUISA PELA EQUIPE 4 E ANÁLISE DE DADOS. · PRODUÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA.
· APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES AOS PROFESSORES COORDENADORES DE TURMA.
· CULMINÂNCIA DO PROJETO. |
PROFESSORES COM SUAS TURMAS. |
IX - Metas:
Espera-se que os educandos, tenham
condições de atuarem na escola e fora dela como agentes de transformação e
detectores do Bullying. E que sejam preparados para intervir, a fim de diminuir
essa prática.
X - Avaliação:
A data de apresentação final do Projeto será
antecipadamente marcada na Coordenação Pedagógica, para entrar no calendário de
avaliação da escola.
Haverá uma ficha avaliativa com os
critérios para lançar as notas dos alunos.
XI - Critérios de Avaliação:
1 – Frequência no dia da apresentação
2- Apresentação individual do aluno e/ou entrega individual de um
relatório sobre o assunto pesquisado para aqueles que não participarem da
apresentação do trabalho.
3- Desempenho da equipe na apresentação
XII - Recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho dos
alunos:
- Computador
- Datashow
- Xerox da cartilha ( 175 folhas )
- Cola branca ( 04 tubos )
- Cartolina cores variadas ( 08 folhas )
- Papel cartão cores variadas ( 08 folhas )
- Tesoura sem ponta ( 04 unidades )
- Bloco de papel A4 ( 100 folhas )
- Pincel permanente ( 02- cor preta , 02- cor azul )
XIII - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, ANA BEATRIZ B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio
de Janeiro: Objetiva,2010.
SILVA, ANA BEATRIZ B. Cartilha 2010. Justiça nas escolas.
Brasília/DF. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/cnj/cartilha_bullying.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2019.
XIV - ANEXOS
·
Anexo 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO
·
Anexo 2 DISTRIBUIÇÃO DAS EQUIPES
·
Anexo 3 PESQUISA DA EQUIPE 4
(SOLIDARIEDADE)
·
Anexo 4 FICHA DE AVALIAÇÃO
·
Anexo 5 RELATÓRIO INDIVIDUAL
SUGESTÕES DE TRABALHO POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Linguagens, códigos e suas tecnologias: Leitura das
cartilhas, interpretação de texto, produção textual, produção artística, origem
inglesa da palavra Bullying, Cyberbullying e outras.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Pesquisa geográfica
de regiões ou lugares onde há mais índices na ação do Bullying, fatos
históricos reais, ampliar o conhecimento relacionado ao Estatuto da Criança e
do Adolescente, bem como as leis de combate dentro do ambiente escolar.
Ciências da Natureza e suas tecnologias: Trabalhar as consequências que o Bullying acomete em relação à saúde
física e mental (Dependência química)
Matemática e suas
tecnologias: Pesquisa efetuada pela equipe 4 com análise dos dados através de gráficos e relacionar o
símbolo matemático com o nome da equipe
e o subtema da mesma.
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