Durante o seminário, os alunos apresentaram ainda a dramatizaram de uma parte da obra.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Seminário do 3º ano
Os alunos do 3 ano da sala M3TR01 realizaram hoje a apresentação da obra "Véu de Noiva" de Rubens Braga



Durante o seminário, os alunos apresentaram ainda a dramatizaram de uma parte da obra.
Durante o seminário, os alunos apresentaram ainda a dramatizaram de uma parte da obra.
sábado, 7 de novembro de 2009
AVISO
Para os alunos da @gcom que desenvolvem o projeto "Vamos manter a escola limpa" , portal EDUCAREDE, iremos apresentar nosso projeto no Hangar.
Será dia 12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)
DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)
Convidem seus pais, amigos e familiares
Será dia 12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)
DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)
Convidem seus pais, amigos e familiares
Curso no NTE
sexta-feira (o6/11/2009) iniciou o curso“Elaboração de projetos” mediados pelas tecnologias. Com carga-horária total de 40 horas, tendo como ministrante a professora formadora Maria do Carmo Acácio.
O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo.
Sobre o curso:
O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.
Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho
fonte:NTE
O curso é semipresencial e utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo.
Sobre o curso:
O curso visa promover uma renovação do fazer pedagógico no “chão” de nossas escolas. O foco principal dessa formação é propiciar a integração efetiva entre as tecnologias e os conteúdos curriculares por meio da pedagogia de projetos. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos do curso estão estruturados em três grandes eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologias. As atividades teóricas e práticas ocorrerão em encontros presenciais e em atividades à distância. No final do curso, cada cursista deve ter elaborado e aplicado um projeto na escola em que atua. A socialização desses projetos é outro ponto forte do curso, pois corresponde à divulgação do projeto com a possibilidade de reelaboração e de replicação das experiências bem sucedidas.
O curso “Elaboração de projetos” necessita da parte do cursista conhecimentos do uso pedagógico das TIC (conteúdos abordados nos cursos de 40 e 100 horas já ofertados por nosso NTE).
O curso está inserido no contexto das políticas públicas de formação de professores desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio do MEC/SEED/Proinfo Integrado e do governo do Pará, através da SEDUC/CTAE/Coordenação Estadual do Proinfo.
Texto: Rosistela Oliveira, Maria do Carmo e Marcelo Carvalho
fonte:NTE
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Seminário de Literatura ( Leituras obrigatórias)
Apresentação dos alunos da turma M2TR01, da disciplina literatura.
Foi realizado, ontem dia 24/11/09,o seminário sobre as leituras obrigatórias, como parte da 3ªavaliação, os alunos da turma do 2º ano apresentaram os contos.
1ª equipe: O Conto " O moinho" de Eça de Queirós


Resumo do conto:
Com enredo muito parecido com o de O primo Basílio, em uma linha acentuadamente naturalista, o conto No Moinho tem um problema relativo à construção da protagonista. A falta de coerência marca a trajetória que vai da “senhora modelo”, que vive para cuidar do marido inválido e dos filhos doentes, à mulher promíscua, que pensa em apressar a morte do marido e deixa os filhos sujos e sem comida até tarde. Toda esta transformação de caráter provocada pelo simples beijo de um primo.
Apesar da variedade temática, pode-se perceber no conto de Eça uma grande preocupação com as dores humanas. Seus personagens são em geral tristes, alguns céticos, outros ingênuos, mas sempre atormentados.
Neste conto como em outros, os eventos surgem no discurso narrativo seguindo a sua ordem cronológica.
Os eventos são relatados linearmente, delineando três situações diferentes para a personagem protagonista:
— a da enfermeira zelosa;
— aquela em que conhece e se apaixona por Adrião;
— aquela em que se entrega a leituras românticas desencadeadoras de imaginários falsos e perniciosos.
O final adúltero é a consequência lógica e determinística deste percurso. O elemento desencadeador da ação é Adrião, cuja chegada vem alterar o decorrer monótono, mas pacífico, da vida de D. Maria da Piedade, causando diferentes atitudes e comportamentos. A sua visita instaura o conflito necessário à narrativa.
O espaço e o tempo da história — uma vila de província e um tempo contemporâneo — são facilmente reconhecíveis pelo leitor, porque se apresentam idênticos à sua própria vivência.
No moinho é um conto que prescreve que o leitor imagine aquela história como verdadeira. Trata-se de uma forma específica de desencadear o imaginar muito utilizada pela ficção realista.
2ª equipe: Uma Senhora de Machado de Assis


Resumo do conto
No conto Uma Senhora, o autor, Machado de Assis, conta as dificuldades de uma jovem mulher, dona Camila, de aceitar a velhice, mostrando as artimanhas que faz, de maneira inconsciente, para evitar que a filha case, vendo só defeitos nos pretendentes. Até que, por fim, sem outro remédio, verga-se às imposições da vida, assumindo-se como avó enlevada.
Vale notar que D. Camila procurou atrasar ao máximo o amadurecimento da filha, tratando-a como criança e vestindo-a como menina até o momento em que não lhe foi mais possível.
No conto Uma Senhora, Machado de Assis espicaça os românticos e seus clichês quando descreve dona Camila: (...) os braços, que eu não digo que eram os da Vênus de Milo, para evitar uma vulgaridade.
Machado de Assis, neste conto põe de manifesto os tormentos de envelhecer para a alma de uma mulher vaidosa, D. Camila.
A protagonista, D. Camila, é casada e tem uma filha chamada Ernestina, esta apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer.Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe muito "zelosa" põe defeito, em muitos, com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D. Camila descobre o primeiro fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca; assim outros fios brancos surgem sendo que o terceiro coincide com mais um pretendente da filha.
Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se, e com isso vem o primeiro neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê. Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.
O conto Uma senhora foi publicado no livro Histórias sem Data em 1884, é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. O ambiente doméstico, embora tradicional é regado por paixão, inveja e temores.
O titulo é um problema lingüístico na narrativa, pois traz uma possível indagação de qual "senhora" o narrador estaria falando, já que, este substantivo sugere uma mulher de idade mais avançada e madura; e embora a mãe tivesse mais idade, a filha, todavia, é quem tinha trejeitos para tal. Machado, com muita delicadeza, deixa a dúvida no ar.
A análise dos nomes também é de suam importância, já que, de algum modo representa as personagens, vejamos em Camila temos : " ...associa a uma jovem e linda [...] indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor..." Poderíamos aqui questionar o nome da personagem, pois sabíamos que ela era linda e amava sua família, mas ao vermos o nome da filha Ernestina, que seria a antagonista, temos : " aquele que combate". Através dessa comparação pode-se perceber que os nomes poderiam estar trocados, pois a "combatente" seria D. Camila, que além de lutar contra o tempo, também existe o embate com a juventude da filha, e mesmo a jovem com toda frescor e beleza dos anos, ainda assim, a beleza da mãe a superava.
A narrativa que apresenta D. Camila aos 29 anos e a filha Ernestina aos 15, trata das questões do tempo em vários parágrafos, como no terceiro onde encontramos: "... trepando no alazão do tempo, foi alogar-se na casa dos trintas..." . Sempre parecendo mais nova dos 30 aos 40 anos, D Camila vê-se desesperada aos 42, diante do cabelo branco que torna-se um vilão na narrativa, já que afirma as mudanças físicas decorrida com o tempo; por isso, a beleza e juventude da filha faz surgir, nessa mãe, o sentimento de inveja, agora de forma assumida.
Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher. O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente.
Algumas características, muito peculiares, da obra de Machado de Assis podem ser verificadas no conto como a questão da perfeição, onde temos a busca, incansável, de D. Camila por beleza, de maneira que está passa a representá-la; tem-se ainda a transformação do homem no objeto do homem, pelo fato da mãe manipular e usar a filha visando seus interesses; e finalmente o bem x mal onde poderá comentar as teorias de Platão, onde a idéia do belo sempre foi inseparável da idéia do bem, o que confere um caráter positivo ao conceito de beleza. Daí a comparação feita a D. Camila a Vênus de Milo, pois a estátua procura traduzir esse conceito e trazer a noção de imortalidade, também à ambição de nossa protagonista. Já o mal aqui seria o implacável tempo ligado à idéia do envelhecimento, que para D. Camila era a perturbação.
fonte: Gil Matos, professor de Literatura
Foi realizado, ontem dia 24/11/09,o seminário sobre as leituras obrigatórias, como parte da 3ªavaliação, os alunos da turma do 2º ano apresentaram os contos.
1ª equipe: O Conto " O moinho" de Eça de Queirós
Resumo do conto:
Com enredo muito parecido com o de O primo Basílio, em uma linha acentuadamente naturalista, o conto No Moinho tem um problema relativo à construção da protagonista. A falta de coerência marca a trajetória que vai da “senhora modelo”, que vive para cuidar do marido inválido e dos filhos doentes, à mulher promíscua, que pensa em apressar a morte do marido e deixa os filhos sujos e sem comida até tarde. Toda esta transformação de caráter provocada pelo simples beijo de um primo.
Apesar da variedade temática, pode-se perceber no conto de Eça uma grande preocupação com as dores humanas. Seus personagens são em geral tristes, alguns céticos, outros ingênuos, mas sempre atormentados.
Neste conto como em outros, os eventos surgem no discurso narrativo seguindo a sua ordem cronológica.
Os eventos são relatados linearmente, delineando três situações diferentes para a personagem protagonista:
— a da enfermeira zelosa;
— aquela em que conhece e se apaixona por Adrião;
— aquela em que se entrega a leituras românticas desencadeadoras de imaginários falsos e perniciosos.
O final adúltero é a consequência lógica e determinística deste percurso. O elemento desencadeador da ação é Adrião, cuja chegada vem alterar o decorrer monótono, mas pacífico, da vida de D. Maria da Piedade, causando diferentes atitudes e comportamentos. A sua visita instaura o conflito necessário à narrativa.
O espaço e o tempo da história — uma vila de província e um tempo contemporâneo — são facilmente reconhecíveis pelo leitor, porque se apresentam idênticos à sua própria vivência.
No moinho é um conto que prescreve que o leitor imagine aquela história como verdadeira. Trata-se de uma forma específica de desencadear o imaginar muito utilizada pela ficção realista.
2ª equipe: Uma Senhora de Machado de Assis
Resumo do conto
No conto Uma Senhora, o autor, Machado de Assis, conta as dificuldades de uma jovem mulher, dona Camila, de aceitar a velhice, mostrando as artimanhas que faz, de maneira inconsciente, para evitar que a filha case, vendo só defeitos nos pretendentes. Até que, por fim, sem outro remédio, verga-se às imposições da vida, assumindo-se como avó enlevada.
Vale notar que D. Camila procurou atrasar ao máximo o amadurecimento da filha, tratando-a como criança e vestindo-a como menina até o momento em que não lhe foi mais possível.
No conto Uma Senhora, Machado de Assis espicaça os românticos e seus clichês quando descreve dona Camila: (...) os braços, que eu não digo que eram os da Vênus de Milo, para evitar uma vulgaridade.
Machado de Assis, neste conto põe de manifesto os tormentos de envelhecer para a alma de uma mulher vaidosa, D. Camila.
A protagonista, D. Camila, é casada e tem uma filha chamada Ernestina, esta apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer.Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe muito "zelosa" põe defeito, em muitos, com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D. Camila descobre o primeiro fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca; assim outros fios brancos surgem sendo que o terceiro coincide com mais um pretendente da filha.
Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se, e com isso vem o primeiro neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê. Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.
O conto Uma senhora foi publicado no livro Histórias sem Data em 1884, é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. O ambiente doméstico, embora tradicional é regado por paixão, inveja e temores.
O titulo é um problema lingüístico na narrativa, pois traz uma possível indagação de qual "senhora" o narrador estaria falando, já que, este substantivo sugere uma mulher de idade mais avançada e madura; e embora a mãe tivesse mais idade, a filha, todavia, é quem tinha trejeitos para tal. Machado, com muita delicadeza, deixa a dúvida no ar.
A análise dos nomes também é de suam importância, já que, de algum modo representa as personagens, vejamos em Camila temos : " ...associa a uma jovem e linda [...] indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor..." Poderíamos aqui questionar o nome da personagem, pois sabíamos que ela era linda e amava sua família, mas ao vermos o nome da filha Ernestina, que seria a antagonista, temos : " aquele que combate". Através dessa comparação pode-se perceber que os nomes poderiam estar trocados, pois a "combatente" seria D. Camila, que além de lutar contra o tempo, também existe o embate com a juventude da filha, e mesmo a jovem com toda frescor e beleza dos anos, ainda assim, a beleza da mãe a superava.
A narrativa que apresenta D. Camila aos 29 anos e a filha Ernestina aos 15, trata das questões do tempo em vários parágrafos, como no terceiro onde encontramos: "... trepando no alazão do tempo, foi alogar-se na casa dos trintas..." . Sempre parecendo mais nova dos 30 aos 40 anos, D Camila vê-se desesperada aos 42, diante do cabelo branco que torna-se um vilão na narrativa, já que afirma as mudanças físicas decorrida com o tempo; por isso, a beleza e juventude da filha faz surgir, nessa mãe, o sentimento de inveja, agora de forma assumida.
Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher. O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente.
Algumas características, muito peculiares, da obra de Machado de Assis podem ser verificadas no conto como a questão da perfeição, onde temos a busca, incansável, de D. Camila por beleza, de maneira que está passa a representá-la; tem-se ainda a transformação do homem no objeto do homem, pelo fato da mãe manipular e usar a filha visando seus interesses; e finalmente o bem x mal onde poderá comentar as teorias de Platão, onde a idéia do belo sempre foi inseparável da idéia do bem, o que confere um caráter positivo ao conceito de beleza. Daí a comparação feita a D. Camila a Vênus de Milo, pois a estátua procura traduzir esse conceito e trazer a noção de imortalidade, também à ambição de nossa protagonista. Já o mal aqui seria o implacável tempo ligado à idéia do envelhecimento, que para D. Camila era a perturbação.
fonte: Gil Matos, professor de Literatura
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Feira do livro
A XIII Feira Pan-Amazônica do Livro é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e será realizada em Belém, de 06 a 15 de novembro de 2009, no Hangar – Feiras e Convenções da Amazônia.
A Feira Pan-Amazônica do Livro tem como objetivo formar um público voltado para as letras e artes, associado aos negócios, arte, cultura e educação, oferecendo uma vasta programação, paralelamente à exposição e venda de livros. Essa pluralidade determinou o diferencial que lhe conferiu o status da 3ª maior feira de livros do Brasil, quantitativamente, em público e área e, qualitativamente, pelas múltiplas atividades programadas.
fonte: blog Ariel Costa
Nós, do projeto: "vamos manter nossa escola limpa" desenvolvido no portal Educarede iremos participar da feira divulgando o nosso projeto.
AVISO
já temos nosso dia definido lá no Hangar. Será dia
12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)
DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)
Teremos lá computadores conectados a internete, poderemos apresentar o
trabalho nos slides e depois acessar o educarede e pedir para os
visitantes postar comentarios. Digam para os meninos convidarem
amigos, pai, mae, vizinhos para irem lá prestigiar.
fonte: Profª Maria do Carmo ( NTE)
A Feira Pan-Amazônica do Livro tem como objetivo formar um público voltado para as letras e artes, associado aos negócios, arte, cultura e educação, oferecendo uma vasta programação, paralelamente à exposição e venda de livros. Essa pluralidade determinou o diferencial que lhe conferiu o status da 3ª maior feira de livros do Brasil, quantitativamente, em público e área e, qualitativamente, pelas múltiplas atividades programadas.
fonte: blog Ariel Costa
Nós, do projeto: "vamos manter nossa escola limpa" desenvolvido no portal Educarede iremos participar da feira divulgando o nosso projeto.
AVISO
já temos nosso dia definido lá no Hangar. Será dia
12/11 à tarde.
Os horários ficam os seguintes
DAS 14:00 ÀS 15:30
-Lopes Raposo (Helionete e Rose)
-Augusto Montenegro (Sanches)
-Eunice Weaver (Joseane)
DAS 15:30 ÀS 17
-Magalhaes Barata (Ademildes)
-IEEP (Mercedes, Lucia Andrade ou Lucia Queiroz)
-Lauro Sodré (Rosa Lia e Ezequias)
Teremos lá computadores conectados a internete, poderemos apresentar o
trabalho nos slides e depois acessar o educarede e pedir para os
visitantes postar comentarios. Digam para os meninos convidarem
amigos, pai, mae, vizinhos para irem lá prestigiar.
fonte: Profª Maria do Carmo ( NTE)
video conferência no portal Educarede

Na quarta-feira dia 28/10/09,participamos da video conferência realizada pelo portal educarede.
Na ocasião foram esclarecidas várias dúvidas sobre como utilizar o portal.Conhecemos ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos por várias escolas.
Para nós que estamos participando do portal Educarede foi muito gratificante, nossos alunos adoraram participar ao vivo da video conferência.
Sem sombra de dúvida para nós foi uma ótima experiência.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Aviso para os meus alunos do projeto educarede
Para os alunos da @gcom turma M2,participantes do projeto: "Vamos manter nossa escola limpa"
Convoco a todos para estarem presente no laboratório de informática da escola, no dia 28/10/09 às 13:00 para participarem da videoconferência do portal educarede.
Conto com a presença de todos.
Boletim informativo nº. 11 (especial)
Minha Terra 2009
Convite especial para os alunos do projeto educarede da @gcom
Participe da 3a. Videoconferência do Minha Terra 2009 que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, quarta-feira, das 13h às 14h30.
Teremos interações ao vivo com alunos e escolas participantes da comunidade que contarão o que já fizeram e o que planejam fazer até o final do ano letivo.
Também teremos os gestores da comunidade, Claudemir Viana e Sônia Bertocchi, e a mediadora do blog, Louiza Matakas, apresentando as atividades das fases 3 e 4 do projeto, esclarecendo dúvidas e apresentando alguns destaques da comunidade Minha Terra.
Para assistir à videoconferência não é preciso ter equipamento especial. Basta acessar a comunidade Minha Terra 2009 - Aprender a Inovar, e na página principal haverá o link ativado para acessar a videoconferência.
E durante a videoconferência você pode participar enviando mensagem pelo blog da comunidade, e sua dúvida ou seu comentário será lido pela Louiza Matakas e respondido pela equipe.
Depois da videoconferência, mais alguns dias, a videoconferência será disponibilizada no Canal Multimídia da comunidade Minha Terra 2009, como já estão as videoconferências anteriores, para ser assistida novamente ou para quem não pôde assistir ao vivo.
Contamos com sua participação!
fonte:Equipe Minha Terra - EducaRede
Convoco a todos para estarem presente no laboratório de informática da escola, no dia 28/10/09 às 13:00 para participarem da videoconferência do portal educarede.
Conto com a presença de todos.
Boletim informativo nº. 11 (especial)
Minha Terra 2009
Convite especial para os alunos do projeto educarede da @gcom
Participe da 3a. Videoconferência do Minha Terra 2009 que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, quarta-feira, das 13h às 14h30.
Teremos interações ao vivo com alunos e escolas participantes da comunidade que contarão o que já fizeram e o que planejam fazer até o final do ano letivo.
Também teremos os gestores da comunidade, Claudemir Viana e Sônia Bertocchi, e a mediadora do blog, Louiza Matakas, apresentando as atividades das fases 3 e 4 do projeto, esclarecendo dúvidas e apresentando alguns destaques da comunidade Minha Terra.
Para assistir à videoconferência não é preciso ter equipamento especial. Basta acessar a comunidade Minha Terra 2009 - Aprender a Inovar, e na página principal haverá o link ativado para acessar a videoconferência.
E durante a videoconferência você pode participar enviando mensagem pelo blog da comunidade, e sua dúvida ou seu comentário será lido pela Louiza Matakas e respondido pela equipe.
Depois da videoconferência, mais alguns dias, a videoconferência será disponibilizada no Canal Multimídia da comunidade Minha Terra 2009, como já estão as videoconferências anteriores, para ser assistida novamente ou para quem não pôde assistir ao vivo.
Contamos com sua participação!
fonte:Equipe Minha Terra - EducaRede
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Dia do professor

Adoro minha profissão
Iniciei minha carreira em 1996,dando aula na escola Heber Moreira em Icoaraci, estava no segundo ano do curso de letras da UFPa,uma grande amiga minha a professora Conceição me pediu para substituí-la nas turmas de 5ª série, não tinha experiência nenhuma, mas aceitei o desafio, comecei a dar aula, foi paixão repentina.Logo me apaixonei pela profissão, mas vi que teria muito trabalho pela frente e também que tinha que me dedicar bastante, pois meus alunos eram muitos atentos.
Sempre gostei de trabalhar com projetos,embora não sabendo ao certo como fazer.Lá desenvolvi alguns projetos envolvendo a leitura utilizando alguns livros paradidáticos.Trabalhei nessa escola por 4 anos.
Em 1999,já com alguma experiência e formada, comecei a dar na escola Rui Barbosa, também em Icoaraci, dava aula para o ensino fundamental, médio e supletivo. Nesta escola tentei desenvolver alguns projetos envolvendo leitura e também a literatura, pois tive a minha primeira experiência como professora nesta disciplina, adorei e passei a incentivar os meus alunos a lerem algumas leituras obrigatórias. trabalhei também por 4 anos.
Mas foi em 2002 que fiz o concurso público para trabalhar no estado e passei.Mas somente em 2003 fui chamada, trabalhei em várias escolas da rede estadual: Matos Costa, 8 de maio, Leduc Peralta,Poranga Jucá e Jorge Lopes Raposo.
em 2008, fiz o curso no NTE e me apaixonei pela informática, descobri que poderia trabalhar com projetos que envolvessem mais os meus alunos, que era o que sempre desejava fazer.
Em 2009 fui convidada pela professora Rose lenne a trabalhar na sala de informática da Escola Jorge Lopes Raposo, aceitei o desafio,mesmo sabendo que seria algo novo para mim, me apaixonei pelo projeto @gcom e hoje desenvolvo junto com minha amiga Rose lenne este grande e desafiador projeto.
Sei que tenho muito ainda o que aprender, mas com força, coragem e muita dedicação com certeza farei um bom trabalho, pois amo aquilo que faço, que é ser professora.

terça-feira, 13 de outubro de 2009
Dia das crianças
Ser criança é viver a vida sem preocupação
Ser criança é sempre buscar novas experiências,
sem medo de errar.
na esperança de viver intensamente o momento.
Ser criança é sonhar com um mundo melhor
buscar a felicidade nas pequenas coisas

Ser criança é sempre ter muito amor no coração
e transmitir paz num simples sorriso.
Ser criança é simplesmente ser feliz.
(fotos minha filha Jennifer Lisboa)
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Projeto: Vamos manter nossa escola limpa ( em desenvolvimento )

(alunos participantes do projeto)
Após receber orientações da professora Maria do Carmo no dia 25/09/09 no NTE, o projeto foi iniciado na escola obedecendo as seguintes etapas:
1ª etapa:
-Seleção dos alunos para participar do projeto;
-Reunião com os alunos participantes do projeto,na sala de informática da escola;
-Apresentação do portal educarede;
-Cadastro dos alunos no portal.
2ªetapa:
-Pesquisa de campo realizadas pelos alunos, foi feito um questionário pelos alunos direcionado às escolas mais próximas a nossa,à alunos e à agência distrital de Icoaraci,a respeito da problematização do lixo produzido.
PESQUISA DE CAMPO
QUESTIONÁRIO PARA A ESCOLA
1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido nas escolas?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – A escola apresenta algum projeto para o lixo? SIM ( ) NÃO ( )
4 - Que projeto?
5 - Como funciona?
6 – Como a escola administra a problematização do lixo produzido?
QUESTIONÁRIO PARA A ALUNO
1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido na sua casa?
2 – Você faz seleção do lixo? Que tipo?
3 – Qual o destino do lixo?
4 – É reciclado o lixo produzido na sua casa?
5 – Como você administra a problematização do lixo produzido em sua casa?
QUESTIONÁRIO PARA A AGÊNCIA DISTRITAL
1 – Quais são os tipos mais comuns de lixo produzido em ICOARACI?
2 – Qual o destino do lixo?
3 – O que o governo municipal faz com o lixo recolhido:
a) Nas casas:
b) Nos hospitais:
c) Nas fábricas:
4 – A prefeitura apresenta algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado?
5 - Como funciona?
6 – Como a prefeitura administra a problematização do lixo produzido?
3ªetapa:
Orientação do projeto para os alunos com a professora Maria do Carmo no NTE.
Sob a orientação da professora Maria do Carmo os alunos fizeram suas inscrições no portal educarede e foi feito ainda a inscrição de nosso projeto: "Vamos manter nossa escola limpa" no portal,em seguida foi postada a primeira foto da equipe juntamente com a apresentação do grupo.
4ª etapa:
Oficina Reportagem
Foi realizado no dia 08/10/09, a oficina sobre reportagem ministrada pela profª Maria do Carmo.
Na oficina os alunos aprenderam:
1.O que é uma reportagem?
2. Estrututa composicional do gênero reportagem
3.O que é necessário para se fazer uma reportagem?
4.como fazer um reportagem
5.Por que fazer uma reportagem
6.Como começar uma reportagem
7.Atividade pratica
5 etapa: Reportagem feita pelos alunos
Vamos manter nossa escola limpa
Uma ação educativa que visa mudança de mentalidade com relação ao problema do lixo escolar
Os alunos da escola Jorge Lopes Raposo, participantes do projeto educarede, com o objetivo de levantar propostas de intervenção na realidade que os cerca, desenvolvem ações numa perspectiva de contribuir para amenizar um dos problemas enfrentados pela humanidade a questão ambiental escolar. Para isso realizam pesquisas bibliográficas e de campo a partir de entrevistas com alunos, corpo técnico de escolas e agente distrital do bairro de Icoaraci, afim de tomarem conhecimento sobre a problemática e soluções.
Iniciam também uma campanha educativa na escola, afim de envolver toda a comunidade buscando conscientizar a todos e consequentemente promover a preservação do espaço escolar, haja vista que manter nossa escola limpa é uma das metas a serem atingidas.
texto: alunos do projeto
6ª etapa: Início da campanha na escola
A campanha foi iniciada na escola no dia 19/10/09, onde a equipe de alunos divulgou em todas as salas o projeto, a equipe produziu ainda os quadros de aviso, os cestos de lixos para as salas e os cestos de lixo padronizados para os corredores da escola para ser feita a coleta seletiva do lixo.
7ª etapa: Oficina de reciclagem ( em fase de desenvolvimento)
Projeto educarede
Após participar da oficina de projetos no dia 11/09/09 no NTE,realizada pelos professores Alberto e Maria do Carmo,fomos incentivados a elaborar um projeto para o portal educarede e participar da comunidade "Minha terra 2009".
Como coordenadora da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo e já desenvolvendo o projeto @gcom, selecionei alguns alunos participantes da @gcom para fazer parte do portal Educarede e desenvolver o projeto: "Vamos manter nossa escola limpa".
alunos particpantes do projeto:
Gabriela,Aila Tuane, Benezaide, Ana Carolina e Luis Vitor
conheça o projeto de nossa escola para o portal educarede
Tema: Cidade e Qualidade de Vida
Pauta: Do lixo a reciclagem
Título: Vamos manter nossa escola limpa
Publico alvo: comunidade escolar
Descrição
Devido a necessidade de preservação do meio ambiente, cujo o efeito negativo prejudica o mundo todo, a reciclagem do lixo torna-se fundamental para a eficácia da preservação da natureza. Entendemos, com isso, que conhecer mais sobre as ações para um melhor tratamento que pode ser dado ao lixo faz-se necessário uma mobilização principalmente por parte da escola envolvendo toda a sua comunidade quanto a comunidade em torno e por extensão a de seu bairro. É neste contexto que o nosso projeto visa levar a comunidade escolar a pesquisar sobre o lixo, a produção e destinação, bem como apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola. Dessa forma nosso projeto tem como objetivo melhorar as dependências da escola a fim de que todos possam ali usufruir de um ambiente limpo, agradável e saudável.
Objetivos
Conscientizar os alunos da importância de manter sua escola limpa, assim como sensibilizá-los dos efeitos negativos que é destrutivo a natureza, provocados pelo tratamento não adequado do lixo.
Identificar se há iniciativas e projetos locais voltados ao tratamento consciente do lixo e de programas de sustentabilidade através da reciclagem.
Pesquisar sobre o lixo produção e destinação.
Apresentar idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola.
Ferramentas para pesquisa
Vamos cuidar do Brasil
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144
Comunidade virtual de educarede sobre a Conferência Nacional pelo meio ambiente
Com-vida: Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola
Http://www.mec.gov.br/comvida
Conselhos de meio ambiente nas escolas
reciclagem do lixo:papel, aluminio,plástico, vidro etc
http://todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm Importância da reciclagem do lixo, reciclagem de papel, vidro,alumínio,
plástico, preservação do meio ambiente, lixo orgânico.
Aparatos técnicos
Câmera fotográfica,celular, filmadora,computador,bloco de anotação.
Metodologia
Para a realização deste projeto será adotada três etapas:
1ª etapa: Levantamento pelas equipes a respeito do lixo no bairro, nas escolas e na casa dos integrantes das equipes.
Apresentação das equipes no Educarede (texto, video, audio).
Inscrição do projeto e dos participantes na Comunidade Minha Terra 2009.
Pesquisa sobre o lixo produção e destinação:(quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos nas escolas do centro de seu bairro? quais são os tipos mais comuns de lixos produzidos pelas famílias dos integrantes? qual o destino dado ao lixo das casas e da escola? O que o governo municipal faz com o lixo recolhido nas casas e o lixo de hospitais e fábricas? as escolas do bairro apresentam algum projeto de tratamento especial ao lixo acumulado? se apresenta como funciona? se não, como a escola administra a problematização do lixo produzido?
Oficina de texto “gênero reportagem”.
Reportagem de campo: sistematização através de uma reportagem em audio, vídeo e fotos com as informações obtidas nas pesquisas realizadas.
Publicar a matéria no portal do educarede.
2 etapa: Projeto da equipe e equipe em ação
• Elaboração de um projeto com apresentação de idéias para dar um destino e um tratamento adequado ao lixo produzido na escola “Jorge L. Raposo”. Neste envolverá: Palestras sobre a coletiva seletiva do lixo; Oficinas de reciclagem; produção de cestas de lixos e painéis de informações padronizadas em todas as salas de aula e áreas externas.
3ª Etapa
exposição do processo de desenvolvimento do projeto.
Publicar os resultados do projeto no portal do educarede e no Blog da escola.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Minha filha Jennifer completando três anos
Como o tempo passa depressa
Parece que foi ontem que você nasceu
e modificou minha vida por completo
Esperei por você por muito tempo.
Mas você chegou no momento certo
e me fez a mulher mais feliz do mundo, pois me tornei mãe.
Um sonho realizado.
E hoje você, minha linda filha
ilumina a minha vida,
você é tudo para mim.
Sem você ao meu lado não consigo viver.
O amor que sinto é infinito,
pois você foi um presente que Deus me enviou,
para dar sentido a minha vida e torná-la mais feliz.

Te amo muito minha linda e pequenina filha Jennifer
Feliz aniversário, que Deus te ilumine e te faça muito feliz.
Parece que foi ontem que você nasceu
e modificou minha vida por completo
Esperei por você por muito tempo.
Mas você chegou no momento certo
e me fez a mulher mais feliz do mundo, pois me tornei mãe.
Um sonho realizado.
E hoje você, minha linda filha
ilumina a minha vida,
você é tudo para mim.
Sem você ao meu lado não consigo viver.
O amor que sinto é infinito,
pois você foi um presente que Deus me enviou,
para dar sentido a minha vida e torná-la mais feliz.
Te amo muito minha linda e pequenina filha Jennifer
Feliz aniversário, que Deus te ilumine e te faça muito feliz.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Forum 1
Sou Helioneth, professora de língua portuguesa e literatura da E.E.E.Médio e Fundamental Jorge Lopes Raposo em Icoaraci.
O módulo TV e Vídeo com certeza vai aprofundar mais nossos conhecimentos sobre o assunto e nos proporcionar utilizar mais em sala de aula essas mídias, que sem sobra de dúvida são importantes para o desenvolvimento do aprendizado de nossos alunos.
Na disciplina literatura sempre utilizei a TV e o Vídeo para complementarem as minhas aulas, pois sempre que posso utilizo nas minhas aulas vídeos que abordam o tema estudado, com o objetivo de envolver mais meus alunos no campo literário.
Acredito que a utilização dessas mídias na minha aula, possibilitam ao aluno além de conhecer mais sobre a literatura, ouvir os poemas e visualizar os fatos históricos que estão relacionados as escolas literárias. Além de tornar a aula mais atraente e também dinâmica, já que depois que os alunos assistem ao vídeo, realizam debates sobre o tema apresentado em sala.
O módulo Tv e Vídeo será de grande valor e importância para mim, para aprofundar mais meus conhecimentos sobre essas mídias.
Fórum 2:TV na Escola e os Desafios de Hoje
A televisão por detém um enorme potencial de comunicação sempre influenciou muitos as pessoas, em todos os sentidos. Hoje percebemos com o desenvolvimento avançado da tecnologia que sua presença aumentou ainda mais no nosso dia a dia.
Podemos dizer que há na televisão muita informação, mas que precisa por parte das emissoras ser melhor distribuida, ou seja, deveria ter mais programas educativos e culturais que proporcionasse ao público aumentar mais seus conhecimentos.
Há na linguagem televisiva sem sombra de dúvida um poder de influenciar diretamente as pessoas,mas que precisa ser direcionado com certa cautela, pois hoje vemos que muitas emissoras investem bastantes em realites shows,apenas com o intuito de aumentar sua audiência e acabam reduzindo o nível de informação que deveriam passar ao público.
É importante ressaltar que “Outro fator importante ao entendimento da linguagem da televisão é a construção da capacidade de analisá-la, sobretudo porque, como educadores, estaremos apreciando criticamente as mensagens televisivas com nossos alunos. Esta é a construção do “olhar crítico”. Especialmente no mundo em que vivemos, onde as mensagens são veiculadas com grande rapidez, é preciso ter o grau de atenção suficiente para criticá-las.”
sábado, 5 de setembro de 2009
Meu blog está fazendo 1 ano

Estou muito feliz, pois meu blog está completando hoje dia 05/09 um ano de vida.
O blog foi criando no curso que fiz no NTE "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs", no ano passado.

Minha bela professora Anilza pediu que nós criassemos um blog, eu criei o meu,mas fiquei em dúvida,pois não sabia ao certo o que iria escrever no blog, comecei fazendo um slides com fotos da minha filha Jennifer, depois comecei a postar os meus exercícios feitos no curso, aí não parei mais, adorei escrever no blog e aos poucos fui aprendendo a mexer nele,comecei a divulgá-lo para meus alunos.Hoje estou até participando do concurso de blog e o meu blog está também no blog do curso de Mídias.
Como professora acredito na força que tem o blog usado como ferramenta pedagógica e também como um elemento de comunicação,pois percebi a participação ativa de meus alunos apartir do momento que comecei a divulgá-lo na escola que trabalho.
hoje trabalhando no laboratório de informática da escola Jorge Lopes Raposo, passei a usar mais meu blog e fazer com que meus alunos despertem também o interesse pelo blog, que hoje é uma de minhas paixões.

sábado, 15 de agosto de 2009
Sala de informática da Escola Jorge Lopes Raposo
Agora é para valer, a sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo já está funcionando a todo vapor com o projeto @g.com
Eu e a professora Rose lenne estamos a frente do projeto, iniciamos as aulas com 30 alunos,estudando em três turnos, cada turma com 10 alunos.
Devido a grande procura pelos alunos e a pedido de nossa diretora abrimos mais duas turmas.
Estamos com toda força e garra para levar o projeto adiante e espandí-lo,até mesmo quem sabe, para outras escolas da rede pública.
Os primeiros trabalhos realizados por nossos alunos já estão sendo postados no blog da escola.
Nossa sala de informática é mais um sonho que se tornou realidade.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Dia do estudante
Minha Homenagem aos Estudantes
Coração de Estudante
(Milton Nascimento e Wagner Tiso)
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda?
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos,
Desviaram seu destino,
Seu sorriso de menino,
Quantas vezes se escondeu
Mas, renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto, oh, oh
Pra que a vida nos dê cor, flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida,
Há que se cuidar do mundo,
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes: planta e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé
Coração de Estudante
(Milton Nascimento e Wagner Tiso)
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda?
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos,
Desviaram seu destino,
Seu sorriso de menino,
Quantas vezes se escondeu
Mas, renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto, oh, oh
Pra que a vida nos dê cor, flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida,
Há que se cuidar do mundo,
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes: planta e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Férias
Julho chegou e as férias escolares estão aí. Agora é tempo de descansar, passear e se divertir muito.Para quem quer sair da cidade,temos várias opções:
Outeiro

A ilha de Caratateua ou Outeiro, como é mais conhecida, está ligada a Icoaraci através de uma ponte. Possui muitos atrativos como praias e bosques. A área das praias é totalmente urbanizada, onde se encontram barracas que servem petiscos como peixes, camarões e caranguejos. Das praias, as mais freqüentadas são a do Amor e a Praia Grande.
A Ilha de Cotijuba
A mais famosa é a Praia do Vai-quem-quer por ser a maior e pouco freqüentada.

A Vai-quem-quer fica a 9 quilômetros do porto da ilha e possui infraestrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.
As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a do Farol, da Saudade, Praia Funda, Pedra Branca, Flexeira e do Amor.
Mosqueiro
Banhada pela baía do Marajó, as praias de Mosqueiro sofrem a influência das marés e, por isso, possuem ondas, mesmo sendo praias de rio.
Dentre as praias mais conhecidas destacam-se: Areião, Grande, Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baía do Sol. Algumas são bastante urbanizadas e outras permanecem pouco freqüentadas.
salinas
Salinas, é um local muito apreciado por turistas. É onde podemos passar momentos muito agradáveis com conforto, segurança e comodidade ao lado da natureza.

Lago da Coca-Cola
Salvaterra

Prainha do Pinheiro
Outeiro

A ilha de Caratateua ou Outeiro, como é mais conhecida, está ligada a Icoaraci através de uma ponte. Possui muitos atrativos como praias e bosques. A área das praias é totalmente urbanizada, onde se encontram barracas que servem petiscos como peixes, camarões e caranguejos. Das praias, as mais freqüentadas são a do Amor e a Praia Grande.
A Ilha de Cotijuba

A mais famosa é a Praia do Vai-quem-quer por ser a maior e pouco freqüentada.

A Vai-quem-quer fica a 9 quilômetros do porto da ilha e possui infraestrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.
As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a do Farol, da Saudade, Praia Funda, Pedra Branca, Flexeira e do Amor.
Mosqueiro


salinas


Lago da Coca-Cola
Salvaterra

Prainha do Pinheiro
sexta-feira, 19 de junho de 2009
MODULO BÁSICO MÍDIA RÁDIO

1- forúm : Na escola
O questionário foi aplicado na escola Jorge Lopes Raposo, foi feito com as seguintes categorias: alunos do ensino fundamental, a duas professoras, a uma funcionária da escola (merendeira).
Foram observadas as seguintes respostas a respeito do uso do rádio:
Pesquisa com alunos do ensino fundamental
a)diariamente
a)me concentro nas atividades
c)diversão (música, humor)
c)raramente ou nunca
Conclusão:
Durante a pesquisa percebeu-se que os alunos escutam rádio através de seus MP3 ou nos seus celulares (os alunos que possuem), muitos escutam no intervalo de aula, pelos corredores da escola.
Observou-se que muitos escutam música em grupos,e como estamos no Pará eles escutam Brega.Outros escutam melody ou dance, quando não tem professor em sala, e alguns relatam que escutam rádio também quando há professor em sala.( O que irrita muitos professores na hora da explicação da matéria)
Pesquisa com professores
b)de vez em quando
b)tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
b)informação (notícias)
c)raramente ou nunca
b)um pouco
Com relação a respostas dadas pelas professoras percebeu-se que de vez em quando as mesmas escutam rádio, pois alegam que devido a falta de tempo, acabam não escutando muito rádio,uma delas disse que escuta rádio em casa, nas horas vagas,ou quando está fazendo algum serviço em casa, geralmente escuta para se manter informada sobre as notícias do mundo e da sua cidade.Ambas alegam não conhecerem nenhum projeto voltado para o uso de rádio na escola,porém se a escola tivesse algum projeto com certeza os alunos iriam gostar, pois percebem que alguns alunos escutam rádio.
Pesquisa com uma funcionária da escola ( merendeira)
a)raramente
c)ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
c) diversão (música, humor)
a)raramente ou nunca
Conclusão:
Percebeu-se que devido o pouco tempo que a mesma tem em casa, ela escuta raramente o rádio, e quando escuta é para sua diversão apenas, ou seja, para escutar músicas.
Hoje percebemos a presença marcante na vida de nossas alunos da internet e a tv, mas o rádio também está presente em seu dia-a-dia,pois é uma mídia que atrai os jovens em qualquer faixa etária, porém a escola ainda não percebeu de sua importância no âmbito pedagógico, pois cabe a nós professores desenvolvermos projetos direcionados ao uso do rádio em nossa escola, dessa forma com certeza iremos atrair mais nossos alunos.
2- Fórum: projetos
Após visitar vários sites pela internet, selecionei alguns projetos importantes que deram bons resultados e que devem ser seguidos e trabalhados nas escolas, pois percebemos a importância do rádio sendo usado como uma excelente ferramenta pedagógica.
Projetos pesquisados:
1.Projeto rádio-escola
O Projeto Rádio-Escola vem se consolidando no Município de Vargem Grande Paulista. Com a implantação de estúdios radiofônicos e investimento na formação de Educomunicadores, nosso projeto vem contribuindo para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar para a transformação da escola num lugar onde conhecimento resulta de partilha , solidariedade decorre da valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima advém da oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais.
2.Nas ondas do ambiente: rádio@escola.com
Depois de duas edições bem-sucedidas como projeto-piloto, o NAS ONDAS DO AMBIENTE amadureceu e se transformou num ousado programa de política pública de Educomunicação* Socioambiental, o primeiro a ser implementado no estado do Rio de Janeiro. Nesta nova etapa de vida, o programa desenvolverá três novos projetos - além de dar continuidade ao precursor Radio@Escola.Com .
O objetivo é dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso democrático à produção e difusão de informações, utilizando de forma criativa os meios de comunicação.
3.Projeto Fala Sério
Projeto desenvolvido na Baixada Fluminense, orientados pelo radialista Jorge Moreno e a educadora Cristiane Simplício, produzem e apresentam, através de um sistema de som instalado no pátio e corredores da escola, programas sobre cultura, cidadania e educação nos intervalos de aula.
O objetivo principal do projeto é promover o conhecimentode forma lúdica
e oferecer ferramentas para que o aluno possa compreender e interagir com os veículos de comunicação e, de certa forma, utilizar esse conhecimento a seu favor como um futuro profissional de comunicação ou , simplesmente, como um receptor mais crítico.
Links importantes:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp
http://www.ambiente.ry.gov.br/pages/sup_edu_amb/edu_ambiental_projetos/eduamb_proj_ondas.html
http://www.radioescola.blogger.com.br/
3- Forúm : resumindo
Diante dos vários projetos pesquisados, podemos dizer que o rádio é um veículo de massa que tem a capacidade de atingir grandes públicos, devido sua grande facilidade em veincular a informação de forma imediata e de interação com o público.
No âmbito educacional, o uso do rádio vem sendo usado de uma certa forma para desenvolver habilidades e competências. Segundo Elizabeth Moraes “O uso do rádio no espaço escolar constitui-se numa modalidade que possibilita a toda comunidade escolar a oportunidade de analisar,com critérios objetivos e a partir de um contato real com um meio de comunicação, a grande quantidade de informações que recebe diariamente dos meios massivos”.
Como proposta de atividade do uso da mídia rádio no ambiente escolar,elaborei um projeto, que seria montar uma rádio improvisada no pátio da escola onde trabalho, utilizando recursos que temos na escola, que seriam: uma caixa amplificada,um microfone e um tocador de cd.Acredito que a implantação desse projeto iria chamar atenção dos alunos e com certeza iria envolvê-los.
Tema: projeto escutando rádio no intervalo da escola
Justificativa:
Após observar meus alunos no intervalo da escola, pude perceber que muitos ficam escutando música pelos corredores da escola e comentam também as letras que elas apresentam, e a partir daí pensei em desenvolver um projeto que atraisse esses alunos e os envolvessem.
Objetivos :
-Usar o rádio como meio de interação entre os alunos e o ambiente escolar.
-Proporcionar aos alunos que escutem rádio no intervalo da aula e discutam as letras das músicas em classe.
-Desenvolver o lado crítico do aluno
Público alvo: alunos do ensino fundamental
Recursos utilizados:
Um computador , uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.
Extratégia da aplicação:
-Inicialmente selecionariamos um grupo de alunos para fazer parte da equipe que faria a rádio da escola
-os alunos iriam fazer uma pesquisa para saber quais as músicas mais escutadas no intervalo.
-Após a seleção das músicas, a equipe da rádio gravariam um cd ou vários para serem escutados durante o intervalo da escola.
-No intervalo da escola, com o auxilio de uma caixa amplificada,um microfone e um toca CD, a equipe da rádio chamaria a atenção de quem estivesse pelo corredor.
Tempo de duração: seis meses
No decorrer da implantação do projeto, a equipe que coordena a rádio da escola, além de apresentar as músicas para os alunos, poderia também apresentar para todos a leitura de textos produzidos pelos alunos, a divulgação das atividades desenvolvidas na escola e informar também algumas notícias importantes.
Acredito que a implantação de uma rádio na minha escola seria um importante meio de comunicação que iria fazer a interação entre os alunos e o espaço escolar.
“Para criar uma rádio escolar, cooperação, autonomia, responsabilidade e flexibilidade frente a novos desafios são aspectos a serem enfatizados entre os alunos no processo de criação de uma rádio escolar. Cabe ao professor o papel de mediador na condução de cada uma das etapas, incentivando o trabalho interdisciplinar e proporcionando aos alunos condições de se expressarem nesta mídia.”
Fonte:portal multirio

O NTE-Belém realizará, a partir de junho, seu 2º Concurso de Blogs Educativos, com uma nova modalidade: o Blog do Professor. Assim, convidamos todas as escolas da rede publica estadual (RPE) da Grande Belém com Sala de Informática, e todos os professores blogueiros da RPE, para participarem. Veja abaixo o regulamento desse Concurso.
Neste ano teremos dois concursos. O primeiro será realizado por cada um dos NTE estaduais e premiará as escolas e professores de sua área de abrangência. Nessa etapa serão selecionados os três (3) melhores blogs em cada categoria para participarem da segunda etapa, o I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará, quando estarão concorrendo a um Laptop para cada categoria. Esse concurso estadual está previsto para acontecer na segunda quinzena de outubro.
Regulamento do Concurso
DO CONCURSO
1 - O concurso destina-se selecionar os dez (10) melhores Blogs nas duas categorias concorrentes, e selecionar os três (3) primeiros de cada uma para participarem do I Concurso Blogs Educativos do Estado do Pará.
1.1 - Poderão se inscrever blogs em duas categorias, a saber:
a) Blog de escolas da rede pública estadual situadas na região metropolitana de Belém;
b) Blog de professores da rede pública estadual.
2 - Poderão participar somente blogs com, pelo menos, 10 postagens diferentes até a data de sua inscrição. Para todos os efeitos consideraremos a quantidade de postagens apresentadas no Gadget "Arquivo" do Blog.
DA INSCRIÇÃO
1 - As inscrições estão abertas no período de 01 de junho a 31 de agosto de 2009.
2 - Para se inscrever, o responsável pelo blog (da escola ou do professor) deve enviar um e-mail para o Coordenador do Concurso, Prof. Franz Kreüther Pereira (franzkre@gmail.com), informando de seu interesse em participar e indicando o endereço do blog.
3 - Cada blog participante deverá fazer uma postagem sobre o concurso, inserir a imagem acima (logo do Concurso) e um link para o blog do concurso (VEJA AQUI).
4 - Deve copiar e colar o selo do concurso (imagem acima) em local bem visivel de seu blog.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1- Serão selecionados os 10 melhores Blogs de cada categoria, utilizando-se dos seguintes critérios: conteúdo, criatividade, apresentação, quantidade de postagens e de comentários.
1.1 - No caso de blogs de escolas, além dos itens acima, tambném será levado em conta as participações de alunos e outros membros da comunidade escolar.
2 - Uma comissão julgadora, convidada pela Coordenação do Concurso e integrada por especialistas na área, se encarregará de escolher os vencedores, sendo sua decisão soberana.
3 - Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível por essa Coordenação.
NOTA: O blog deve manter-se atualizado até a divulgação da premiação, em data a ser divulgada no blog do Concurso.
PRÊMIOS
Cada um dos 10 blogs, nas duas categorias, receberá um certificado de participação, além dos prêmios relativos a classificação. Apenas na categoria Blogs de EScolas, também serão premiados os professores de sala de informática responsáveis pelos três (3) primeiros colocados e haverá prêmios especiais para: o blog com maior número de postagens; o blog com maior número de acessos (a contar da data da inscrição) e a postagem que receber mais comentários.
Logo criada pelo Prof. Franz
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Como coordenadora do laboratório de informática tenho um novo desafio pela frente coordenar o projeto aluno-coordenador da minha escola.
PROJETO ALUNO COORDENADOR
JUSTIFICATIVA
A ideia do projeto aluno coordenador surgiu a partir do momento em que a escola Jorge Lopes Raposo sentiu a necessidade de fazer a interação entre alunos e professores no que diz respeito ao convivio do ambiente escolar, pois sabemos da necessidade de manter a ordem e o respeito entre todos em nossa escola,e também como forma de divulgar o conhecimento a todos atráves de campanhas, palestras, oficinas.
OBJETIVOS
-Sensibilizar a todos da importância da harmonia no convivio escolar.
-Informar e divulgar a todos sobre as atividades escolares
-Participar das atividades desenvolvidas pela escola
-Desenvolver atividades culturais juntamente com a @g.com e divulgá-las a comunidade estudantil
ABORDAGEM METODOLOGICA
A aprendizagem desenvolvida pelo projeto vai possibilitar aos alunos monitores um maior envolvimento no processo dinâmico do conhecimento, possibilitando a formação de sujeitos ativos e participativos no ambiente escolar, haja vista que os alunos irão buscar os conhecimentos através de pesquisas realizadas na internet e as divulgarão a todos da comunidade estudantil.
PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Alunos do ensino fundamental e médio
PERÍODO
Durante todo o ano letivo
RECURSOS HUMANOS
* Professores coordenadores
*Coordenação pedagógica
*Os alunos representantantes de turma
PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS
*Seleção dos alunos (dois alunos por turma)
*Reunião com os monitores para divulgação das ações a serem feitas na escola
*Apresentação do projeto para os alunos
*Produção e divulgações das campanhas realizadas pela escola
*Utilizar as mídias como forma de interação.
ESTRATÉGIAS
Os alunos monitores serão selecionados 2 alunos por cada turma, os mesmos serão responsáveis para desenvolver algumas tarefas como:
-Avisar a classe sobre os direitos e deveres dos alunos;
-Manter a ordem e a limpeza das suas salas;
-Resolver problemas em sua sala de aula ( falta de carteira, lixeiras, apagadores,etc... );
-Dá informações sobre as atividades desenvolvidas na escola;
-Participar das atividades desenvolvidas pela @g.com
FORMAS DE ACOMPANHAMENTO
O projeto como um todo será feito em parceria com a direção da escola, e pela coordenação de professores do mesmo, que ficarão responsáveis pela mediação e acompanhamento da execução de tarefas que exigem a efetivação do projeto, ou seja, do processo de aprendizagem dos alunos envolvidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o processo de implantação e execução do projeto. Pois, detectadas as falhas haverá a possibilidade de construção de novas estratégias para que as próximas atividades sejam realizadas com êxito e principalmente sendo destacado os principais resultados deste processo avaliativo.
Módulo 3
Informática
Minha experiência com o uso do computador começou em 1998,estava me formando no curso de letras, tive que fazer meu TCC, não tinha computador então minha colega me emprestou o dela, mas não consegui digitar nada do meu trabalho porque tinha medo do computador.
Em 2000, já estava trabalhando em uma escola particular, quando uma amiga me falou de uma empresa que estava vendendo computadores financiados para professores, tive um certo receio, mas resolvi comprar um para mim.Não sabia nada sobre computação, mas com a ajuda de uma amigo fui mexendo no computador e aprendendo a digitar minhas provas,acessar a internet e muitas coisas mais.Perdi o medo.Nunca fiz nenhum curso, pois não tinha tempo.
Em 2008,já como professora da rede estadual,fiz o curso no NTE,Belém e a partir de então fiquei fascinada pelo uso do computador como ferramenta educativa, percebi a importância dessa tecnologia e sua contribuição para a educação.Hoje estou trabalhando no laboratório de informática da minha escola e já utilizei o computador em minha ação educativa, numa aula de literatura utilizei o blog da escola como ferramenta de interação entre meus alunos e o conteúdo ministrado em sala de aula.Acredito que muitos dos meus alunos gostaram da experiência.
Sistema Operacional e Seus Aplicativos
Sabemos que hoje o computador apresenta um papel de extrema importância na educação, principalmente no processo de ensino-aprendizagem.Segundo Tiago Lara “Pode-se encontrar na Informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos.”
O uso dos Softwares na escola com certeza traz muitos benefícios e vantagens ao aluno, mas deve ser utilizado tendo como objetivo principal proporcionar um conhecimento direcionado para o ensino-aprendizagem do aluno de uma maneira prazerosa, ou seja, fazer um elo entre o conteúdo didático que ele abrange e ao mesmo tempo possibilitar ao aluno ensino e diversão.
Para José Armando Valente “O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Ele funciona apenas como um instrumento lúdico que catalisa obtenção de conhecimento, refletindo e representando a filosofia cognitiva que o abraça e não deve ser em momento algum algo possa causar dependência pedagógica”.
É de extrema importância para o professor saber a qualidade de um software na hora de usá-lo em sua sala de aula, como por exemplo ver a faixa etária a que se destina, se visualvel ele é prazeroso, se vai motivar o aluno, pois sabemos que há uma gama de software no mercado. O professor por ser intermediador do conhecimento deve conhecê-lo e saber utilizá-lo em sua sala de aula.
Segundo José Armando Valente “Os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática ("drill-and-practice"), jogos e simulação.”
Conectando
Com o advento da internet a forma de adquirir conhecimento se tornou mais rápida e eficaz. No que diz respeito a educacão, ela se tornou uma poderosa ferramenta de aprendizagem, quando utilizada com inteligência.
É vista como um excelente instrumento de aprendizagem, pois a internet pode facilitar tanto a pesquisa indivual quanto grupal, existe uma especíe de intercâmbio entre professores e alunos. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.Mas, para que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz.
A internet nos transmite uma infinidades de informações, porém muitas delas são inadequadas para nossos jovens, no âmbito educacional fica a cargo dos professores orientarem seus alunos e alertá-los de alguns riscos que os mesmos podem correr quando acessam determinados sites.Ao baixarem arquivos podem adquirir vírus, que na maioria das vezes causam sérios danos ao computador, muitos acessam sites de relacionamento e entram em contato com pessoas estranhas, que na maioria das vezes escondem sua verdadeira identidade.
Enfim, podemos dizer que há o lado bom e ruim da internet, como profissionais da educação temos que saber dosar as informações e usá-las de maneira proveitosa.
Devemos alertar nossos alunos dos perigos que há na internet, dar também informações aos pais, ou seja, envolver todos da comunidade estudantil com palestras e vídeos educativos.
Minha experiência com o uso do computador começou em 1998,estava me formando no curso de letras, tive que fazer meu TCC, não tinha computador então minha colega me emprestou o dela, mas não consegui digitar nada do meu trabalho porque tinha medo do computador.
Em 2000, já estava trabalhando em uma escola particular, quando uma amiga me falou de uma empresa que estava vendendo computadores financiados para professores, tive um certo receio, mas resolvi comprar um para mim.Não sabia nada sobre computação, mas com a ajuda de uma amigo fui mexendo no computador e aprendendo a digitar minhas provas,acessar a internet e muitas coisas mais.Perdi o medo.Nunca fiz nenhum curso, pois não tinha tempo.
Em 2008,já como professora da rede estadual,fiz o curso no NTE,Belém e a partir de então fiquei fascinada pelo uso do computador como ferramenta educativa, percebi a importância dessa tecnologia e sua contribuição para a educação.Hoje estou trabalhando no laboratório de informática da minha escola e já utilizei o computador em minha ação educativa, numa aula de literatura utilizei o blog da escola como ferramenta de interação entre meus alunos e o conteúdo ministrado em sala de aula.Acredito que muitos dos meus alunos gostaram da experiência.
Sistema Operacional e Seus Aplicativos
Sabemos que hoje o computador apresenta um papel de extrema importância na educação, principalmente no processo de ensino-aprendizagem.Segundo Tiago Lara “Pode-se encontrar na Informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos.”
O uso dos Softwares na escola com certeza traz muitos benefícios e vantagens ao aluno, mas deve ser utilizado tendo como objetivo principal proporcionar um conhecimento direcionado para o ensino-aprendizagem do aluno de uma maneira prazerosa, ou seja, fazer um elo entre o conteúdo didático que ele abrange e ao mesmo tempo possibilitar ao aluno ensino e diversão.
Para José Armando Valente “O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Ele funciona apenas como um instrumento lúdico que catalisa obtenção de conhecimento, refletindo e representando a filosofia cognitiva que o abraça e não deve ser em momento algum algo possa causar dependência pedagógica”.
É de extrema importância para o professor saber a qualidade de um software na hora de usá-lo em sua sala de aula, como por exemplo ver a faixa etária a que se destina, se visualvel ele é prazeroso, se vai motivar o aluno, pois sabemos que há uma gama de software no mercado. O professor por ser intermediador do conhecimento deve conhecê-lo e saber utilizá-lo em sua sala de aula.
Segundo José Armando Valente “Os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática ("drill-and-practice"), jogos e simulação.”
Conectando
Com o advento da internet a forma de adquirir conhecimento se tornou mais rápida e eficaz. No que diz respeito a educacão, ela se tornou uma poderosa ferramenta de aprendizagem, quando utilizada com inteligência.
É vista como um excelente instrumento de aprendizagem, pois a internet pode facilitar tanto a pesquisa indivual quanto grupal, existe uma especíe de intercâmbio entre professores e alunos. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.Mas, para que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz.
A internet nos transmite uma infinidades de informações, porém muitas delas são inadequadas para nossos jovens, no âmbito educacional fica a cargo dos professores orientarem seus alunos e alertá-los de alguns riscos que os mesmos podem correr quando acessam determinados sites.Ao baixarem arquivos podem adquirir vírus, que na maioria das vezes causam sérios danos ao computador, muitos acessam sites de relacionamento e entram em contato com pessoas estranhas, que na maioria das vezes escondem sua verdadeira identidade.
Enfim, podemos dizer que há o lado bom e ruim da internet, como profissionais da educação temos que saber dosar as informações e usá-las de maneira proveitosa.
Devemos alertar nossos alunos dos perigos que há na internet, dar também informações aos pais, ou seja, envolver todos da comunidade estudantil com palestras e vídeos educativos.
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