quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto Galerinha da 8 série JLR



PROJETO GALERINHA DA 8 SÉRIE

TEMA: ESTUDANDO  A GRAMÁTICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS ( FACEBOOK/ WHATSAPP)


Justificativa:

           É preciso criar alternativas para atrair a atenção dos alunos e conseguir se comunicar de forma real e produtiva dentro da sala de aula. Os alunos contemporâneos estão diante de uma realidade social informatizada e tecnológica que permite comunicação e interação virtual rápida e transformadora. É necessário interagir com a realidade dos alunos para construir e desenvolver uma interface entre professor-aluno e mídia-educação.

   As diversas mídias existentes na sociedade contemporânea e pós-moderna, produzem materiais informativos que influencia todas as formas de relações, sejam elas individuais ou coletivas. As mídias possuem um poder transformador e ao mesmo tempo alienador que altera a vida de muitas pessoas.
 
Objetivo:
      Fazer a interação entre o assunto ensinado em sala de aula com o conteúdo que a internet disponibiliza, utilizando as redes sociais (facebook  e whatsapp) como meio de comunicação.
 
Público  Alvo: alunos da 8 série
Recursos midiáticos:
-Facebook: foi criado um grupo onde  as atividades foram postadas rm vídeos para os alunos
- Whatsapp: foi criado um grupo para esclarecimentos e informações sobre o projeto.
 
Conteúdo trabalhado:
-Conjunções
- orações coordenadas

PROJETO EM AÇÃO

-AÇÕES DO PROJETO





 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Apresentação da Rádio Raposo na XIX feira Pan Amazônica do livro 2015

 
No dia 03 de junho os alunos do projeto Rádio Raposo apresentaram o programa Raposo Pai dégua diretamente do estande da rádio Web Seduc no Hangar.
 
 
 
 
 
Programa apresentado pelos alunos Mauro Duarte e Lucas Oeiras
 

 




 

 
 
 
 
Vídeo da apresentação dos alunos do projeto rádio Raposo na XIX feira Pan amazônica do livro
 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Rádio Raposo na XIX feira Pan Amazônica do livro 2015




Os alunos participantes do projeto rádio Raposo apresentaram o programa na rádio Web Seduc ,no dia 03 de junho  na XIX feira Pan Amazônica do livro.












 



Assista nosso melhores momentos da apresentação da Rádio Raposo na XIX feira Pan Amazônica do livro

https://www.youtube.com/watch?v=3mqlPcM5ZiQ#t=31

domingo, 24 de maio de 2015

Atividades apresentadas na feira do livro pelo projeto @gcom da sala de informática

Apresentação dos alunos do projeto  @gcom da sala de informática na feira do livro

Acesse o link abaixo para ver o vídeo no youtube


https://youtu.be/UmDJ0yitUFY

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Curso: Redes de Aprendizagem




·         ATIVIDADE 2.4 REFLEXÕES
SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM REDES




.
Momento 1: (presencial)
. Reflexão sobre a importância da colaboração e da reciprocidade em uma rede
virtual com base na leitura do texto contante no GC., p. 60 a 66.
Questões para reflexão:

Você participa ativamente dos processos coletivos na construção da organização de redes com objetivos específicos?
R: Como professora  procuro participar  das redes sociais, pois acredito que de uma certa forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos.

Você costuma comentar/avaliar os trabalhos nas redes sociais compartilhados
por seus pares?
R: Como utilizo as redes sociais em minhas aulas, procuro avaliar os trabalhos apresentados pelos alunos em sala e compartilhados nas redes sociais através de you tube, facebook e blog
Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos seguintes requisitos: domínio, comunidade e prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?
R: As comunidades poderiam evoluir  utilizando programas educativos que fizessem uma  interação que  envolvessem todos os alunos e professores.
.Momento 2: (EaD)
. Redija um comentário a respeito do debate feito presencialmente no momento
anterior a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma
“tempestade de ideias” para uma proposta de estratégias de aprimoramento da
participação em redes. Publique no AVA eproinfo/Fórum.
 
Tema: As redes Sociais
 
As redes sociais ajudam a se divertir, conversar com os amigos, se manter informado, tem o propósito de conectar a pessoa com o mundo.
No que se refere ao ambiente escolar as redes sociais estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Muitas escolas ainda não sabem lidar com esses meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao alcance de crianças desde a Educação Infantil.
É fundamental  hoje ,pensar as redes sociais como locus de informação, de troca de saberes e aprendizagem”.
Segundo  a especialista Andrea Ramal “As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outras pessoas. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. As redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz”.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso: Redes de Aprendizagem


Atividade 2.3

Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva





Nesta atividade, o objetivo é que vocês compreendam melhor as relações socioculturais que ocorrem nesse contexto. Almejamos que vocês observem, especialmente, os processos de trocas e mobilizações para novas aprendizagens.

Compartilhando experiências de uso de redes sociais

1. Propomos um diálogo entre os cursistas sobre os processos que envolveram o ingresso nas redes sociais, bem como as atividades que cada um realiza nesses espaços.
 
2. Busquem identificar as especificidades socioculturais desse contexto: de que forma cada participante conheceu e ingressou em determinada rede social?
R: Ingressei nas redes sociais com o intuito de buscar  informações sobre determinados assuntos e também para me relacionar e trocar informações com amigos, alunos e familiares.

Alguém já auxiliou outros colegas em suas primeiras experiências?
R: Como trabalho no laboratório de informática de minha escola já auxiliei e criei perfis e blogs para alguns colegas de trabalho.
Quais as principais atividades que realizam?
R: Realizamos atividades  onde buscávamos a participação dos alunos no blog
Quais as atividades preferidas?
R:  As atividades realizadas eram de vídeos, filmes e sites educativos
De que forma pode ser usada para facilitar ações educativas?
R: As  atividades tinham objetivos facilitar o entendimento de alguns assuntos tratados em sala de aula que posteriormente vistos em  sites facilitavam o aprendizado d aluno
Alguma crítica?
R: Não
Existe o cuidado com questões de segurança e privacidade de informações?
R: sim
Quais diferenças percebem nos recursos, em comparação com a Comunidade Virtual que estamos utilizando no Ambiente e-ProInfo?
R: A comunidade Virtual  no Ambiente e-proinfo podemos dizer que é mais interativa e proporcionar ao estudante ter uma visão mais  ampla do assunto que a comunidade aborda, tornardo-o  mais atrativo.
3. Por fim, elaborem uma síntese dessa experiência do grupo para compartilhar nos blogs pessoais. Vocês podem, também, divulgar o link para a postagem em todas as redes que participam.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atividade do curso Redes de aprendizagem

Módulo 2- Cultura de redes: mapeamentos fundamentais


Tema : Cultura Jovem altamente tecnificada

Para iniciamos o tema faz-se necessário responder as seguintes questões:
  • Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?

  Os jovem que hoje fazem parte da cultura jovem altamente tecnificada nasceram em meados dos anos 2000, tiveram acesso as mais variadas tecnologias que até então o homem criou, e  em uma velocidade  absurda esses jovens se adequaram as essas tecnologias, que podemos dizer que hoje não vivem sem ela.


  • De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?

   As tecnologias adentraram na vida  dos jovens influenciando-os  em todos os aspectos, já que a utilizam  para quase tudo: diversão, bate papo, relacionamento e estudos.

 
  • Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?

Se formos comparar com a geração passada que quase não teve acesso a tanta informação como ocorre hoje em dia, os  jovens  atualmente não vivem sem a tecnologia, pois ficam antenados quase que 24h com todo tipo de informação.

  • Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?

Com a utilização desmensurada da tecnologia, os prejuízos que podem ocorrer alguns jovens diz respeito ao vício em tecnologia, pois muitos não conseguem se desligar , deixando de lado outras coisas  importantes que poderiam estar fazendo.
A família e a escola estão tentando se aproximar das tecnologias e tentando entender qual a importância dela na vida dos jovens.

  • Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados?

             O lado bom da tecnologia é a gama de informações que a mesma proporciona aos jovens levando-os a aprender mais sobre diversos assuntos. Podemos dizer que é um benefício que está sendo gradativamente reconhecido. Já que com tanta informação disponível é necessário orientar os jovens.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atividade do curso Redes de aprendizagem

 

Unidade 1. CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA

Tema:  As realização de tarefas escolares comparando as diferentes gerações

Uma reflexão sobre a influências das tecnologias na educação, na forma de ensinar no decorrer do tempo.





Acesse o link abaixo para ver o vídeo no you tube
https://www.youtube.com/watch?v=bS9Stw-Ihkw

quarta-feira, 18 de março de 2015

Atividade do curso: Redes de aprendizagem

Imagem da escola



As imagens selecionadas mostram o professor utilizando o modelo tradicional de ensino, como aparece em algumas imagens na  web .Isso  ainda  ocorre em algumas  escolas, onde  podemos ver o professor sendo o detentor do conhecimento e o aluno receptor  do mesmo, ou seja, um professor em uma sala de aula tradicional é a primeira fonte de informação e autoridade.





Nas imagens acima percebemos o  professor  atuando   como um facilitador, ajudando os estudantes na busca pelo conhecimento.Fazendo  uma aula mais interativa com seus   alunos, utilizando técnicas diferentes para tornar a aulas mais “agradável” ajudando-os a construir suas próprias aprendizagens.




sexta-feira, 13 de março de 2015

Documentário : "Uma escola entre redes socais"



Divulgado em 2013, o documentário “Uma escola entre redes sociais” abordou o tema ao retratar o cotidiano de utilização do Facebook por professores e alunos do ensino médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schoert, no Rio de Janeiro.

O objetivo do documentário   era revelar as dinâmicas de como essa interação fora da escola acontece e para isso docentes e estudantes foram incentivados, em grupos, a debater o tema.

Para entender melhor a experiência feira no Rio de Janeiro pela UFF, assista ao documentário “Uma escola entre redes sociais”:



http://canaldoensino.com.br/blog/assista-gratis-ao-documentario-uma-escola-entre-redes-sociais

quinta-feira, 12 de março de 2015

Turma: Redes de aprendizagem NTE Belém

 

Curso de Redes de Aprendizagem tem como objetivos:

-Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada;

-Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas e , em especial como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação  com a aprendizagem e  com a escola;

-Compreender o potencial  educativo das mídias sociais digitais



 
 
 
 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projeto:Conhecendo Fábulas



O Projeto está sendo desenvolvido com os alunos da 5 série do turno da tarde




 


 


 




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conheçam os projetos que desenvolvo na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo 2014






Ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2014




No  primeiro semestre de 2014 a sala de informática desenvolveu os seguintes projetos: Curso de Inclusão digital,Projeto rádio Raposo,Campanha: Vamos manter a escola limpa.



1.Curso de Inclusão digital

turma-manhã 2014

Este curso tem como objetivo fazer a inclusão digital de alunos de 5ªsérie (6 ano) . O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos alunos o sistema operacional Linux, Br-Office (editor de texto, de apresentação)colour paint, tuxpaint , criação de e-mails, slides e blog.



2.Projeto rádio Raposo em parceria com o Mais Educação.

O projeto rádio Raposo que é desenvolvida na sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo, completa em 2014, 4anos de existência e inicia o ano letivo com sua nova turma.

turma 2014
Os alunos participaram da oficina de rádio escola, com a profa  Neth Lisboa.





Os alunos produziram ao longo do semestre programas e vinhetas com o prof Bernardo Junior para a apresentação na XVIII feira Pan-amazônica do livro 2014.


 Participaram nos meses de maio e junho de oficinas  de produção de programas de rádio escola,realizadas pelo NTE-Belém,

No dia 06 de junho,os alunos apresentaram o programa rádio Raposo, ao vivo no estande da rádio web Seduc,  na XVIII feira Pan Amazônica do livro,no Hangar.
 
Apresentação do programa Rádio Raposo na feira do livro



3.Campanha:Vamos manter a escola limpa






Os alunos  do projeto @gcom da sala de informática juntamente com os alunos representantes de turma desenvolveram a campanha: "Vamos manter a escola limpa". A campanha teve como parceiro projeto Gincana das Cores.
Os alunos destacaram na campanha a presença  do "Fuleco" mascote da copa do mundo 2014.




Os alunos  do projeto @gcom participaram da campanha  produzindo cartazes e lixeiras para as salas de aulas.



Alunos do projeto Rádio Raposo divulgaram a campanha na área da escola apresentado um programa especial cujo tema foi : A Preservação do ambiente escolar.
Falaram ainda  a respeito da conscientização de manter nossa escola limpa, mostraram um slide falando sobre a duração do lixo na natureza.




terça-feira, 1 de julho de 2014

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Oficina Rádio escola para a XVIII feira Pan-Amazônia do livro







No dia  22de maio, os alunos do projeto rádio Raposo participaram de uma oficina de produção de programa para a feira do livro 2014, ministrada pelos coordenadores da rádio escola NTE-Belém.

Nossos alunos produziram o programa que será  apresentado no dia 06 de junho, no estande da rádio web Seduc.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Em dia com o vestibular


Atenção alunos essas são as leitura do vestibular da UEPa

LEITURAS DA UEPa 2014

Confira abaixo a lista completa das leituras obrigatórias da UEPA, com links para compra e para download daqueles livros que estão em domínio público.



Meus slides

Amigo cão