2011 está começando e como uma boa blogueira não posso deixar de iniciar o ano agradecendo à Deus por todas as coisas boas que aconteceram em minha vida em 2010, em todos os sentidos. 2010 vai deixar saudade, aprendi muitas coisas e acredito que cresci profissionalmente, posso dizer que amo ainda mais o meu trabalho.
Mas, 2011 com certeza será um ano melhor ainda, pois sei que sem determinação, dedicação e força de vontade ninguém chega a lugar nenhum, sou a prova viva disso.
sábado, 1 de janeiro de 2011
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Aluno integrado
Caro aluno integrado estamos na fase final do curso, fique por dentro das datas de encerramento dos módulos.
Módulo Sistemas Operacionais
início: 04/10/2010 término: 17/11/2010
Módulo Manutenção de Computadores
início: 21/06/2010 término: 30/11/2010
entre na plataforma e acesse o curso
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinf
tutora
Helioneth Lisboa
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
2º lugar na categoria blog de professor

Conheça um pouco da minha história na área de informática educativa.
Em 2008 minha vida estava muito tumultuada devido a problemas pessoais, decidi então buscar como válvula de escape me envolver numa nova área, que foi a informática na educação, fiz o curso no NTE-Belém, lá conheci o blog, foi amor a primeira vista, criei o blog da escola onde trabalho, criei meu blog pessoal e a partir daí não parei mais.
Em 2009 fui convidada pela profª Roselenne a integrar o projeto @gcom, que seria implantado na sala de informática da escola, gostei do projeto.Em agosto de 2009, o projeto iniciou.Em apenas dois meses de existência fui convidada a participar do Portal Educarede, com o projeto: "Vamos manter a escola limpa"
Neste mesmo ano, participei do 2º concurso de blog do NTE-Belém e fui a 8ª colocada.Fiquei muito feliz ,pois estava entre os 10 melhores blogs.
Em 2010, o projeto @gcom cresceu, estou desenvolvendo juntamente com a profª Roselenne os projetos de Rádio, TV e Jornal.Fui convidada pelo NTE-Belém a integrar, como tutora,o projeto Aluno Integrado da Universidade Federal de Góias.
Participei do 3º concurso de blog e fui a 2ª colocada,para mim esse prêmio só veio contribuir cada vez na minha vida profissional, pois hoje sei o que quero, que é trabalhar com projetos educativos.
Durante esses dois anos só colhi bons frutos, agradeço a Deus por tudo que conquistei, minha vida mudou para melhor, hoje posso dizer que sou feliz e grata pelo trabalho que desenvolvo com a minha amiga e companheira Roselene, no projeto @gcom.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
ATIVIDADES EM SALA DE AULA
CONHEÇA O PROJETO: DRAMATIZANDO OS CONTOS DA LITERATURA
DISCIPLINA: LITERATURA
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
JUSTIFICATIVA:
Desenvolver o gosto pela leitura é tarefa também do professor de literatura , envolver os alunos na busca pelo conhecimento das obras literárias de uma certa forma facilitará e desperta no mesmo o interesse pelas leituras dos autores de nossa literatura
METODOLOGIA
1º PASSO :apresentar os autores e as obras literárias aos alunos
2º PASSO: dividir as equipes
3º PASSO: iniciar a pesquisa através da internet
4º PASSO: filmagem das apresentações
5º PASSO: apresentação dos trabalhos pelos alunos
AVALIAÇÃO
OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DO TEATRO SERÃO AVALIADOS PELO PROFESSOR DE LITERATURA, SERÁ SUA NOTA DA 3º AVALIAÇÃO.
TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 2º ANO
JUIZ DE PAZ NA ROÇA
SÍNTESE DA OBRA
O Juiz de Paz da Roça é uma peça teatral que se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José.
Aninha e José amam-se e planejam casar em segredo, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Após algumas deliberações sobre as disputas locais entre os lavradores, o juiz ordena Manuel João, pai de Aninha, a levar José a manter-lhe em casa por um dia e levá-lo quartel a seguir (ninguém sabe do amor do casal). No meio da noite o Aninha e José fogem e casam-se em segredo. Após descobrirem o fato consumado os pais perdoam a jovem e vão até o juiz esclarecer o caso. O rapaz fica assim desobrigado de servir e a peça acaba com todos comemorando.
FONTE:http://pt.shvoong.com/entertainment/plays/1658577-juiz-paz-na-ro%C3%A7a/
TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 1ºANO
OBRA: O VELHO DA HORTA DE GIL VICENTE



SÍNTESE DA OBRA
Um velho rico estava caminhando pela horta de sua casa, seu hortelão não estava lá nesse dia, e uma moça muito linda foi até lá para colher alguns temperos para a comida que prepararia em sua casa. E lá na horta se encontrou com o velho que instantaneamente se apaixonou por ela, e imediatamente começou a fazer declarações e juras de amor à moça, que tentava fugir, afinal tratava-se de um velho. E assim recolhendo os temperos que precisava, que o velho cedeu cego de amor, foi embora.
O velho ficou ali a se lamentar de amor e afirmando que de amor morreria. Veio então um empregado da casa para chamá-lo para o jantar, visto que a esposa do velho já estava com fome e desejava sentar-se a mesa. Mas ele respondeu que não iria, que não tinha fome porque a única coisa que sentia era o amor que lhe levaria à morte. Não demorou muito e a mulher do velho foi ter com ele, falando-lhe da vergonha que era para um velho daquela idade agir de tal modo, um absurdo estar apaixonado por uma moça.
Ele continuou na horta se lamentando, até que chegou ali a Branca Gil. O velho pediu ajuda a ela, dizendo que pagava bem se ela o socorresse para que enfim ficasse com a moça que mais cedo estivera na sua horta. Branca Gil logo começou a cantar a inúmeros santos pedindo que eles ajudassem ao velho dando a ele não só o amor da moça, mas também livrando o mesmo de morrer de tanto amor.
Ela contou a ele que a moça vivia na Sé e assim tratou de ir falar com ela para convencê-la de ficar com velho. Voltou e pedia sempre dinheiro ao velho justificando que era necessário para ajeitar as coisas.
Não demorou muito até que, entre as idas e vindas de Branca Gil, a polícia chegasse e a levasse presa. Depois, uma mocinha veio falar ao velho do que se deu com ela e com a moça por quem ele tinha se apaixonado. Branca Gil tinha levado cem chicotadas e andava pelas ruas meia tonta. Já a moça se casara há pouco tempo. O velho então só ficou a se lamentar porque agora, sendo pai de quatro filhas, as deixou sem nada, gastando tudo pra tentar a conquistar a moça, e agora estava apenas entregue à morte.
FONTE:http://www.vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/o-velho-horta.
DISCIPLINA: LITERATURA
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
JUSTIFICATIVA:
Desenvolver o gosto pela leitura é tarefa também do professor de literatura , envolver os alunos na busca pelo conhecimento das obras literárias de uma certa forma facilitará e desperta no mesmo o interesse pelas leituras dos autores de nossa literatura
METODOLOGIA
1º PASSO :apresentar os autores e as obras literárias aos alunos
2º PASSO: dividir as equipes
3º PASSO: iniciar a pesquisa através da internet
4º PASSO: filmagem das apresentações
5º PASSO: apresentação dos trabalhos pelos alunos
AVALIAÇÃO
OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DO TEATRO SERÃO AVALIADOS PELO PROFESSOR DE LITERATURA, SERÁ SUA NOTA DA 3º AVALIAÇÃO.
TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 2º ANO
JUIZ DE PAZ NA ROÇA
SÍNTESE DA OBRA
O Juiz de Paz da Roça é uma peça teatral que se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José.
Aninha e José amam-se e planejam casar em segredo, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Após algumas deliberações sobre as disputas locais entre os lavradores, o juiz ordena Manuel João, pai de Aninha, a levar José a manter-lhe em casa por um dia e levá-lo quartel a seguir (ninguém sabe do amor do casal). No meio da noite o Aninha e José fogem e casam-se em segredo. Após descobrirem o fato consumado os pais perdoam a jovem e vão até o juiz esclarecer o caso. O rapaz fica assim desobrigado de servir e a peça acaba com todos comemorando.
FONTE:http://pt.shvoong.com/entertainment/plays/1658577-juiz-paz-na-ro%C3%A7a/
TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 1ºANO
OBRA: O VELHO DA HORTA DE GIL VICENTE
SÍNTESE DA OBRA
Um velho rico estava caminhando pela horta de sua casa, seu hortelão não estava lá nesse dia, e uma moça muito linda foi até lá para colher alguns temperos para a comida que prepararia em sua casa. E lá na horta se encontrou com o velho que instantaneamente se apaixonou por ela, e imediatamente começou a fazer declarações e juras de amor à moça, que tentava fugir, afinal tratava-se de um velho. E assim recolhendo os temperos que precisava, que o velho cedeu cego de amor, foi embora.
O velho ficou ali a se lamentar de amor e afirmando que de amor morreria. Veio então um empregado da casa para chamá-lo para o jantar, visto que a esposa do velho já estava com fome e desejava sentar-se a mesa. Mas ele respondeu que não iria, que não tinha fome porque a única coisa que sentia era o amor que lhe levaria à morte. Não demorou muito e a mulher do velho foi ter com ele, falando-lhe da vergonha que era para um velho daquela idade agir de tal modo, um absurdo estar apaixonado por uma moça.
Ele continuou na horta se lamentando, até que chegou ali a Branca Gil. O velho pediu ajuda a ela, dizendo que pagava bem se ela o socorresse para que enfim ficasse com a moça que mais cedo estivera na sua horta. Branca Gil logo começou a cantar a inúmeros santos pedindo que eles ajudassem ao velho dando a ele não só o amor da moça, mas também livrando o mesmo de morrer de tanto amor.
Ela contou a ele que a moça vivia na Sé e assim tratou de ir falar com ela para convencê-la de ficar com velho. Voltou e pedia sempre dinheiro ao velho justificando que era necessário para ajeitar as coisas.
Não demorou muito até que, entre as idas e vindas de Branca Gil, a polícia chegasse e a levasse presa. Depois, uma mocinha veio falar ao velho do que se deu com ela e com a moça por quem ele tinha se apaixonado. Branca Gil tinha levado cem chicotadas e andava pelas ruas meia tonta. Já a moça se casara há pouco tempo. O velho então só ficou a se lamentar porque agora, sendo pai de quatro filhas, as deixou sem nada, gastando tudo pra tentar a conquistar a moça, e agora estava apenas entregue à morte.
FONTE:http://www.vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/o-velho-horta.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Escola pública de talentos
Nos dias 20 e 21/10/2010,o projeto @gcom foi convidado para participar do evento "Escola Pública de talentos" realizado pela Secretaria de educação, no Hangar.
Tivemos o apoio da USE 12, tendo como gestora a Profª Socorro.
No evento a @gcom mostrou o vídeo produzido pelos alunos do projeto TV intitulado ' "O trabalho da imprensa no círio 2009", foi exposto ainda os trabalhos que a @gcom produziu ao longo do ano.
Os alunos do projeto Rádio Raposo também estiveram presentes no evento participando diretamente no estante da Rádio Web Seduc.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010
SOU PROFESSORA E AMO O QUE FAÇO

SER PROFESSOR É ...
É buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.
Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor (a) é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor (a) é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor (a) é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor (a)
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor (a) é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar,
esbravejar.
Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Atenção aluno integrado
sábado, 18 de setembro de 2010
I ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES DA SALA DE INFORMÁTICA
Foi realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia,nos dias 16 e 17 de setembro de 2010, pela Secretaria Executiva de Educação do Pará, através CTAE (Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Educação), o I encontro estadual de professores da sala de informática.
O evento teve com objetivo:Promover a reflexão, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores lotados nas salas de informática das escolas da rede estadual de ensino.
No primeiro dia do encontro tivemos a ilustre presença do secretário de educação, Prof. Luis Cavalcante.

No segundo dia do encontro, foi discutida as Diretrizes da Informática Educativa nas escolas estaduais do Pará.
No evento conhecemos o projeto UCA, um computador por aluno.


O encontro realmente foi muito gratificante, pois pudemos expor, discutir e esclarecer assuntos direcionados às salas de informáticas educativas e também conhecer os projetos que estão sendo desenvolvido tanto pelos NTE's , quanto pelas escolas do Estado.
Como coordenadora da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo, parabenizo toda a equipe coordenadora do evento.
Equipe responsável pelo evento
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Visita ao secretário de educação

Eu , a professora Roselene e os alunos participantes do projeto @gcom da escola Jorge Lopes Raposo, fomos agradecer ao Secretário de Educação o profº Luis Cavalcante o incentivo que o mesmo tem dado ao projeto desde a sua implantação na escola.
O secretário de educação com seu carisma, dedicação e apoio ao projetos educativos,acabou nos presenteando com um computador para fortalecer ainda mais nosso projeto.
O projeto rádio que atualmente desenvolvemos na escola, apesar de estar em fase inicial teve o apoio do secretário de educação que em uma de nossas visitas à seduc cedeu a escola o Kit rádio escola, tivemos ainda o apoio do professor Marcelo(CETAE) que também nos auxiliou e pôs a escola na lista das escolas contempladas com o kit.
Em nome do projeto @gcom agradecemos a todos aqueles que estão apoiando este novo desafio que a @gcom tem pela frente que será de implantar uma rádio escola em Icoaraci.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Atenção aluno integrado
Caros alunos participantes do projeto aluno integrado UFG, o módulo introdutório foi estendido até o dia 26 de setembro, juntamente com o módulo Hardware.
Acessem a plataforma e façam os exercícios.
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm
Módulo introdutório
Atividades a serem realizadas
Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensentar a turma)
-Informação,código e comunicação
-Refletir e discutir sobre a educação a distância
Entrem no espaço Conteúdo> atividade
-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.
-Avaliação objetiva
Módulo Hardware
1º - tópico do fórum - Discutir sobre o computador atual
2º- tópico do fórum -Discutir sobre os componentes em interação
Acessem a plataforma e façam os exercícios.
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm
Módulo introdutório
Atividades a serem realizadas
Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensentar a turma)
-Informação,código e comunicação
-Refletir e discutir sobre a educação a distância
Entrem no espaço Conteúdo> atividade
-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.
-Avaliação objetiva
Módulo Hardware
1º - tópico do fórum - Discutir sobre o computador atual
2º- tópico do fórum -Discutir sobre os componentes em interação
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Oficina Rádio Escola
Ocorreu no NTE Bélem nos dias 10 e 11 de agosto a oficina de Rádio ministrada pela profªVânia Castro e pelo profº Flávio Bacelar.
Na oficina conhecemos as técnicas usadas na rádio e também aprendemos a montar uma rádio e produzir programas.
atividade realizada na oficina
Conheça o meu projeto
Projeto Rádio Raposo
O projeto “rádio raposo” foi criado pelos alunos do projeto @gcom da escola Jorge Lopes Raposo,o mesmo consiste na valorização do uso do rádio no ambiente escolar e também usado como uma ferramenta educativa no processo de ensino aprendizagem.
Público:
Comunidade escolar.
Duração:
1 ano
Justificativa:
O projeto Rádio Raposo tem o objetivo de “reavivar” o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo. É uma mídia que possibilita aos estudantes socializar e tornar pública sua fala pessoal. Então o rádio pode ser um mediador para ampliar as relações entre as pessoas na escola.
Objetivos:
Proporcionar aos alunos músicas de diversos estilos;
Trazer Informações do que está acontecendo dentro e fora da escola;
Usar o rádio como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Atividades para os alunos do projeto aluno integrado
Caros alunos, o módulo introdutório irá encerrar na plataforma no dia 26 de setembro.Acessem o curso e façam as seguintes atividades.
Atividades a serem realizadas
Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensetar a turma)
-Informação,código e comunicação
-Refletir e discutir sobre a educação a distância
Entrem no espaço Conteúdo> atividade
-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.
-Avaliação objetiva
Contatos:
helioneth@gmail.com
Atividades a serem realizadas
Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensetar a turma)
-Informação,código e comunicação
-Refletir e discutir sobre a educação a distância
Entrem no espaço Conteúdo> atividade
-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.
-Avaliação objetiva
Contatos:
helioneth@gmail.com
terça-feira, 3 de agosto de 2010
AVISO
Haverá uma reunião com os alunos participantes do projeto Aluno Integrado no dia 05/08/2010,às 9:00h na sala de infórmatica da escola Jorge Lopes Raposo.
conto com a presença de todos
Helioneth LIsboa
tutora do projeto aluno integrado
conto com a presença de todos
Helioneth LIsboa
tutora do projeto aluno integrado
sexta-feira, 16 de julho de 2010
sexta-feira, 9 de julho de 2010
AVISO PARA OS MEUS ALUNOS DO PROJETO ALUNO INTEGRADO
O CURSO NA PLATAFORMA VAI INICIAR NO DIA 28/06/2010, VOCÊS PODEM ACESSAR O MÓDULO E VISUALISAR O CURSO.
O ENDEREÇO É:
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm
DICAS PARA VISUALIZAR OCONTEÚDO DO CURSO
se vc usa o navegador firefox, você tem que ir em "Exibir > Barra de Ferramentas" e deixar marcado apenas "menus" e "navegação". Essa barras são as que ficam em cima do navegador, e as vezes tem mais barras além dessas duas como a barra "favoritos"; então não fica possível ver o modulo.
(profº ANDRÉ)
O ENDEREÇO É:
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm
DICAS PARA VISUALIZAR OCONTEÚDO DO CURSO
se vc usa o navegador firefox, você tem que ir em "Exibir > Barra de Ferramentas" e deixar marcado apenas "menus" e "navegação". Essa barras são as que ficam em cima do navegador, e as vezes tem mais barras além dessas duas como a barra "favoritos"; então não fica possível ver o modulo.
(profº ANDRÉ)
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Projeto aluno Integrado
Caros alunos fiquem por dentro das atividades do curso:
Comunicamos que, mesmo que foram cadastradas 4 atividades para o fórum do Módulo Introdutório (isso foi necessário porque outras entidades também ofertam o curso) a coordenação de oferta do curso pela UFG, em função do atraso no início da fase a distância, decidiu por:
1) realizar (nas duas primeiras semanas) apenas as atividades 1 e 4 relativas ao fórum do Módulo Introdutório.
· Atividade 1
1º - tópico do fórum
- Refletir e discutir sobre Educação a Distância e Sociedade em Rede.
· Atividade 4
4º - tópico do fórum
- Informação, código e comunicação
Lembrem-se que no módulo do ambiente, nas atividades sugeridas no fórum do módulo Introdutório, têm 4 atividades previstas, mas serão consideradas apenas as 2 acima mencionadas.
Obs.: Esses dois tópicos (1º e 4º) serão trabalhados, pelos alunos, nas duas primeiras (1ª e 2ª) semanas da fase a distância
2) Aproveitamos a oportunidade, para esclarecer, ainda, que as últimas atividades do Módulo Introdutório: a de síntese e a do banco de questões, serão trabalhadas, respectivamente, na 3ª e 4ª semana de curso.
Fonte:e-proinfo
Cronograma do módulo Introdutório
Inicio do curso 28 de junho de 2010
1ª e 2ª semana do curso (de 28/06 a 10/07) fazer as atividades 1 e 4 que estão no fórum
3ª e 4ª semana do curso (de 12/07 a 23/07) fazer as atividades ( síntese e a do banco de questões)
Caro aluno faça suas atividades no tempo definido, para não terem problemas na plataforma do curso.
tutora:Helioneth Lisboa
Comunicamos que, mesmo que foram cadastradas 4 atividades para o fórum do Módulo Introdutório (isso foi necessário porque outras entidades também ofertam o curso) a coordenação de oferta do curso pela UFG, em função do atraso no início da fase a distância, decidiu por:
1) realizar (nas duas primeiras semanas) apenas as atividades 1 e 4 relativas ao fórum do Módulo Introdutório.
· Atividade 1
1º - tópico do fórum
- Refletir e discutir sobre Educação a Distância e Sociedade em Rede.
· Atividade 4
4º - tópico do fórum
- Informação, código e comunicação
Lembrem-se que no módulo do ambiente, nas atividades sugeridas no fórum do módulo Introdutório, têm 4 atividades previstas, mas serão consideradas apenas as 2 acima mencionadas.
Obs.: Esses dois tópicos (1º e 4º) serão trabalhados, pelos alunos, nas duas primeiras (1ª e 2ª) semanas da fase a distância
2) Aproveitamos a oportunidade, para esclarecer, ainda, que as últimas atividades do Módulo Introdutório: a de síntese e a do banco de questões, serão trabalhadas, respectivamente, na 3ª e 4ª semana de curso.
Fonte:e-proinfo
Cronograma do módulo Introdutório
Inicio do curso 28 de junho de 2010
1ª e 2ª semana do curso (de 28/06 a 10/07) fazer as atividades 1 e 4 que estão no fórum
3ª e 4ª semana do curso (de 12/07 a 23/07) fazer as atividades ( síntese e a do banco de questões)
Caro aluno faça suas atividades no tempo definido, para não terem problemas na plataforma do curso.
tutora:Helioneth Lisboa
sábado, 19 de junho de 2010
Encontro presencial do Projeto aluno integrado
Nos dias 16, 17 e 18 de Junho, realizei na escola avertano Rocha o encontro presencial do projeto aluno integrado com alunos das seguintes escolas: Jorge Lopes Raposo,avertano Rocha e escola de Outeiro.
No encontro os alunos realizaram o cadastro na plataforma E-Proinfo(ambiente colaboratio de aprendizagem), conheceram o ambiente do curso, suas funcionalidades.
alunos da escola avertano Rocha e jorge Lopes Raposo
sábado, 29 de maio de 2010
lista dos participantes do projeto aluno integrado
1.Alessandra Cristina Serrao da Silva -escola Jorge Lopes Raposo
2.Amanda Karla Trindade Barreto - colégio estadual antonio lemos
3.Ana talita cardoso craveiro- escola jorge lopes raposo
4.ANDERSON JEFFERSON LEAL PAIVA - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
5.Anderson Luis da Silva Blanco -colégio Orlando Bittar
6.ANDRE DA SILVA CHAVES- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
7.Andressa Cristina Amorim Pinheiro- colégio orlando Bittar
8.Arthur william silva e silva- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
9.AUGUSTO LUCENA SILVA - escola FE EM DEUS
10.Benezaide farias oliveira - escola jorge lopes raposo
11.BRENDA PANTOJA DA SILVA - escola FE EM DEUS
12.BRUNO HERIBERTO DE OLIVEIRA REGO - escola FE EM DEUS
13.Bruno Maria da Silva Sousa Lucy Correa de Araujo
14.CARLA ADRIELE SILVA DE OLIVEIRA FE EM DEUS
15.Cleber da Conceição Carvalho Marinho- escola Manoel de Jesus Moraes
16.DALTON WARLEY DA SILVA LOPES- ESCOLA E F MÉDIO "D. PEDRO I"
17.Derberson da Silva Marinda - escola Visconde de Souza Franco
18.Douglas da Silva Ramos - escola Zulima Vergolino Dias
19.EDIVANA MAC SILVA DO AMOR DIVINO- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
20.EDUARDO SILVA DA PAZ- escola FE EM DEUS
21.Elton Diego Avelar dos Santos - escola Tenoné-Tenoné
22.ÉRICA NASCIMENTO PORTILHO - escola DR. ALDEBARO CAVALERO DE MACEDO KLAUTAU
23.FELLIPE RAFAEL SILVA PINTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
24.Fernanda Luana do Nascimento Braga - escola Paulinho de Brito
25.Fernanda Paula Farias Batista - escola estadual palmira gabriel
26.Hevert Cássio Maia de Melo - escola Tenoné
27.Humberto Daniel Catette Lisboa - Escola Estadual Presidente Costa e Silva
28.INDIRA DE BRITO MORAES - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
29.IOLANDA MARIA FERREIRA SAUMA - escola JORGE LOPES RAPOSO
30.Jaqueline Martins Baia - escola Tenoné
31.Jéssica Camila Pinto da Silva - escola Zulima Vergolino Dias
32.Jéssica Cristina Lopes Lima - escolaTenoné
33.Jéssica de Oliveira- escola Paulinho de Brito
34.José Abeliano Carneiro Bezerra- escola Manoel de Jesus Moraes
35.José Franklin de Jesus Ferreira -EEEM Dr José Marcio Ayres
36.José Rodrigo de Aguiar Farias - escola lucy corrêia de araujo
37.Josieson de lima farias- escola orlando bitar
38.JULIANA SILVA E SILVA- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
39.Julianne Rodrigues Valinoto- E.E.E. Fundamental e médio do outeiro
40.Julio Silva Dos Santos- escola Zulima Vergolino Dias
41.KLEBERSON ANTONIO CHAGAS SANTOS - escola FE EM DEUS
42.Klicia do Nascimento Ferreira- escola Tenoné
43.Laís Campos Silva - escola lucy corrêia de araujo
44.larissa correa costa - escolaEUNICE WEAVER
45.Leonardo de Queiroz Faro -escola Ramiro Olavo
46.Leonardo Silva de Silva FE EM DEUS
47.Linda Clara Monteiro Da Silva Lucy corrêa De Araújo
48.Lorena de Queiroz Faro Ramiro Olavo
49.Lourdilene de Oliveira Pinheiro Tenoné
50.Luciana dos Santos Souza lucy correia de araújo
51.Marcos Aurélio magalhães barata
52.Marcos Valério Tavares Lima Júnior Jorge Lopes Raposo
53.Max Ferreira Trindade I.E.E.P
54.Mayara Cristina Souza de Brito Tenoné
55.Maykon Richard Monteiro Tenoné
56.PATRICK RENAN DA SILVA BISPO FE EM DEUS
57.Paulo Ramon dos Santos Cordeiro Tenoné
58.PAULO VICTOR ROCHA DA SILVA Paulinho de Brito
59.PRISCILA PIRES DE MEDEIROS FE EM DEUS
60.Priscilla Silva Rodrigues Tenoné
61.Rafael Fernando Reis Corpes Tenoné
62.raquel da costa mello lucy correia de araujo
63.Rayane Fernanda Ferreira Passos Tenoné
64.Roberto da Rocha Dias -escola Tenoné
65.Roger Wellington da Cunha - escola Chagas Paes de Carvalho
66.Rogerio Silva de Souza - escola Maria Luiza da Costa Rego
67.Rosiani Tamiris Tavares Ferreira dos Santos- escola Jorge Lopes Raposo
68.Rosineide de Vilhena Gomes - escola Lucy Correa de Araujo
69.SARA DE ABREU- escola FE EM DEUS
70.Steffany Gemaque de Souza- escola Tenoné
71.STÉPHANIE KARINE SOUZA DO NASCIMENTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
72.Suelem Gomes de Sousa - escola Zulima Vergolino Dias
73.TATIANE CORREA PANTOJA MARIA - escola LUIZA DA COSTA REGO
74.tayane gleice alves - escola eunice waver
75. Warllan Monteiro Porto - escola Tenoné
76.WENDEL DENER MUNIZ NEGRÃO - E.E.E.F EMILIANA SARMENTO FERREIRA
77.WILLYANA AVIZ DE SOUSA -escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
78.YASMIM REIS GONÇALVES -INSTITUTO BOM PASTOR
2.Amanda Karla Trindade Barreto - colégio estadual antonio lemos
3.Ana talita cardoso craveiro- escola jorge lopes raposo
4.ANDERSON JEFFERSON LEAL PAIVA - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
5.Anderson Luis da Silva Blanco -colégio Orlando Bittar
6.ANDRE DA SILVA CHAVES- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
7.Andressa Cristina Amorim Pinheiro- colégio orlando Bittar
8.Arthur william silva e silva- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
9.AUGUSTO LUCENA SILVA - escola FE EM DEUS
10.Benezaide farias oliveira - escola jorge lopes raposo
11.BRENDA PANTOJA DA SILVA - escola FE EM DEUS
12.BRUNO HERIBERTO DE OLIVEIRA REGO - escola FE EM DEUS
13.Bruno Maria da Silva Sousa Lucy Correa de Araujo
14.CARLA ADRIELE SILVA DE OLIVEIRA FE EM DEUS
15.Cleber da Conceição Carvalho Marinho- escola Manoel de Jesus Moraes
16.DALTON WARLEY DA SILVA LOPES- ESCOLA E F MÉDIO "D. PEDRO I"
17.Derberson da Silva Marinda - escola Visconde de Souza Franco
18.Douglas da Silva Ramos - escola Zulima Vergolino Dias
19.EDIVANA MAC SILVA DO AMOR DIVINO- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
20.EDUARDO SILVA DA PAZ- escola FE EM DEUS
21.Elton Diego Avelar dos Santos - escola Tenoné-Tenoné
22.ÉRICA NASCIMENTO PORTILHO - escola DR. ALDEBARO CAVALERO DE MACEDO KLAUTAU
23.FELLIPE RAFAEL SILVA PINTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
24.Fernanda Luana do Nascimento Braga - escola Paulinho de Brito
25.Fernanda Paula Farias Batista - escola estadual palmira gabriel
26.Hevert Cássio Maia de Melo - escola Tenoné
27.Humberto Daniel Catette Lisboa - Escola Estadual Presidente Costa e Silva
28.INDIRA DE BRITO MORAES - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
29.IOLANDA MARIA FERREIRA SAUMA - escola JORGE LOPES RAPOSO
30.Jaqueline Martins Baia - escola Tenoné
31.Jéssica Camila Pinto da Silva - escola Zulima Vergolino Dias
32.Jéssica Cristina Lopes Lima - escolaTenoné
33.Jéssica de Oliveira- escola Paulinho de Brito
34.José Abeliano Carneiro Bezerra- escola Manoel de Jesus Moraes
35.José Franklin de Jesus Ferreira -EEEM Dr José Marcio Ayres
36.José Rodrigo de Aguiar Farias - escola lucy corrêia de araujo
37.Josieson de lima farias- escola orlando bitar
38.JULIANA SILVA E SILVA- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
39.Julianne Rodrigues Valinoto- E.E.E. Fundamental e médio do outeiro
40.Julio Silva Dos Santos- escola Zulima Vergolino Dias
41.KLEBERSON ANTONIO CHAGAS SANTOS - escola FE EM DEUS
42.Klicia do Nascimento Ferreira- escola Tenoné
43.Laís Campos Silva - escola lucy corrêia de araujo
44.larissa correa costa - escolaEUNICE WEAVER
45.Leonardo de Queiroz Faro -escola Ramiro Olavo
46.Leonardo Silva de Silva FE EM DEUS
47.Linda Clara Monteiro Da Silva Lucy corrêa De Araújo
48.Lorena de Queiroz Faro Ramiro Olavo
49.Lourdilene de Oliveira Pinheiro Tenoné
50.Luciana dos Santos Souza lucy correia de araújo
51.Marcos Aurélio magalhães barata
52.Marcos Valério Tavares Lima Júnior Jorge Lopes Raposo
53.Max Ferreira Trindade I.E.E.P
54.Mayara Cristina Souza de Brito Tenoné
55.Maykon Richard Monteiro Tenoné
56.PATRICK RENAN DA SILVA BISPO FE EM DEUS
57.Paulo Ramon dos Santos Cordeiro Tenoné
58.PAULO VICTOR ROCHA DA SILVA Paulinho de Brito
59.PRISCILA PIRES DE MEDEIROS FE EM DEUS
60.Priscilla Silva Rodrigues Tenoné
61.Rafael Fernando Reis Corpes Tenoné
62.raquel da costa mello lucy correia de araujo
63.Rayane Fernanda Ferreira Passos Tenoné
64.Roberto da Rocha Dias -escola Tenoné
65.Roger Wellington da Cunha - escola Chagas Paes de Carvalho
66.Rogerio Silva de Souza - escola Maria Luiza da Costa Rego
67.Rosiani Tamiris Tavares Ferreira dos Santos- escola Jorge Lopes Raposo
68.Rosineide de Vilhena Gomes - escola Lucy Correa de Araujo
69.SARA DE ABREU- escola FE EM DEUS
70.Steffany Gemaque de Souza- escola Tenoné
71.STÉPHANIE KARINE SOUZA DO NASCIMENTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
72.Suelem Gomes de Sousa - escola Zulima Vergolino Dias
73.TATIANE CORREA PANTOJA MARIA - escola LUIZA DA COSTA REGO
74.tayane gleice alves - escola eunice waver
75. Warllan Monteiro Porto - escola Tenoné
76.WENDEL DENER MUNIZ NEGRÃO - E.E.E.F EMILIANA SARMENTO FERREIRA
77.WILLYANA AVIZ DE SOUSA -escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
78.YASMIM REIS GONÇALVES -INSTITUTO BOM PASTOR
terça-feira, 11 de maio de 2010
ALUNO INTEGRADO
O NTE-Washington Luís Barbosa Lopes realizou nos dias 11 e 12 de maio a formação para tutores do projeto aluno integrado, o projeto será destinado para os alunos da rede estadual.
A formação foi ministrada pelo professor Antônio Fonseca, que na ocasião mostrou como utilizar o ambiente colaborativo e-proinfo.
"Como turora acredito que participar deste projeto será algo bastante gratificante para mim e concerteza possibilitará ao aluno desenvolver e se aperfeiçoar na área de informática.O projeto tem tudo para ser um sucesso!"
Tutores do projeto
Conheça o projeto aluno Integrado
O Programa Aluno Integrado, cuja proposta prevê a Qualificação em Tecnologia Digital, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime.
O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização. Objetivos do Programa Aluno Integrado:
- promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;
- possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;
- potencializar sua inserção no mercado de trabalho.
Fique por dentro
Este ano de 2010 serão ofertadas 100.000 vagas em todo o país e o curso está previsto para iniciar em 14 de maio.
Observações:
- os alunos selecionados precisam ter acesso à laboratório de informática, com internet;
- o curso será todo na modalidade a distância, sendo que haverá um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 8h;
- o cursista receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Goiás;
- o curso terá 5 (cinco) módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos.
- o acompanhamento dos cursistas será realizado por tutores, a distância.
Cecilia Guy Dias
Diretoria de Produção de Conteúdos e Formação em EAD – DPCEAD
Secretaria de Educação a Distância – SEED
Ministério da Educação – MEC
fonte:NTE-Belém
AprsentaçãO Aluno Integrado
View more presentations from profmcarm.
domingo, 18 de abril de 2010
Reunião no NTE
Foi realizada sexta-feira,no dia 16/04, no NTE- Belém uma reunião para a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pelas salas de informática no ano de 2010.
Conheça o plano de ação da S.I da escola Jorge Lopes Raposo (PROJETO @gcom)
PLANO DE AÇÃO SI 2010
1.Justificativa
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional e sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, nós da @g.com, estamos cientes da importância desses novos conhecimentos. Para isso implantamos alguns cursos direcionados aos conhecimentos técnicos que possibilitarão um amplo aprendizado para nossos alunos.
2.Objetivos
2.1 Objetivo geral
Contribuir para a profissionalização dos integrantes da agência de comunicação, por meio de cursos e oficinas voltados para os meios de comunicação social.
2.2 Objetivos especificos
• Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres.
• Aplicar os conhecimentos técnicos necessários para possibilitar a elaboração e edição de textos, vídeos, folders, cartaz etc.
3.Conteúdo programático
• Botosetelinux: editor de texto, módulo de apresentações e internet
• Internet: Blog e orkut como ferramentas de comunicação
• Fotografia digital: oficinas de enquadramento, plano e iluminação.
• Rádio escola: produção, edição e transmissão de programa de rádio
• Tv escola: Captação e edição de Imagem, produção de programa e exibição de vídeos
• Cobertura de Atividades Pedagógicas e Culturais
4.Operacionalização
• O curso de inclusão digital irá funcionar em duas turmas, uma será formada pelos novos alunos selecionados pela @gcom e a outra por alunos de 5ª a 7ª série que não possuem iniciação digital.
• O Curso de Rádio |Módulo I será desenvolvido pelos alunos de 2009 da @gcom no turno da manhã.
• O Curso de TV |Módulo I será desenvolvido pelos alunos de 2009 da @gcom no turno da Tarde e Noite.
• As campanhas educativas serão desenvolvidas em duas turmas:
- Vamos Manter a Nossa Escola Limpa: voltada para os alunos representantes de turmas
- Conhecendo Icoaraci: voltada para os alunos da turma M1MR02, pois os mesmo já iniciaram em 2009 a pesquisa de campo e o embasamento teórico para desenvolver tal projeto.
5. Metodologia
-Aulas expositivas
-Pesquisa através da internet
-Apostilas
-Pesquisas de campo
6.Avaliação
A proposta de avaliação prevê trabalhos escritos, individuais e em grupos, assim como pesquisas de campo e divulgação dos melhores trabalhos nos meios midiáticos da escola.
7. Referências:
- Introdução à educação digital:caderno de estudo e prática/Beth Bastos
Projetos a serem realizados:
•Projeto Rádio
•Projeto Tv
.Projeto Camapnhas educativas:
Para o portal educarede : “Conhecendo Icoaraci”
Para os representantes de turmas: “ Vamos Manter Nossa Escola Limpa”
•Projeto aluno Integrado-NTE
•Curso de inclusão digital
Assinar:
Postagens (Atom)