terça-feira, 1 de abril de 2014

Lição 1 LIBRAS Lingua Brasileira de Sinais




CONHECENDO O ALFABETO EM LIBRAS

sábado, 25 de maio de 2013

a linguística textual

             A linguística de texto surgiu na década de 1960. Desenvolveu-se rapidamente e em várias direções, seguindo um princípio básico: o texto é uma unidade linguística hierarquicamente superior à frase. E uma certeza: a gramática de frase não dá conta do texto. 
É de interesse uma análise sistemática do que seja e como se faz linguística de texto, pois ela é uma das linhas de pesquisa mais promissoras da linguística atual. Os resultados existentes, mesmo não sendo definitivos, são muito animadores, especialmente pelas perspectivas de revitalização teórica que oferecem à linguística e pelas soluções que poderão propiciar ao estudo da comunicação humana e ao ensino de línguas. O falante se comunica através de textos e não de frases, não importando se essa comunicação se processa através de textos muito extensos (livros, artigos) ou de textos bem curtos (bilhete, participação de nascimento, anúncio de classificados).
            No entanto, essa afirmação, aparentemente despretensiosa e simples, requereu estudos sérios, pesquisas sistemáticas e uma grande dose de coragem para romper com princípios linguísticos cristalizados. E é aqui que surge a expressiva importância do professor Luiz Antônio Marcuschi, que publicou no Brasil a obra marco da linguística textual. Dessa obra decorreram inúmeros estudos, discussões, outras obras e — o que é mais surpreendente — uma reflexão seguida de uma mudança histórica no processo do ensinar e aprender língua. 
Impossível a quem queira percorrer os caminhos dessa ciência desconhecer a obra do mestre Marcuschi.
Luiz Antônio Marcuschi


Luiz Antônio Marcuschi é doutor em filosofia da linguagem (1976) e pós-doutor em questões de oralidade e escrita (1987). É professor titular em linguística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Na UFPE, criou o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e Escrita (NELFE). É pesquisador IA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foi, por várias vezes, representante de área tanto no CNPq quanto na CAPES. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e seu presidente de 1988 a 1990. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística. É autor dos livros Análise da conversação; Da fala para a escrita: atividades de retextualização; Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas; Cognição, linguagem e práticas interacionais e colaborou nas seguintes obras (dentre outras):Conversas com linguistas; Gêneros textuais e ensino; Hipertexto e gêneros digitais.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Figuras de linguagem



  • 1. TIPOS DE LINGUAGEM 
  • DENOTATIVO: sentido real (dicionário) Ex: Minha geladeira quebrou. CONOTATIVO: sentido figurado Ex: Minha namorada é uma geladeira.
  • 2. FIGURAS DE LINGUAGEM
  •  ONOMATOPÉIA IMITAÇÃO DE SONS BUMMM
  •  Plunct, plact, zumm , Não vai a lugar nenhum..
  • ASSONÂNCIA REPETIÇÃO DE VOGAIS AAAAAA
  • Ex:A minha alma tá armada E apontada para a cara Do sossego (sego...) Pois paz sem voz Pois paz sem voz Não é paz é medo, (medo)
  • ALITERAÇÃO REPETIÇÃO DE CONSOANTES 
  • Ex:p enso que p ena que seja p ouco só p enso em p ensamento quem p ode me p rocurar de cá de lá vale b eijinho, b eijo, b eijoca o b da b rincadeira, b rinquedo, b al b uciar tin-tirim-tirim (2x)” tim-tirim My l ove l ua da l enda l onge me l eva l á
  • SÍMILE - COMPARAÇÃO
  • Ex:É TÃO CERTO QUANTO O CALOR DO FOGO JÁ NÃO TENHO ESCOLHA E PARTICIPO DO SEU JOGO Não consigo dizer se é bom ou mau Assim como o ar me parece vital Onde quer que eu vá o que quer que eu faça sem você não tem graça
  • METÁFORA
  • Ex:AMOR É UM LIVRO – SEXO É ESPORTE SEXO É ESCOLHA – AMOR É SORTE AMOR É PENSAMENTO, TEOREMA AMOR É NOVELA – SEXO É CINEMA SEXO É IMAGINAÇÃO, FANTASIA AMOR É PROSA – SEXO É POESIA
  •  METONÍMIA SUBSTITUIÇÃO  

  • POLISSÍNDETO MUITA CONJUNÇÃO E... E... E... E... E...
  • Ex:Disseste que se tua voz Tivesse força igual à imensa dor que sentes Teu grito acordaria não só a tua casa Mas a vizinhança inteira E há tempos nem os santos Têm ao certo a medida da maldade E há tempos são os jovens que adoecem E há tempos o encanto está ausente E há ferrugem nos sorrisos E só o acaso estende os braços quem procura abrigo e proteção
  • ASSÍNDETO SEM CONJUNÇÃO
  • Ex:EU NÃO SOU SEU, EU NÃO SOU DE NINGUÉM VOCÊ NÃO É MINHA, EU NÃO TENHO NINGUÉM NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C. VOCÊ NÃO MANDA EM MIM, EU NÃO MANDO EM VOCÊ VOCÊ SÓ FAZ O QUE QUER, EU SÓ FAÇO O QUE QUERO NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C. SE A GENTE TA ASSIM COMENDO CAPIM É PORQUE A GENTE QUER, SE NÃO QUISER NÓS SOMOS LIVRES INDEPENDENTE F.C.
  • PLEONASMO REITERAÇÃO DE IDÉIAS
  •  “ Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode às seis horas da manhã Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã”
  • ANTÍTESE APROXIMAR OPOSTOS
  • Ex:Uma noite longa pra uma vida curta mas já não me importa, basta poder te ajudar E são tantas marcas que já fazem parte Do que eu sou agora Mas ainda sei me virar Eu tô na lanterna dos afogados Eu tô te esperando vê se não vai demorar
  • ex: Luz E Sombras Voz E Silêncio Razão, Coração Você E Eu Gelo E Fogo Maldição E Beleza Dor, Cura Eu E Você No Tênue Laço Que Envolve Os Sonhos Sob O Fino Véu Que Protege Os Segredos No Sol Ardente Que Abrasa Os Desejos Na Brisa Suave Que Abranda Os Temores Caminhamos Juntos, Lado A Lado Somos Opostos Que Se Atraem E Se Um Dia Fomos Dois, Hoje Somos Mais... Somos Um... OPOSTOS by prof. Joãozinho
  • Ex:MUDARAM AS ESTAÇÕES NADA MUDOU MAS EU SEI QUE ALGUMA COISA ACONTECEU ESTA TUDO ASSIM TÃO DIFERENTE SE LEMBRA QUANDO A GENTE CHEGOU UM DIA A CREDITAR QUE TUDO ERA PRA SEMPRE SEM SABER QUE O PRA SEMPRE SEMPRE ACABA
  • ex:NEOLOGISMO CRIAÇÃO DE PALAVRAS
  • Ex:O que é que eu faço Se é você que eu venero Ainda te amo, meu amor, ainda te quero E ter você, paixão pra vida inteira Te carinhar , minha linda sereia..

  • GRADAÇÃO SEQÜÊNCIA DE IDÉIAS
  • 28. Setenta (não) Noventa (não) Cento e cinqüenta (não) Trezentos (não) Quinhentos (não) Setecentos e noventa (não) Oitocentos (não) Novecentos (não) Uma milha....
  • 29. IRONIA
  • 30. “ A solução pro nosso povo eu vou dar Negócio bom assim ninguém nunca viu Tá tudo pronto aqui é só vir pegar A solução é alugar o Brasil ”
  • 31. PROSOPOPÉIA PERSONIFICAÇÃO
  • 32. “ O vento beija meus cabelos As ondas lambem minhas pernas O sol abraça o meu corpo Meu coração canta feliz”
  • 33. ECOS REPETIÇÃO DE PALAVRAS
  • 34. Que vês ? Que vês quando me vês ? Quando a mentira acabar
  • 35. “ Paixão cruel, desenfreada Te trago mil rosas roubadas ...” Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas Exagerado , jogado aos seus pés Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado
  • 36.  
  • 37. EUFEMISMO ABRANDAMENTO
  • 38. Ah...deixa essa boneca Faça-me o favor Deixe isso tudo E vem brincar de amor De amor, hey, hey, hey De amor
  • 39. Dez anos passaram E cresceram meus irmãos E os anjos levaram minha mãe pelas mãos...
  • 40. HIPÉRBATO INVERSÃO SINTÁTICA
  • 41. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante” As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico
  • 42. ANÁFORA MESMO INÍCIO
  • 43. Quando não tinha nada, eu quis Quando tudo era ausência, esperei Quando tive frio, tremi Quando tive coragem, liguei
  • 44. PARONOMÁSIA PALAVRAS PARECIDAS
  • 45. Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe... Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei... Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz para poder sorrir É preciso a chuva para florir
  • 46. ELIPSE OMISSÃO
  • 47. Ela achou meu cabelo engraçado Proibida pra mim NO WAY ! Disse que nao podia ficar, mas levou a serio o que eu falei Eu vou fazer de tudo que eu puder Eu vou roubar essa mulher pra mim Eu posso te ligar a qualquer hora Mas eu nem sei seu nome Se nao eu quem vai fazer voce feliz ? Se nao eu quem vai fazer voce feliz ?
  • 48. PERÍFRASE APELIDO - lugar
  • 49. CIDADE MARAVILHOSA CHEIA DE ENCANTOS MIL CIDADE MARAVILHOSA CORAÇÃO DO MEU BRASIL
  • 50. OUTROS EXEMPLOS
  • 51. Eu sou a luz das estrelas Eu sou a cor do luar Eu sou as coisas da vida Eu sou o medo de amar Eu sou o medo do fraco A força da imaginação O blefe do jogador Eu sou, eu fui, eu vou ANÁFORA METÁFORA GRADAÇÃO
  • 52. Entre no meu carro Nós vamos rodar E seremos passageiros à noite E veremos a cidade em trapos E veremos o vazio do céu Sob os cacos dos subúrbios daqui Mas essa noite tudo soa tão bem POLISSÍNDETO
  • 53. Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! ALITERAÇÃO
  • 54. Jackie foi nascer numa cabana em Noa Noa Sol do Taiti na pele, now boa Seu pai cruzou o mar, duas filhas na canoa Côco pra beber e leite de leoa Jackie é uma menina tão bonita que enjoa Enjôo de vertigem, viagem de avião Hálito de virgem, dois olhos de amêndoa Vaca, cadela, macaca, gazela Linda toda, toda linda ela Toda beleza se reconhece nela Jackie Tequila coca-cola e água Égua, língua, mingua minha mágoa oh oh yeh ALITERAÇÃO
  • 55. EIE, IIIIIIIIIII IE IEIEIEIEIEEEEE ASSONÂNCIA
  • 56. Vamos celebrar nossa justiça ganância e a difamação Vamos celebrar os preconceitos O voto dos analfabetos Comemorar a água podre E todos os impostos Queimadas, mentiras e sequestros Nosso castelo de cartas marcadas O trabalho escravo Nosso pequeno universo Toda a hipocrisia e toda a afetação Todo roubo e toda a indiferença Vamos celebrar epidemias:É a festa da torcida campeã Vamos celebrar a fome Não ter a quem ouvir Não se ter a quem amar Vamos alimentar o que é maldade Vamos machucar o coração IRONIA
  • 57. Há soldados armados, amados ou não quase todos na rua, indeciso cordão PARONOMÁSIA
  • 58. É como não sentir calor em Cuiabá Ou como no Arpoador não ver o mar É como não morrer de raiva com a política Ignorar que a tarde vai vadia e mítica E como ver televisão e não dormir Ver um bichano pelo chão e não sorrir É como não provar o nectar de um lindo amor Depois que o coração detecta a mais fina flor SÍMILE
  • 59. Não alimento amor por telefone Isso é ilusão Não adianta falar de amor ao telefone Isso é ilusão (Tele-fome ) NEOLOGISMO
  • 60. E, SÃO PAULO E, SÃO PAULO SÃO PAULO TERRA BOA SÃO PAULO DA GAROA PERÍFRASE
  • 61. Complicada e perfeitinha você me apareceu era tudo que eu queria estrela da sorte Quando à noite ela surgia meu bem você cresceu meu namoro é na folhinha mulher de fases PARADOXO
  • 62. Você é a escada na minha subida Você é o amor da minha vida É o meu abrir de olhos o amanhecer Verdade que me leva a viver Você é a espera na janela A ave que vem de longe tão bela A esperança que arde em calor Você é a tradução do que é o amor METÁFORA
  • 63. Teus sinais me confundem da cabeça aos pés mas por dentro eu te devoro. Teu olhar não me diz exato quem tu és mesmo assim eu te devoro, Te devoraria a qualquer preço porque te ignoro ou te conheço quando chove ou quando faz frio METONÍMIA
  • PLEONASMO EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS
  • Ex: Quando não houver saída Quando não houver mais solução Ainda há de haver saída Nenhuma idéia vale uma vida Quando não houver esperança Quando não restar nem ilusão Ainda há de haver esperança cada um de nós, algo de uma criança Enquanto houver sol, enquanto houver sol Ainda haverá Enquanto houver sol, enquanto houver sol PARADOXO
  • 66. CONTROLANDO A MINHA MALUQUEZ MISTURADA COM MINHA LUCIDEZ NEOLOGISMO
  • 67. Penso no que faço no que fiz e no que vou fazer Hoje o seu retrato só me mostra o que eu quero esquecer Quando o sol se for meu amor vou onde você for Quando o sol se for a luz indicará você pra mim GRADAÇÃO
  • 68. Então já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer Se for já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer Se for já era Eu vou fazer de um jeito que ela não vai esquecer EUFEMISMO
  • 69. FALOU, MOÇADA!!! DIGAM TCHAU!!!

sábado, 20 de abril de 2013

Oficina "Rádio escola na feira do livro" 2013


 Os alunos do projeto rádio raposo participaram nos dias 18 e 19 de abril de oficinas  de preparação do programa "Rádio escola na Feira"com a equipe do Nte belém  Rádio escola.




Oficina com o prof Elvis Lira











O programa será apresentando  no dia 02 de maio às 15h na XVII feira Pan-Amazônica do livro - 2013

domingo, 30 de dezembro de 2012

Curso aluno integrado 2012








lista dos alunos que concluiram o curso

Lista de alunos que concluiram o módulo introdutório
1.AltairesTrajanas dos Reis
2.Ana Carla Cosmo do Nascimento
3.Arthur Klinsman Araujo Dias
4.Daniel Matos Leal
5.Ednan Reis da Silva
6.Evilly Pinto Souza
7.Flávio Emanoel Alves Oliveira
8. francisco aureliano da silva junior
9. Igor Alexandre da Silva Damasceno
10. Janes de Oliveira Alvis
11. Joana Izamara Ramo Araujo Pereira
12. Lorrane Santos Da Cunha
13. lucas alexander oliveira salvino
14. Lucyene Rocha bandeira
15. Mardoni Mendes Coelho
16. Maria Yasmin Barbosa Chaves
17. Mateus araujo da silva
18. Mateus Bezerra Cardoso
19. Mirian rodrigues dos santos
20. Pâmela Souza Santos
21. Patrick Felipe Ferreira De Sousa
22. Raiure Oliveira Santos
23. saddam da silva sales
24. Thaynann Sousa Silva

terça-feira, 29 de maio de 2012

OFICINAS

A sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo, coordenada pela profª Helioneth Lisboa promove as seguintes oficinas:

1.Correio eletrônico ( criação de e-mail)

Público alvo: alunos do ensino fundamental e médio
Data:29/05 e 30/05

2. Criação de slides

Público alvo: alunos chefes de turma
Data: 04,05,06 e 12/06




quarta-feira, 2 de maio de 2012

CAMPANHA :VAMOS MANTER A ESCOLA LIMPA



A sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo promove a campanha: "Vamos manter a escola limpa,coordenada pela profª Helioneth Lisboa e pelos professores do projeto Mais educação, professores Welton e Sara Lopes da Silva


Campanha “Vamos manter a escola limpa”

Justificativa:

A escola é um espaço que deve ser preservado por todos, por isso faz-se necessário desenvolver uma campanha que possibilite despertar no alunado a conscientização e preservação do ambiente escolar, realizando oficinas de reciclagem e ensinando aos mesmos a selecionar o lixo produzido na escola.


Objetivo:

Conscientizar aos alunos da importância de manter a escola limpa, preservando o ambiente escolar


Metodologia:

A campanha será desenvolvida com os alunos do projeto @gcom, chefes de turma, juntamente com os professores colaboradores.


Período:

primeiro e segundo semestre de 2012


Estratégias:


1º passo: Selecionar os alunos representantes de turma


2º passo: Reunião com os representantes de turma


3º passo: Divulgar a campanha na escola


4º passo: Solicitar aos alunos que produzam cartazes informativos e cestos de lixos para a sala de aula, selecionando o lixo orgânico e não orgânico


5º passo: Produzir lixeiras padronizadas para a área da escola.


6º passo: Buscar parceiros para a campanha


7º passo: Realizar oficinas de reciclagem

- Alunos do ensino fundamental: Tema: “Reutilizando o papel”- profª de Ciências


- Alunos do ensino Médio: Tema: Produção de enfeites para a festa junina”- profº Artes

sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO ALUNO INTEGRADO 2012






A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo disponível em:
http://e-proinfo.mec.gov.br/ (Site do Sistema e-Proinfo)





Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se!




Caro aluno fique por dentro do Cronograma do curso

09/03/2012 a 26/03/2012 - Cadastro no e-Proinfo e inscrição dos alunos interessados em realizar o curso.

09/03/2012 a 03/04/2012 - Seleção dos alunos que irão participar do curso.

09/04/2012 - Divulgação da lista de alunos selecionados para participar do curso.

16/04/2012 - Início do curso.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BOAS NOTÍCIAS




O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.

O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante nesta quinta-feira, 2, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.”

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo (equipamento com computador e projetor, ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitirão ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Além de enviar equipamentos, o MEC oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.

Fundamental
- Pelo cronograma do projeto Educação Digital, assim que for concluída a entrega de tablets para as escolas do ensino médio, terá início a distribuição para os estabelecimentos do ensino fundamental que oferecem os anos finais e a seguir para os anos iniciais. Foram pré-requisitos para definir por onde começar a distribuição de tablets: ser escola urbana de ensino médio, ter internet banda larga, laboratório do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e rede sem fio (wi-fi).

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado. Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores.

fFonte:http://portal.mec.gov.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS



São os votos de Helioneth Lisboa

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto aluno integrado-UFG


Aviso

Caro aluno integrado, os módulos Hardware e sistema operacional forma prorrogados,vc tem até o dia 15/11 para conclui-los.

Fique por dentro das atividades

Módulo Hardware

O módulo Hardware tem 3 atividades para realizar:

1ªatividade: Fórum: Inovações Tecnológicas

2ª atividade: produção de texto

Você esta sendo convidado para escrever um pequeno artigo técnico para a coluna de tecnologia do jornal de sua cidade. O editor do jornal lhe solicitou que escrevesse sobre o funcionamento de um computador, apresentando seus principais componentes, e no final do artigo apresentasse algumas dicas para que o leitor saiba diagnosticar alguns casos onde há necessidade de comprar um novo computador ou apenas realizar um upgrade. Lembre-se de que seu artigo tem o objetivo de ajudar o leitor a decidir em que momento o computador dele deve ser atualizado ou trocado por outra máquina, em função de que, a que ele usa, por ventura não esteja atendendo mais as novas demandas.



3ª atividade: prova objetiva

Módulo Sistema Operacional

O módulo sistema operacional tem 4 atividades para realizar:
1ªatividade: Fórum: O hardware e o sistema operacional

2ª atividade: produção de texto: (vc deve escrever um artigo de 2 folhas)onde você pode apresentar para que serve um sistema operacional, exemplificar o funcionamento com alguma função que você considere relevante e depois explicar que há sistemas livres e proprietários, quem sabe até indicando links para alguns deles, e pode até colocar um depoimento de algum professor ou colega da sua escola sobre o sistema operacional que utiliza.

3ª atividade:1ª Avaliação Objetiva

4ª atividade:2ª Avaliação Objetiva




att

Helioneth Lisboa
tutora

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A arte de ser feliz

Ser feliz é se sentir bem todos os dias
Ser feliz é olhar seu filho e ver o seu lindo sorriso.
Ser feliz é agradecer todos os dias por tudo que você tem e conquistou
ser feliz é desejar ter alguém especial ao teu lado e sempre tê-lo.
Ser feliz é viver um dia de cada vez
Ser feliz é simplesmente viver a vida
Ser feliz é amar.

hoje sei o que é ser feliz, pois agradeço tudo que tenho
Sei que a verdadeira felicidade está dentro de mim!

Ass:Neth Lisboa

sábado, 1 de outubro de 2011

Projeto aluno integrado



Alunos concluintes do módulo introdutório

1.Álvaro Mota Júnior

2.Ana Jessica Lima de Sousa

3.Bruno Mota de Souza

4.Damião Macêdo Ferreira

5.Elizana Raunes da Silva

6.Ewerson de Souza Barcelá

7.Hannon Ribeiro Rocha e Silva

8.Igor Vinicius Da Silva Soares

9.Jéssica Meirelles da Silva

10.Jheniffer Gulart de Oliveira

11.Jhuly Everly Almeida de Carvalho

12.Joyce Pereira Da Cunha

13.Letícia Feliciana dos Santos Cruz

14.Moacir Diony Gonçalves Lino Borges

15.Pedro Henrique Sousa Ferro

16.Rafael Da Silva Nogueira

17.Rhudyeris Avelino Gonçalves

18.Samuel Alexander de Queiroz

19.Natália Gomes Franco

20.Raiane Magalhães Melo

21. José Edvan Bezerra da Rocha Júnior

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Medo de amar


O grande medo do homem moderno é o de amar, que é tão grande quanto o medo de ser amado.
Cada um de nós sabe que amar alguém pode causar a sensação de fragilidade e dependência; a presença do outro torna-se vital, e a possibilidade de ser abandonado, a qualquer momento, fica tão ameaçadora que, em geral, as pessoas optam pela saída mais fácil, que é a de sabotar a possibilidade de viver um grande amor.

Isso cria um enorme dilema para o ser humano: querer viver um grande amor e procurar, o tempo todo, destruí-lo. Certamente, as tentativas de destruição não são feitas de modo deliberado, mas realmente o que conta é o resultado final.


"Percamos o medo de amar... percamos o medo de sermos livres... vivamos para a liberdade... vivamos para o amor... amemos não só de palavras, mas de gestos. Amor que não se traduz em gestos não é amor!! Um belo e antigo poema diz que: “O sino não é sino enquanto não soar... a música não é música enquanto não for tocada... o amor não é amor enquanto não for dedicado a alguém!!”

Amemos, não só de palavras... olhemos nos olhos um dos outros... os olhos...ah! os olhos... janelas da alma... quando amamos queremos olhar nos olhos... e deixar que eles falem... que eles digam o que as palavras calam quando o amor nos invade e verdadeiramente somos livres!!"



O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.

William Shakespeare

Parábola do conhecimento


Um milionário excêntrico que queria ser sábio resolveu fazer uma viagem à Índia para contatar um guru.

Lá chegando, foi até um castelo nas montanhas, onde encontrou um homem sábio.

Aproximou-se e disse:

- Senhor guru, eu quero ser sábio!

O homem sorriu diante da solicitação direta do milionário e com a voz pausada disse:

- Pois não, isto não tem nada de difícil; aliás, o senhor chegou em um momento muito importante, pois estamos exatamente na hora do chá.

E tomando o bule indagou:

- O senhor aceitaria uma xícara de chá?

O milionário prontamente aceitou, e o guru pegou uma xícara e começou a servi-lo.

Foi enchendo, enchendo a xícara até que xícara encheu e o chá começou a transbordar, mas, mesmo assim o homem sábio continuou colocando chá.

O milionário, sem entender, e percebendo que o homem sábio não parava de colocar o chá na xícara disse apontando para a xícara:

- Sr. Guru, está transbordando!

O guru olhou para o milionário sem cessar de colocar o chá na xícara e respondeu-lhe:

- Eu sei - e completou - esta xícara está exatamente como sua cabeça, ou seja, enquanto não tirar o que ela tem dentro, nada de novo conseguirá colocar nela.


PARÁBOLA DO SAPO ESCALDADO


Piter Senge, em seu livro: "A quinta Disciplina" fala da parábola do “sapo escaldado”.

Quando colocado em uma panela de água quente ela dará um pulo de imediato. Mas quando colocado em uma panela com água a temperatura ambiente, sem assustá-lo, ele ficará dentro tranquilamente. Porém se atear fogo sob a panela a temperatura aumentará e gradativamente, quando chegar entre 20 e 30 graus, o anfíbio, não se moverá e pode dar sinais que está gostando. Mas a medida que a temperatura se eleva gradativamente, o sapo ficará cada vez mais tonto, até que não será mais capaz de sair da panela, embora esteja livre. Por quê? Porque, nos sapos, o mecanismo interno que detecta a ameaça à sobrevivência é regulado para reagir a mudanças súbitas do meio ambiente, e não mudanças lentas e graduais.


Gerson Sena em seu blog diz:

"A mesma coisa verifica-se nas pessoas quando estão em um ambiente em que lentamente um odor desagradável é introduzido. Quanto mais permanecem no local menos o percebem, mesmo que ele aumente sua intensidade. Por razões assim, muitas pessoas vivem sobre lixo, a beira de canais de esgotos."Segundo ele isso é chamado de “Síndrome da Tolerância” quando um individuo passa a conviver com um vicio, certamente nocivo, mas logo se acostuma e o tolera como se fizesse parte um do outro. A síndrome da tolerância bloqueia o executivo central, verdadeiro concretizador dos processos de mudança. A observação atenta aos eventos sutis quanto aos drásticos pode evitar o mesmo destino do sapo."

fonte:http://gersonsena-upcoaching.blogspot.com/2010/07/0198-parabola-do-sapo-escaldado.html



terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROJETO ALUNO INTEGRADO-MÓDULO HARDWARE

Caro aluno integrado, o módulo Hardware iniciou no dia 30/08 e terminará no dia 30/09/2011

Neste módulo você tem 3 atividades

1.Fórum: Inovações computacionais

2.Produção de texto: Hardware e seu funcionamento

3. Avaliação objetiva





Atenciosamente

Helioneth Lisboa
tutora aluno integrado 2011-UFG

domingo, 11 de setembro de 2011

SEMINÁRIO LEITURAS OBRIGATORIAS- UFPA (2011)



Estou desenvolvendo o projeto de leitura com os meus alunos do ensino médio da escola Jorge Lopes Raposo, cujo tema é "Conhecendo as leituras obrigatórias",

VEJA A LISTA DE LEITURAS RECOMENDADAS 2012

1. O lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas
2. Gil Vicente – ‘O pranto de Maria Parda’ (monólogo)
3. Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões
4. Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos
5. Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage
6. Romantismo
6.1. Leitura dos poemas ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves e ‘I-Juca Pirama’, de Gonçalves Dias
6.2. Leitura do romance ‘A pata da gazela’, de José de Alencar
6.3. Leitura do romance ‘A queda dum anjo’, de Camilo Castelo Branco
7 Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
7.1. Leitura do romance de ‘Esaú e Jacó’, de Machado de Assis
7.2. Leitura do romance ‘O primo Basílio’, de Eça de Queiroz
7.3. Leitura dos contos ‘Desilusão’ e ‘Que bom marido’, do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho
7.4. Leitura das crônicas ‘Trabalho feminino’, ‘Antônio Conselheiro’, ‘Prostituição infantil’ e ‘Recenseamento’, de Olavo Bilac
8. Simbolismo
8.1. Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza
9. Modernismo
9.1. Leitura dos poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro)
9.2. Leitura de ‘Libertinagem’, de Manuel Bandeira
9.3. Leitura do conto ‘O carro dos milagres’, de Benedicto Monteiro
9.4. Leitura de ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade
9.5. Leitura de ‘Primeira manhã’, de Dalcídio Jurandir
9.6. Leitura do romance ‘A viagem do elefante’, de José Saramago
9.7. Leitura da peça ‘O rei da vela’, de Oswald de Andrade

fonte:site www.ceps.ufpa.br.



Os alunos apresentaram o conto: O carro dos Milagres de Benedicto Monteiro


Equipe 1:Mardson, Rafaele,Aida, Bruno e David (3º ano- tarde)

O livro "O Carro dos Milagres", de Benedicto Wilfred Monteiro (1924-2008) é uma coletânea de narrativas publicada em 1975, durante os Anos de chumbo (Ditadura Militar), de censura à cultura escrita. Premiada pela Academia Paraense de Letras, a presente coletânea contêm relatos de um caboclo que vem da brenha das matas amazônica contar suas histórias, memórias, culturas e saberes. Das sete narrativas, é importante enfocar aquela que contém o mesmo título do livro: O Carro dos Milagres.

Ainda que inserida num livro de contos, a primeira narrativa – O Carro dos Milagres – enquadra-se na categoria de novela, porque o enredo dela não trata de um único assunto, mas sim de vários e com muitos personagens; além disso, cabe-lhe o patamar de novel pelo fato de ter menor extensão do que o romance. Todavia, não é interesse trabalhar o aspecto do subgênero narrativo, mas sim tratar do conteúdo e da estrutura narrativa da referida obra.

A novela O Carro dos Milagres apresenta a experiência do caboclo Miguel dos Santos Prazeres (embora esse nome não apareça nesse texto, pode-se dizer que ele é subentendido de acordo com o conjunto da coletânea) no Círio de Nazaré em Belém/PA. Primeiramente, nota-se o diálogo entre dois caboclos (Personagem-narrador e o Compadre) que vieram acompanhar o Círio, sendo que Miguel tem o interesse de pagar uma promessa que a sua mãe fez a Nossa Senhora de Nazaré do Retiro (ou do Desterro) quando o rapaz encontrava-se em situação de perigo com sua canoa nas águas do Marajó.

A mãe velha prometera a Santa que se seu filho fosse resguardo do temporal ele haveria de levar um barco a vela de miriti durante a procissão.

O personagem-narrador (Miguel) descreve, de forma maravilhosa, os detalhes da procissão que está assistindo pela primeira vez, volta-se ao passado de suas lembranças para contar suas sagas de canoeiro no Igarapé da Mata do Catauari com o Compadre, um amigo que o acompanha no Círio e numa beberagem com cachaça de Abaeté, enquanto aguardam no nascer do dia a saída do Círio no Largo da Sé (atual Praça Dom Frei Caetano Brandão).

Depois de muitos goles de bebida, os dois caboclos resolvem segui a procissão, sendo que Miguel tinha o objetivo de achar o Carro dos Milagres e depositar a sua promessa (o barco a vela). Miguel avista o Carro, descreve a lenda portuguesa contida na iconografia do Carro (o milagre de Nossa Senhora de Nazaré a Dom Fuas Roupinho no século XII). Mas o caboclo encontra inúmeras dificuldades para pagar sua promessa: primeiro perde o companheiro de cachaça, o compadre; depois esbarra com o barquinho num balão de gás que dispersa a promessa no meio dos romeiros.

Miguel, bêbedo e perdido na multidão, acaba chegando a Basílica-Santuário de Nazaré. Ali o caboclo fica maravilhado com as impressões artísticas da Igreja e nela se deixa estar até as altas da madrugada. Ao chegar na garagem, Miguel, com uma vela na mão, encontrar o Carro do Milagres e se detém olhando as promessas contidas na barca. E é exatamente aí a história se complica: O rapaz é surpreendido por beatas que, maliciosamente, o acusam de incendiário e de ladrão. Já raia um novo dia e elas chamam o padre e a polícia para deter o suposto meliante.

O caboclo é levado preso para a delegacia e ali descreve a presença dos detentos de vários lugares do país e do exterior e as minúcias horríveis daquele cárcere. Depois, avista outro Compadre, viciado em soltar balões de gás, que faz procuração por seu filho perdido e possivelmente morto na procissão. Miguel observa e relata o equivoco sobre a morte do filho desse Companheiro, achavam que o filho era um rapaz que morreu na explosão de um compressor de balão que estourou na procissão. Mas, logo é resolvida essa história quando encontra o filho do Companheiro que ficou bebendo quando seu pai lhe ordenara comprar tais balões coloridos, os mesmos que foram descuidados e soltos pelo filho, os mesmo que levaram a promessa do Miguel, o qual desfecha a história prestando depoimento à polícia.

* Por Marcel Franco, escritor, professor, jornalista, licenciado pleno em Letras/Português (UEPA) e mestrando em Ciências da Religião (UEPA). marcelpa@hotmail.com

Estrutura da Narrativa

Personagens:

· Principais:
Narrador (com o nome subentendido “Miguel dos Santos Prazeres”) – redondo/complexo/antagônico;
Compadre “de cachaça” – redondo/complexo;
Compadre “que perdeu o filho” – linear/plano.

· Secundários:
Mãe velha (genitora do narrador) – linear/ plana;
Beatas – redondas/complexas;
Comissário (policial) – linear/plano;
Comadre (que perdeu o filho) – linear/plana;
Filho (dos Compadres) – redondo/complexo

Tempo
· Tempo cronológico – dois dias seguidos, desde a madrugada do Círio até à tarde do dia seguinte: “três horas da tarde”;
· Tempo histórico – o milagre de Nossa Senhora de Nazaré a Dom Fuas Roupinho no século XII;
· Tempo psicológico – feed back: lembrança do naufrágio do barco, das sagas pelos igarapés como o compadre “de cachaça”.

Espaço
· Espaço físico: Largo da Sé (atual praça Dom Frei Caetano Brandão), catedral da Sé bairro da Cidade Velha, ruas do cortejo do círio, Largo de Nazaré (atual Praça Santuário), Basílica-Santuário de Nazaré, sacristia e garagem da Basílica, cadeia.
· Espaço psicológico: Baía do Marajó, Igarapé das Matas do Catauari.

Ambientação
Contexto social, histórico, religioso, familiar.

Enredo
Linear e a-linear (intercalado com memórias, feed backs)

Foco-narrativo
Narrador em primeira pessoa

Discurso
Direto e indireto livre

Clímax
Reencontro do filho (dos compadres) embriagado, o qual diziam que estava morto e o mesmo que soltou os balões coloridos que se engataram na promessa do Miguel.

Fonte: benedictomonteiro.blogspot.com



Libertinagem de Manuel Bandeira

Equipe 2:

Libertinagem é o quarto livro de poemas de Manuel Bandeira, mas é o seu primeiro livro verdadeiramente moderno e importante.

É uma sucessão de poemas espantosos, cheios de novidade, humor, erotismo, refinamento musical, força de imagens – tudo isso produzindo uma intensidade emocional que, às vezes, aproxima-se do piegas, mas nunca cai nele.

(Esse é um dos aspectos fortes da poesia de Bandeira: levar a simplicidade até a beira da sentimentalidade, mantendo-se sempre, com mestria e finura, longe de qualquer vulgaridade.)

Alguns dos poemas mais famosos de Bandeira fazem parte deste livro: “Pneumotórax”, cena de humor negro envolvendo um tuberculoso e um médico infame; “Pensão familiar”, cena do cotidiano de uma “pensãozinha burguesa”, com o inesquecível gatinho que “faz pipi” e “encobre cuidadosamente a mijadinha”

– “a única criatura fina da pensãozinha burguesa”; “Profundamente”, um dos grandes poemas da morte deste grande poeta da morte, e, talvez o mais célebre de seus poemas, “Vou-me embora pra Pasárgada”, deliciosa utopia que apresenta a fantasia de um país em que todos os desejos se satisfazem, especialmente os desejos sexuais:

“Vou-me embora prá Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora prá Pasárgada” (...)



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto aluno integrado




Atenção aluno integrado fique por dentro do Módulo Hardware
início: dia 30/08
término: dia 30/09

A primeira atividade é o fórum:
Inovações tecnológicas nos componentes computacionais


Helioneth LIsboa
tutora aluno integrado-UFG

sábado, 13 de agosto de 2011

Projeto aluno integrado

Caro aluno integrado verifique seu nome na lista e entre em contato comigo por e-mail

Helioneth@gmail.com



Alvaro Mota Júnior

Ana Jessica Lima de Sousa

Bruno Mota de Souza

Catarina alves de lima serafim

Damião Macêdo Ferreira

DIOGO HENRIQUE ABREU MOTA

Edson Alves Custódio

ELIZANA RAUNES DA SILVA

emanoel oliviera da silva

ewerson de souza barcelá

Francisca Jessiane Oliveira do Nascimento

FRANCISCA MARIA DA SILVA

Francisco Gerbson Romario da Silva Sousa

francisco giliarde de castro

Gabriel lemos de freitas

Hannon Ribeiro Rocha e Silva

IGOR VINICIUS DA SILVA SOARES

Ilderlon de Lima Bandeira

Ivan Antônio Barbosa Rodrigues

Janaína Ferreira Costa

Jéssica Meirelles da Silva

JESSICA SOUSA CARDIA

Jheniffer Gulart de Oliveira

Jhuly Everly Almeida de Carvalho

José Edvan Bezerra da Rocha Júnior

JOYCE PEREIRA DA CUNHA

Kaio César Silva de Almeida Santos

LARA THAMYRIS COSTA QUEROGA

Leonardo Matheus Bezerra Rezende

Letícia Feliciana dos Santos Cruz

Lucas Viégas Monteiro

MÁRCIA DE SOUSA SILVA

Marcos Vinicius Rodrigues Pereira

maria cristina de souza fernandes

MARIA ELICLECIA DE CRAVALHO

MARILIA GABRIELA NUNES PEREIRA

Milena Souza dos Santos

miqueias de lima santos

mirelly pereira vieira

Moacir Diony Gonçalves Lino Borges

Moisés de Oliveira

Mônica Barreto de Lima

Natália Gomes Franco

Patricia Morais Martins

PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA

Paulo Vitor Moreira Romão

Pedro Cássio Pires de Paula

Pedro Henrique Sousa Ferro

RAFAEL DA SILVA NOGUEIRA

rafael santos da silva

RAIANE MAGALHAES MELO

Ranielle Karolaine Monteiro Sousa

Rhudyeris Avelino Gonçalves

Roberta Oliveira Sousa

Samuel Alexander de Queiroz

Samuel Gardel Rebouças Monteiro

SUZANE CRISTINA PINTO GONÇALVES

Thaylane de Oliveira Silva

Wallace Barbosa Cavalcante

WILKENIA SUYANE DA SILVA LOURENÇO



Caro aluno integrado o curso Iniciou no dia 01 de agosto.

O Módulo Introdutório vai de 01/08 a 28/08

Vc deve realizar as seguintes atividades:

1. Fórum de apresentação

Obs: Neste fórum vc deve se apresentar a turma

Módulo Introdutório- Avanços Tecnológicos e científicos: novas maneiras de aprender

2. Fórum:Redes de comunicação, sociedade em rede e aprendizagem
Obs:
Neste fórum vc deve entrar no contéudo do módulo, ler a unidade II-Sociedade em rede

( Produza um texto dissertativo 10 a 15 linhas)

3. Fórum:Código, informação e comunicação
Neste fórum vc deve entrar no contéudo do módulo, ler a unidadeIII- a evolução da informatica

( Nesta atividade propomos que você pesquise mais sobre código, e posteno fórum, uma mensagem a partir de um código escolhido, no sentido de passar uma nova informação para seus colegas.


Helioneth Lisboa
Tutora aluno integrado-UFG


Meus slides

Amigo cão