sábado, 13 de agosto de 2011

Projeto aluno integrado

Caro aluno integrado verifique seu nome na lista e entre em contato comigo por e-mail

Helioneth@gmail.com



Alvaro Mota Júnior

Ana Jessica Lima de Sousa

Bruno Mota de Souza

Catarina alves de lima serafim

Damião Macêdo Ferreira

DIOGO HENRIQUE ABREU MOTA

Edson Alves Custódio

ELIZANA RAUNES DA SILVA

emanoel oliviera da silva

ewerson de souza barcelá

Francisca Jessiane Oliveira do Nascimento

FRANCISCA MARIA DA SILVA

Francisco Gerbson Romario da Silva Sousa

francisco giliarde de castro

Gabriel lemos de freitas

Hannon Ribeiro Rocha e Silva

IGOR VINICIUS DA SILVA SOARES

Ilderlon de Lima Bandeira

Ivan Antônio Barbosa Rodrigues

Janaína Ferreira Costa

Jéssica Meirelles da Silva

JESSICA SOUSA CARDIA

Jheniffer Gulart de Oliveira

Jhuly Everly Almeida de Carvalho

José Edvan Bezerra da Rocha Júnior

JOYCE PEREIRA DA CUNHA

Kaio César Silva de Almeida Santos

LARA THAMYRIS COSTA QUEROGA

Leonardo Matheus Bezerra Rezende

Letícia Feliciana dos Santos Cruz

Lucas Viégas Monteiro

MÁRCIA DE SOUSA SILVA

Marcos Vinicius Rodrigues Pereira

maria cristina de souza fernandes

MARIA ELICLECIA DE CRAVALHO

MARILIA GABRIELA NUNES PEREIRA

Milena Souza dos Santos

miqueias de lima santos

mirelly pereira vieira

Moacir Diony Gonçalves Lino Borges

Moisés de Oliveira

Mônica Barreto de Lima

Natália Gomes Franco

Patricia Morais Martins

PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA

Paulo Vitor Moreira Romão

Pedro Cássio Pires de Paula

Pedro Henrique Sousa Ferro

RAFAEL DA SILVA NOGUEIRA

rafael santos da silva

RAIANE MAGALHAES MELO

Ranielle Karolaine Monteiro Sousa

Rhudyeris Avelino Gonçalves

Roberta Oliveira Sousa

Samuel Alexander de Queiroz

Samuel Gardel Rebouças Monteiro

SUZANE CRISTINA PINTO GONÇALVES

Thaylane de Oliveira Silva

Wallace Barbosa Cavalcante

WILKENIA SUYANE DA SILVA LOURENÇO



Caro aluno integrado o curso Iniciou no dia 01 de agosto.

O Módulo Introdutório vai de 01/08 a 28/08

Vc deve realizar as seguintes atividades:

1. Fórum de apresentação

Obs: Neste fórum vc deve se apresentar a turma

Módulo Introdutório- Avanços Tecnológicos e científicos: novas maneiras de aprender

2. Fórum:Redes de comunicação, sociedade em rede e aprendizagem
Obs:
Neste fórum vc deve entrar no contéudo do módulo, ler a unidade II-Sociedade em rede

( Produza um texto dissertativo 10 a 15 linhas)

3. Fórum:Código, informação e comunicação
Neste fórum vc deve entrar no contéudo do módulo, ler a unidadeIII- a evolução da informatica

( Nesta atividade propomos que você pesquise mais sobre código, e posteno fórum, uma mensagem a partir de um código escolhido, no sentido de passar uma nova informação para seus colegas.


Helioneth Lisboa
Tutora aluno integrado-UFG


domingo, 31 de julho de 2011

PROJETO ALUNO INTEGRADO





Caro aluno o projeto Aluno Integrado inicia no dia 01/08/2011 e termina no dia 15/12/2011.


Como fazer as atividades

Siga os seguintes passos:
-Acesse o portal com sua senha e login

Clique no endereço abaixo e entre no portal

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm#pos/_/http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm/_/end_pos/_/

Sua primeira tarefa é se apresentar no fórum

-Entre no espaço que está em verde e clique em :
COMUNICAÇÃO / FORUM/APRESENTAÇÃO,

-Depois clicar contribuir, lá já tem a minha apresentação.
período: 01 a 08 /08/2011

OBS: caso vc não consiga acessar entre em contato com a Universidade de Góias pelo e-mail:
ufgalunointegrado.oferta2011@gmail.com

FIQUE POR DENTRO DO CURSO

Plano de Ensino do projeto aluno integrado



- Objetivos do curso

O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.



- Conteúdo Programático



O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos (totalizando uma carga horária de 180 horas):

Módulo 1 - Introdutório (20 horas): Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática.



Módulo 2 - Hardware (60 horas): Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.



Módulo 3 - Sistemas Operacionais (60 horas): Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e , Sistemas Operacionais Modernos.



Módulo 4 - Manutenção de computadores (40 horas): Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto Aluno integrado 2011

Caro aluno "O projeto aluno integrado versão 2011", inicia no dia 01 de agosto, acesse o portal e veja a sua turma.


Acessando a turma no E-PROINFO

Acesse http://e-proinfo.mec.gov.br e efetue o seu login





Passo 1: clique conforme as figura abaixo



Passo 2: Observe a turma em destaque " Helioneth Daniel Lisboa" (geralmente o nome da turma coincide com o nome do tutor), clique nela


Passo 3: Pronto !!!! Você já conseguiu acessar sua turma, para visualizar o módulo clique conforme o indicado na imagem abaixo.


fonte:Tutorial elaborado pelo tutor Jeferson Probo

sábado, 16 de julho de 2011

ANOS 80- Recordar é viver

Apesar de ser criança ainda nos anos 80, posso dizer que no meu ponto de vista foram os melhores de todos os anos em todos os sentidos.


Conheça um pouco sobre os anos 80

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.


Seriados dos anos 80

A Bela e a Fera
A Gata e o Rato
Agente 86
Águia de Fogo
Alf o ETeimoso
Armação Ilimitada
Chaves
Chips
Esquadrão Classe A
Familia Do Re Mi
Feiticeira
Hulk
A Ilha da Fantasia
Poderosa Isis
Jeannie é um Gênio
Jornada nas Estrelas
Kojak
Magnun
Malu Mulher
Manimal
Miami Vice
National Kid
As Panteras
Primo Cruzado
Profissão Perigo
Sítio do Pica Pau Amarelo
Spectraman
A Super Máquina
Super Vick
Topo Gigio
Trovão Azul
Os Waltons
A Super Máquina

música dos anos 80

Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Smiths, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira!
entre outras.


Estilos

Fonte:wikipedia

sexta-feira, 1 de julho de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aprendendo a desaprender

É sempre bom ouvir as pessoas e na reunião que fui no NTE, a professora Roselia leu para nós esta mensagem:

"Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo.

Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo". Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia?

Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender.Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia, é melhor acreditar no poder da nossa voz. Desaprender a autocomiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os dias passam cheios de oportunidades.
A solução é voltar ao marco zero. Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima".

Segundo o Dr. Roberto Shinyashiki :
A postura de um vencedor diz que; “Quando não sabe, pergunta. Quando não pode, não promete. Quando promete, cumpre. Quando sabe, assume. Quando assume, faz”. É certo, porém, que somente o esforço e a dedicação também não são suficientes.
Em primeiro lugar é preciso estar aberto às mudanças e estar aberto às mudanças é o mesmo que aprender a desaprende.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexões

Onde encontrar a felicidade? Essa é uma pergunta que muitos procuram a resposta.Mas posso dizer que a felicidade está em nós, ou seja, só depende de nós encontrá-la. Eu particularmente encontrei a resposta, depois da leitura de muitos livros e de observações das vidas de amigas minhas. Percebi que muitas tinham casa, emprego, marido , mas não eram felizes porque não tinham filhos, outras tinham emprego,casa,carro, filhos, mas eram infelizes por não terem um companheiro ao lado.Vi em algumas situações que essas mulheres buscavam a felicidade nas pessoas e isso é uma realidade que não acontece, pois a felicidade não está no outro e sim em você mesma.
Quando me sinto triste , busco ouvir uma música que me agrada, assistir a um bom filme, brinco com minha cachorrinha de estimação ou passeio com a minha filha,tento me sentir feliz fazendo essas coisas. Hoje sei que tenho que viver a vida do meu jeito, ser feliz e ter pensamentos positivos nos ajudam e muito.todas as manhã agradeço sempre à Deus por tudo que tenho e que conquistei ao longo de minha vida, fui abençoada por ter uma família que me apoia, uma filha linda e carinhosa que sempre está ao meu lado, por ter amigos que me escutam e me aconselham nos momentos de indecisão, e olha que são muitos.Mas mesmo assim posso dizer que sou Feliz.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano Novo, novos desafios, 2011 está só começando !

2011 está começando e como uma boa blogueira não posso deixar de iniciar o ano agradecendo à Deus por todas as coisas boas que aconteceram em minha vida em 2010, em todos os sentidos. 2010 vai deixar saudade, aprendi muitas coisas e acredito que cresci profissionalmente, posso dizer que amo ainda mais o meu trabalho.
Mas, 2011 com certeza será um ano melhor ainda, pois sei que sem determinação, dedicação e força de vontade ninguém chega a lugar nenhum, sou a prova viva disso.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aluno integrado





Caro aluno integrado estamos na fase final do curso, fique por dentro das datas de encerramento dos módulos.

Módulo Sistemas Operacionais
início: 04/10/2010 término: 17/11/2010


Módulo Manutenção de Computadores
início: 21/06/2010 término: 30/11/2010




entre na plataforma e acesse o curso
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm

tutora
Helioneth Lisboa

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

2º lugar na categoria blog de professor






Conheça um pouco da minha história na área de informática educativa.

Em 2008 minha vida estava muito tumultuada devido a problemas pessoais, decidi então buscar como válvula de escape me envolver numa nova área, que foi a informática na educação, fiz o curso no NTE-Belém, lá conheci o blog, foi amor a primeira vista, criei o blog da escola onde trabalho, criei meu blog pessoal e a partir daí não parei mais.

Em 2009 fui convidada pela profª Roselenne a integrar o projeto @gcom, que seria implantado na sala de informática da escola, gostei do projeto.Em agosto de 2009, o projeto iniciou.Em apenas dois meses de existência fui convidada a participar do Portal Educarede, com o projeto: "Vamos manter a escola limpa"
Neste mesmo ano, participei do 2º concurso de blog do NTE-Belém e fui a 8ª colocada.Fiquei muito feliz ,pois estava entre os 10 melhores blogs.

Em 2010, o projeto @gcom cresceu, estou desenvolvendo juntamente com a profª Roselenne os projetos de Rádio, TV e Jornal.Fui convidada pelo NTE-Belém a integrar, como tutora,o projeto Aluno Integrado da Universidade Federal de Góias.
Participei do 3º concurso de blog e fui a 2ª colocada,para mim esse prêmio só veio contribuir cada vez na minha vida profissional, pois hoje sei o que quero, que é trabalhar com projetos educativos.

Durante esses dois anos só colhi bons frutos, agradeço a Deus por tudo que conquistei, minha vida mudou para melhor, hoje posso dizer que sou feliz e grata pelo trabalho que desenvolvo com a minha amiga e companheira Roselene, no projeto @gcom.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

CONHEÇA O PROJETO: DRAMATIZANDO OS CONTOS DA LITERATURA

DISCIPLINA: LITERATURA

PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA:

Desenvolver o gosto pela leitura é tarefa também do professor de literatura , envolver os alunos na busca pelo conhecimento das obras literárias de uma certa forma facilitará e desperta no mesmo o interesse pelas leituras dos autores de nossa literatura

METODOLOGIA

1º PASSO :apresentar os autores e as obras literárias aos alunos
2º PASSO: dividir as equipes
3º PASSO: iniciar a pesquisa através da internet
4º PASSO: filmagem das apresentações
5º PASSO: apresentação dos trabalhos pelos alunos

AVALIAÇÃO

OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DO TEATRO SERÃO AVALIADOS PELO PROFESSOR DE LITERATURA, SERÁ SUA NOTA DA 3º AVALIAÇÃO.



TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 2º ANO

JUIZ DE PAZ NA ROÇA









SÍNTESE DA OBRA

O Juiz de Paz da Roça é uma peça teatral que se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José.
Aninha e José amam-se e planejam casar em segredo, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Após algumas deliberações sobre as disputas locais entre os lavradores, o juiz ordena Manuel João, pai de Aninha, a levar José a manter-lhe em casa por um dia e levá-lo quartel a seguir (ninguém sabe do amor do casal). No meio da noite o Aninha e José fogem e casam-se em segredo. Após descobrirem o fato consumado os pais perdoam a jovem e vão até o juiz esclarecer o caso. O rapaz fica assim desobrigado de servir e a peça acaba com todos comemorando.


FONTE:http://pt.shvoong.com/entertainment/plays/1658577-juiz-paz-na-ro%C3%A7a/

TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 1ºANO

OBRA: O VELHO DA HORTA DE GIL VICENTE












SÍNTESE DA OBRA

Um velho rico estava caminhando pela horta de sua casa, seu hortelão não estava lá nesse dia, e uma moça muito linda foi até lá para colher alguns temperos para a comida que prepararia em sua casa. E lá na horta se encontrou com o velho que instantaneamente se apaixonou por ela, e imediatamente começou a fazer declarações e juras de amor à moça, que tentava fugir, afinal tratava-se de um velho. E assim recolhendo os temperos que precisava, que o velho cedeu cego de amor, foi embora.

O velho ficou ali a se lamentar de amor e afirmando que de amor morreria. Veio então um empregado da casa para chamá-lo para o jantar, visto que a esposa do velho já estava com fome e desejava sentar-se a mesa. Mas ele respondeu que não iria, que não tinha fome porque a única coisa que sentia era o amor que lhe levaria à morte. Não demorou muito e a mulher do velho foi ter com ele, falando-lhe da vergonha que era para um velho daquela idade agir de tal modo, um absurdo estar apaixonado por uma moça.

Ele continuou na horta se lamentando, até que chegou ali a Branca Gil. O velho pediu ajuda a ela, dizendo que pagava bem se ela o socorresse para que enfim ficasse com a moça que mais cedo estivera na sua horta. Branca Gil logo começou a cantar a inúmeros santos pedindo que eles ajudassem ao velho dando a ele não só o amor da moça, mas também livrando o mesmo de morrer de tanto amor.

Ela contou a ele que a moça vivia na Sé e assim tratou de ir falar com ela para convencê-la de ficar com velho. Voltou e pedia sempre dinheiro ao velho justificando que era necessário para ajeitar as coisas.

Não demorou muito até que, entre as idas e vindas de Branca Gil, a polícia chegasse e a levasse presa. Depois, uma mocinha veio falar ao velho do que se deu com ela e com a moça por quem ele tinha se apaixonado. Branca Gil tinha levado cem chicotadas e andava pelas ruas meia tonta. Já a moça se casara há pouco tempo. O velho então só ficou a se lamentar porque agora, sendo pai de quatro filhas, as deixou sem nada, gastando tudo pra tentar a conquistar a moça, e agora estava apenas entregue à morte.

FONTE:http://www.vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/o-velho-horta.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Escola pública de talentos





Nos dias 20 e 21/10/2010,o projeto @gcom foi convidado para participar do evento "Escola Pública de talentos" realizado pela Secretaria de educação, no Hangar.
Tivemos o apoio da USE 12, tendo como gestora a Profª Socorro.





No evento a @gcom mostrou o vídeo produzido pelos alunos do projeto TV intitulado ' "O trabalho da imprensa no círio 2009", foi exposto ainda os trabalhos que a @gcom produziu ao longo do ano.





Os alunos do projeto Rádio Raposo também estiveram presentes no evento participando diretamente no estante da Rádio Web Seduc.





sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOU PROFESSORA E AMO O QUE FAÇO




SER PROFESSOR É ...

É buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.
Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor (a) é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor (a) é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor (a) é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor (a)
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor (a) é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar,
esbravejar.
Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atenção aluno integrado





O prazo de conclusão dos módulos foi prorrogado:

-Módulo introdutório encerra no dia 03/10/2010

-Módulo Hardware encerra no dia 10/10/2010

acessem o curso no endereço:

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm

sábado, 18 de setembro de 2010

I ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES DA SALA DE INFORMÁTICA




Foi realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia,nos dias 16 e 17 de setembro de 2010, pela Secretaria Executiva de Educação do Pará, através CTAE (Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Educação), o I encontro estadual de professores da sala de informática.
O evento teve com objetivo:Promover a reflexão, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores lotados nas salas de informática das escolas da rede estadual de ensino.

No primeiro dia do encontro tivemos a ilustre presença do secretário de educação, Prof. Luis Cavalcante.




No segundo dia do encontro, foi discutida as Diretrizes da Informática Educativa nas escolas estaduais do Pará.





No evento conhecemos o projeto UCA, um computador por aluno.







O encontro realmente foi muito gratificante, pois pudemos expor, discutir e esclarecer assuntos direcionados às salas de informáticas educativas e também conhecer os projetos que estão sendo desenvolvido tanto pelos NTE's , quanto pelas escolas do Estado.

Como coordenadora da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo, parabenizo toda a equipe coordenadora do evento.




Equipe responsável pelo evento

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Visita ao secretário de educação




Eu , a professora Roselene e os alunos participantes do projeto @gcom da escola Jorge Lopes Raposo, fomos agradecer ao Secretário de Educação o profº Luis Cavalcante o incentivo que o mesmo tem dado ao projeto desde a sua implantação na escola.
O secretário de educação com seu carisma, dedicação e apoio ao projetos educativos,acabou nos presenteando com um computador para fortalecer ainda mais nosso projeto.

O projeto rádio que atualmente desenvolvemos na escola, apesar de estar em fase inicial teve o apoio do secretário de educação que em uma de nossas visitas à seduc cedeu a escola o Kit rádio escola, tivemos ainda o apoio do professor Marcelo(CETAE) que também nos auxiliou e pôs a escola na lista das escolas contempladas com o kit.

Em nome do projeto @gcom agradecemos a todos aqueles que estão apoiando este novo desafio que a @gcom tem pela frente que será de implantar uma rádio escola em Icoaraci.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atenção aluno integrado

Caros alunos participantes do projeto aluno integrado UFG, o módulo introdutório foi estendido até o dia 26 de setembro, juntamente com o módulo Hardware.

Acessem a plataforma e façam os exercícios.

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm



Módulo introdutório

Atividades a serem realizadas

Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensentar a turma)

-Informação,código e comunicação

-Refletir e discutir sobre a educação a distância

Entrem no espaço Conteúdo> atividade

-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.

-Avaliação objetiva

Módulo Hardware

1º - tópico do fórum - Discutir sobre o computador atual

2º- tópico do fórum -Discutir sobre os componentes em interação

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Oficina Rádio Escola



Ocorreu no NTE Bélem nos dias 10 e 11 de agosto a oficina de Rádio ministrada pela profªVânia Castro e pelo profº Flávio Bacelar.




Na oficina conhecemos as técnicas usadas na rádio e também aprendemos a montar uma rádio e produzir programas.



atividade realizada na oficina



Conheça o meu projeto

Projeto Rádio Raposo

O projeto “rádio raposo” foi criado pelos alunos do projeto @gcom da escola Jorge Lopes Raposo,o mesmo consiste na valorização do uso do rádio no ambiente escolar e também usado como uma ferramenta educativa no processo de ensino aprendizagem.

Público:

Comunidade escolar.

Duração:

1 ano

Justificativa:

O projeto Rádio Raposo tem o objetivo de “reavivar” o uso da rádio na vida escolar, mostrando sua importância no processo educativo. É uma mídia que possibilita aos estudantes socializar e tornar pública sua fala pessoal. Então o rádio pode ser um mediador para ampliar as relações entre as pessoas na escola.



Objetivos:

Proporcionar aos alunos músicas de diversos estilos;

Trazer Informações do que está acontecendo dentro e fora da escola;

Usar o rádio como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Atividades para os alunos do projeto aluno integrado

Caros alunos, o módulo introdutório irá encerrar na plataforma no dia 26 de setembro.Acessem o curso e façam as seguintes atividades.

Atividades a serem realizadas

Entrem no espaço Comunicação>fórum>
-Apresentação( neste fórum vc deve se aprensetar a turma)

-Informação,código e comunicação

-Refletir e discutir sobre a educação a distância

Entrem no espaço Conteúdo> atividade

-Síntese:Educação a distância , sociedade em rede e evolução de informação
Obs: enviei para cada aluno um e-mail com o modelo de folha para esta atividade, salve-a no seu computador,faça sua síntese (30 linhas / 3 parágrafos), depois envie para a plataforma do curso.

-Avaliação objetiva


Contatos:
helioneth@gmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

AVISO

Haverá uma reunião com os alunos participantes do projeto Aluno Integrado no dia 05/08/2010,às 9:00h na sala de infórmatica da escola Jorge Lopes Raposo.



conto com a presença de todos

Helioneth LIsboa
tutora do projeto aluno integrado

sexta-feira, 16 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

AVISO PARA OS MEUS ALUNOS DO PROJETO ALUNO INTEGRADO

O CURSO NA PLATAFORMA VAI INICIAR NO DIA 28/06/2010, VOCÊS PODEM ACESSAR O MÓDULO E VISUALISAR O CURSO.


O ENDEREÇO É:

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm


DICAS PARA VISUALIZAR OCONTEÚDO DO CURSO

se vc usa o navegador firefox, você tem que ir em "Exibir > Barra de Ferramentas" e deixar marcado apenas "menus" e "navegação". Essa barras são as que ficam em cima do navegador, e as vezes tem mais barras além dessas duas como a barra "favoritos"; então não fica possível ver o modulo.

(profº ANDRÉ)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Projeto aluno Integrado

Caros alunos fiquem por dentro das atividades do curso:

Comunicamos que, mesmo que foram cadastradas 4 atividades para o fórum do Módulo Introdutório (isso foi necessário porque outras entidades também ofertam o curso) a coordenação de oferta do curso pela UFG, em função do atraso no início da fase a distância, decidiu por:

1) realizar (nas duas primeiras semanas) apenas as atividades 1 e 4 relativas ao fórum do Módulo Introdutório.

· Atividade 1
1º - tópico do fórum
- Refletir e discutir sobre Educação a Distância e Sociedade em Rede.

· Atividade 4
4º - tópico do fórum
- Informação, código e comunicação

Lembrem-se que no módulo do ambiente, nas atividades sugeridas no fórum do módulo Introdutório, têm 4 atividades previstas, mas serão consideradas apenas as 2 acima mencionadas.

Obs.: Esses dois tópicos (1º e 4º) serão trabalhados, pelos alunos, nas duas primeiras (1ª e 2ª) semanas da fase a distância



2) Aproveitamos a oportunidade, para esclarecer, ainda, que as últimas atividades do Módulo Introdutório: a de síntese e a do banco de questões, serão trabalhadas, respectivamente, na 3ª e 4ª semana de curso.


Fonte:e-proinfo



Cronograma do módulo Introdutório

Inicio do curso 28 de junho de 2010

1ª e 2ª semana do curso (de 28/06 a 10/07) fazer as atividades 1 e 4 que estão no fórum


3ª e 4ª semana do curso (de 12/07 a 23/07) fazer as atividades ( síntese e a do banco de questões)

Caro aluno faça suas atividades no tempo definido, para não terem problemas na plataforma do curso.

tutora:Helioneth Lisboa

sábado, 19 de junho de 2010

Encontro presencial do Projeto aluno integrado





Nos dias 16, 17 e 18 de Junho, realizei na escola avertano Rocha o encontro presencial do projeto aluno integrado com alunos das seguintes escolas: Jorge Lopes Raposo,avertano Rocha e escola de Outeiro.
No encontro os alunos realizaram o cadastro na plataforma E-Proinfo(ambiente colaboratio de aprendizagem), conheceram o ambiente do curso, suas funcionalidades.






alunos da escola avertano Rocha e jorge Lopes Raposo




alunos da escola de Outeiro

sábado, 29 de maio de 2010

lista dos participantes do projeto aluno integrado

1.Alessandra Cristina Serrao da Silva -escola Jorge Lopes Raposo
2.Amanda Karla Trindade Barreto - colégio estadual antonio lemos
3.Ana talita cardoso craveiro- escola jorge lopes raposo
4.ANDERSON JEFFERSON LEAL PAIVA - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
5.Anderson Luis da Silva Blanco -colégio Orlando Bittar
6.ANDRE DA SILVA CHAVES- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
7.Andressa Cristina Amorim Pinheiro- colégio orlando Bittar
8.Arthur william silva e silva- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
9.AUGUSTO LUCENA SILVA - escola FE EM DEUS
10.Benezaide farias oliveira - escola jorge lopes raposo
11.BRENDA PANTOJA DA SILVA - escola FE EM DEUS
12.BRUNO HERIBERTO DE OLIVEIRA REGO - escola FE EM DEUS
13.Bruno Maria da Silva Sousa Lucy Correa de Araujo
14.CARLA ADRIELE SILVA DE OLIVEIRA FE EM DEUS
15.Cleber da Conceição Carvalho Marinho- escola Manoel de Jesus Moraes
16.DALTON WARLEY DA SILVA LOPES- ESCOLA E F MÉDIO "D. PEDRO I"
17.Derberson da Silva Marinda - escola Visconde de Souza Franco
18.Douglas da Silva Ramos - escola Zulima Vergolino Dias
19.EDIVANA MAC SILVA DO AMOR DIVINO- escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
20.EDUARDO SILVA DA PAZ- escola FE EM DEUS
21.Elton Diego Avelar dos Santos - escola Tenoné-Tenoné
22.ÉRICA NASCIMENTO PORTILHO - escola DR. ALDEBARO CAVALERO DE MACEDO KLAUTAU
23.FELLIPE RAFAEL SILVA PINTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
24.Fernanda Luana do Nascimento Braga - escola Paulinho de Brito
25.Fernanda Paula Farias Batista - escola estadual palmira gabriel
26.Hevert Cássio Maia de Melo - escola Tenoné
27.Humberto Daniel Catette Lisboa - Escola Estadual Presidente Costa e Silva
28.INDIRA DE BRITO MORAES - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
29.IOLANDA MARIA FERREIRA SAUMA - escola JORGE LOPES RAPOSO
30.Jaqueline Martins Baia - escola Tenoné
31.Jéssica Camila Pinto da Silva - escola Zulima Vergolino Dias
32.Jéssica Cristina Lopes Lima - escolaTenoné
33.Jéssica de Oliveira- escola Paulinho de Brito
34.José Abeliano Carneiro Bezerra- escola Manoel de Jesus Moraes
35.José Franklin de Jesus Ferreira -EEEM Dr José Marcio Ayres
36.José Rodrigo de Aguiar Farias - escola lucy corrêia de araujo
37.Josieson de lima farias- escola orlando bitar
38.JULIANA SILVA E SILVA- E.E.E.F.M.LAURO SODRÉ
39.Julianne Rodrigues Valinoto- E.E.E. Fundamental e médio do outeiro
40.Julio Silva Dos Santos- escola Zulima Vergolino Dias
41.KLEBERSON ANTONIO CHAGAS SANTOS - escola FE EM DEUS
42.Klicia do Nascimento Ferreira- escola Tenoné
43.Laís Campos Silva - escola lucy corrêia de araujo
44.larissa correa costa - escolaEUNICE WEAVER
45.Leonardo de Queiroz Faro -escola Ramiro Olavo
46.Leonardo Silva de Silva FE EM DEUS
47.Linda Clara Monteiro Da Silva Lucy corrêa De Araújo
48.Lorena de Queiroz Faro Ramiro Olavo
49.Lourdilene de Oliveira Pinheiro Tenoné
50.Luciana dos Santos Souza lucy correia de araújo
51.Marcos Aurélio magalhães barata
52.Marcos Valério Tavares Lima Júnior Jorge Lopes Raposo
53.Max Ferreira Trindade I.E.E.P
54.Mayara Cristina Souza de Brito Tenoné
55.Maykon Richard Monteiro Tenoné
56.PATRICK RENAN DA SILVA BISPO FE EM DEUS
57.Paulo Ramon dos Santos Cordeiro Tenoné
58.PAULO VICTOR ROCHA DA SILVA Paulinho de Brito
59.PRISCILA PIRES DE MEDEIROS FE EM DEUS
60.Priscilla Silva Rodrigues Tenoné
61.Rafael Fernando Reis Corpes Tenoné
62.raquel da costa mello lucy correia de araujo
63.Rayane Fernanda Ferreira Passos Tenoné
64.Roberto da Rocha Dias -escola Tenoné
65.Roger Wellington da Cunha - escola Chagas Paes de Carvalho
66.Rogerio Silva de Souza - escola Maria Luiza da Costa Rego
67.Rosiani Tamiris Tavares Ferreira dos Santos- escola Jorge Lopes Raposo
68.Rosineide de Vilhena Gomes - escola Lucy Correa de Araujo
69.SARA DE ABREU- escola FE EM DEUS
70.Steffany Gemaque de Souza- escola Tenoné
71.STÉPHANIE KARINE SOUZA DO NASCIMENTO - escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
72.Suelem Gomes de Sousa - escola Zulima Vergolino Dias
73.TATIANE CORREA PANTOJA MARIA - escola LUIZA DA COSTA REGO
74.tayane gleice alves - escola eunice waver
75. Warllan Monteiro Porto - escola Tenoné
76.WENDEL DENER MUNIZ NEGRÃO - E.E.E.F EMILIANA SARMENTO FERREIRA
77.WILLYANA AVIZ DE SOUSA -escola MARIA ARAUJO DE FIGUEIREDO
78.YASMIM REIS GONÇALVES -INSTITUTO BOM PASTOR

terça-feira, 11 de maio de 2010

ALUNO INTEGRADO



O NTE-Washington Luís Barbosa Lopes realizou nos dias 11 e 12 de maio a formação para tutores do projeto aluno integrado, o projeto será destinado para os alunos da rede estadual.
A formação foi ministrada pelo professor Antônio Fonseca, que na ocasião mostrou como utilizar o ambiente colaborativo e-proinfo.





"Como turora acredito que participar deste projeto será algo bastante gratificante para mim e concerteza possibilitará ao aluno desenvolver e se aperfeiçoar na área de informática.O projeto tem tudo para ser um sucesso!"

















Tutores do projeto



Conheça o projeto aluno Integrado

O Programa Aluno Integrado, cuja proposta prevê a Qualificação em Tecnologia Digital, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime.

O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização. Objetivos do Programa Aluno Integrado:

- promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;

- possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;

- potencializar sua inserção no mercado de trabalho.


Fique por dentro

Este ano de 2010 serão ofertadas 100.000 vagas em todo o país e o curso está previsto para iniciar em 14 de maio.

Observações:

- os alunos selecionados precisam ter acesso à laboratório de informática, com internet;

- o curso será todo na modalidade a distância, sendo que haverá um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 8h;

- o cursista receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Goiás;

- o curso terá 5 (cinco) módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos.

- o acompanhamento dos cursistas será realizado por tutores, a distância.

Cecilia Guy Dias

Diretoria de Produção de Conteúdos e Formação em EAD – DPCEAD

Secretaria de Educação a Distância – SEED

Ministério da Educação – MEC

fonte:NTE-Belém




domingo, 18 de abril de 2010

Reunião no NTE




Foi realizada sexta-feira,no dia 16/04, no NTE- Belém uma reunião para a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pelas salas de informática no ano de 2010.

Conheça o plano de ação da S.I da escola Jorge Lopes Raposo (PROJETO @gcom)

PLANO DE AÇÃO SI 2010


1.Justificativa
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional e sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, nós da @g.com, estamos cientes da importância desses novos conhecimentos. Para isso implantamos alguns cursos direcionados aos conhecimentos técnicos que possibilitarão um amplo aprendizado para nossos alunos.


2.Objetivos
2.1 Objetivo geral
Contribuir para a profissionalização dos integrantes da agência de comunicação, por meio de cursos e oficinas voltados para os meios de comunicação social.

2.2 Objetivos especificos
• Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres.
• Aplicar os conhecimentos técnicos necessários para possibilitar a elaboração e edição de textos, vídeos, folders, cartaz etc.

3.Conteúdo programático
• Botosetelinux: editor de texto, módulo de apresentações e internet
• Internet: Blog e orkut como ferramentas de comunicação
• Fotografia digital: oficinas de enquadramento, plano e iluminação.
• Rádio escola: produção, edição e transmissão de programa de rádio
• Tv escola: Captação e edição de Imagem, produção de programa e exibição de vídeos
• Cobertura de Atividades Pedagógicas e Culturais


4.Operacionalização
• O curso de inclusão digital irá funcionar em duas turmas, uma será formada pelos novos alunos selecionados pela @gcom e a outra por alunos de 5ª a 7ª série que não possuem iniciação digital.
• O Curso de Rádio |Módulo I será desenvolvido pelos alunos de 2009 da @gcom no turno da manhã.
• O Curso de TV |Módulo I será desenvolvido pelos alunos de 2009 da @gcom no turno da Tarde e Noite.
• As campanhas educativas serão desenvolvidas em duas turmas:
- Vamos Manter a Nossa Escola Limpa: voltada para os alunos representantes de turmas
- Conhecendo Icoaraci: voltada para os alunos da turma M1MR02, pois os mesmo já iniciaram em 2009 a pesquisa de campo e o embasamento teórico para desenvolver tal projeto.


5. Metodologia
-Aulas expositivas
-Pesquisa através da internet
-Apostilas
-Pesquisas de campo

6.Avaliação

A proposta de avaliação prevê trabalhos escritos, individuais e em grupos, assim como pesquisas de campo e divulgação dos melhores trabalhos nos meios midiáticos da escola.
7. Referências:
- Introdução à educação digital:caderno de estudo e prática/Beth Bastos

Projetos a serem realizados:
•Projeto Rádio
•Projeto Tv
.Projeto Camapnhas educativas:
Para o portal educarede : “Conhecendo Icoaraci”
Para os representantes de turmas: “ Vamos Manter Nossa Escola Limpa”
•Projeto aluno Integrado-NTE
•Curso de inclusão digital

sábado, 10 de abril de 2010

POEMAS

Um Dia


Um dia descobrimos que beijar uma
pessoa para esquecer outra
é bobagem.

Você só não esquece a outra
pessoa como pensa muito
mais nela....

Um dia percebemos que as
melhores provas de amor são
as mais simples...

Um dia percebemos que o
comum não nos atrai...

Um dia saberemos que ser
classificado como o "bonzinho"
não é bom...


Um dia perceberemos que a pessoa
que nunca te liga é a que mais
pensa em você...

Um dia saberemos a importância
da frase:
"Tu te tornas eternamente
responsável por aquilo que cativas..."

Um dia percebemos que somos
muito importantes para alguém,
mas não damos valor a isso...


Enfim... um dia descobrimos
que apesar de viver quase um século
esse tempo todo não é suficiente
para realizarmos todos os
nossos sonhos,

para beijarmos todas as bocas
que nos atraem, para dizer tudo
o que tem que ser dito
naquele momento.

Não existe hora certa para dizer o
que sentimos se quem estiver
te ouvindo não te compreender,
não te merecer...

O jeito é: ou nos conformamos com
a falta de algumas coisas na nossa
vida ou lutamos para realizar
todas as nossas loucuras...

Quem não compreende um olhar
tampouco compreenderá uma
longa explicação.

(Mário Quintana)

sexta-feira, 19 de março de 2010

SEMINÁRIO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO



Foi realizado hoje,no teatro da Estação Gasômetro o Seminário "Tecnologias na educação", realizado pelo NTE/Belém.

Na ocasião tivemos a palestra do Profº Licurgo Peixoto de Brito SEDUC-Pa, onde nos foi apresentado o plano de formação docente do estado do Pará.Tivemos ainda a participação dos professor Francimei Monteiro, Profº Cavalacante e Marcelo que nos esclareceram sobre todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer de 2010.

Para nós, coordenadores da sala de informática esse encontro foi muito proveitoso e gratificante, pois ficamos sabendo de todo o empenho que o NTE-Belém tem em nos proporcionar uma melhor formação,já que os desafios que temos pela frente são muitos mas com certeza com vontade e determinação conseguiremos desenvolver bons trabalhos em nossas escolas.


Meus slides

Amigo cão