segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Projeto clube de leitura

                                                   


                              COMO SURGIU O CLUBE DE LEITURA
O Projeto foi criado em 2019 no espaço biblioteca/Sala de leiura  da escola Jorge Lopes Raposo o “Clube de leitura”, onde  foram convidados 20 alunos (médio e fundamental) para participarem do projeto,  auxiliados pelos estagiários de língua Portuguesa (UEPa).
     Os alunos participaram do projeto no contraturno , recebiam aulas de redação e eram preparados para os concursos de redações , participando ainda das atividades, eventos e passeios da escola  juntos como os alunos do  projeto rádio Escola.


OBJETIVOS


#Incentivar os alunos  à leitura de livros pré –selecionados;
 #Discutir e debater livros no clube de leitura;
#Proporcionar que os alunos expressem suas opiniões , criticas e etc ;
#Implantar a cultura da leitura na escola.


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CONHEÇA O CLUBE DE LEITURA DA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
E.E.E.F.M. PROF. JORGE LOPES RAPOSO
                                    
                                             PROJETO:  CLUBE DE LEITURA
             Coord: Helioneth Lisboa
( Professora especialista em Língua Portuguesa- UFPa)

I.INTRODUÇÃO
          Nos dias atuais incentivar o desenvolvimento da leitura é de extrema importância, já que é tarefa e dever da escola envolver os jovens no mundo dos livros, ou seja, desenvolver a leitura para estudar ou para se informar ou por simples prazer. A prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano.
         A leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
II.JUSTIFICATIVA:
             A escola Jorge Lopes Raposo oferece atendimento para os alunos do ensino fundamental e Médio. levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos e também para aumentar o IDEB .
            Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades. Diante dessa realidade e da oportunidade que temos de trabalhar no período de contraturno com os alunos do projeto, pensamos em implantar o projeto: CLUBE DA LEITURA para resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura.
                         Essa atividade é fundamental, pois é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal do texto, aprendemos a utilizar a criticidade em nossas respostas e argumentos, aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas.          Acreditamos que através desse projeto, estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem nos livros, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura, levando nossos alunos, compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo.
III.  PÚBLICO ALVO
·        Alunos do ensino fundamental e Médio  ( alunos do AEE)

IV. OBJETIVOS

·          Incentivar os alunos  à leitura de livros pré –selecionados
·         Discutir e debater livros no clube de leitura
·        Proporcionar que os alunos expressem suas opiniões , criticas , etc...
·        Implantar a cultura da leitura na escola.

V. AÇÕES METODOLÓGICAS
                    A sala de leitura criará um clube de leitura, onde selecionará  20 alunos (médio ou fundamental)  auxiliados pelos estagiários de língua Portuguesa. Os alunos participarão do projeto no contraturno , receberão aulas de redação, serão preparados para os concursos de redações e participarão das atividades dos eventos da escola.

VI. Desenvolvimento do projeto

·        Seleção de uma equipe de 20 alunos leitores ( ensino médio ou fundamental)
·        Cada aluno recebe  um livro selecionado pelo professor e deve ler no período de um mês
·        Apresentação do autor  pelo professor( pesquisa na internet sobre a vida e a obra
·        Sessão de cinema do filme( caso o filme seja baseado no livro)
·        Debate  do livro
·        Aulas no ambiente virtual: Google sala de aula
·        Atividade escrita  ( apresentação de textos ou dramatização de uma parte  do livro)
·        Culminância : apresentação de trabalhos na Mostra Cultural da escola ( novembro)


VII. Livros selecionados
·       Sherlock Holmes 

·       o Jogador nº 01


      VIII. Período de realização do projeto
·        Agosto  a dezembro 2019

      IX: REFERÊNCIAS:
·        BATISTA, Rafael. "Importância da leitura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm. Acesso em 09 de setembro de 2019.

·        FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed., São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

·        GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2a ed., Cascavel: Assoeste, 1984

·        INEDORE, Koch  Villaça. / ELIAS.  Vanda Maria. Ler e Escrever. Estratégias de produção textual, editora contexto.2014


quarta-feira, 15 de maio de 2019

Projeto de leitura : contos

Atividade desenvolvida na sala de leitura com os alunos dos 7 anos

Projeto em ação
1 passo: selecionar um conto na internet




2 Passo: montagem da apresentação do conto em powerpoint ( auxilio dos monitores da sala de informática)


3 Passo: Apresentação dos contos por equipe


quarta-feira, 8 de maio de 2019

SALA DE LEITURA JLR

PROJETO DE LEITURA : O PEQUENO PRÍNCIPE

Objetivo : Incentivar  e despertar o gosto pela leitura nos alunos do ensino fundamental

Projeto em Ação:
1 Passo: Os alunos assistiram o filme : O pequeno Principe






2 Passo: Foram criadas equipes que ficaram responsável por resumir e  fazer um desenho representando cada  etapa da viagem do pequeno Príncipe 









Pesquisa na sala de informática sobre o livro : O pequeno Principe 



3 Passo: Os alunos leram o resumo do livro na sala de leitura 




4 Passo: Filmagem dos alunos apresentando o resumo do livro : O pequeno Principe e dramatização do encontro do pequeno principe com a Raposo e com a Rosa



sábado, 6 de abril de 2019

Projeto de leitura 6 ano : O pequeno Príncipe

Leitura do livro: O pequeno Principe

Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura

Público Alvo: Alunos dos 6 anos

Escola: Jorge Lopes Raposo

Período : Março a junho de 2019






Projeto em ação:
1 etapa:
-Foi apresentado aos alunos o resumo do livro : O Pequeno príncipe através de um video
- Os alunos responderam a algumas questões sobre o livro




2 Etapa:
- Assistir ao filme, observando o elementos presentes no texto narrativo.


3- Etapa:
- Dividir as equipe que irão  apresentar por meio de desenhos e oralmente os planetas percorridos pelo pequeno Príncipe.

( atividade de desenho - cada equipe ficará responsável por mostrar um parte da viagem pelos planetas feita pelo pequeno Príncipe)  
Obs:parceria com o professor de Artes e  Educação Especial

4 Etapa:
-  Cada equipe vai apresentar o desenho e o resumo de sua parte



5ª etapa: Filmagem dos alunos apresentando o resumo do livro
-o professor de Arte irá filmar e organizar a filmagem dos alunos



6 Etapa:  Mostra de trabalhos na escola 

-Uma equipe vai dramatizar  o resumo do livro 

- Haverá a caracterização dos personagens feita pelos alunos da Ed. Especial
 



sexta-feira, 25 de maio de 2018

Curso: Google for Education


 

 Curso Google for Education ocorrido  no período de 21a 25 de junho na UFPa.

Turma da tarde

Prof Alcides Simião



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Aprender Mais

                Projeto de leitura desenvolvido com os alunos do 9 ano do turno da tarde na escola Jorge Lopes Raposo.
Coordenação: Neth Lisboa e apoio monitor Lincoln Silva


Oficinas desenvolvidas com os temas:
- O valor do conhecimento
- A leitura
-O beijo
- Namoro
-Corpo, saúde e beleza
- Modernidade e tecnologia
-O jovem e a tecnologia
- A violência
- Drogas e violência










Apresentação  e debate dos  temas escolhidos  pelos alunos com a mediação de meu monitor Lincoln Silva

 







Metodologia do trabalho:

- Foram apresentados aos alunos videos relativos ao tema , textos de referências, pesquisas na internet
-Os alunos leram os textos  e interpretaram as atividades propostas pelo livro  guia do aluno
-Os alunos debateram os temas em sala e expuseram suas opiniões .


Avaliação
Foi  avaliado o grau de conhecimento adquirido pelo aluno a partir da leitura dos textos do livro guia e seu desempenho na apresentação oral a turma.


Observação:

No decorrer da implantação do projeto percebeu-se o interesse  dos alunos pelos temas ,observou-se ainda a organização do trabalho em equipe onde todos participaram na apresentação do tema  e o desempenho de todos no projeto.
o trabalho foi satisfatório e só veio contribuir mais com o processo de aprendizagem,.





sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PROJETO DE LEITURA ( ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO)

         
TURMA : 6 ANO

 PROJETO  DE LEITURA: FÁBULAS




JUSTIFICATIVA:
-As fábulas despertam no aluno o hábito  e o gosto pela de leitura, da escrita,  da interpretação ,da produção  textual, da ilustração, da descobertas das mensagens implícitas e explicitas nos textos.


OBJETIVO GERAL:
-Proporcionar ao aluno o contato mais frequente com esse gênero textual;
-Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, produzir, ilustrar ... o referido gênero

METODOLOGIA
-Para o desenvolvimento desse projeto será  oferecido um trabalho de pesquisa para que os alunos possam conhecer alguns autores de fábulas, principalmente aqueles em que suas obras são mais comentadas como: Leonardo da Vince, Esopo, La Fontaine;

-Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e comentários;

-Escolha e leitura (sala de leitura);

-Produzir um livro de fábulas feitos pelos próprios alunos.

-Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura;

-Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.

ATIVIDADES:

- Inicialmente será apresentado a definição de fábula, e posteriormente os alunos farão a leitura e interpretação de fábulas  em sala de aula

- Será montado em sala de aula um varal de Fábulas e os alunos escolherão uma Fábula  para ler e reescrevê-la.

- Os alunos terão contato com as dobraduras de animais  e aprenderão a produzir as mesmas para  que façam parte da capa do seus livros de fábulas,

-As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e/ou nos espaços da escola.

-Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos(as).

- Cada aluno apresentará sua Fabula em sala de aula.




PROJETO EM AÇÃO

1º PASSO: APRESENTAR O CONCEITO DE FÁBULA






Fábula

As fábulas são composições literárias que objetivam passar uma mensagem de caráter educativo por meio de personagens animais com atributos humanos.

Do latim fabula, que significa “história” ou ainda “jogo” e “narrativa”, as fábulas são composições literárias curtas que podem ser escritas na forma de prosa, ou ainda em versos. Os personagens são animais com características antropomórficas, ou seja, descritos sob uma forma humana, ou ainda com atributos humanos, podendo falar, por exemplo. De caráter educativo, as fábulas procuram fazer analogias do cotidiano humano e as situações que são vividas pelos personagens, apresentando, portanto, uma “lição de moral”, geralmente ao fim da narrativa.

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DA FÁBULA
- Brevidade
-Narração em 3 pessoa
-Personagens típicas
-Texto literário muito comum na literatura infantil
- Utiliza , como personagens , animais com características , personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.
Trata-se de um gênero textual bastante versátil, permitindo, por meio de diversas situações, abordar um determinado assunto. É preciso haver diálogo e apresentar um ensinamento ou um princípio, carregando, portanto, a lição de moral, como mencionado anteriormente. Esse gênero é bastante usado para contar estórias para crianças, já que acabam instruindo-as dentro dos preceitos morais sem que haja, para elas, consciência disso.

Meus slides

Amigo cão