quarta-feira, 13 de maio de 2015

Curso: Redes de Aprendizagem




·         ATIVIDADE 2.4 REFLEXÕES
SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM REDES




.
Momento 1: (presencial)
. Reflexão sobre a importância da colaboração e da reciprocidade em uma rede
virtual com base na leitura do texto contante no GC., p. 60 a 66.
Questões para reflexão:

Você participa ativamente dos processos coletivos na construção da organização de redes com objetivos específicos?
R: Como professora  procuro participar  das redes sociais, pois acredito que de uma certa forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos.

Você costuma comentar/avaliar os trabalhos nas redes sociais compartilhados
por seus pares?
R: Como utilizo as redes sociais em minhas aulas, procuro avaliar os trabalhos apresentados pelos alunos em sala e compartilhados nas redes sociais através de you tube, facebook e blog
Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos seguintes requisitos: domínio, comunidade e prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
R: As comunidades poderiam evoluir  utilizando programas educativos que fizessem uma  interação que  envolvessem todos os alunos e professores.
.Momento 2: (EaD)
. Redija um comentário a respeito do debate feito presencialmente no momento
anterior a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma
“tempestade de ideias” para uma proposta de estratégias de aprimoramento da
participação em redes. Publique no AVA eproinfo/Fórum.
 
Tema: As redes Sociais
 
As redes sociais ajudam a se divertir, conversar com os amigos, se manter informado, tem o propósito de conectar a pessoa com o mundo.
No que se refere ao ambiente escolar as redes sociais estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Muitas escolas ainda não sabem lidar com esses meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao alcance de crianças desde a Educação Infantil.
É fundamental  hoje ,pensar as redes sociais como locus de informação, de troca de saberes e aprendizagem”.
Segundo  a especialista Andrea Ramal “As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outras pessoas. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. As redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz”.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso: Redes de Aprendizagem


Atividade 2.3

Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva





Nesta atividade, o objetivo é que vocês compreendam melhor as relações socioculturais que ocorrem nesse contexto. Almejamos que vocês observem, especialmente, os processos de trocas e mobilizações para novas aprendizagens.

Compartilhando experiências de uso de redes sociais

1. Propomos um diálogo entre os cursistas sobre os processos que envolveram o ingresso nas redes sociais, bem como as atividades que cada um realiza nesses espaços.
 
2. Busquem identificar as especificidades socioculturais desse contexto: de que forma cada participante conheceu e ingressou em determinada rede social?
R: Ingressei nas redes sociais com o intuito de buscar  informações sobre determinados assuntos e também para me relacionar e trocar informações com amigos, alunos e familiares.

Alguém já auxiliou outros colegas em suas primeiras experiências?
R: Como trabalho no laboratório de informática de minha escola já auxiliei e criei perfis e blogs para alguns colegas de trabalho.
Quais as principais atividades que realizam?
R: Realizamos atividades  onde buscávamos a participação dos alunos no blog
Quais as atividades preferidas?
R:  As atividades realizadas eram de vídeos, filmes e sites educativos
De que forma pode ser usada para facilitar ações educativas?
R: As  atividades tinham objetivos facilitar o entendimento de alguns assuntos tratados em sala de aula que posteriormente vistos em  sites facilitavam o aprendizado d aluno
Alguma crítica?
R: Não
Existe o cuidado com questões de segurança e privacidade de informações?
R: sim
Quais diferenças percebem nos recursos, em comparação com a Comunidade Virtual que estamos utilizando no Ambiente e-ProInfo?
R: A comunidade Virtual  no Ambiente e-proinfo podemos dizer que é mais interativa e proporcionar ao estudante ter uma visão mais  ampla do assunto que a comunidade aborda, tornardo-o  mais atrativo.
3. Por fim, elaborem uma síntese dessa experiência do grupo para compartilhar nos blogs pessoais. Vocês podem, também, divulgar o link para a postagem em todas as redes que participam.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atividade do curso Redes de aprendizagem

Módulo 2- Cultura de redes: mapeamentos fundamentais


Tema : Cultura Jovem altamente tecnificada

Para iniciamos o tema faz-se necessário responder as seguintes questões:
  • Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?

  Os jovem que hoje fazem parte da cultura jovem altamente tecnificada nasceram em meados dos anos 2000, tiveram acesso as mais variadas tecnologias que até então o homem criou, e  em uma velocidade  absurda esses jovens se adequaram as essas tecnologias, que podemos dizer que hoje não vivem sem ela.


  • De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?

   As tecnologias adentraram na vida  dos jovens influenciando-os  em todos os aspectos, já que a utilizam  para quase tudo: diversão, bate papo, relacionamento e estudos.

 
  • Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?

Se formos comparar com a geração passada que quase não teve acesso a tanta informação como ocorre hoje em dia, os  jovens  atualmente não vivem sem a tecnologia, pois ficam antenados quase que 24h com todo tipo de informação.

  • Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?

Com a utilização desmensurada da tecnologia, os prejuízos que podem ocorrer alguns jovens diz respeito ao vício em tecnologia, pois muitos não conseguem se desligar , deixando de lado outras coisas  importantes que poderiam estar fazendo.
A família e a escola estão tentando se aproximar das tecnologias e tentando entender qual a importância dela na vida dos jovens.

  • Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados?

             O lado bom da tecnologia é a gama de informações que a mesma proporciona aos jovens levando-os a aprender mais sobre diversos assuntos. Podemos dizer que é um benefício que está sendo gradativamente reconhecido. Já que com tanta informação disponível é necessário orientar os jovens.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atividade do curso Redes de aprendizagem

 

Unidade 1. CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA

Tema:  As realização de tarefas escolares comparando as diferentes gerações

Uma reflexão sobre a influências das tecnologias na educação, na forma de ensinar no decorrer do tempo.





Acesse o link abaixo para ver o vídeo no you tube
https://www.youtube.com/watch?v=bS9Stw-Ihkw

quarta-feira, 18 de março de 2015

Atividade do curso: Redes de aprendizagem

Imagem da escola



As imagens selecionadas mostram o professor utilizando o modelo tradicional de ensino, como aparece em algumas imagens na  web .Isso  ainda  ocorre em algumas  escolas, onde  podemos ver o professor sendo o detentor do conhecimento e o aluno receptor  do mesmo, ou seja, um professor em uma sala de aula tradicional é a primeira fonte de informação e autoridade.





Nas imagens acima percebemos o  professor  atuando   como um facilitador, ajudando os estudantes na busca pelo conhecimento.Fazendo  uma aula mais interativa com seus   alunos, utilizando técnicas diferentes para tornar a aulas mais “agradável” ajudando-os a construir suas próprias aprendizagens.




sexta-feira, 13 de março de 2015

Documentário : "Uma escola entre redes socais"



Divulgado em 2013, o documentário “Uma escola entre redes sociais” abordou o tema ao retratar o cotidiano de utilização do Facebook por professores e alunos do ensino médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schoert, no Rio de Janeiro.

O objetivo do documentário   era revelar as dinâmicas de como essa interação fora da escola acontece e para isso docentes e estudantes foram incentivados, em grupos, a debater o tema.

Para entender melhor a experiência feira no Rio de Janeiro pela UFF, assista ao documentário “Uma escola entre redes sociais”:



http://canaldoensino.com.br/blog/assista-gratis-ao-documentario-uma-escola-entre-redes-sociais

quinta-feira, 12 de março de 2015

Turma: Redes de aprendizagem NTE Belém

 

Curso de Redes de Aprendizagem tem como objetivos:

-Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada;

-Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas e , em especial como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação  com a aprendizagem e  com a escola;

-Compreender o potencial  educativo das mídias sociais digitais



 
 
 
 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projeto:Conhecendo Fábulas



O Projeto está sendo desenvolvido com os alunos da 5 série do turno da tarde




 


 


 




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conheçam os projetos que desenvolvo na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo 2014






Ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2014




No  primeiro semestre de 2014 a sala de informática desenvolveu os seguintes projetos: Curso de Inclusão digital,Projeto rádio Raposo,Campanha: Vamos manter a escola limpa.



1.Curso de Inclusão digital

turma-manhã 2014

Este curso tem como objetivo fazer a inclusão digital de alunos de 5ªsérie (6 ano) . O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos alunos o sistema operacional Linux, Br-Office (editor de texto, de apresentação)colour paint, tuxpaint , criação de e-mails, slides e blog.



2.Projeto rádio Raposo em parceria com o Mais Educação.

O projeto rádio Raposo que é desenvolvida na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo, completa em 2014, 4anos de existência e inicia o ano letivo com sua nova turma.

turma 2014
Os alunos participaram da oficina de rádio escola, com a profa  Neth Lisboa.





Os alunos produziram ao longo do semestre programas e vinhetas com o prof Bernardo Junior para a apresentação na XVIII feira Pan-amazônica do livro 2014.


 Participaram nos meses de maio e junho de oficinas  de produção de programas de rádio escola,realizadas pelo NTE-Belém,

No dia 06 de junho,os alunos apresentaram o programa rádio Raposo, ao vivo no estande da rádio web Seduc,  na XVIII feira Pan Amazônica do livro,no Hangar.
 
Apresentação do programa Rádio Raposo na feira do livro



3.Campanha:Vamos manter a escola limpa






Os alunos  do projeto @gcom da sala de informática juntamente com os alunos representantes de turma desenvolveram a campanha: "Vamos manter a escola limpa". A campanha teve como parceiro projeto Gincana das Cores.
Os alunos destacaram na campanha a presença  do "Fuleco" mascote da copa do mundo 2014.




Os alunos  do projeto @gcom participaram da campanha  produzindo cartazes e lixeiras para as salas de aulas.



Alunos do projeto Rádio Raposo divulgaram a campanha na área da escola apresentado um programa especial cujo tema foi : A Preservação do ambiente escolar.
Falaram ainda  a respeito da conscientização de manter nossa escola limpa, mostraram um slide falando sobre a duração do lixo na natureza.




terça-feira, 1 de julho de 2014

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Oficina Rádio escola para a XVIII feira Pan-Amazônia do livro







No dia  22de maio, os alunos do projeto rádio Raposo participaram de uma oficina de produção de programa para a feira do livro 2014, ministrada pelos coordenadores da rádio escola NTE-Belém.

Nossos alunos produziram o programa que será  apresentado no dia 06 de junho, no estande da rádio web Seduc.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Em dia com o vestibular


Atenção alunos essas são as leitura do vestibular da UEPa

LEITURAS DA UEPa 2014

Confira abaixo a lista completa das leituras obrigatórias da UEPA, com links para compra e para download daqueles livros que estão em domínio público.



terça-feira, 1 de abril de 2014

sábado, 25 de maio de 2013

a linguística textual

             A linguística de texto surgiu na década de 1960. Desenvolveu-se rapidamente e em várias direções, seguindo um princípio básico: o texto é uma unidade linguística hierarquicamente superior à frase. E uma certeza: a gramática de frase não dá conta do texto. 
É de interesse uma análise sistemática do que seja e como se faz linguística de texto, pois ela é uma das linhas de pesquisa mais promissoras da linguística atual. Os resultados existentes, mesmo não sendo definitivos, são muito animadores, especialmente pelas perspectivas de revitalização teórica que oferecem à linguística e pelas soluções que poderão propiciar ao estudo da comunicação humana e ao ensino de línguas. O falante se comunica através de textos e não de frases, não importando se essa comunicação se processa através de textos muito extensos (livros, artigos) ou de textos bem curtos (bilhete, participação de nascimento, anúncio de classificados).
            No entanto, essa afirmação, aparentemente despretensiosa e simples, requereu estudos sérios, pesquisas sistemáticas e uma grande dose de coragem para romper com princípios linguísticos cristalizados. E é aqui que surge a expressiva importância do professor Luiz Antônio Marcuschi, que publicou no Brasil a obra marco da linguística textual. Dessa obra decorreram inúmeros estudos, discussões, outras obras e — o que é mais surpreendente — uma reflexão seguida de uma mudança histórica no processo do ensinar e aprender língua. 
Impossível a quem queira percorrer os caminhos dessa ciência desconhecer a obra do mestre Marcuschi.
Luiz Antônio Marcuschi


Luiz Antônio Marcuschi é doutor em filosofia da linguagem (1976) e pós-doutor em questões de oralidade e escrita (1987). É professor titular em linguística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Na UFPE, criou o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e Escrita (NELFE). É pesquisador IA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foi, por várias vezes, representante de área tanto no CNPq quanto na CAPES. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e seu presidente de 1988 a 1990. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística. É autor dos livros Análise da conversação; Da fala para a escrita: atividades de retextualização; Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas; Cognição, linguagem e práticas interacionais e colaborou nas seguintes obras (dentre outras):Conversas com linguistas; Gêneros textuais e ensino; Hipertexto e gêneros digitais.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Figuras de linguagem



  • 1. TIPOS DE LINGUAGEM 
  • DENOTATIVO: sentido real (dicionário) Ex: Minha geladeira quebrou. CONOTATIVO: sentido figurado Ex: Minha namorada é uma geladeira.
  • 2. FIGURAS DE LINGUAGEM
  •  ONOMATOPÉIA IMITAÇÃO DE SONS BUMMM
  •  Plunct, plact, zumm , Não vai a lugar nenhum..
  • ASSONÂNCIA REPETIÇÃO DE VOGAIS AAAAAA
  • Ex:A minha alma tá armada E apontada para a cara Do sossego (sego...) Pois paz sem voz Pois paz sem voz Não é paz é medo, (medo)
  • ALITERAÇÃO REPETIÇÃO DE CONSOANTES 
  • Ex:p enso que p ena que seja p ouco só p enso em p ensamento quem p ode me p rocurar de cá de lá vale b eijinho, b eijo, b eijoca o b da b rincadeira, b rinquedo, b al b uciar tin-tirim-tirim (2x)” tim-tirim My l ove l ua da l enda l onge me l eva l á
  • SÍMILE - COMPARAÇÃO
  • Ex:É TÃO CERTO QUANTO O CALOR DO FOGO JÁ NÃO TENHO ESCOLHA E PARTICIPO DO SEU JOGO Não consigo dizer se é bom ou mau Assim como o ar me parece vital Onde quer que eu vá o que quer que eu faça sem você não tem graça
  • METÁFORA
  • Ex:AMOR É UM LIVRO – SEXO É ESPORTE SEXO É ESCOLHA – AMOR É SORTE AMOR É PENSAMENTO, TEOREMA AMOR É NOVELA – SEXO É CINEMA SEXO É IMAGINAÇÃO, FANTASIA AMOR É PROSA – SEXO É POESIA
  •  METONÍMIA SUBSTITUIÇÃO  

  • POLISSÍNDETO MUITA CONJUNÇÃO E... E... E... E... E...
  • Ex:Disseste que se tua voz Tivesse força igual à imensa dor que sentes Teu grito acordaria não só a tua casa Mas a vizinhança inteira E há tempos nem os santos Têm ao certo a medida da maldade E há tempos são os jovens que adoecem E há tempos o encanto está ausente E há ferrugem nos sorrisos E só o acaso estende os braços quem procura abrigo e proteção
  • ASSÍNDETO SEM CONJUNÇÃO
  • Ex:EU NÃO SOU SEU, EU NÃO SOU DE NINGUÉM VOCÊ NÃO É MINHA, EU NÃO TENHO NINGUÉM NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C. VOCÊ NÃO MANDA EM MIM, EU NÃO MANDO EM VOCÊ VOCÊ SÓ FAZ O QUE QUER, EU SÓ FAÇO O QUE QUERO NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C. SE A GENTE TA ASSIM COMENDO CAPIM É PORQUE A GENTE QUER, SE NÃO QUISER NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C.
  • PLEONASMO REITERAÇÃO DE IDÉIAS
  •  “ Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode às seis horas da manhã Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã”
  • ANTÍTESE APROXIMAR OPOSTOS
  • Ex:Uma noite longa pra uma vida curta mas já não me importa, basta poder te ajudar E são tantas marcas que já fazem parte Do que eu sou agora Mas ainda sei me virar Eu tô na lanterna dos afogados Eu tô te esperando vê se não vai demorar
  • ex: Luz E Sombras Voz E Silêncio Razão, Coração Você E Eu Gelo E Fogo Maldição E Beleza Dor, Cura Eu E Você No Tênue Laço Que Envolve Os Sonhos Sob O Fino Véu Que Protege Os Segredos No Sol Ardente Que Abrasa Os Desejos Na Brisa Suave Que Abranda Os Temores Caminhamos Juntos, Lado A Lado Somos Opostos Que Se Atraem E Se Um Dia Fomos Dois, Hoje Somos Mais... Somos Um... OPOSTOS by prof. Joãozinho
  • Ex:MUDARAM AS ESTAÇÕES NADA MUDOU MAS EU SEI QUE ALGUMA COISA ACONTECEU ESTA TUDO ASSIM TÃO DIFERENTE SE LEMBRA QUANDO A GENTE CHEGOU UM DIA A CREDITAR QUE TUDO ERA PRA SEMPRE SEM SABER QUE O PRA SEMPRE SEMPRE ACABA
  • ex:NEOLOGISMO CRIAÇÃO DE PALAVRAS
  • Ex:O que é que eu faço Se é você que eu venero Ainda te amo, meu amor, ainda te quero E ter você, paixão pra vida inteira Te carinhar , minha linda sereia..

  • GRADAÇÃO SEQÜÊNCIA DE IDÉIAS
  • 28. Setenta (não) Noventa (não) Cento e cinqüenta (não) Trezentos (não) Quinhentos (não) Setecentos e noventa (não) Oitocentos (não) Novecentos (não) Uma milha....
  • 29. IRONIA
  • 30. “ A solução pro nosso povo eu vou dar Negócio bom assim ninguém nunca viu Tá tudo pronto aqui é só vir pegar A solução é alugar o Brasil ”
  • 31. PROSOPOPÉIA PERSONIFICAÇÃO
  • 32. “ O vento beija meus cabelos As ondas lambem minhas pernas O sol abraça o meu corpo Meu coração canta feliz”
  • 33. ECOS REPETIÇÃO DE PALAVRAS
  • 34. Que vês ? Que vês quando me vês ? Quando a mentira acabar
  • 35. “ Paixão cruel, desenfreada Te trago mil rosas roubadas ...” Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas Exagerado , jogado aos seus pés Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado
  • 36.  
  • 37. EUFEMISMO ABRANDAMENTO
  • 38. Ah...deixa essa boneca Faça-me o favor Deixe isso tudo E vem brincar de amor De amor, hey, hey, hey De amor
  • 39. Dez anos passaram E cresceram meus irmãos E os anjos levaram minha mãe pelas mãos...
  • 40. HIPÉRBATO INVERSÃO SINTÁTICA
  • 41. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante” As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico
  • 42. ANÁFORA MESMO INÍCIO
  • 43. Quando não tinha nada, eu quis Quando tudo era ausência, esperei Quando tive frio, tremi Quando tive coragem, liguei
  • 44. PARONOMÁSIA PALAVRAS PARECIDAS
  • 45. Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe... Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei... Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz para poder sorrir É preciso a chuva para florir
  • 46. ELIPSE OMISSÃO
  • 47. Ela achou meu cabelo engraçado Proibida pra mim NO WAY ! Disse que nao podia ficar, mas levou a serio o que eu falei Eu vou fazer de tudo que eu puder Eu vou roubar essa mulher pra mim Eu posso te ligar a qualquer hora Mas eu nem sei seu nome Se nao eu quem vai fazer voce feliz ? Se nao eu quem vai fazer voce feliz ?
  • 48. PERÍFRASE APELIDO - lugar
  • 49. CIDADE MARAVILHOSA CHEIA DE ENCANTOS MIL CIDADE MARAVILHOSA CORAÇÃO DO MEU BRASIL
  • 50. OUTROS EXEMPLOS
  • 51. Eu sou a luz das estrelas Eu sou a cor do luar Eu sou as coisas da vida Eu sou o medo de amar Eu sou o medo do fraco A força da imaginação O blefe do jogador Eu sou, eu fui, eu vou ANÁFORA METÁFORA GRADAÇÃO
  • 52. Entre no meu carro Nós vamos rodar E seremos passageiros à noite E veremos a cidade em trapos E veremos o vazio do céu Sob os cacos dos subúrbios daqui Mas essa noite tudo soa tão bem POLISSÍNDETO
  • 53. Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! ALITERAÇÃO
  • 54. Jackie foi nascer numa cabana em Noa Noa Sol do Taiti na pele, now boa Seu pai cruzou o mar, duas filhas na canoa Côco pra beber e leite de leoa Jackie é uma menina tão bonita que enjoa Enjôo de vertigem, viagem de avião Hálito de virgem, dois olhos de amêndoa Vaca, cadela, macaca, gazela Linda toda, toda linda ela Toda beleza se reconhece nela Jackie Tequila coca-cola e água Égua, língua, mingua minha mágoa oh oh yeh ALITERAÇÃO
  • 55. EIE, IIIIIIIIIII IE IEIEIEIEIEEEEE ASSONÂNCIA
  • 56. Vamos celebrar nossa justiça ganância e a difamação Vamos celebrar os preconceitos O voto dos analfabetos Comemorar a água podre E todos os impostos Queimadas, mentiras e sequestros Nosso castelo de cartas marcadas O trabalho escravo Nosso pequeno universo Toda a hipocrisia e toda a afetação Todo roubo e toda a indiferença Vamos celebrar epidemias:É a festa da torcida campeã Vamos celebrar a fome Não ter a quem ouvir Não se ter a quem amar Vamos alimentar o que é maldade Vamos machucar o coração IRONIA
  • 57. Há soldados armados, amados ou não quase todos na rua, indeciso cordão PARONOMÁSIA
  • 58. É como não sentir calor em Cuiabá Ou como no Arpoador não ver o mar É como não morrer de raiva com a política Ignorar que a tarde vai vadia e mítica E como ver televisão e não dormir Ver um bichano pelo chão e não sorrir É como não provar o nectar de um lindo amor Depois que o coração detecta a mais fina flor SÍMILE
  • 59. Não alimento amor por telefone Isso é ilusão Não adianta falar de amor ao telefone Isso é ilusão (Tele-fome ) NEOLOGISMO
  • 60. E, SÃO PAULO E, SÃO PAULO SÃO PAULO TERRA BOA SÃO PAULO DA GAROA PERÍFRASE
  • 61. Complicada e perfeitinha você me apareceu era tudo que eu queria estrela da sorte Quando à noite ela surgia meu bem você cresceu meu namoro é na folhinha mulher de fases PARADOXO
  • 62. Você é a escada na minha subida Você é o amor da minha vida É o meu abrir de olhos o amanhecer Verdade que me leva a viver Você é a espera na janela A ave que vem de longe tão bela A esperança que arde em calor Você é a tradução do que é o amor METÁFORA
  • 63. Teus sinais me confundem da cabeça aos pés mas por dentro eu te devoro. Teu olhar não me diz exato quem tu és mesmo assim eu te devoro, Te devoraria a qualquer preço porque te ignoro ou te conheço quando chove ou quando faz frio METONÍMIA
  • PLEONASMO EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS
  • Ex: Quando não houver saída Quando não houver mais solução Ainda há de haver saída Nenhuma idéia vale uma vida Quando não houver esperança Quando não restar nem ilusão Ainda há de haver esperança cada um de nós, algo de uma criança Enquanto houver sol, enquanto houver sol Ainda haverá Enquanto houver sol, enquanto houver sol PARADOXO
  • 66. CONTROLANDO A MINHA MALUQUEZ MISTURADA COM MINHA LUCIDEZ NEOLOGISMO
  • 67. Penso no que faço no que fiz e no que vou fazer Hoje o seu retrato só me mostra o que eu quero esquecer Quando o sol se for meu amor vou onde você for Quando o sol se for a luz indicará você pra mim GRADAÇÃO
  • 68. Então já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer Se for já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer Se for já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer EUFEMISMO
  • 69. FALOU, MOÇADA!!! DIGAM TCHAU!!!

sábado, 20 de abril de 2013

Oficina "Rádio escola na feira do livro" 2013


 Os alunos do projeto rádio raposo participaram nos dias 18 e 19 de abril de oficinas  de preparação do programa "Rádio escola na Feira"com a equipe do Nte belém  Rádio escola.




Oficina com o prof Elvis Lira











O programa será apresentando  no dia 02 de maio às 15h na XVII feira Pan-Amazônica do livro - 2013

domingo, 30 de dezembro de 2012

Curso aluno integrado 2012








lista dos alunos que concluiram o curso

Lista de alunos que concluiram o módulo introdutório
1.AltairesTrajanas dos Reis
2.Ana Carla Cosmo do Nascimento
3.Arthur Klinsman Araujo Dias
4.Daniel Matos Leal
5.Ednan Reis da Silva
6.Evilly Pinto Souza
7.Flávio Emanoel Alves Oliveira
8. francisco aureliano da silva junior
9. Igor Alexandre da Silva Damasceno
10. Janes de Oliveira Alvis
11. Joana Izamara Ramo Araujo Pereira
12. Lorrane Santos Da Cunha
13. lucas alexander oliveira salvino
14. Lucyene Rocha bandeira
15. Mardoni Mendes Coelho
16. Maria Yasmin Barbosa Chaves
17. Mateus araujo da silva
18. Mateus Bezerra Cardoso
19. Mirian rodrigues dos santos
20. Pâmela Souza Santos
21. Patrick Felipe Ferreira De Sousa
22. Raiure Oliveira Santos
23. saddam da silva sales
24. Thaynann Sousa Silva

Meus slides

Amigo cão