sábado, 17 de fevereiro de 2024

PROJETO BORA LER

PROJETO:#BORALER

 

 **AÇÃO: Despertando a leitura de obras Clássicas através das  Tertúlias Dialógicas Literárias**

 

 O projeto  será desenvolvido na E.E.E.Médio  profº Jorge Lopes Raposo com os alunos do novo ensino médio,tem como objetivo incentivar a  leitura de Clássicos da literatura através da  pratica de leitura dialógica  “Tertúlias Dialógicas Literárias”,  que consiste  no encontro ao redor da literatura no qual os participantes  leem e debatem , de forma compartilhada, obras clássicas da literatura.

**PROFESSORES ENVOLVIDOS:  Língua Portuguesa, Língua Inglesa ,Sociologia, Artes

**PÚBLICO-ALVO:** Alunos do 1º , 2º e 3º  anos

 **OBJETIVOS:**

- Despertar a  gosto pela leitura através de  obras Clássicas da literatura

- Proporcionar ao aluno participar da leitura e debate de forma compartilhada  das obras Clássicas.

- Levar ao aluno ao entendimento das obras Clássicas atráves de uma nova forma  de leitura onde há a interpretação de todos os participantes sejam estes leitores habituais ou não.

 

 **JUSTIFICATIVA:**

     A roda de leitura, através da Tertúlias Dialógicas  Literárias  contribui  para ampliar o repertório literário do aluno bem como a sua formação como sujeito leitor participativo.

 

**AÇÃO:

1. Apresentação  do conceito de Tertúlias para os alunos ( o que é, como consiste a roda de  Tertúlias)

**2. Seleção das obras Clássicas,  pesquisa sobre o autor: vida e obra

**3. Inicio das rodas de  Tertúlias em sala de aula

**4. Intervenção Artística na Escola:* - Os alunos criarão murais artísticos  através de trechos, poemas ou pinturas  que retratem sua  visão artistica sobre a obra lida.

**5. Exposição e Reflexão:** - Organizar uma exposição  de trecho da obra  através do teatro  criado pelos alunos atráves da leitura da obra clássica.

     Este projeto não apenas ajudará os alunos  no que tange ao incentivo à leitura de obras Clássicas, mas também estimular o  desenvolvimento do senso critico, melhorar o vocabulário, ampliar sua criatividade e habilidade na escrita.

 

O que são as Tértulias Líterárias ?

                      As Tertúlias Dialógicas são uma das ações educativas de sucesso que se desenvolvem nas comunidades de aprendizagem. Estas compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo com todos os alunos e participantes da tertúlia.

                     As Tertúlias Literárias Dialógicas têm a sua origem nos anos oitenta na escola de adultos La Verneda-Sant Martí de Barcelona e consistem de encontros ao redor da literatura, nas quais os participantes lee m e debatem obras clássicas da literatura universal.

 

Exemplo de compromisso dos voluntários

 1. Escolhe-se um livro da literatura clássica universal. Para tal, apresentam-se diferentes propostas aos participantes para que a decisão seja entre todos.  Cada pessoa pode apresentar uma proposta explicando os motivos pelos quais gostaria de ler aquela obra.

 2.Uma vez escolhida a obra, combina-se com os participantes quantas páginas irão ler para a próxima tertúlia. Da mesma forma, no final de cada sessão realizar-se-á o mesmo processo.

 

  3. Os participantes lerão, em casa, as páginas combinadas, assinalando o parágrafo ou parágrafos que mais gostaram ou que mais se salientaram, por algum motivo.

4. Durante o tempo de duração da tertúlia, debater-se-á a leitura a partir dos parágrafos selecionados. As pessoas que escolheram pedem a vez para falar.

5. O moderador vai concedendo a vez de falar a cada participante, que lerá em voz alta o parágrafo e explicará os motivos pelos quais o escolheu.

6. O moderador dá a vez de falar ao resto dos participantes para que possam comentar cada parágrafo exposto.

7. Seguir-se-á sucessivamente com cada um dos parágrafos, seguindo a ordem dos capítulos ou partes da obra literária, até que se acabe o livro.

 

 

 

 

 

Exemplo de experiência sobre as Tertúlias Dialógicas

 

         Em seguida apresenta-se o testemunho de Kaoutar, El Bina (aluna do 5.º ano do 2.º ciclo), onde exemplifica o desenvolvimento de valores, tais como o da convivência, do respeito e da tolerância, a partir de tertúlias: Uma coisa muito importante que eu aprendi na tertúlia é o que pensam os meus colegas e de que forma pensam. Eu não imaginava que eles pensavam as coisas que dizem nas tertúlias. Por exemplo, quando estamos a debater, eu penso numa coisa e outro colega pensa noutra diferente, sobre a mesma coisa.

 

COMO TRABALHAR COM  TÉRTULIAS  LITERÁRIAS

1º passo:  O professor seleciona  um texto  clássico ( ou um livro)

2º passo:  O professor  inicialmente faz a leitura em voz alta

3º passo: O professor  pedir para o aluno selecionar um trecho  do  texto e fazer um pequeno comentário oral.  Cada aluno pode ler um fragmento do texto e comentar a respeito

4º Passo: No fim o professor faz o comentário geral sobre o texto

OBS:No momento da Tertúlia deve  haver o respeito a todos os alunos  que leram e fizeram seus comentários

 

Livros selecionados:

 

1º anos:

Livro:     

Professores:

 

2º anos:

Livro:     

Professores:

 

3º anos:

Livro: Memórias Póstumas de Brás Cuba 

Professores:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA DO PROJETO

 

1º SEMESTRE

 

  Turmas:

 

·         JANEIRO/ FEVEREIRO  :Divulgação do projeto para os professores, seleção das obras Clássicas por série,  apresentação do autor ,ínicio da leitura da obra

·          

·         MARÇO/ ABRIL:  rodas de Tertúlias a cada 15 dias

 

·         MAIO/ JUNHO : rodas de tertúlias ,culminância com as turmas

Mostra cultural

 

Obs : A leitura poderá fazer parte da avaliação

 

 

 

2º SEMESTRE

 

·         AGOSTO/SETEMBRO  :Divulgação do projeto para os professores, seleção das obras Clássicas por série,  apresentação do autor ,ínicio da leitura da obra

 

·         OUTBRO/ NOVEMBRO:  rodas de Tertúlias a cada 15 dias

 

·         DEZEMBRO : rodas de tertúlias ,culminância com as turmas

Mostra cultural

 

Obs : A leitura poderá fazer parte da avaliação

 

Nenhum comentário:

Meus slides

Amigo cão