sexta-feira, 19 de março de 2010

SEMINÁRIO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO



Foi realizado hoje,no teatro da Estação Gasômetro o Seminário "Tecnologias na educação", realizado pelo NTE/Belém.

Na ocasião tivemos a palestra do Profº Licurgo Peixoto de Brito SEDUC-Pa, onde nos foi apresentado o plano de formação docente do estado do Pará.Tivemos ainda a participação dos professor Francimei Monteiro, Profº Cavalacante e Marcelo que nos esclareceram sobre todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer de 2010.

Para nós, coordenadores da sala de informática esse encontro foi muito proveitoso e gratificante, pois ficamos sabendo de todo o empenho que o NTE-Belém tem em nos proporcionar uma melhor formação,já que os desafios que temos pela frente são muitos mas com certeza com vontade e determinação conseguiremos desenvolver bons trabalhos em nossas escolas.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Midias na educação: Nível intermediário

Atividades do modulo 1: Mídia Imprenso



ETAPA 1

ATIVIDADE 1

• Na sua prática de leitura e produção de texto ou naquela realizada com os seus alunos, você leva em consideração conhecimentos prévios partilhados, recursos semióticos, contexto de produção e intenções comunicativas?



Na pratica de leitura e na produção de texto é de extrema importância levar em consideração o conhecimento prévio que o aluno já traz, pois só assim o mesmo irá desenvolver a sua produção textual de uma forma que não haja tanta dificuldade, haja vista que, o mesmo já tem uma certa noção do que vai produzir, mas é claro não devemos deixar de levar em consideração os recursos semióticos, o contexto de produção e a intenção comunicativa, pois para que um texto atinja o seu objetivo deve levar em consideração esses fatores, que de uma certa forma são recursos importantes que nós, como professores devemos ter em mente quando trabalharmos a leitura e produção de texto em sala de aula, mas o que acontece na maioria das vezes é que encontramos alunos despreparados, pois muitos não sabem começar um texto, ai surgem, as dúvidas crueis.Portanto, é tarefa do professor ensinar e incentivar o hábito da leitura, para que no futuro não haja tanta dificuldade em produzir textos.
Segundo Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli e Sérgio Roberto Costa “Ensinar a ler é uma tarefa de todo professor, não sendo exclusividade do de Língua Portuguesa, quase sempre responsabilizado pela dificuldade do aluno de interpretar questões de outras disciplinas. O desconhecimento do que seja leitura e dos processos sócio-cognitivos nela envolvidos leva as pessoas a construírem um conceito limitado desta ação de linguagem.”

Como professora de língua Portuguesa trabalho bastante a questão da leitura com meus alunos , para que depois os mesmos consigam na produção de texto mostrar com mais clareza suas ideias e expor de uma melhor forma seus conhecimentos sobre o tema que estão escrevendo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-CICLO INTERMEDIÁRIO





Foi realizado hoje no auditório da UEPA,o 1º encontro do MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-CICLO INTERMEDIÁRIO.
No evento estavam presentes vários alunos de outros municípios que participam do curso.
Como participante do curso,estou bastante entusiasmada com o novo ciclo que se inicia e espero adquirir mais conhecimentos para pôr em prática no meu dia-a-dia como coordenadora da sala de informática.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Curso elaboração de projetos mediados pelas tecnologias






O curso elaboração de projeto promovido pelo NTE, e ministrado pela professora Maria do Carmo visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias.
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Como participante do curso, para mim foi uma experiência nova e bastante gratificante, pois mesmo não tendo tempo de desenvolver o projeto por mim proposto “Conhecendo Icoaraci”, consegui no curso aprender a como elaborar e desenvolver um projeto educativo e quais as suas contribuições para o ensino-aprendizado do aluno. Haja vista que trabalhar com projetos se torna algo mais produtivo e envolvente tanto para os professores quanto para os alunos envolvidos no processo.
Segundo a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação (DEVELAY, 1994, p. 25)”. No curso percebi o quanto é importante a integração das novas mídias e tecnologias às atividades curriculares.




CONHEÇA O PROJETO QUE IREI DESENVOLVER NA ESCOLA JORGE LOPES RAPOSO



PROJETO "CONHECENDO ICOARACI"






1.Identificação

Nome da escola:Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Lopes Raposo
Local: Icoaraci/ PA
Série: 1º ano
Número de alunos: 40
Tempo de execução: 3 meses


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

O nosso dia-a-dia em sala de aula como professora observamos que muitos de nossos alunos não conhecem o lugar, o bairro onde moram. Não conhecer significa não admitir, não estar preparado para discussão do assunto.. Na proposta dos PCN em relação às habilidades que se pretende desenvolver com os alunos do ensino fundamental destaca-se que o educando se torne capaz de construir textos a partir de imagens, associando-as e relacionando-as aos processos geográficos e culturais presentes no seu lugar de vivência, considera ainda que, reconhecer onde se está, envolve o desenvolvimento de um amplo conjunto de habilidades, tais como a da observação.
Neste contexto é que este projeto tem como tema: “Conhecendo Icoaraci” e visa fazer uma pesquisa sobre essa cidade, sua origem, cultura, localização, com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecer o distrito de Icoaraci e suas curiosidades para com isso torná-se apto a discutir, opinar, sugerir mudanças ou melhorias no contexto onde mora.


3 Justificativa


O projeto “Conhecendo Icoaraci” por fazer um estudo sobre este distrito de Belém incentiva os alunos a pesquisar o lugar em que moram e conhecer mais sobre a cultura local que é bastante rica.
Assim, nós professores envolvidos neste projeto buscamos motivar os alunos a pesquisarem sobre determinados pontos importantes de Icoaraci, o público que frequenta as manifestações que ali acontecem e sua importância como espaço cultural para a população local, para que depois venha ser divulgado os resultados na mostra cultural da escola.



4- Objetivos

-Realizar uma pesquisa sobre Icoaraci, sobre o aspecto cultural , a origem do nome, a quantidade de Habitantes, curiosidades sobre o distrito de Icoaraci.


- Estimular o aluno a conhecer o bairro em que mora ,o distrito de Icoaraci, fazendo um levantamento histórico sobre o mesmo

- Postar no blog da escola o projeto, para que todos tenham acesso às informações coletadas no projeto


5- Disciplinas envolvidas

Língua portuguesa,Matemática, História , Geografia,Artes

6- Metodologia / Procedimentos /

O trabalho será realizado a partir das seguintes etapas:

- 1ª etapa: sensibilização e seleção da turma que irá fazer parte do projeto

- 2ª etapa : divisão dos grupos e definição do roteiro das ações.

- 3ª etapa: Pesquisa sob a orientação do projeto de cada disciplina

Português: pesquisa sobre origem do nome

História: pesquisa sobre como surgiu a vila de Icoaraci

Matemática: fazer uma levantamento sobre a população

Artes: abordar os aspectos culturais (Danças folclóricas,artesanato,Cultura popular,Datas sazonais:o aniversário de Icoaraci, o Círio, festa junina)


Geografia: pesquisar sobre a localização (Mapa geral e de bairro)

- 4ª etapa: exposição dos dados coletados na pesquisa pelos alunos e realização de um debate acerca do tema;

- 5ª etapa: registro da pesquisa

- 6ª etapa: produção de textos e edição de fotos e vídeos para que sejam postados no blog da escola, disponibilizando um espaço para comentários;

- 7ª etapa: produção de slides que será apresentado na escola a fim de promover debates que conscientizem a comunidade escolar da importância do exercício pleno da cidadania.

- 8ª etapa: exposição do trabalho na mostra cultural da escola.


7.Recursos

Tecnológicos: computador, impressora, datashow, filmadora, máquina fotográfica;
Materiais: jornais, revistas, encartes, livros, papel, caneta, folha de isopor, papel carmuça etc;
Humanos: professores e alunos.


8-Registro do processo


Fotos,Vídeos, pesquisas


9- Avaliação

A avaliação será feita durante a execução e o desenvolvimento do projeto, os professores envolvidos irão observar a participação dos alunos, suas interações no processo de efetivação do projeto, ou seja, se dará através do alcance dos objetivos propostos pelo projeto.
O projeto será avaliado de forma gradativa e cada etapa deverá ser discutida pelos alunos, que poderão opinar sobre o que aprenderam, o que gostaram e suas sugestões.


10- Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Mural de fotos,painéis,Blog da escola.

11- Referências Bibliográficas:


http://www.icoaraci.com.br/historia_hoje.htm





sábado, 19 de dezembro de 2009

Que seu natal seja o mais raro e valioso do mundo. Desejo a você tudo de mais precioso nessa data, e que em 2010 todos seus sonhos se realizem.





Natal


Mande para quem você gosta:
www.recadosanimados.com/musicas-natal.html

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NTE premia os melhores blogs no 2º concurso de blogs educativos




Foi realizado hoje, no auditório Washigton Luís Barbosa Lopes, a premiação dos melhores blogs pelo NTE.

Na categoria blog de professor, entre os dez melhores, fiquei em 6ª lugar.







Na categoria blog da escola, entre os dez melhores, minha escola Jorge Lopes Raposo, ficou com o 8ºlugar.




Para nós foi uma vitória ficarmos entre os dez melhores blogs, pois nossa escola lutou por anos para que fosse implantando o laboratório de informática e graças a luta incansável da profª Roselenne Silva que com o seu projeto @gcom, conseguiu implantar definitivamente em nossa escola o laboratório de informática.
Agracedemos imensamente a esta professora que sempre sonhou ver a escola Jorge Lopes Raposo sendo reconhecida, esse mérito também é dela.




professora Roselenne essa vitória é nossa!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Seminário dos alunos do 2º ano

Foi apresentado, hoje, pelos alunos da turma M2TRO1,os seguintes seminários dos contos: "O Rebelde " e a "Quadrilha de Jacó Patacho"


5ªEquipe: Apresentação do conto "O Rebelde"




6ªEquipe: Apresentação do conto "a quadrilha de Jacó Patacho"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Seminário dos alunos do 1º ano

Os alunos da turma M3TRO1 apresentaram o Seminário sobre "Os Lusíadas" e a obra "o Velho da Horta"








A aluna Gabriela fez uma apresentação sobre Camões e apresentou a obra Os Lusíadas.






quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Seminário do 3º ano

Os alunos do 3 ano da sala M3TR01 realizaram hoje a apresentação da obra "Véu de Noiva" de Rubens Braga













Durante o seminário, os alunos apresentaram ainda a dramatizaram de uma parte da obra.

sábado, 7 de novembro de 2009

AVISO

Para os alunos da @gcom que desenvolvem o projeto "Vamos manter a escola limpa" , portal EDUCAREDE, iremos apresentar nosso projeto no Hangar.

Será dia 12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes

DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)

DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)


Convidem seus pais, amigos e familiares

Curso no NTE

sexta-feira (o6/11/2009) iniciou o curso“Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias. Com carga-horária total de 40 horas, tendo como ministrante a professora formadora Maria do Carmo Acácio.

O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo.

Sobre o curso:

O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.

Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho

fonte:NTE

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Seminário de Literatura ( Leituras obrigatórias)

Apresentação dos alunos da turma M2TR01, da disciplina literatura.


Foi realizado, ontem dia 24/11/09,o seminário sobre as leituras obrigatórias, como parte da 3ªavaliação, os alunos da turma do 2º ano apresentaram os contos.

1ª equipe: O Conto " O moinho" de Eça de Queirós






Resumo do conto:

Com enredo muito parecido com o de O primo Basílio, em uma linha acentuadamente naturalista, o conto No Moinho tem um problema relativo à construção da protagonista. A falta de coerência marca a trajetória que vai da “senhora modelo”, que vive para cuidar do marido inválido e dos filhos doentes, à mulher promíscua, que pensa em apressar a morte do marido e deixa os filhos sujos e sem comida até tarde. Toda esta transformação de caráter provocada pelo simples beijo de um primo.

Apesar da variedade temática, pode-se perceber no conto de Eça uma grande preocupação com as dores humanas. Seus personagens são em geral tristes, alguns céticos, outros ingênuos, mas sempre atormentados.

Neste conto como em outros, os eventos surgem no discurso narrativo seguindo a sua ordem cronológica.

Os eventos são relatados linearmente, delineando três situações diferentes para a personagem protagonista:

— a da enfermeira zelosa;
— aquela em que conhece e se apaixona por Adrião;
— aquela em que se entrega a leituras românticas desencadeadoras de imaginários falsos e perniciosos.

O final adúltero é a consequência lógica e determinística deste percurso. O elemento desencadeador da ação é Adrião, cuja chegada vem alterar o decorrer monótono, mas pacífico, da vida de D. Maria da Piedade, causando diferentes atitudes e comportamentos. A sua visita instaura o conflito necessário à narrativa.

O espaço e o tempo da história — uma vila de província e um tempo contemporâneo — são facilmente reconhecíveis pelo leitor, porque se apresentam idênticos à sua própria vivência.

No moinho é um conto que prescreve que o leitor imagine aquela história como verdadeira. Trata-se de uma forma específica de desencadear o imaginar muito utilizada pela ficção realista.



2ª equipe: Uma Senhora de Machado de Assis







Resumo do conto

No conto Uma Senhora, o autor, Machado de Assis, conta as dificuldades de uma jovem mulher, dona Camila, de aceitar a velhice, mostrando as artimanhas que faz, de maneira inconsciente, para evitar que a filha case, vendo só defeitos nos pretendentes. Até que, por fim, sem outro remédio, verga-se às imposições da vida, assumindo-se como avó enlevada.

Vale notar que D. Camila procurou atrasar ao máximo o amadurecimento da filha, tratando-a como criança e vestindo-a como menina até o momento em que não lhe foi mais possível.

No conto Uma Senhora, Machado de Assis espicaça os românticos e seus clichês quando descreve dona Camila: (...) os braços, que eu não digo que eram os da Vênus de Milo, para evitar uma vulgaridade.

Machado de Assis, neste conto põe de manifesto os tormentos de envelhecer para a alma de uma mulher vaidosa, D. Camila.

A protagonista, D. Camila, é casada e tem uma filha chamada Ernestina, esta apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer.Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe muito "zelosa" põe defeito, em muitos, com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D. Camila descobre o primeiro fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca; assim outros fios brancos surgem sendo que o terceiro coincide com mais um pretendente da filha.

Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se, e com isso vem o primeiro neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê. Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.

O conto Uma senhora foi publicado no livro Histórias sem Data em 1884, é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. O ambiente doméstico, embora tradicional é regado por paixão, inveja e temores.

O titulo é um problema lingüístico na narrativa, pois traz uma possível indagação de qual "senhora" o narrador estaria falando, já que, este substantivo sugere uma mulher de idade mais avançada e madura; e embora a mãe tivesse mais idade, a filha, todavia, é quem tinha trejeitos para tal. Machado, com muita delicadeza, deixa a dúvida no ar.

A análise dos nomes também é de suam importância, já que, de algum modo representa as personagens, vejamos em Camila temos : " ...associa a uma jovem e linda [...] indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor..." Poderíamos aqui questionar o nome da personagem, pois sabíamos que ela era linda e amava sua família, mas ao vermos o nome da filha Ernestina, que seria a antagonista, temos : " aquele que combate". Através dessa comparação pode-se perceber que os nomes poderiam estar trocados, pois a "combatente" seria D. Camila, que além de lutar contra o tempo, também existe o embate com a juventude da filha, e mesmo a jovem com toda frescor e beleza dos anos, ainda assim, a beleza da mãe a superava.

A narrativa que apresenta D. Camila aos 29 anos e a filha Ernestina aos 15, trata das questões do tempo em vários parágrafos, como no terceiro onde encontramos: "... trepando no alazão do tempo, foi alogar-se na casa dos trintas..." . Sempre parecendo mais nova dos 30 aos 40 anos, D Camila vê-se desesperada aos 42, diante do cabelo branco que torna-se um vilão na narrativa, já que afirma as mudanças físicas decorrida com o tempo; por isso, a beleza e juventude da filha faz surgir, nessa mãe, o sentimento de inveja, agora de forma assumida.

Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher. O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente.

Algumas características, muito peculiares, da obra de Machado de Assis podem ser verificadas no conto como a questão da perfeição, onde temos a busca, incansável, de D. Camila por beleza, de maneira que está passa a representá-la; tem-se ainda a transformação do homem no objeto do homem, pelo fato da mãe manipular e usar a filha visando seus interesses; e finalmente o bem x mal onde poderá comentar as teorias de Platão, onde a idéia do belo sempre foi inseparável da idéia do bem, o que confere um caráter positivo ao conceito de beleza. Daí a comparação feita a D. Camila a Vênus de Milo, pois a estátua procura traduzir esse conceito e trazer a noção de imortalidade, também à ambição de nossa protagonista. Já o mal aqui seria o implacável tempo ligado à idéia do envelhecimento, que para D. Camila era a perturbação.

fonte: Gil Matos, professor de Literatura

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Feira do livro

A XIII Feira Pan-Amazônica do Livro é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e será realizada em Belém, de 06 a 15 de novembro de 2009, no Hangar – Feiras e Convenções da Amazônia.
A Feira Pan-Amazônica do Livro tem como objetivo formar um público voltado para as letras e artes, associado aos negócios, arte, cultura e educação, oferecendo uma vasta programação, paralelamente à exposição e venda de livros. Essa pluralidade determinou o diferencial que lhe conferiu o status da 3ª maior feira de livros do Brasil, quantitativamente, em público e área e, qualitativamente, pelas múltiplas atividades programadas.


fonte: blog Ariel Costa


Nós, do projeto: "vamos manter nossa escola limpa" desenvolvido no portal Educarede iremos participar da feira divulgando o nosso projeto.

AVISO

já temos nosso dia definido lá no Hangar. Será dia
12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)

DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)

Teremos lá computadores conectados a internete, poderemos apresentar o
trabalho nos slides e depois acessar o educarede e pedir para os
visitantes postar comentarios. Digam para os meninos convidarem
amigos, pai, mae, vizinhos para irem lá prestigiar.

fonte: Profª Maria do Carmo ( NTE)

video conferência no portal Educarede




Na quarta-feira dia 28/10/09,participamos da video conferência realizada pelo portal educarede.
Na ocasião foram esclarecidas várias dúvidas sobre como utilizar o portal.Conhecemos ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos por várias escolas.
Para nós que estamos participando do portal Educarede foi muito gratificante, nossos alunos adoraram participar ao vivo da video conferência.
Sem sombra de dúvida para nós foi uma ótima experiência.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aviso para os meus alunos do projeto educarede

Para os alunos da @gcom turma M2,participantes do projeto: "Vamos manter nossa escola limpa"
Convoco a todos para estarem presente no laboratório de informática da escola, no dia 28/10/09 às 13:00 para participarem da videoconferência do portal educarede.


Conto com a presença de todos.



Boletim informativo nº. 11 (especial)

Minha Terra 2009



Convite especial para os alunos do projeto educarede da @gcom



Participe da 3a. Videoconferência do Minha Terra 2009 que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, quarta-feira, das 13h às 14h30.

Teremos interações ao vivo com alunos e escolas participantes da comunidade que contarão o que já fizeram e o que planejam fazer até o final do ano letivo.

Também teremos os gestores da comunidade, Claudemir Viana e Sônia Bertocchi, e a mediadora do blog, Louiza Matakas, apresentando as atividades das fases 3 e 4 do projeto, esclarecendo dúvidas e apresentando alguns destaques da comunidade Minha Terra.

Para assistir à videoconferência não é preciso ter equipamento especial. Basta acessar a comunidade Minha Terra 2009 - Aprender a Inovar, e na página principal haverá o link ativado para acessar a videoconferência.

E durante a videoconferência você pode participar enviando mensagem pelo blog da comunidade, e sua dúvida ou seu comentário será lido pela Louiza Matakas e respondido pela equipe.

Depois da videoconferência, mais alguns dias, a videoconferência será disponibilizada no Canal Multimídia da comunidade Minha Terra 2009, como já estão as videoconferências anteriores, para ser assistida novamente ou para quem não pôde assistir ao vivo.

Contamos com sua participação!



fonte:Equipe Minha Terra - EducaRede

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do professor


Adoro minha profissão

Iniciei minha carreira em 1996,dando aula na escola Heber Moreira em Icoaraci, estava no segundo ano do curso de letras da UFPa,uma grande amiga minha a professora Conceição me pediu para substituí-la nas turmas de 5ª série, não tinha experiência nenhuma, mas aceitei o desafio, comecei a dar aula, foi paixão repentina.Logo me apaixonei pela profissão, mas vi que teria muito trabalho pela frente e também que tinha que me dedicar bastante, pois meus alunos eram muitos atentos.
Sempre gostei de trabalhar com projetos,embora não sabendo ao certo como fazer.Lá desenvolvi alguns projetos envolvendo a leitura utilizando alguns livros paradidáticos.Trabalhei nessa escola por 4 anos.

Em 1999,já com alguma experiência e formada, comecei a dar na escola Rui Barbosa, também em Icoaraci, dava aula para o ensino fundamental, médio e supletivo. Nesta escola tentei desenvolver alguns projetos envolvendo leitura e também a literatura, pois tive a minha primeira experiência como professora nesta disciplina, adorei e passei a incentivar os meus alunos a lerem algumas leituras obrigatórias. trabalhei também por 4 anos.



Mas foi em 2002 que fiz o concurso público para trabalhar no estado e passei.Mas somente em 2003 fui chamada, trabalhei em várias escolas da rede estadual: Matos Costa, 8 de maio, Leduc Peralta,Poranga Jucá e Jorge Lopes Raposo.


em 2008, fiz o curso no NTE e me apaixonei pela informática, descobri que poderia trabalhar com projetos que envolvessem mais os meus alunos, que era o que sempre desejava fazer.

Em 2009 fui convidada pela professora Rose lenne a trabalhar na sala de informática da Escola Jorge Lopes Raposo, aceitei o desafio,mesmo sabendo que seria algo novo para mim, me apaixonei pelo projeto @gcom e hoje desenvolvo junto com minha amiga Rose lenne este grande e desafiador projeto.
Sei que tenho muito ainda o que aprender, mas com força, coragem e muita dedicação com certeza farei um bom trabalho, pois amo aquilo que faço, que é ser professora.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia das crianças



Ser criança é viver a vida sem preocupação
Ser criança é sempre buscar novas experiências,
sem medo de errar.



Ser criança é sorrir sempre
na esperança de viver intensamente o momento.
Ser criança é sonhar com um mundo melhor
buscar a felicidade nas pequenas coisas



Ser criança é sempre ter muito amor no coração
e transmitir paz num simples sorriso.
Ser criança é simplesmente ser feliz.



(fotos minha filha Jennifer Lisboa)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Projeto: Vamos manter nossa escola limpa ( em desenvolvimento )


(alunos participantes do projeto)


Após receber orientações da professora Maria do Carmo no dia 25/09/09 no NTE, o projeto foi iniciado na escola obedecendo as seguintes etapas:



1ª etapa:

-Seleção dos alunos para participar do projeto;

-Reunião com os alunos participantes do projeto,na sala de informática da escola;

-Apresentação do portal educarede;

-Cadastro dos alunos no portal.




2ªetapa:

-Pesquisa de campo realizadas pelos alunos, foi feito um questionário pelos alunos direcionado às escolas mais próximas a nossa,à alunos e à agência distrital de Icoaraci,a respeito da problematização do lixo produzido.


PESQUISA DE CAMPO

QUESTIONÁRIO PARA A ESCOLA

1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido nas escolas?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – A escola apresenta algum projeto para o lixo? SIM ( ) NÃO ( )
4 - Que projeto?
5 - Como funciona?
6 – Como a escola administra a problematização do lixo produzido?


QUESTIONÁRIO PARA A ALUNO

1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido na sua casa?
2 – Você faz seleção do lixo? Que tipo?
3 – Qual o destino do lixo?
4 – É reciclado o lixo produzido na sua casa?
5 – Como você administra a problematização do lixo produzido em sua casa?


QUESTIONÁRIO PARA A AGÊNCIA DISTRITAL


1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido em ICOARACI?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – O que o governo municipal faz com o lixo recolhido:
a) Nas casas:
b) Nos hospitais:
c) Nas fábricas:

4 – A prefeitura apresenta algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado?
5 - Como funciona?
6 – Como a prefeitura administra a problematização do lixo produzido?



3ªetapa:


Orientação do projeto para os alunos com a professora Maria do Carmo no NTE.













Sob a orientação da professora Maria do Carmo os alunos fizeram suas inscrições no portal educarede e foi feito ainda a inscrição de nosso projeto: "Vamos manter nossa escola limpa" no portal,em seguida foi postada a primeira foto da equipe juntamente com a apresentação do grupo.

























4ª etapa:
Oficina Reportagem

Foi realizado no dia 08/10/09, a oficina sobre reportagem ministrada pela profª Maria do Carmo.
Na oficina os alunos aprenderam:
1.O que é uma reportagem?
2. Estrututa composicional do gênero reportagem
3.O que é necessário para se fazer uma reportagem?
4.como fazer um reportagem
5.Por que fazer uma reportagem
6.Como começar uma reportagem
7.Atividade pratica





5 etapa: Reportagem feita pelos alunos



Vamos manter nossa escola limpa


Uma ação educativa que visa mudança de mentalidade com relação ao problema do lixo escolar

Os alunos da escola Jorge Lopes Raposo, participantes do projeto educarede, com o objetivo de levantar propostas de intervenção na realidade que os cerca, desenvolvem ações numa perspectiva de contribuir para amenizar um dos problemas enfrentados pela humanidade a questão ambiental escolar. Para isso realizam pesquisas bibliográficas e de campo a partir de entrevistas com alunos, corpo técnico de escolas e agente distrital do bairro de Icoaraci, afim de tomarem conhecimento sobre a problemática e soluções.
Iniciam também uma campanha educativa na escola, afim de envolver toda a comunidade buscando conscientizar a todos e consequentemente promover a preservação do espaço escolar, haja vista que manter nossa escola limpa é uma das metas a serem atingidas.

texto: alunos do projeto


6ª etapa: Início da campanha na escola



A campanha foi iniciada na escola no dia 19/10/09, onde a equipe de alunos divulgou em todas as salas o projeto, a equipe produziu ainda os quadros de aviso, os cestos de lixos para as salas e os cestos de lixo padronizados para os corredores da escola para ser feita a coleta seletiva do lixo.



7ª etapa: Oficina de reciclagem ( em fase de desenvolvimento)

Projeto educarede








Após participar da oficina de projetos no dia 11/09/09 no NTE,realizada pelos professores Alberto e Maria do Carmo,fomos incentivados a elaborar um projeto para o portal educarede e participar da comunidade "Minha terra 2009".



















Como coordenadora da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo e já desenvolvendo o projeto @gcom, selecionei alguns alunos participantes da @gcom para fazer parte do portal Educarede e desenvolver o projeto: "Vamos manter nossa escola limpa".


alunos particpantes do projeto:



Gabriela,Aila Tuane, Benezaide, Ana Carolina e Luis Vitor





conheça o projeto de nossa escola para o portal educarede





Tema: Cidade e Qualidade de Vida
Pauta: Do lixo a reciclagem

Título: Vamos manter nossa escola limpa


Publico alvo: comunidade escolar

Descrição

Devido a necessidade de preservação do meio ambiente, cujo o efeito negativo prejudica o mundo todo, a reciclagem do lixo torna-se fundamental para a eficácia da preservação da natureza. Entendemos, com isso, que conhecer mais sobre as ações para um melhor tratamento que pode ser dado ao lixo faz-se necessário uma mobilização principalmente por parte da escola envolvendo toda a sua comunidade quanto a comunidade em torno e por extensão a de seu bairro. É neste contexto que o nosso projeto visa levar a comunidade escolar a pesquisar sobre o lixo, a produção e destinação, bem como apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola. Dessa forma nosso projeto tem como objetivo melhorar as dependências da escola a fim de que todos possam ali usufruir de um ambiente limpo, agradável e saudável.

Objetivos

 Conscientizar os alunos da importância de manter sua escola limpa, assim como sensibilizá-los dos efeitos negativos que é destrutivo a natureza, provocados pelo tratamento não adequado do lixo.
 Identificar se há iniciativas e projetos locais voltados ao tratamento consciente do lixo e de programas de sustentabilidade através da reciclagem.

 Pesquisar sobre o lixo produção e destinação.
 Apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola.

Ferramentas para pesquisa


 Vamos cuidar do Brasil
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144
Comunidade virtual de educarede sobre a Conferência Nacional pelo meio ambiente
 Com-vida: Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola
Http://www.mec.gov.br/comvida
Conselhos de meio ambiente nas escolas
 reciclagem do lixo:papel, aluminio,plástico, vidro etc
http://todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm Importância da reciclagem do lixo, reciclagem de papel, vidro,alumínio,
plástico, preservação do meio ambiente, lixo orgânico.

Aparatos técnicos

 Câmera fotográfica,celular, filmadora,computador,bloco de anotação.

Metodologia

Para a realização deste projeto será adotada três etapas:

1ª etapa: Levantamento pelas equipes a respeito do lixo no bairro, nas escolas e na casa dos integrantes das equipes.
 Apresentação das equipes no Educarede (texto, video, audio).
 Inscrição do projeto e dos participantes na Comunidade Minha Terra 2009.
 Pesquisa sobre o lixo produção e destinação:(quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos nas escolas do centro de seu bairro? quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos pelas famílias dos integrantes? qual o destino dado ao lixo das casas e da escola? O que o governo municipal faz com o lixo recolhido nas casas e o lixo de hospitais e fábricas? as escolas do bairro apresentam algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado? se apresenta como funciona? se não, como a escola administra a problematização do lixo produzido?
 Oficina de texto “gênero reportagem”.
 Reportagem de campo: sistematização através de uma reportagem em audio, vídeo e fotos com as informações obtidas nas pesquisas realizadas.
 Publicar a matéria no portal do educarede.
2 etapa: Projeto da equipe e equipe em ação

• Elaboração de um projeto com apresentação de idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola “Jorge L. Raposo”. Neste envolverá: Palestras sobre a coletiva seletiva do lixo; Oficinas de reciclagem; produção de cestas de lixos e painéis de informações padronizadas em todas as salas de aula e áreas externas.

3ª Etapa
exposição do processo de desenvolvimento do projeto.
Publicar os resultados do projeto no portal do educarede e no Blog da escola.

Meus slides

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